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Navegando Letras por Autor "DUARTE, Alexandra Cardoso da Silva"
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Artigo Científico Acesso aberto Complexidade dos transtornos de aprendizado e comportamentais: desafio para a escola, perspectiva para a psicologia(2021) MELO, Jacsãn Ferreira Santana; TENÓRIO, Marileia Serafim BarbosaO presente artigo tem a finalidade primordial em explorar a análise de um estudo de caso que apresenta Tod como principal personagem. A problemática deste assunto concentra se na complexidade dos transtornos de aprendizado e comportamentais essa criança, atingindo também seus irmãos. O referencial teórico evidencia uma abordagem metodológica, em que, traçamos algumas contribuições bibliográficas, com grande foco na teoria de aprendizagem de Jean Piaget que disponibiliza algumas abordagens favorecedoras, apresentando particularidades de modo a, atender a realização da pesquisa, consentindo perscrutar a problemática através da análise das mais variadas posições que favoreçam o aperfeiçoamento das convicções sobre o tema, apontando os desafios da escola e perspectivas da psicologia mediante a pauta. Desta forma, é relevante compreender os aspectos que favorecem na construção da aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sendo primordial que os professores desenvolvam em suas estratégias de ensino atividades de forma lúdica, que explore os fatores construtivistas, entretenimento, inclusão e convivência de modo a agregar desenvolvimento neste processo de ensino.Artigo Científico Acesso aberto Os desafios da inclusão escolar de crianças com autismo: da teoria a pratica.(2021-07-21) JESUS, Elisleide Ferreira; RODRIGUES, Denise da Silva; SILVA, Renata dos SantosResumo: O presente artigo tem como objetivo abordar as relações entre teoria e pratica na inclusão de crianças que apresentam autismo. Onde a escola é o maior aliado nessa jornada, pois é necessário o acompanhamento da mesma juntamente com a comunidade e os pais para que possamos garantir que essas crianças continuem frequentando a escola. É valido mencionar que uma mudança no currículo escolar deve ser feita através pesquisas que possam ajudar a inserir esse aluno nas atividades extracurriculares auxiliando na sua autonomia, para que ele possa superar desafios e melhorar sua cognição. Dessa forma o docente contribui de maneira satisfatória, onde é necessário que o mesmo tenha especializações afim de auxiliar no preparo essencial para lidar com crianças. Partindo da premissa que devemos lutar por uma sociedade justa e igualitária devemos buscar compreender e aceitar sobre a diversidade humana. Conceder as crianças com autismo um ambiente que elas possam interagir com as demais crianças da mesma faixa etária irá proporcionar o estimulo das suas capacidades de se desenvolver impedindo assim o isolamento das mesmas. Um olhar atento deve ser essencial ao professor diante das circunstâncias que essas crianças enfrentam buscar acolher e ter um maior afeto sempre será o melhor caminho para inclusão. A inclusão de crianças com autismo é algo que busca compreender habilidades tais como sociais, visuais e comportamentais. Todas essas técnicas são de relevância para atingir resultados satisfatórios afim de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social das mesmas.Artigo Científico Acesso aberto "Direito à educação x dificuldades enfretadas por estudantes com deficiência físicas/neuromotoras, matriculados em ensino regular"(2021-07-22) SILVA, Leilane Ferreira de Souza; SILVA, Victoria Teixeira daA presente pesquisa tem por objetivo analisar como funciona a inclusão escolar em instituições de rede pública. Tendo em vista os alunos com deficiências físicas/neuromotora que precisam de um acompanhamento profissional, no qual os ajudem em seu processo de ensino aprendizagem, que acaba se tornando um impasse, pois as aulas estão sendo remota, por conta do COVID-19. Devido a isso, surge a inquietação para saber como os discentes estão sendo inseridos no contexto educativo das aulas remota? Estão sendo incluídos ou excluídos? Estão progredindo ou regredindo na educação? Este estudo tem por objetivo responder essas indagações com base em pesquisas bibliográficas. Logo, o levantamento bibliográfico se delineia a partir do entendimento principais autores que versam sobre o tema, tais como: GOMES, BARBOSA, FONSECA e leis inclusivas que rege sobre a importância desses direitos, mesmo em tempo de isolamento social.Artigo Científico Acesso fechado Educação inclusiva e os seus desafios para a inclusão do aluno surdo.(2021-07-13) MATOS, Bianca Pereira; SILVA, Carlos Eduardo AlvesEste artigo tem como finalidade abordar o despreparo das instituições de ensino junto com os professores no que tange a educação de alunos surdos. Pois, é perceptível que durante a pandemia foram elencados problemas da falta de conhecimento da língua de sinais pelos docentes e a falta de um profissional capacitado para o acompanhamento desses discentes, tendo em vista que o planejamento escolar não está totalmente preparado para lidar com esse público. Pois, o que seria capaz de criar a inclusão causa a exclusão. Deste modo, faz-se necessário um novo planejamento escolar voltando a inclusão dos alunos com deficiência, porque estão respaldados em lei Federal, é sabido que eles têm os mesmos direitos a educação de qualidade.Artigo Científico Acesso aberto Inclusão de Libras na Educação Básica: aspectos e desafios(2021-07) SANTOS, Romário Conceição Freitas; ALMEIDA, Gilvanea Pinto de Oliveira; NASCIMENTO, Cícero MarianoA inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino, desde a educação básica, tem sido um grande desafio para pais que possuem filhos com surdez, visto que há poucas escolas bilíngues, isto é, colégios que disponibilizam da língua portuguesa e da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Desse modo, este trabalho tem por finalidade incentivar professores, pais ou responsáveis que almejam por uma educação inclusiva, estarem engajados em buscar por exigência das políticas públicas nas quais garantem o direito dos surdos estarem incluídos no ensino regular, o qual deve ser adaptado a esse aluno e, não de modo contrário. Nossa pesquisa está pautada nos aportes teóricos de Facion (2012) sobre as concepções de incluir, excluir e integrar, como também nas teorias de Quadros e Schmiedt (2006) sobre modos de educação bilíngue direcionada aos alunos surdos, e de Lacerda, santos e Caetano (2014), as quais falam acerca dos meios de introduzir a LIBRAS na educação de pessoas surdas dentro do âmbito educacional regular. A fim de que isso ocorra, será discorrido neste trabalho que mesmo diante de desafios, é possível realizar uma parceria entre a escola e as famílias de estudantes com surdez, tendo por finalidade buscar pelo direito da aprendizagem de todos, promovendo assim a equidade e a cidadania dos sujeitos que precisam ser socializados e humanizados nas instituições de ensino, já que o aluno surdo necessita ser ensinado em sua própria língua, e dessa forma, conseguir interagir principalmente com a comunidade surda e com as pessoas do seu convívio familiar. Este artigo foi discorrido por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa, que se insere no quesito de apontar algumas literaturas destinadas a demonstrar como proporcionar melhorias na inserção de indivíduos não ouvintes nos ambientes educacionais regulares, pois em grande maioria, ocorre de modo integrado e não inclusivo, e com isso, buscar-se por uma sociedade mais justa.Artigo Científico Acesso aberto Inclusão de pessoas com autismo na escola: enfrentamentos e estratégias(2021-07) SILVA, Renata Pereira da; SILVA, Silvania Pereira; BARRA, Eli ConceiçãoA presente pesquisa busca analisar a inclusão de pessoas com autismo na escola, a partir dos enfrentamentos e estratégias possíveis para essa ação. Assim, intentou-se através da pesquisa qualitativa e analise de textos teóricos que se pautem no objetivo desse texto para melhor compreensão, considerar três pontos: o papel do professor no processo de inclusão de alunos com autismo; a educação inclusiva e as políticas públicas e as estratégias de inclusão que foram possíveis perceber ao longo da pesquisa. Para figurar esse estudo, buscou-se as considerações de PASIAN, MENDES E CIA (2016), que reflete sobre a formação do professor na educação especial e de que modo este colabora com o processo inclusivo. BATTISTI E HECK (2015) que tensiona o lugar da inclusão de pessoas com deficiência na escola e a necessidade da colaboração familiar, medica e externa ao próprio professor. FINK (2018), que reflete sobre sua experiencia no campo da educação inclusiva de pessoas com autismo, falando sobre sua experiencia com alunos autistas. Além desses teóricos básicos, também se faz presente nesse estudo a compreensão da Lei de Diretriz e Base (LDB), LEI Nº 9394/96, que explica quais as obrigatoriedades da educação especial e inclusiva no Brasil.Artigo Científico Acesso aberto Inclusão escolar em meio à exclusão digital(2021-07) PINTO, Jamile Timoteo da Silva; SOUZA, Greiciane Simões; MONTE, Vitória Silva doEste trabalho tem como objetivo trazer conhecimentos sobre inclusão escolar nesse período de educação remota em que estamos vivendo e a exclusão digital que acomete grande parte da população, direciona-se a diversos caminhos que foram essenciais para a elaboração desse material. Para isso foram utilizados da concepção de inclusão escolar com o aporte da lei previsto na Constituição Federal de 1988; Camacho (2003) fala da importância de estabelecer um tipo de escola capaz de adaptar-se, acolher e cultivar as diferenças; Baptista (2006) fala em propor a inclusão escolar no sentido de promover a educação dos alunos em geral; Moran (2000) afirma que ainda é a escola a organizadora e certificadora principal do processo de ensino-aprendizagem; Silva (2018) ressalta as dificuldades enfrentadas pela sociedade por não possuir condições de acesso a equipamentos e conectividade; Lévy (1999) e o ciberespaço como mediador essencial da inteligência coletiva da humanidade. O presente artigo tem como principal objetivo mostrar as dificuldades enfrentadas por alunos e professores frente a inclusão escolar e exclusão digital, bem como o papel das redes de ensino mediante a esse processo. Alguns fatos apontam que são diversos os desafios enfrentados pela escola e por todos os que fazem parte dessa construção de conhecimento, em incluir a tecnologia no âmbito educacional. Dessa forma, entendemos que infelizmente nem todos possuem estrutura necessária para fazer parte desse meio virtual, principalmente os alunos deficientes e mostra que nunca foi tão imprescindível essa aliança educação/tecnologia, pois é percebido que é uma realidade, tendo em vista a constante evolução em ambos os âmbitos.Artigo Científico Acesso aberto Perspectivas da Educação Inclusiva Para os Surdos(2021-07) SOUZA, Ivonezia Santos; SILVA, Marcela Carine Monteiro; SILVA, Gerson PereiraO presente artigo, tem por objetivo abordar os temas dos direitos humanos e cidadania, bem como a Inclusão educacional em Libras para os surdos, visto que essa língua é parte de comunicações que são entendidas em uma perspectiva integral e multidimensional, ficando evidente que o respeito aos direitos humanos tem distintas vertentes e desafios. Há profunda desigualdade social, acesso limitado e oportunidade de educação, saúde pública percorrida questão a Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais de modo precário. Preferencialmente, no ensino regular é uma das principais metas da Lei de Diretriz e Bases da Educação, sendo assim, o aluno surdo poderá ser incluído no ensino regular. Com o proposto de compreender como é feita a inclusão do aluno surdo, quando seu contexto linguístico é trazido para o espaço escolar, este trabalho aborda uma questão pertinente à organização do espaço escolar no início da escolaridade do aluno surdo: a ação educacional. Essa abordagem se deu através de fundamentação teórica seguindo as teorias de Quadros (2004), Penha, Silva e Carvalho (2014) os quais trazem concepções de como a Libras é importante a fim de incluir pessoas surdas na sociedade e na escola.