Aviação Civil
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Artigo Científico Acesso aberto Conversão de aeronave de passageiro para aeronave de carga com ênfase na Azul Linhas Aéreas Brasileiras.(2022-06) Nunes, Augusto; Purceno, Daniele; Soares, Maria Alice; Renovato, Matheus; Santos, WelberO objetivo deste trabalho é apresentar um breve histórico das conversões de aeronaves ocorridas no Brasil, detalhar as etapas e procedimentos necessários para realizar a conversão dessas aeronaves, bem como informar suas vantagens e desvantagens. Observou-se que as aeronaves conversíveis e quick change permitem um aumento na diversificação da receita. A ação rápida da Azul, em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil, possibilitou e promoveu o transporte aéreo de cargas no Brasil durante a pandemia, o que beneficia empresas e consumidores. A metodologia é bibliográfica e baseada em pesquisa documental.Artigo Científico Acesso aberto Desenvolvimento do plano de carreira dentro da companhia aérea(2022-06) Sena, Vinicius; Messias, NatháliaNeste trabalho falaremos sobre os requisitos, competências e habilidades indispensáveis para o ingresso na companhia aérea para o setor do voo, com os tripulantes técnicos e de cabine, e para o setor das operações aeroportuárias com os funcionários de checkin, embarque e loja bem como sua gestão imediata. Abordaremos também a formação teórica necessária para poder participar do processo seletivo para vagas específicas, e temos embasamento no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil da Anac. Caso esses requisitos não sejam preenchidos, o indivíduo não é autorizado legalmente a exercer atividade profissional almejada.Artigo Científico Acesso aberto Sistema de Aproximação RNAV E RNP(2022-06-07) Bruno Pereira da Silva, Ivonei Pacheco Junior; Rafael Marega LealNesse trabalho de conclusão de curso de curso vamos falar sobre as aproximações RNAV em um todo que fazem parte deste sistema de navegação via PBN, é um tema muito amplo que apresenta diversos sistemas ligados como exemplos RNP, RNP-AR e o próprio sistema RNAV. A tecnologia, mas atualizada disponível atualmente para aviação são os sistemas aviônicos que vem evoluindo, e se adaptando para homologar e atualizar aeronaves e trazer inúmeros benefícios sejam como maior segurança nos voos, maior eficiência e mais rentabilidade, todo esse conjunto formam o elo que dá origem a esse sistema. Cada vez mais empresas aéreas vem adotando esses procedimentos, na aviação comercial a grande maioria já adotou essa padronização e as empresas de taxi aéreo vem se padronizando também, para poder se adequar aos procedimentos RNAV, muitos países também vem se atualizando, como o brasil que tem todas suas aerovias superiores contem rotas PBN e os grandes terminais possuem rotas de saídas RNAV e aproximações.Monografia Acesso aberto Fraseologia Padrão, um olhar para a Consciência Situacional(2022-06-07) Neto, Antonio Sandes SantanaRelação entre Fraseologia e consciência situacional. Importância do inglês na aviaçãoArtigo Científico Acesso aberto Radiação cósmica e seus efeitos(2022-06-08) Cristiny Corrêa Ferreira, Luana; Paulino de Mattos, Diego; Araujo Oliveira, Guilherme; Bajester de Lima Spina, Henrique; Machado Benatti, GustavoEste trabalho aborda o tema radiação cósmica e seus efeitos na tripulação técnica e tem o objetivo de fornecer alertas às autoridades competentes e questioná-las a respeito da falta de legislação necessária para auxiliar o desenvolvimento de Regulamentos Brasileiros para a Aviação Civil (RBAC), assim como já existentes em órgãos internacionais. No início da aviação comercial, problemas com radiação cósmica não eram observados, porém o avanço da tecnologia empregada nas aeronaves e motores, possibilitou o alcance de rotas mais longas e voos a maiores altitudes, elevando os índices de exposição à radiação ionizante. Isso aumentou consideravelmente problemas enfrentados pela tripulação e que possivelmente estão relacionados a esse fenômeno, como: melanoma, catarata, infertilidade dentre outras. Observou-se a necessidade por parte dos órgãos reguladores e das agências competentes de salientar a real importância do tema, sendo imprescindível uma adequação do setor aéreo civil, visando a proteção da saúde de seus tripulantes, entre esses recursos, um sistema que realize a medição dessas partículas que afetam diretamente o colaborador e os aviônicos. Estudos já realizados internacionalmente comprovam a necessidade real de cuidados mais abrangentes dentro dessa área, desse modo é mister conscientizar tanto os órgãos, quanto empresas e a tripulação dos riscos tangíveis a quais estão submetidos, estas ações mitigadoras trarão em longo prazo uma maior segurança técnica e financeira às instituições. É necessária uma adaptação por todos os envolvidos, e uma cobrança mais acentuada e efetiva por meio dos sindicatos incumbidos dessas responsabilidades e as associações representativas, principalmente com as empresas fabricantes para que haja prevenção e precaução, desde o início da cadeia de produção e durante toda a prestação de serviço.Artigo Científico Acesso aberto A influência do early start da fadiga na aviação(2022-06-11) MARCELO AUGUSTO, MACSUEL FERREIRA; GEOVANNA ABREU DJURIC, MICHAEL DE CASTRO; GIOVANNY RAFAEL PAZZANESE GOMESEste trabalho foi realizado como o principal objetivo de demonstrar a fadiga e suas definições, seus fatores contribuintes através de pesquisas. Abordando-se o seu gerenciamento e a administração. Considerando que o fator humano hoje é um dos principais fatores, as ocorrências dentro da segurança operacional. A pesquisa que foi realizada é de caráter explicativo, com base em regulamentações em artigo, e citando procedimentos bibliográficos científicos da área de aviação civil.O intuito principal do grupo foi alertar e identificar as causas possíveis da fadiga, informando a importância dos períodos de descanso, cumprindo de forma correta o seguimento de escalas fornecidas pelas companhias aéreas projetadas no devido princípio de não obter sobrecargas ocasionando a fadiga. Durante o trabalho foi abordado a importância de conhecer a fadiga e seus sintomas, para que realize um autoconhecimento para alegar ou julgar o estado de fadiga presente no corpo. O necessário empenho e importância ao fato citado, vai tanto da dedicação das companhias aéreas e dos aeronautas, adotando os sistemas de softwares da mitigação da fadiga que fornecem dados importante que possam contribuir e ajudar na identificação e do gerenciamento da fadiga da tripulação que possui o contato direto nas atividades aéreas.Artigo Científico Acesso aberto O risco do perigo aviário e suas ações mitigadoras no aeroporto de Congonhas(2022-06-13) Nascimento, Matheus; Silva, Anderson; Silva, Lucas; Jesus, GuilhermeQuando uma aeronave se colide com aves, recebe a denominação de bird strike, por consequência de aumento da própria atividade aérea e da população no entorno do sítio aeroportuário acabam produzindo atrativos para as espécimes, proporcionando por exemplo, água, comida e abrigo. Segundo informações disponibilizadas pelo Sistema de Gerenciamento de Risco Aviário (SIGRA), pertencente ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), de janeiro de 2019 a dezembro de 2021 ocorreram 283 colisões com aves, indicando em média uma colisão a cada 93 horas, este dado indica a necessidade de atenção ao perigo do risco aviário e sua importância a todos os envolvidos na incumbência da atividade aérea. É de extrema importância a necessidade de identificar e analisar os riscos causados pelo Bird Strike em uma aeronave nas vizinhanças e na área do sítio aeroportuário, além das espécies nas quais mais se envolvem nessas colisões, as partes mais atingidas das aeronaves e as fases do voo com maiores números de ocorrências. Expomos ações mitigadoras utilizadas por entidades públicas e privadas responsáveis pelo cuidado da avifauna no aeroporto de estudo para redução dos riscos, com o propósito no aumento da segurança aeroportuária, ao qual, os autores recomendam medidas mitigadoras para redução do risco à fauna.Artigo Científico Acesso aberto Influência do 5G na aviação(2022-06-13) Barbosa, Beatriz; Sanchez, Felipe; Conceição, MarianaEsta pesquisa teve como objetivo analisar os riscos que o 5G pode trazer para aviação mundial. A metodologia usada para conseguir o objetivo foi o estudo de livros, monografias entre outros. O que torna a 5ª geração algo tão impressionante, são seus sistemas antecessores, o 1G por exemplo, uma rede que oferecia somente transmissão de voz, era extremamente limitada, oferecendo uma ligação com ruídos, ligações cruzadas além de uma segurança mínima. O sistema AMPS foi adotado por Estados Unidos, Austrália e Brasil, por serem sistemas limitados, cada país se limita a tipos diferentes de redes 1G. O 5G é capaz de conectar pessoas no mundo todo, através dos seus serviços de localização, fotos, vídeos de altíssima qualidade, tal como conectam pessoas e seus eletrodomésticos, seus carros o que o torna uma rede ampla, mas que traz desafios a aviação. Assim concluindo que realmente o 5G pode interferir na aviação, mas só com estudo e testes mais aprofundados e específicos, será possível realizar tal afirmação, assim como em caso de interferência, conseguir gerar uma correção para que a nova tecnologia e seus benefícios possa trabalhar em harmonia junto a aviação.Artigo Científico Acesso aberto Aeronaves executivas: análise de mercado e solução para um futuro promissor de empresas(2022-06-20) Oliveira, Guilherme; Bedoya, Julián; Pozzani, Leonardo; Buch, Luís; Silva, ValdirleyA proposta deste trabalho é realizar uma análise de mercado para a ascensão da aviação executiva e demonstrar como uma aeronave executiva pode resolver, bem como impulsionar, problemas de empresas quando o entrave desta é o tempo. Para tanto, foi analisado o mercado da aviação regular para subentender a entrada em grande escala da aviação executiva, sendo explicado seu mercado logo após. Em seguida, foi exposto as inúmeras formas benéficas de se utilizar uma aeronave executiva, sendo mais evidenciado o fator economia de tempo, o que aumenta os lucros da empresa pelo fato de uma maior proximidade com seus funcionários chaves e sedes. Além disso, os autores demonstraram as classificações de aeronaves gerais, além de suas particularidades. Foi identificado a importância da classificação visto os diferentes modais de utilização da aeronave. Por fim, foram expostos métodos de redução de custos majoritariamente utilizados, dando um enfoque no treinamento da tripulação, o qual aumenta significativamente a segurança de voo, bem como técnicas de voos mais econômicas. Este capítulo teve, como motivação, o elevado custo da aviação executiva, e a redução dos custos resume-se primordialmente no treinamento da tripulação, além da utilização da aeronave como táxi-aéreo caso tenha a certificação.Artigo Científico Acesso aberto A falta de sinalização de Opeas: riscos parra a aviação agrícola.(2022-11) Eduardo de Souza Silva, Carlos; Camargo Silva, Gabriel; Ventura, Kevin; Cavalcante Alves, Leonardo; Custódio, Leonardo; Damasceno Tolentino, Maitê; Zappa Ramos, Matheus; Oliveira de Castro, Pedro; Boer Machado, Rodrigo; Lins da Silva, RosimeryObjetos projetados no espaço aéreo são motivo de preocupação em toda a aviação. Suas presenças próximas a áreas aeroportuárias são extremamente regulamentadas para que não haja riscos de colisão, porém isso não ocorre de forma igual na aviação agrícola. A operação agrícola é envolvida pelo seu alto risco. Seus voos a baixa altura exigem de seus pilotos um alto nível de habilidade, reflexos e grande consciência situacional, por conta do pouco tempo de correção ou recuperação no caso de alguma anormalidade. As estruturas elevadas oferecem um grande perigo, servindo como obstáculos que exigem do piloto um reconhecimento prévio da área a ser sobrevoada para que se reduzam os riscos de colisão. Mesmo com os procedimentos padrão de segurança, choques entre aviões e torres de energia, por exemplo, ainda estão presentes nesse tipo de operação. Dessa forma, é necessário que sejam revistas as regulamentações relativas à sinalização de Objetos Projetados no Espaço Aéreo, em áreas rurais e descampadas, a fim de que sejam reduzidos os riscos de colisão.Artigo Científico Acesso aberto Concorde do sucesso ao fracasso(2022-11-10) Gomes, Gabriel; Benetti, Leonardo; Freitas, Norival; Minozzo, PedroO trabalho a seguir aborda a história do Concorde e sua importância para a Aviação Civil. Seu objetivo é falar sobre o desenvolvimento do projeto da aeronave, desde seu desenvolvimento até seu fracasso comercial; sobre o projeto da aeronave e suas curiosidades e engenharia; sobre o primeiro voo da aeronave e suas características operacionais e sobre o acidente e seu contexto que culminou em seu fracasso comercial. O método utilizado para conduzir o trabalho foi baseado em dados e informações extraídas de fontes aeronáuticas.Artigo Científico Acesso aberto Influência da cultura organizacional nas empresas aéreas nacionais em relação à fadiga.(2022-11-16) Gomes, Iuri; Thompsen, Catharina; Sousa, Izes; Cavalari, Larissa; Xavier, Mayara; Bozzo, Pedro; Oliveira, Rayane; Cerqueira, Sara; Sandim, Victor; Araujo, WillianA cultura organizacional de uma empresa é de extrema importância para entender o modo de trabalho, a rotina e como a instituição lida com determinados assuntos e situações. A fadiga é um dos grandes riscos de uma rotina de trabalho, principalmente, tratando-se da aviação civil. A pesquisa é baseada na rotina de trabalho de tripulações em companhias aéreas brasileiras, e tem como objetivo central, analisar como a cultura organizacional das companhias aéreas brasileiras lidam com a fadiga. Com o decorrer dos anos, após acidentes e incidentes aéreos causados pela fadiga, a discussão e o cuidado com o tema tem ganho cada vez mais forças, e com isso, soluções e ações preventivas tem surgido. O trabalho traz o conceito de cultura organizacional e seus tipos, define fadiga, apresenta suas causas e consequências, quais as ações preventivas adotadas, e como as companhias aéreas brasileiras trabalham para mitigar os riscos que podem ser causados em decorrência da fadiga.Artigo Científico Acesso aberto O impacto da COVID-19 no resultado financeiro da GOL Linhas Aéreas(2022-11-17) Bandeira, LucasEsse trabalho tem como objetivo de quantificar o impacto da COVID-19 no resultado financeiro da linha aérea GOL S/A. Para tanto, realizou-se um levantamento das demonstrações contábeis divulgada pela própria empresa, comparando os balanços patrimoniais e demonstrações de resultado do exercício antes, durante e após a pandemia. Foram levantados os indicadores de liquidez, estrutura de capital e rentabilidade, a fim de entender como se encontra a saúde financeira da companhia. Também como foi apresentado as dificuldades de empreender e manter uma empresa no Brasil. Com o aprofundamento nesse assunto, formuladores de políticas, investidores, gestores, funcionários e qualquer um interessado, poderão tomar suas decisões baseados em dados.Artigo Científico Acesso aberto Fadiga na aviação executiva brasileira: análise do gerenciamento e seu impacto na segurança de voo(2022-11-17) Silva, Ariane; Darosci Jr, Fabricio; Souza, Fernando; Barbosa, Lucas; Silva, Mariana; Lemos, Matheus; Capareli, Mike; Silva, Solange; Cavalcanti, Vitor; Guedes, WellingtonEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar o impacto da fadiga na aviação executiva e compreender o seu risco para a segurança de voo. O estudo aborda a importância do sono e como o descanso interrompido pode prejudicar a saúde física e mental do tripulante, inabilitando o desempenho satisfatório das funções. Metodologicamente, o estudo consiste em uma pesquisa exploratória, com foco em analisar bibliografias e múltiplas fontes. O estudo explica que na aviação executiva a carga de trabalho é ainda mais fatigante, uma vez que o trabalho dos pilotos inclui funções que não estão diretamente relacionadas ao voo. Os relatórios dos acidentes abordados revelam o impacto da fadiga, como fator humano contribuinte em alguns acidentes da aviação brasileira.Artigo Científico Acesso aberto Drones na aviação agrícola: Atuação dos RPAS no agronegócio(2022-11-17) Martins, Josiane; Souza, Fábio; Arruda, Juliana; Silvério, Nivea; Silva, PauloA utilização das novas tecnologias na agricultura brasileira é pouco disseminada, principalmente quanto ao uso dos Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Remotely Piloted Aircraft System – RPAS, termo técnico e padronizado internacionalmente pela Organização da Aviação Civil Internacional - OACI). Em vista disso, o objetivo deste artigo é abordar, de forma concisa e simples, as vantagens dos drones agrícolas comparado a outras tecnologias, suas principais características, modelos mais utilizados e a regulamentação no território brasileiro. O estudo, teve como base artigos científicos, seminários e documentos oficiais emitidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgãos pertencentes ao Brasil. Tem como objetivo, propagar a informação no meio agrícola brasileiro, a fim de trazer conhecimento sobre os novos avanços tecnológicos no campo e assim, tornar a produção de insumos mais efetiva e precisa.Artigo Científico Acesso aberto Formação de gelo: influência de fatores externos na segurança de voo na aviação geral e executiva(2022-11-18) Viana, Vitória; Tavares, Caio; Silva, Diego; Silva, Guilherme; Medeiros, Guilherme; Agatelli, Matheus; Ribeiro, Matheus; Vitor, SalvianoO presente estudo analisa os tipos de gelo formados em aeronaves, destacando seus efeitos; formas de identificar e como prever a sua formação; analisa os sistemas de detecção ou do seu impacto na segurança operacional. Trata-se de um estudo com metodologia bibliográfica exploratória, onde foram utilizados autores pertinentes ao tema. Pretende-se concluir que existe uma grande e grave ameaça quando se trata de formação de gelo nas estruturas das aeronaves. Recomenda-se que as aeronaves recebam uma manutenção adequada; os tripulantes sejam treinados com conhecimentos gerais sobre a aeronave; e que os voos aconteçam em condições meteorológicas que não coloque em risco a segurança do voo.Monografia Acesso aberto Impacto do R.E.S.A na aviação(2022-11-24) de Oliveira da Silva, ViniciusTrabalho com o intuito de informar e destacar a importância da RESA na aviaçãoArtigo Científico Acesso aberto O potencial de expansão da aviação regional no Brasil(2022-11-25) Santos, Andrea; Andrade, Douglas; Coelho, Gabriel; Santos, Guilherme; Bobato, João; Silva, Leonardo; Florentino, Marcos; Almela, Mary; Santos, Pablo; Oliveira, Pedro; Amaral, ThiagoA pesquisa deste trabalho tem como objetivo descrever a respeito do potencial expansivo da aviação regional no Brasil. Para tal, foi utilizada a metodologia bibliográfica e documental, as quais em conjunto com a coleta de dados originários das pesquisas descritiva e explicativa, permitem argumentar e esclarecer sobre os temas fundamentais que tangem o potencial expansivo do modal aéreo supramencionado, como as origens, conceitos, estruturação, problemáticas e investimentos. Dessa forma, este trabalho é fruto de inúmeras pesquisas e análises, podendo assim evidenciar indicadores desse potencial expansivo, demonstrando sua utilização e evidenciando seus benefícios, tanto para o crescimento econômico, quanto à democratização do acesso e a conexão entre localidades remotas.Artigo Científico Acesso aberto Familiarização com a Segurança de Voo(2022-11-30) Scaciota, Thiago; Streifinger, Lucas; Galfaro, Luís; Fujino, Rafael; dos Santos, GabrielO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se em um momento de potencialização e sistematização de habilidades e conhecimentos adquiridos, na forma de pesquisa acadêmico-científica. Trata-se de uma experiência fundamental uma vez que proporciona a oportunidade de resolver, de forma rigorosa e criativa, problemas teóricos e empíricos relativos à formação. A segurança de voo é um tema fundamental na aviação geral, visto que, qualquer segurança, é de extrema importância para o bem material e imagem de qualquer organização. Em muitas situações, este ponto é visto como gastos não prescindíveis, porém, quando se trata da vida de pessoas, sendo elas passageiras ou não, todo cuidado é pouco. Em uma questão de familiarização com o assunto, todas as partes estão envolvidas, os agentes aeroportuários na função de gerir o sistema e os pilotos em manter a segurança das aeronaves a partir do momento do acionamento dos motores até o seu corte. Visto que ambos passam por diversos cursos disciplinares e treinamentos para os devidos cargos, o principal e mais importante ponto de conscientização fica com os passageiros. Muitos destes passageiros não imaginam que cada mínima ação, dentro e fora do aeroporto pode levar a consequências desastrosas, como perdas materiais, risco à saúde e até mesmo a queda da aeronave. Atitudes como soltar balões em rotas aeronáuticas, disparar laser em direção à aviões, o mal descarte de lixo e até mesmo a má utilização dos ambientes que rodeiam os aeródromos são muito delicadas sendo algumas consideradas crimes com penalizações severas ao autor. Todos estes temas, serão abordados, citando os malefícios e avaliando os riscos que cada um possa a vir causar. através desse pensamento, o trabalho aborda um tema muito recorrente atualmente por conta da alta utilização do meio de transporte e tem como finalidade conscientizar todas as pessoas, assim melhorando a qualidade da segurança de voo.Artigo Científico Acesso aberto Desorientação espacial, um olhar para os acidentes na aviação geral(2022-12-07) Lanzotti Da Cunha, Victor; De Queiroz Lira, Arthur; Albuquerque Da Silva, Eduardo; Orsi Casado, Felipe; Moraes dias, João Victor; Do Nascimento Germano, Lucas; Pereira Silva, Maiara; Figueiredo, Marcos Paulo; De Brito ferreira, Maria Gabriella; Brinatti Soares Silva, Rafaella; Pugira Pavan, Thalita; Alves, Tiago; Alves Melilli, Vitor; Silva Cruz, VivianeO presente trabalho está organizado em 4 partes, nos quais os assuntos são específicos em temas que levam a desorientação espacial de muitos profissionais aeronautas. Por esse motivo foi abordado os temas, a seguir, com exemplos de acidentes da atualidade, para orientar e auxiliar atuais e futuros pilotos na aviação. A metodologia utilizada foi os assuntos abordados durante o período de aprendizagem dos alunos do curso de Aviação Civil, da universidade Anhembi Morumbi. Enriquecida com pesquisas e fatos reais delatados por órgãos de investigação de acidentes aeronáuticos.
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