Aviação Civil
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Monografia Acesso aberto 7500: Um olhar para segurança aérea(2023-11) MARQUEZE, Cristhian Lauriano Rocha; MANOLIO, Gabriel Victor; SILVA, Isabella Bento; SILVA, Juliana Oliveira Da; SILVA, Matheus Cardoso Amorim Da; MONTEIRO, Mateus; SILVA, Natália Campos Da; SOUZA, Raphael Capuano DeO estudo visa abordar a problemática da interferência ilícita na aviação, explorando conceitos fundamentais, casos históricos como os voos VASP 280, 375 e o Atentado de Lockerbie. Analisar fatores desencadeantes, medidas preventivas e protocolos de segurança, destacando a gravidade desses eventos e suas consequências para a segurança e confiança na indústria. Enfatiza a necessidade de regulamentações, adaptações contínuas às ameaças em evolução e apresenta estratégias preventivas para tais.Monografia Acesso aberto A exposição ao perigo nas navegações: um olhar para o artigo 261 do código penal brasileiro(2023-11) CESCHINI, Jean EguiaA prevenção de acidentes aéreos, não se limita aos processos e cuidados das companhias aéreas e dos fabricantes das aeronaves. Está, isto sim, relacionada a todos os indivíduos que interagem com este modal de transporte, diuturnamente. Além de regulações setoriais específicas, o Direito Aeronáutico, o Direito da Navegação Aérea, juntamente com o Direito Penal, em especifico o Artigo 261 do Código Penal Brasileiro, são ferramentas essenciais para ampliar a garantia de segurança aeronáutica. Este trabalho se debruça sobre as normativas e especificidades dessas ferramentas.Artigo Científico Acesso aberto A importância do CRM para diminuir ocorrências aeronáuticas involuntárias(2023-12) AIZZA, Letícia Mariana Corrêa; FERNANDES, Gustavo Duarti; SANTOS, Letícia da Silva; SOARES, Leonardo Carrilho ReisO presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância do CRM na aviação, e conscientizar que sua falta pode gerar consequências operacionais por falta de treinamento adequado. A ideia de aplicar o CRM foi amadurecida com o decorrer dos anos, e hoje é uma ferramenta fundamental para mitigar ocorrências aeronáuticas. Sabemos, que com o passar dos anos a aviação passou por muitas mudanças e como benefício obtemos o nível de segurança que temos hoje. Mas, para que ocorressem dessa forma, muitos acidentes precisaram acontecer para que falhas na interação homem e máquina fossem investigadas e mitigadas. A máquina é projetada para voar em altitudes elevadas, jamais compreendidas pelo ser humano, e ao longo dos anos vem se aprimorando, para melhoria da operação. Mas, o fator humano, diferente da máquina é imutável, suas limitações como aspectos fisiológicos, psicológicos, organizacionais e tomadas de decisões são fatores contribuintes para ocorrência de acidentes. Nosso método de pesquisas é bibliográfico, e todo material foi analisado cautelosamente com enfoque de atingir o objetivo principal da pesquisa. Além disso, apresentaremos algumas ilustrações e gráficos com estatísticas de como as ações adotadas para prevenir acidentes ao longo dos anos vem se modificando, através de índices que comprovem a porcentagem de acidentes causados pelo fator humano e operacional. Sendo assim, podemos concluir como o CRM é fundamental para evitar ocorrências e, com a mobilização de todos envolvidos na aviação, podem mitigar erros, buscando alcançar sempre a segurança operacional.Artigo Científico Acesso aberto Aeronaves elétricas no brasil: os desafios para o desenvolvimento da infraestrutura nacional(2023-12) SILVA, Dener Naizer da; NIETO, Emanuel Esteban Dos Santos; ROSA, Erix Mesquita Rosa; MELLO, Lucca Vieri de; SILVA, Mateus Henrique Fernandes da; SILVA, Pedro Henrique de Oliveira; FERREIRA, Pierry Luciano; RIBEIRO, Uriel BorgomoniDesafios na Adaptação de Aeroportos Brasileiros para Aeronaves Elétricas: A necessidade de investimentos substanciais em infraestrutura, com ênfase no armazenamento de energia confiável e em fontes alternativas. Implicações financeiras e aspectos operacionais devem ser cuidadosamente considerados. O estudo contribui para soluções sustentáveis na aviação, aprimorando eficiência operacional, segurança e satisfação do passageiro para um futuro mais sustentável no transporte aéreo nacional e global.Artigo Científico Acesso aberto Aeronaves executivas: análise de mercado e solução para um futuro promissor de empresas(2022-06-20) Oliveira, Guilherme; Bedoya, Julián; Pozzani, Leonardo; Buch, Luís; Silva, ValdirleyA proposta deste trabalho é realizar uma análise de mercado para a ascensão da aviação executiva e demonstrar como uma aeronave executiva pode resolver, bem como impulsionar, problemas de empresas quando o entrave desta é o tempo. Para tanto, foi analisado o mercado da aviação regular para subentender a entrada em grande escala da aviação executiva, sendo explicado seu mercado logo após. Em seguida, foi exposto as inúmeras formas benéficas de se utilizar uma aeronave executiva, sendo mais evidenciado o fator economia de tempo, o que aumenta os lucros da empresa pelo fato de uma maior proximidade com seus funcionários chaves e sedes. Além disso, os autores demonstraram as classificações de aeronaves gerais, além de suas particularidades. Foi identificado a importância da classificação visto os diferentes modais de utilização da aeronave. Por fim, foram expostos métodos de redução de custos majoritariamente utilizados, dando um enfoque no treinamento da tripulação, o qual aumenta significativamente a segurança de voo, bem como técnicas de voos mais econômicas. Este capítulo teve, como motivação, o elevado custo da aviação executiva, e a redução dos custos resume-se primordialmente no treinamento da tripulação, além da utilização da aeronave como táxi-aéreo caso tenha a certificação.Monografia Acesso fechado Aeronaves Híbridas Elétricas - Impacto Econômico e Ambiental(2023-05-31) Paolillo, Guilherme Gonçalves; Souza, Felipe Oliveira de; Nascimento, Gabriel Vinícius; Kinoshita, Gabriela Tiemi; de Sousa, Júlia Aguiar; Silva, Lais Campos Pereira; Rocha, Victor FelipeA aviação é uma das indústrias que mais contribuem para a emissão de gases de efeito estufa, e a crescente demanda por transporte aéreo ameaça os esforços para mitigar o impacto ambiental. Nesse contexto, as aeronaves híbrido-elétricas surgem como uma alternativa promissora, capaz de reduzir as emissões de CO2 e oferecer significativa economia de combustível tanto em fase de táxi quanto em cruzeiro. Esta inovação combina motores elétricos com motores convencionais, permitindo que a aeronave voe em modo elétrico durante o voo de cruzeiro, reduzindo assim as emissões de CO2. Além disso, essas aeronaves também podem ser equipadas com baterias para armazenar energia elétrica durante o voo, o que pode reduzir o consumo de combustível em fases críticas do voo, como decolagem e subida. Embora ainda sejam projetos em desenvolvimento e certificação, esta tecnologia já é uma realidade em alguns setores, como ferroviário e naval, e um número crescente de empresas está investindo no desenvolvimento de aeronaves elétricas de passageiros e carga. A longo prazo, a adoção dessas tecnologias pode trazer melhorias significativas na economia e na sustentabilidade da aviação.Estudo de Caso Acesso aberto Análise da emenda 15 ao RBAC 61, quanto à vigência de habilitações de pilotos na aviação geral.(2023-12) PEREIRA, Caio da Costa Leite Motta; ARAUJO, Gabriel Platero de; OLIVEIRA, Guilherme Luz de; SILVA, Raffael Marques; ALMEIDA, Taylon Rodrigues de; JUNIOR, Valter de Almeida; SANTOS, Vinicios Silva dosO RBAC 61 é um documento que regula o setor aéreo, estabelece processos críticos da aviação civil e padroniza processos de licenças, habilitações e certificados de aeronautas. O trabalho de pesquisa aborda e analisa a proposta de emenda 15 do RBAC 61, bem como o impacto dessa possível alteração para aeronautas e a segurança operacional. São apresentadas reflexões acerca da proposta de mudança, baseadas em dados disponíveis em fontes confiáveis, analisando os prós e contras da emenda. Contudo, fica em aberto a motivação da agência para tal sugestão, visto que não há propostas parecidas de outras agências reguladoras e nem uma justificativa visando aumentar a segurança do modelo vigente.Artigo Científico Acesso aberto Análise da utilização de componentes não homologados na aviação brasileira: um estudo dos impactos associados à segurança de voo.(2023-11) NEVES, Arthur Mazoco Aznar; BAGO, Caio Vinicius de Oliveira; SQUIAVONI, Giovanna; BEDOYA, Itmar Maravilha; SOUSA, Laura Noleto Santos de; GROTTA, Lucas Fernandes; OLIVEIRA, Pedro Henrique Martins de; ELIAS, Vitor de BritoNeste estudo, é traçada uma visão histórica introdutória para destacar a relevância do tema no contexto da segurança e padronização da aviação. O foco central concentra-se nas amplamente conhecidas "bogus parts", explorando como o uso dessas peças não homologadas impacta consideravelmente a segurança das operações na aviação. A pesquisa discute as medidas adotadas pelas autoridades aéreas para intervir e mitigar os riscos associados ao uso de peças não autorizadas, destacando que a erradicação completa desse problema representa um desafio devido à persistência de sua utilização ilegal. Além disso, o estudo apresenta casos reais de acidentes e incidentes resultantes das complicações relacionadas ao uso de peças não homologadas. A pesquisa conclui enfatizando como o uso desses materiais afeta diretamente a segurança de todos os envolvidos na aviação, destacando a importância da conscientização sobre o tema, bem como a adesão rigorosa aos regulamentos, visando minimizar o impacto negativo.Artigo Científico Acesso aberto Concorde do sucesso ao fracasso(2022-11-10) Gomes, Gabriel; Benetti, Leonardo; Freitas, Norival; Minozzo, PedroO trabalho a seguir aborda a história do Concorde e sua importância para a Aviação Civil. Seu objetivo é falar sobre o desenvolvimento do projeto da aeronave, desde seu desenvolvimento até seu fracasso comercial; sobre o projeto da aeronave e suas curiosidades e engenharia; sobre o primeiro voo da aeronave e suas características operacionais e sobre o acidente e seu contexto que culminou em seu fracasso comercial. O método utilizado para conduzir o trabalho foi baseado em dados e informações extraídas de fontes aeronáuticas.Artigo Científico Acesso aberto Conversão de aeronave de passageiro para aeronave de carga com ênfase na Azul Linhas Aéreas Brasileiras.(2022-06) Nunes, Augusto; Purceno, Daniele; Soares, Maria Alice; Renovato, Matheus; Santos, WelberO objetivo deste trabalho é apresentar um breve histórico das conversões de aeronaves ocorridas no Brasil, detalhar as etapas e procedimentos necessários para realizar a conversão dessas aeronaves, bem como informar suas vantagens e desvantagens. Observou-se que as aeronaves conversíveis e quick change permitem um aumento na diversificação da receita. A ação rápida da Azul, em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil, possibilitou e promoveu o transporte aéreo de cargas no Brasil durante a pandemia, o que beneficia empresas e consumidores. A metodologia é bibliográfica e baseada em pesquisa documental.Artigo Científico Acesso aberto A Desativação Gradual das Estações NDB Frente aos Novos Sistemas de Navegação da Aviação Civil(2023-06-20) Tirza Pimentel, Natany; Sales da Rocha, Vinicius; Blanco de Oliveira, Leandro; Allison Guerra Gouveia, Danião; Solé Pratusiavicius, Yuri; Santos de Souza, Maria PaulaA navegação aérea é uma área essencial para a aviação civil, permitindo que os aviões se desloquem com segurança e precisão de um ponto a outro. Durante muitos anos, o sistema de navegação Non-Directional Beacon (NDB) foi amplamente utilizado em todo o mundo como uma das principais ferramentas de navegação aérea. No entanto, com o avanço da tecnologia, surgiram alternativas mais precisas e confiáveis, como o sistema de navegação por satélite (GNSS). O NDB é um sistema de navegação por rádio que funciona por meio da emissão de um sinal de rádio em uma determinada frequência. O piloto pode determinar a direção do sinal, permitindo que o avião seja guiado em uma determinada direção. Apesar de ser um sistema amplamente utilizado, o NDB tem limitações, incluindo baixa precisão e vulnerabilidade a interferências, o que pode comprometer a segurança dos voos. Diante dessas limitações, muitos países têm optado por desativar o sistema de navegação NDB e adotar tecnologias mais avançadas, como o GNSS. No Brasil, o plano de desativação do NDB foi anunciado em 2014, mas sua implementação tem sido gradual. Em 2021, foi anunciada a prorrogação do prazo para desativação completa do NDB, com a previsão de que a transição para tecnologias mais avançadas seja concluída até 2028. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da modernização da infraestrutura de navegação aérea no Brasil e a transição gradual do sistema de navegação NDB para tecnologias mais avançadas. Será discutido o plano de desativação do NDB, suas implicações e vantagens e desvantagens das tecnologias de navegação disponíveis. A pesquisa contribui para uma melhor compreensão dos desafios e oportunidades associados à modernização da infraestrutura de navegação aérea no Brasil.Artigo Científico Acesso aberto Desenvolvimento do plano de carreira dentro da companhia aérea(2022-06) Sena, Vinicius; Messias, NatháliaNeste trabalho falaremos sobre os requisitos, competências e habilidades indispensáveis para o ingresso na companhia aérea para o setor do voo, com os tripulantes técnicos e de cabine, e para o setor das operações aeroportuárias com os funcionários de checkin, embarque e loja bem como sua gestão imediata. Abordaremos também a formação teórica necessária para poder participar do processo seletivo para vagas específicas, e temos embasamento no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil da Anac. Caso esses requisitos não sejam preenchidos, o indivíduo não é autorizado legalmente a exercer atividade profissional almejada.Estudo de Caso Acesso aberto Desorientação Espacial : estudo de caso(2022-12-12) Severino, André Luca Porto; Batista, Ashkey Cristina; Santos, Gustavo Schaefer; Mattos, Higor Medeiros de; Milanes, Jefferson Roberto; Vaccaro, Luigi Souza; Pereira, Richard Amorim; Lima, Thamirez de Oliveira; Pereira, Vinicius Tomas PeresEm um país na qual tem o maior tráfego aéreo da América latina, as agências controladores e responsáveis pelo tráfego aéreo e pela aviação do país visam diminuir os ricos de incidentes e acidentes, para que seu espaço aéreo seja mais seguro tanto para o piloto e sua tripulação, quanto para quem viaja. A desorientação Espacial é responsável por uma parcela significativa de Incidentes e acidentes que ocorrem no território brasileiro. Assim, esta monografia tem como objetivo estudar a Desorientação Espacial, além de identificar suas características próprias. Foi feita ainda uma análise de Incidentes e acidentes, contando como a desorientação espacial interferiu, e ainda mostrando como evitar a desorientação em voo ou em solo. Assim, possibilitando a estruturação de um panorama para futuros pilotos e amantes da área, para que possam usufruir do estudo na qual foi elaborado com base em Relatórios finais do Cenipa, BEA, e artigos científicos. Foram realizados estudos de casos, nos quais foram possíveis perceber como a desorientação espacial influencia na atitude e decisão dos pilotos e sua tripulação.Artigo Científico Acesso aberto Desorientação espacial, um olhar para os acidentes na aviação geral(2022-12-07) Lanzotti Da Cunha, Victor; De Queiroz Lira, Arthur; Albuquerque Da Silva, Eduardo; Orsi Casado, Felipe; Moraes dias, João Victor; Do Nascimento Germano, Lucas; Pereira Silva, Maiara; Figueiredo, Marcos Paulo; De Brito ferreira, Maria Gabriella; Brinatti Soares Silva, Rafaella; Pugira Pavan, Thalita; Alves, Tiago; Alves Melilli, Vitor; Silva Cruz, VivianeO presente trabalho está organizado em 4 partes, nos quais os assuntos são específicos em temas que levam a desorientação espacial de muitos profissionais aeronautas. Por esse motivo foi abordado os temas, a seguir, com exemplos de acidentes da atualidade, para orientar e auxiliar atuais e futuros pilotos na aviação. A metodologia utilizada foi os assuntos abordados durante o período de aprendizagem dos alunos do curso de Aviação Civil, da universidade Anhembi Morumbi. Enriquecida com pesquisas e fatos reais delatados por órgãos de investigação de acidentes aeronáuticos.Artigo Científico Acesso aberto Drones na aviação agrícola: Atuação dos RPAS no agronegócio(2022-11-17) Martins, Josiane; Souza, Fábio; Arruda, Juliana; Silvério, Nivea; Silva, PauloA utilização das novas tecnologias na agricultura brasileira é pouco disseminada, principalmente quanto ao uso dos Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Remotely Piloted Aircraft System – RPAS, termo técnico e padronizado internacionalmente pela Organização da Aviação Civil Internacional - OACI). Em vista disso, o objetivo deste artigo é abordar, de forma concisa e simples, as vantagens dos drones agrícolas comparado a outras tecnologias, suas principais características, modelos mais utilizados e a regulamentação no território brasileiro. O estudo, teve como base artigos científicos, seminários e documentos oficiais emitidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgãos pertencentes ao Brasil. Tem como objetivo, propagar a informação no meio agrícola brasileiro, a fim de trazer conhecimento sobre os novos avanços tecnológicos no campo e assim, tornar a produção de insumos mais efetiva e precisa.Artigo Científico Acesso aberto Fadiga na aviação executiva brasileira: análise do gerenciamento e seu impacto na segurança de voo(2022-11-17) Silva, Ariane; Darosci Jr, Fabricio; Souza, Fernando; Barbosa, Lucas; Silva, Mariana; Lemos, Matheus; Capareli, Mike; Silva, Solange; Cavalcanti, Vitor; Guedes, WellingtonEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar o impacto da fadiga na aviação executiva e compreender o seu risco para a segurança de voo. O estudo aborda a importância do sono e como o descanso interrompido pode prejudicar a saúde física e mental do tripulante, inabilitando o desempenho satisfatório das funções. Metodologicamente, o estudo consiste em uma pesquisa exploratória, com foco em analisar bibliografias e múltiplas fontes. O estudo explica que na aviação executiva a carga de trabalho é ainda mais fatigante, uma vez que o trabalho dos pilotos inclui funções que não estão diretamente relacionadas ao voo. Os relatórios dos acidentes abordados revelam o impacto da fadiga, como fator humano contribuinte em alguns acidentes da aviação brasileira.Artigo Científico Acesso aberto A falta de sinalização de Opeas: riscos parra a aviação agrícola.(2022-11) Eduardo de Souza Silva, Carlos; Camargo Silva, Gabriel; Ventura, Kevin; Cavalcante Alves, Leonardo; Custódio, Leonardo; Damasceno Tolentino, Maitê; Zappa Ramos, Matheus; Oliveira de Castro, Pedro; Boer Machado, Rodrigo; Lins da Silva, RosimeryObjetos projetados no espaço aéreo são motivo de preocupação em toda a aviação. Suas presenças próximas a áreas aeroportuárias são extremamente regulamentadas para que não haja riscos de colisão, porém isso não ocorre de forma igual na aviação agrícola. A operação agrícola é envolvida pelo seu alto risco. Seus voos a baixa altura exigem de seus pilotos um alto nível de habilidade, reflexos e grande consciência situacional, por conta do pouco tempo de correção ou recuperação no caso de alguma anormalidade. As estruturas elevadas oferecem um grande perigo, servindo como obstáculos que exigem do piloto um reconhecimento prévio da área a ser sobrevoada para que se reduzam os riscos de colisão. Mesmo com os procedimentos padrão de segurança, choques entre aviões e torres de energia, por exemplo, ainda estão presentes nesse tipo de operação. Dessa forma, é necessário que sejam revistas as regulamentações relativas à sinalização de Objetos Projetados no Espaço Aéreo, em áreas rurais e descampadas, a fim de que sejam reduzidos os riscos de colisão.Artigo Científico Acesso aberto Familiarização com a Segurança de Voo(2022-11-30) Scaciota, Thiago; Streifinger, Lucas; Galfaro, Luís; Fujino, Rafael; dos Santos, GabrielO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se em um momento de potencialização e sistematização de habilidades e conhecimentos adquiridos, na forma de pesquisa acadêmico-científica. Trata-se de uma experiência fundamental uma vez que proporciona a oportunidade de resolver, de forma rigorosa e criativa, problemas teóricos e empíricos relativos à formação. A segurança de voo é um tema fundamental na aviação geral, visto que, qualquer segurança, é de extrema importância para o bem material e imagem de qualquer organização. Em muitas situações, este ponto é visto como gastos não prescindíveis, porém, quando se trata da vida de pessoas, sendo elas passageiras ou não, todo cuidado é pouco. Em uma questão de familiarização com o assunto, todas as partes estão envolvidas, os agentes aeroportuários na função de gerir o sistema e os pilotos em manter a segurança das aeronaves a partir do momento do acionamento dos motores até o seu corte. Visto que ambos passam por diversos cursos disciplinares e treinamentos para os devidos cargos, o principal e mais importante ponto de conscientização fica com os passageiros. Muitos destes passageiros não imaginam que cada mínima ação, dentro e fora do aeroporto pode levar a consequências desastrosas, como perdas materiais, risco à saúde e até mesmo a queda da aeronave. Atitudes como soltar balões em rotas aeronáuticas, disparar laser em direção à aviões, o mal descarte de lixo e até mesmo a má utilização dos ambientes que rodeiam os aeródromos são muito delicadas sendo algumas consideradas crimes com penalizações severas ao autor. Todos estes temas, serão abordados, citando os malefícios e avaliando os riscos que cada um possa a vir causar. através desse pensamento, o trabalho aborda um tema muito recorrente atualmente por conta da alta utilização do meio de transporte e tem como finalidade conscientizar todas as pessoas, assim melhorando a qualidade da segurança de voo.Artigo Científico Acesso aberto Formação de gelo: influência de fatores externos na segurança de voo na aviação geral e executiva(2022-11-18) Viana, Vitória; Tavares, Caio; Silva, Diego; Silva, Guilherme; Medeiros, Guilherme; Agatelli, Matheus; Ribeiro, Matheus; Vitor, SalvianoO presente estudo analisa os tipos de gelo formados em aeronaves, destacando seus efeitos; formas de identificar e como prever a sua formação; analisa os sistemas de detecção ou do seu impacto na segurança operacional. Trata-se de um estudo com metodologia bibliográfica exploratória, onde foram utilizados autores pertinentes ao tema. Pretende-se concluir que existe uma grande e grave ameaça quando se trata de formação de gelo nas estruturas das aeronaves. Recomenda-se que as aeronaves recebam uma manutenção adequada; os tripulantes sejam treinados com conhecimentos gerais sobre a aeronave; e que os voos aconteçam em condições meteorológicas que não coloque em risco a segurança do voo.Monografia Acesso aberto Fraseologia Padrão, um olhar para a Consciência Situacional(2022-06-07) Neto, Antonio Sandes SantanaRelação entre Fraseologia e consciência situacional. Importância do inglês na aviação
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