Aviação Civil

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  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Treinamento de piloto privado de avião
    (2023-12) MACIEL, Carolina Aparecida; ALVES, Fernando de Carvalho; PAZ, Jhennes Mayara dos Santos; VIEIRA, Júlia Vilaronga Soares; SILVA, Otávio Alves Gonzaga da
    A aviação é uma atividade muito ampla e desejada da atualidade. Atualmente, a busca pelos cursos de piloto é muito grande, contendo um enorme número de cursos teóricos e práticos ao redor do Brasil. Esse trabalho tem como objetivo apresentar partes básicas da primeira etapa do treinamento de um piloto, sendo conhecida como Piloto Privado de Avião (PPA), mostrando os principais requisitos e avaliações necessárias para obter essa licença e iniciar a carreira de piloto de avião. Tem a finalidade de alertar sobre algumas falhas que os cursos de PP possuem e que podem ser corrigidas de maneira fácil e eficaz, facilitando e melhorando o aprendizado do aluno-piloto, tanto na parte teórica quanto a prática. Alguns dos resultados foram aplicados na prática por dois de nossos integrantes do grupo, e depois de analisados corretamente, poderiam funcionar perfeitamente, caso as Escolas de Aviação e Aeroclubes estivessem dispostos a adquirir essas técnicas.
  • Monografia Acesso aberto
    Impactos ambientais da aviação civil e suas soluções
    (2023-12) LTAIF, Gassan Souleiman Abou; MARTINS, Miguel; BOMFIM, Matheus Sousa; SILVA, Pedro Isaac de O. R. da; REGO, Pedro Morelli; MACHADO, Thiago de Oliveira
    Nosso trabalho de conclusão de curso aborda o impacto ambiental da aviação civil, destacando alguns problemas mais recorrentes no meio aeronáutico. Analisa regulamentações brasileiras, como a Lei nº 6.938/1981, e destaca o RBAC 34 que inclui impactos como, emissões de CO2, e medidas de mitigação, incluindo o CORSIA. Discute o consumo de combustíveis fósseis, destacando a dependência do querosene de aviação, e menciona iniciativas, como aeronaves eficientes e biocombustíveis. Considera a compensação de carbono, regulamentações globais, como o Acordo de Paris, e conclui enfatizando a necessidade de colaboração para tornar a aviação mais sustentável. Destacamos também problemas como ruído, uso da terra, poluição da água e solo, biodiversidade e efeitos em altitude. Aborda medidas sustentáveis, como regulamentações para reduzir emissões e desenvolver tecnologias mais limpas, como biocombustíveis e motores híbridos. Projetos específicos, como testes de motores a hidrogênio no A380, são mencionados. Destaca-se também a eficiência tecnológica de aeronaves modernas, como a linha Diamond e as aeronaves da linha Neo, evidenciando os esforços contínuos da indústria em direção à sustentabilidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Motores sustentáveis e seus impactos na aviação comercial
    (2023-12) INTASQUI, Gabriel Mellão Intasqui; ADAMI, Plínio Gimenez Adami
    Com o crescimento da aviação comercial no período pós-pandêmico, surgiu a necessidade de desenvolver motores mais eficientes e com energia limpa, diminuir a emissão de carbono para a atmosfera e eliminá-la completamente até 2050. Com isso, esse artigo tem o propósito de abordar os motores elétricos e a hidrogênio, com o objetivo de compreender o funcionamento dos motores que serão introduzidos na aviação geral, visando mostrar suas vantagens, desvantagens, limitações e os impactos que eles causarão tanto na aviação quanto no planeta. A metodologia utilizada no desenvolvimento do artigo foi pesquisa bibliográfica, com o intuito de evidenciar as novas tecnologias que chegarão na aviação nos próximos anos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Motores a hidrogênio
    (2023-12) DIAS, Gabriel Tonzano, SCHU, Axel Zambiasi; SCHU , Axel Zambiasi
    Esse trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade do motor hidrogênio como sucessor dos motores atuais para um futuro sustentável, desde o seu desenvolvimento até a fases mais avançadas do projeto, como testes de performance em aeronaves experimentais. Iremos abordar o nascimento e desenvolvimento do projeto “Zero Emission” da AIRBUS e CFM, como que as duas empresas estão empenhadas para fazer uma aeronave turbofan, turbo hélice e um novo tipo de aeronave como opção para o futuro sustentável, onde as organizações internacionais traçaram um futuro zero emissão até 2050. Em contra partida outros projetos já começaram a ganhar os céus como o ATR 72 e o Dornier 228 da Universal Hydrogen e há aproximadamente 35 anos atrás um Tupolev soviético levantou voo utilizando tecnologia a hidrogênio.
  • Monografia Acesso aberto
    Hibridização na aviação regional: desafios, estratégias e oportunidades.
    (2023-12) ASSUNÇÃO, Gustavo Moraes; GATO, Igor Tomaz; PALOMBO, João Pedro; AMÉRICO, Leandro Ribeiro
    A aviação é uma das indústrias de transporte que mais cresce, e que mais contribui para o aquecimento global através da emissão de gases de efeito estufa. Desta forma, a modernização e consequente redução das emissões se faz imprescindível como em qualquer outro setor industrial. Nesse contexto, as aeronaves equipadas com motores elétricos e híbrido-elétricos surgem como opção promissora e inovadora, principalmente na aviação regional. Essas aeronaves têm a capacidade de reduzir as emissões de CO2 e promoverem significativa redução de custos associados a operação aérea. Tendo isso em vista, o objetivo do trabalho é delimitar os desafios presentes no desenvolvimento, certificação e implementação desses motores, assim como apresentar os resultados esperados no setor aéreo. Embora tais projetos ainda estejam em fase de desenvolvimento e certificação, algumas empresas se propõem a serem pioneiras na operação e participam ativamente do processo de desenvolvimento, como é o caso da parceria entre a Azul Conecta, empresa aérea brasileira, e a fabricante norte-americana Ampaire no desenvolvimento de um motor híbrido-elétrico que equipará a frota de aeronaves Grand Caravan. A longo prazo, essa e outras parcerias poderão determinar os novos rumos da aviação global, dando ênfase em sustentabilidade e economia.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Ruído aeronáutico: análise, regulamentações e estudo em Congonhas
    (2023-12) COELHO, João Pedro Silva; PRIA, Guilherme Dalla; PAULA, Henrique Souza de; REIS, Hugo Peres Lemos; VIEIRA, Ramon Queiroz Gabriel
    O ruído aeronáutico é um problema constante na vida de muitas pessoas que moram perto de aeródromos muito movimentados. Isso se deve a rápida evolução da aviação brasileira e mundial nas últimas décadas. À medida que a aviação continua a crescer, é crucial adotar abordagens inovadoras e colaborativas para minimizar os impactos do ruído aeronáutico e garantir o bem-estar de todos os envolvidos. Esse rápido crescimento desencadeia uma série de reclamações por parte de moradores, que sofrem com o ruído, tanto pela diminuição do seu bem-estar e pela influência na saúde que gera, como distúrbios do sono, estresse, problemas de saúde auditiva, entre outros. Por ser uma problemática atual e que gera discussões, este trabalho versará sobre como o ruído aeronáutico é regulamentado, medido, discutido e mitigado. Para isso, foi utilizado como base o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil 161 (RBAC 161) e resoluções da Agência Nacional de Aviação Civil. Além disso, foi selecionado o Aeroporto de Congonhas para uma exemplificação de caso. O Aeroporto de Congonhas é o segundo mais movimentado do Brasil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da utilização de componentes não homologados na aviação brasileira: um estudo dos impactos associados à segurança de voo.
    (2023-11) NEVES, Arthur Mazoco Aznar; BAGO, Caio Vinicius de Oliveira; SQUIAVONI, Giovanna; BEDOYA, Itmar Maravilha; SOUSA, Laura Noleto Santos de; GROTTA, Lucas Fernandes; OLIVEIRA, Pedro Henrique Martins de; ELIAS, Vitor de Brito
    Neste estudo, é traçada uma visão histórica introdutória para destacar a relevância do tema no contexto da segurança e padronização da aviação. O foco central concentra-se nas amplamente conhecidas "bogus parts", explorando como o uso dessas peças não homologadas impacta consideravelmente a segurança das operações na aviação. A pesquisa discute as medidas adotadas pelas autoridades aéreas para intervir e mitigar os riscos associados ao uso de peças não autorizadas, destacando que a erradicação completa desse problema representa um desafio devido à persistência de sua utilização ilegal. Além disso, o estudo apresenta casos reais de acidentes e incidentes resultantes das complicações relacionadas ao uso de peças não homologadas. A pesquisa conclui enfatizando como o uso desses materiais afeta diretamente a segurança de todos os envolvidos na aviação, destacando a importância da conscientização sobre o tema, bem como a adesão rigorosa aos regulamentos, visando minimizar o impacto negativo.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise da emenda 15 ao RBAC 61, quanto à vigência de habilitações de pilotos na aviação geral.
    (2023-12) PEREIRA, Caio da Costa Leite Motta; ARAUJO, Gabriel Platero de; OLIVEIRA, Guilherme Luz de; SILVA, Raffael Marques; ALMEIDA, Taylon Rodrigues de; JUNIOR, Valter de Almeida; SANTOS, Vinicios Silva dos
    O RBAC 61 é um documento que regula o setor aéreo, estabelece processos críticos da aviação civil e padroniza processos de licenças, habilitações e certificados de aeronautas. O trabalho de pesquisa aborda e analisa a proposta de emenda 15 do RBAC 61, bem como o impacto dessa possível alteração para aeronautas e a segurança operacional. São apresentadas reflexões acerca da proposta de mudança, baseadas em dados disponíveis em fontes confiáveis, analisando os prós e contras da emenda. Contudo, fica em aberto a motivação da agência para tal sugestão, visto que não há propostas parecidas de outras agências reguladoras e nem uma justificativa visando aumentar a segurança do modelo vigente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aeronaves elétricas no brasil: os desafios para o desenvolvimento da infraestrutura nacional
    (2023-12) SILVA, Dener Naizer da; NIETO, Emanuel Esteban Dos Santos; ROSA, Erix Mesquita Rosa; MELLO, Lucca Vieri de; SILVA, Mateus Henrique Fernandes da; SILVA, Pedro Henrique de Oliveira; FERREIRA, Pierry Luciano; RIBEIRO, Uriel Borgomoni
    Desafios na Adaptação de Aeroportos Brasileiros para Aeronaves Elétricas: A necessidade de investimentos substanciais em infraestrutura, com ênfase no armazenamento de energia confiável e em fontes alternativas. Implicações financeiras e aspectos operacionais devem ser cuidadosamente considerados. O estudo contribui para soluções sustentáveis na aviação, aprimorando eficiência operacional, segurança e satisfação do passageiro para um futuro mais sustentável no transporte aéreo nacional e global.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do CRM para diminuir ocorrências aeronáuticas involuntárias
    (2023-12) AIZZA, Letícia Mariana Corrêa; FERNANDES, Gustavo Duarti; SANTOS, Letícia da Silva; SOARES, Leonardo Carrilho Reis
    O presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância do CRM na aviação, e conscientizar que sua falta pode gerar consequências operacionais por falta de treinamento adequado. A ideia de aplicar o CRM foi amadurecida com o decorrer dos anos, e hoje é uma ferramenta fundamental para mitigar ocorrências aeronáuticas. Sabemos, que com o passar dos anos a aviação passou por muitas mudanças e como benefício obtemos o nível de segurança que temos hoje. Mas, para que ocorressem dessa forma, muitos acidentes precisaram acontecer para que falhas na interação homem e máquina fossem investigadas e mitigadas. A máquina é projetada para voar em altitudes elevadas, jamais compreendidas pelo ser humano, e ao longo dos anos vem se aprimorando, para melhoria da operação. Mas, o fator humano, diferente da máquina é imutável, suas limitações como aspectos fisiológicos, psicológicos, organizacionais e tomadas de decisões são fatores contribuintes para ocorrência de acidentes. Nosso método de pesquisas é bibliográfico, e todo material foi analisado cautelosamente com enfoque de atingir o objetivo principal da pesquisa. Além disso, apresentaremos algumas ilustrações e gráficos com estatísticas de como as ações adotadas para prevenir acidentes ao longo dos anos vem se modificando, através de índices que comprovem a porcentagem de acidentes causados pelo fator humano e operacional. Sendo assim, podemos concluir como o CRM é fundamental para evitar ocorrências e, com a mobilização de todos envolvidos na aviação, podem mitigar erros, buscando alcançar sempre a segurança operacional.
  • Monografia Acesso aberto
    A exposição ao perigo nas navegações: um olhar para o artigo 261 do código penal brasileiro
    (2023-11) CESCHINI, Jean Eguia
    A prevenção de acidentes aéreos, não se limita aos processos e cuidados das companhias aéreas e dos fabricantes das aeronaves. Está, isto sim, relacionada a todos os indivíduos que interagem com este modal de transporte, diuturnamente. Além de regulações setoriais específicas, o Direito Aeronáutico, o Direito da Navegação Aérea, juntamente com o Direito Penal, em especifico o Artigo 261 do Código Penal Brasileiro, são ferramentas essenciais para ampliar a garantia de segurança aeronáutica. Este trabalho se debruça sobre as normativas e especificidades dessas ferramentas.
  • Monografia Acesso aberto
    7500: Um olhar para segurança aérea
    (2023-11) MARQUEZE, Cristhian Lauriano Rocha; MANOLIO, Gabriel Victor; SILVA, Isabella Bento; SILVA, Juliana Oliveira Da; SILVA, Matheus Cardoso Amorim Da; MONTEIRO, Mateus; SILVA, Natália Campos Da; SOUZA, Raphael Capuano De
    O estudo visa abordar a problemática da interferência ilícita na aviação, explorando conceitos fundamentais, casos históricos como os voos VASP 280, 375 e o Atentado de Lockerbie. Analisar fatores desencadeantes, medidas preventivas e protocolos de segurança, destacando a gravidade desses eventos e suas consequências para a segurança e confiança na indústria. Enfatiza a necessidade de regulamentações, adaptações contínuas às ameaças em evolução e apresenta estratégias preventivas para tais.
  • Monografia Acesso aberto
    Os atentados de 11 de setembro de 2001 e as suas consequências para o setor aeronáutico
    (2023-12) TACCONI, Angélica; NOGUEIRA, Arthur Andries; SILVA, Milena Rivas da
    O presente trabalho tem como seu principal objetivo apontar as mudanças relativas à segurança da aviação civil mundial após os ataques de 11 de setembro em solo americano. Feito baseado em análises das falhas que culminaram nos ataques, mudança dos processos de segurança e os impactos deste ocorrido para toda sociedade mundial assim como para a aviação civil. As pesquisas foram realizadas em diversas áreas de conhecimento assim como trabalhos pertinentes ao estudo para a redação desta monografia, documentários que versam sobre o tema, consulta às leis e regulamentações vigentes. Este estudo traz, em suma, as principais inovações de segurança que tornaram a aviação mundial mais segura através de medidas protetivas aos usuários do transporte aéreo, leis aprimoradas e com uma implementação mais árdua e fiscalizada pelos respectivos órgãos de segurança dos países-membros da OACI. A escolha do tema se deu com intuito de elucidar o questionamento inicial, se houve mudanças nas medidas de segurança no setor aeronáutico após o fatídico episódio ocorrido no dia 11 de setembro de 2001. Feitas as análises, se observa drásticas mudanças de segurança, com mais rigor nas práticas de resguardo o que resulta em uma aviação mais segura na atualidade para ambos, passageiros e tripulação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso de biocombustíveis na aviação para a neutralização dos gases de efeito estufa no Brasil
    (2023-12) MURTA, Beatriz Ferreira; DUARTE, Gabriel Granado; ALMEIDA, João Victor Pandolfo de; LOPES, Lucas Freitas
    Esse trabalho tem como propósito evidenciar a crescente busca pela redução e neutralização das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera pela intervenção humana no setor aeronáutico. Com esse intuito, foram identificados os esforços globais e iniciativas intergovernamentais voltados para mitigar os impactos que continuam crescendo na aviação devido à queima de combustíveis fósseis, principalmente ao implementar biocombustíveis no transporte aéreo doméstico e internacional. Essa estratégia é vista como uma solução de curto e médio prazo devido às diversas vantagens dos combustíveis sustentáveis, as quais também são abordadas nesta pesquisa. Ademais, o estudo busca destacar a expressiva capacidade do setor industrial e agrícola brasileiro nesse contexto, evidenciando o potencial para implementar várias rotas de produção de biocombustíveis em seu território, ampliando sua aplicação em todo o país.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Desativação Gradual das Estações NDB Frente aos Novos Sistemas de Navegação da Aviação Civil
    (2023-06-20) Tirza Pimentel, Natany; Sales da Rocha, Vinicius; Blanco de Oliveira, Leandro; Allison Guerra Gouveia, Danião; Solé Pratusiavicius, Yuri; Santos de Souza, Maria Paula
    A navegação aérea é uma área essencial para a aviação civil, permitindo que os aviões se desloquem com segurança e precisão de um ponto a outro. Durante muitos anos, o sistema de navegação Non-Directional Beacon (NDB) foi amplamente utilizado em todo o mundo como uma das principais ferramentas de navegação aérea. No entanto, com o avanço da tecnologia, surgiram alternativas mais precisas e confiáveis, como o sistema de navegação por satélite (GNSS). O NDB é um sistema de navegação por rádio que funciona por meio da emissão de um sinal de rádio em uma determinada frequência. O piloto pode determinar a direção do sinal, permitindo que o avião seja guiado em uma determinada direção. Apesar de ser um sistema amplamente utilizado, o NDB tem limitações, incluindo baixa precisão e vulnerabilidade a interferências, o que pode comprometer a segurança dos voos. Diante dessas limitações, muitos países têm optado por desativar o sistema de navegação NDB e adotar tecnologias mais avançadas, como o GNSS. No Brasil, o plano de desativação do NDB foi anunciado em 2014, mas sua implementação tem sido gradual. Em 2021, foi anunciada a prorrogação do prazo para desativação completa do NDB, com a previsão de que a transição para tecnologias mais avançadas seja concluída até 2028. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da modernização da infraestrutura de navegação aérea no Brasil e a transição gradual do sistema de navegação NDB para tecnologias mais avançadas. Será discutido o plano de desativação do NDB, suas implicações e vantagens e desvantagens das tecnologias de navegação disponíveis. A pesquisa contribui para uma melhor compreensão dos desafios e oportunidades associados à modernização da infraestrutura de navegação aérea no Brasil.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O papel do ESEA nas ocorrências aeronáuticas em sítios aeroportuários: estudo de caso
    (2023-06-01) Ribeiro, Melissa; Pereira, Alexandre; Prado, Enzo; Martins, Pedro; Silva, Leandro; Myriantheus, Gabriel; Souza, Icaro
    O trabalho abordará a relevância da elaboração e aplicação dos planos de emergência e do ESEA (Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica) à logística emergencial de socorro e de desinterdição de pista, com o objetivo de realizar uma abordagem exploratória e descritiva sobre a temática, complementando as pesquisas realizados na área, junto aos estudos de caso que serão apresentados, o primeiro será um acidente ocorrido na aviação geral e segundo um exercício de emergência simulada no Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas – SP). A partir desta análise será possível observar que na ocorrência de um sinistro, o administrador aeroportuário deverá desenvolver e manter atualizado o PLEM (Plano de Emergência de Aeródromo) e o PRAI (Plano de Remoção de Aeronaves Inoperantes e Desinterdição de Pista), nestes documentos precisam ser considerados os procedimentos e as entidades responsáveis, para o caso de haver algum acidente ou incidente dentro, ou até, algumas milhas náuticas fora dos limites do aeródromo, além de promover treinamentos e reciclagens periódicas para os profissionais envolvidos no processo de emergência aeronáutica. O trabalho foi desenvolvido baseado em estudos publicados e em informações de órgãos da aviação civil.
  • Monografia Acesso fechado
    Aeronaves Híbridas Elétricas - Impacto Econômico e Ambiental
    (2023-05-31) Paolillo, Guilherme Gonçalves; Souza, Felipe Oliveira de; Nascimento, Gabriel Vinícius; Kinoshita, Gabriela Tiemi; de Sousa, Júlia Aguiar; Silva, Lais Campos Pereira; Rocha, Victor Felipe
    A aviação é uma das indústrias que mais contribuem para a emissão de gases de efeito estufa, e a crescente demanda por transporte aéreo ameaça os esforços para mitigar o impacto ambiental. Nesse contexto, as aeronaves híbrido-elétricas surgem como uma alternativa promissora, capaz de reduzir as emissões de CO2 e oferecer significativa economia de combustível tanto em fase de táxi quanto em cruzeiro. Esta inovação combina motores elétricos com motores convencionais, permitindo que a aeronave voe em modo elétrico durante o voo de cruzeiro, reduzindo assim as emissões de CO2. Além disso, essas aeronaves também podem ser equipadas com baterias para armazenar energia elétrica durante o voo, o que pode reduzir o consumo de combustível em fases críticas do voo, como decolagem e subida. Embora ainda sejam projetos em desenvolvimento e certificação, esta tecnologia já é uma realidade em alguns setores, como ferroviário e naval, e um número crescente de empresas está investindo no desenvolvimento de aeronaves elétricas de passageiros e carga. A longo prazo, a adoção dessas tecnologias pode trazer melhorias significativas na economia e na sustentabilidade da aviação.
  • Monografia Acesso fechado
    Segurança aeroportuária: processos de fiscalização e regulamentação
    (2023-05-21) Santos, Herik; Santos, Ana; Souza, Erick; Machado, Isaac; Ramos, Rebeca; Peixoto, Yuri
    A segurança aeroportuária é um conjunto de medidas e procedimentos que visam garantir a segurança de passageiros, tripulantes, funcionários e instalações de um aeroporto. Essas medidas são implementadas para prevenir e responder a possíveis ameaças à segurança, incluindo terrorismo, crimes, contrabando de drogas, entre outros.
  • Monografia Acesso aberto
    Velocidade Supersônica E Desafios Econômicos: Uma Análise Do Concorde E Seu Impacto Na Indústria Aeronáutica
    (2023-05) Spinosa, Giovani; Gonçalles, Gabriel; Lipay, Lucas; Silva, Murilo; Moraes, Vitor
    Este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade econômica da aviação supersônica, com foco na análise do Concorde, desde seu surgimento até o seu declínio. A partir de uma revisão bibliográfica, foi possível constatar que o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas, embate de problemas técnicos e fatores ambientais desfavoráveis, são alguns dos principais fatores que contribuíram para a impraticabilidade desse avião. Além disso, as altas despesas associadas à produção, manutenção e operação, bem como sua capacidade limitada de passageiros, resultaram em um prejuízo financeiro para as companhias aéreas que operavam o Concorde. Tais fatores, combinados com questões de segurança, levaram ao fim de suas operações em 2003. Apesar desses desafios, o estudo também apresenta algumas possibilidades de retorno desses jatos futuramente, especialmente no mercado de aeronaves empresariais de alto luxo. No entanto, é necessária uma análise cautelosa dos custos e benefícios econômicos e ambientais antes de investir em qualquer iniciativa relacionada à aviação supersônica. Sendo assim, é importante levar em conta todos os fatores envolvidos na viabilidade econômica desse ramo, além de considerar a experiência passada do declínio do Concorde, a fim de avaliar melhor as oportunidades e desafios enfrentados por esta indústria.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Segurança de voo - PT-LSD. Acidente. Guarulhos. Mamonas assassinas. Learjet.
    (2022-12-20) Mattos da Silva Gomes, Paulo
    02 de março de 1996, é uma data marcante na história da música brasileira, bem como no meio aeronáutico. Dia do qual ocorreu o desastre aéreo que tirou a vida dos integrantes da tão afamada banda Mamonas Assassinas. A aeronave, LearJet, Modelo LR-25D, de prefixo PT-LSD, operada pela Madri Táxi Aéreo Ltda, há qual havia fretada para a realização do deslocamento da banda, partiu de Brasília às 21:58P com destino ao aeroporto de Guarulhos. De acordo com o relatório final emitido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), no percurso da rota, o voo transcorreu sem intercorrências. Durante a descida, na qual se deu no FL230, a tripulação contatou a Controle São Paulo (APP-SP). Os vetores de radar foram fornecidos para uma chegada Charlie 2 e uma aproximação ILS (procedimento de voos por instrumentos, IFR) para pista 9R. No entanto, a aeronave, chegou alta, e com uma velocidade acima dos recomendáveis, optando assim por uma arremetida. Posterior a arremetida, preferiram prosseguir voo visual (VFR). Devido a inexistência das gravações na cabine de comando, não sabe, se foi devido a uma distração (possível passageiro na cabine), falta de conhecimento da área para procedimentos visuais ou pela fadiga (após uma jornada de trabalho de 16:30), o PT-LSD prosseguiu no setor norte ao invés de seguir para perna do vento do setor sul, como o recomendável. Os tripulantes foram orientados a entrar em contato com aproximação São Paulo(APP-SP), os quais solicitaram para estender a perna do vento, devido tráfego por instrumentos(IFR) local. De acordo com o relatório final, possivelmente houve uma falha do equipamento altitude (alert system), ou desatenção por parte dos tripulantes, que continuaram a descer sua altitude para 3300 pés(ft), em vez de manter conforme requerido e selecionado no equipamento de altitude, 4000ft. O LearJet colidiu com obstáculo a 3300ft, tirando a vida de todos os seus ocupantes e deixando a aeronave completamente destruída. O objetivo geral do trabalho é compreender os aspectos contribuintes que levaram ao acidente aqui tratado. Evidenciar a importância do desenvolvimento das habilidades técnicas e não técnicas, do cumprimento da regulamentação e da lei do aeronauta, a fim de mitigar os fatores contribuintes e consequentemente o número de acidentes. A metodologia utilizada neste trabalho, consta como fonte principal de pesquisa, o relatório final emitido pelo CENIPA. Como fontes auxiliares para o desenvolvimento deste artigo empregou-se o uso artígos científicos e reportagens, afim de complementar as informações. O artigo apresenta na primeira seção os aspectos técnicos operacionais que contribuíram para que viesse acontecer este fatal acidente e salientar a importância do desenvolvimento das habilidades técnicas para a operação aérea segura e eficiente. Na seção que segue, encontra-se presente a relação do fator humano no desempenho de suas funções a bordo, e como este pode vir a comprometer sua atuação em seu posto de trabalho. 4 Na terceira e última seção, aborda, aspectos gerais, a regulamentação, o descumprimentos da mesma e suas consequências, a falta de equipamentos, que até a presente data do acidente não eram exigidas, os demais vetores do elo que levam à um acidente aeronáutico.