Unisul Digital
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Unisul Digital por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 2541
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto A pré-incubadora como alternativa para o desenvolvimento de competências empreendedoras(2005) Penna, Carlos Cipriano Curvo Alvim; Montezuma, Heloisa Domingues; Góes, Iara Fontes de; Azevedo, Maria Eliane Franco MonteiroO presente trabalho é resultado de toda a trajetória realizada ao longo do Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional. A atuação do grupo pretendeu identificar práticas pedagógicas que pudessem contribuir efetivamente com o desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos da educação profissional do SENAI, elegendo a implantação de pré-incubadoras como uma estratégia eficiente para a formação de alunos empreendedores, com melhores condições de inserção no mercado de trabalho.Monografia Acesso aberto Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade Rogacionista(2005) Rech, PauloO presente trabalho de conclusão de curso destina-se apresentar a analise realizada na Faculdade Rogacionista especificamente nos leiautes dos laboratórios escolares utilizados para o desenvolvimento das aulas práticas dos cursos superiores de Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Redes de Computadores. A proposta é decorrente das observações ocorridas quando da visita realizada na Faculdade Rogacionista para atender as aulas práticas do curso de Graduação Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional. Verificou-se que para um bom atendimento das prerrogativas de um laboratório adequado e em condições de oferecer melhor infra-estrutura para as ações educacionais decorrentes dos desenhos curriculares dos cursos superiores de tecnologia tem algumas melhorias que podem ser propostas, tornando-se o objeto do projeto de intervenção. Adotou-se o método qualitativo, justificando-se a escolha por ser uma forma adequada para atender a natureza do problema, ou seja, a pesquisa dos leiautes atuais dos laboratórios dos cursos superiores de tecnologia da Faculdade Rogacionista. Participaram ativamente do processo de discussão e elaboração dos leiautes atuais dos propostos, alguns professores e alunos da Faculdade Rogacionista. Nesse documento, no capitulo I, apresentamos os desenhos dos laboratórios atuais, fotografias e a descrição de como se encontram. No capitulo II os leiautes com as alterações e com as sugestões de melhorias além de toda a trajetória percorrida para a consecução dos objetivos propostos para a prática e ensino do curso Programa Especial de Formação Pedagógica para Formação de Formadores da Educação Profissional. Deste trabalho resultaram os desenhos dos leiautes dos laboratórios utilizados para os cursos superiores de tecnologia e as sugestões de melhorias que poderão ser adotadas pela direção da Faculdade Rogacionista. No capítulo III apresentamos uma descrição narrando o processo ocorrido durante a realização do curso com o título de Educação Corporativa e a Distância.Monografia Acesso aberto Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística(2005) Campos, Eliane Lopes Noronha; Vieira, Margarida Meyre LinsO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, sistematizar as ações realizadas ao longo do percurso do curso de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional, numa abordagem interdisciplinar. Este trajeto se fez através da leitura dos módulos que compõem o curso e das atividades propostas nos Manuais de Prática do Ensino I e II, aqui apresentadas. Para o seu desenvolvimento, optou-se pela parceria em dupla, uma vez que esta estratégia permite interagir in loco, minimizando a lacuna da ausência física do orientador de aprendizagem. O material produzido enfoca a questão das competências necessárias ao mundo do trabalho, assim como as dificuldades quanto à percepção e práticas do "elemento atitudinal". Evidenciou-se que apesar dos princípios e da concepção metodológica, norteadoras da prática, a ação pedagógica privilegia os conhecimentos técnicos, em detrimento dos atitudinais. Esta etapa possibilitou visualizar a jornada que ora se conclui e assim, dimensionar as conquistas traduzidas em novos conhecimentos essenciais ao Formador em Educação Profissional.Monografia Acesso aberto Disciplina a distância para cursos de graduação presenciais: o planejamento de uma disciplina de expressão gráfica digital para o curso de design gráfico(2006) Heidrich, Felipe EtchegarayA Educação a Distância tem se apresentado como uma modalidade de ensino que facilita e viabiliza a continuidade na qualificação de todos os tipos de profissionais, por eliminar barreiras tradicionais de tempo e espaço. Neste sentido, acredita-se que o oferecimento de disciplinas a distância em cursos de graduação presenciais contribui na preparação dos estudantes para uma modalidade de ensino que cada vez mais possibilita uma atualização constante de conhecimentos tornando-os assim profissionais mais preparados para uma sociedade em permanente mudança. Sendo assim, o presente estudo descreverá como pode ser realizado o planejamento da inclusão de uma disciplina a distância para um curso de graduação presencial, especificando e descrevendo as suas etapas de desenvolvimento. Além desta descrição, o estudo, irá apresentar uma proposta de projeto especifico para a inclusão de uma disciplina a distância de Expressão Gráfica Digital em um curso presencial de graduação em Design Gráfico.Monografia Acesso aberto Alfabetização de adultos: cidadania no canteiro de obras(2006) Teixeira, José LuizMuitas construtoras brasileiras investem na alfabetização dos seus próprios empregados. Alguns sindicatos de trabalhadores já incluem em suas pautas de reivindicações a obrigatoriedade das construtoras de ministrar cursos de alfabetização. Com o auxílio dos sindicatos patronais deste ramo de atividade, as empresas montam salas de aula nos próprios locais de trabalho. Os resultados contribuem para a redução do índice de analfabetismo entre adultos e pode ser um importante caminho para aumentar o nível escolar do setor.Monografia Acesso aberto Um estudo sobre o perfil do aluno do ensino a distância(2006) Morini, Ana MariaA presente monografia aborda um estudo sobre o perfil psicológico do aluno a distância. O avanço dos recursos tecnológicos de informação e comunicação ampliou as possibilidades de acesso, criação e transmissão de informações e conhecimentos. Aumentaram os relacionamentos mediados pela tecnologia e ampliaram as formas de Ensino a Distância, principalmente tendo a Internet como apoio. A globalização da economia está exigindo dos profissionais maior qualificação em sua formação profissional e educacional. Alguns profissionais encontraram na Educação a Distância a oportunidade de complementarem seus estudos, atualizar-se profissionalmente, usufruindo-se dos benefícios que o estudo a distância proporciona. Estudar sem a presença física de um professor requer que o aluno possua habilidades e comportamentos que facilitarão o acompanhamento do curso. Este trabalho pretende levantar o perfil do aluno a distância através de uma revisão bibliográfica sobre o assunto e da realização de um pesquisa junto a uma amostra de alunos do curso Gestão Estratégica de Organizações da UnisulVirtual.Monografia Acesso aberto Uma proposta para apoiar o gerenciamento de projetos de migração para software livre em empresas de informática(2007) Trindade, Suelane Soares AlencarCada vez mais a prática te demonstrado que elaborar uma boa metodologia de migração ajuda em todo o processo de migração, favorecendo assim para que este ocorra com toda a tranqüilidade, qualidade e segurança. Uma das metodologias mais usadas para o gerenciamento de projeto são metodologias baseada no PMBOK, guia do PMI (Project Management Institute). Da derivação do guia cada empresa cria a sua metodologia dentro de suas necessidades e estratégias. Esse processo precisa ser amadurecido dentro do seu corpo de funcionários para que assim os projetos que vieram a se realizar usando a metodologia tenham o sucesso esperado. Os processos mais usados numa migração de software livre são: Gerenciamento de integração do projeto, gerenciamento de escopo, gerenciamento de tempo, gerenciamento de custo, gerenciamento de qualidade, gerenciamento de recursos humanos, gerenciamento de comunicações, gerenciamento de riscos e gerenciamento de aquisições do projeto. Outro ponto importante é uso de uma ferramenta adequada para o acompanhamento da gestão do projeto. Existem várias ferramentas de gerenciamento de projeto no mercado do tipo software livre, dentre essas ferramentas, a que mais se destaca no mercado é a ferramenta dotproject.Monografia Acesso aberto Monitoramento de redes de médio porte utilizando software livre estudo de caso na Prefeitura Municipal de São João do Sul/SC(2007) Melo, Tiago MacielEsta monografia objetiva estudar a implantação de ferramentas livres para o gerenciamento de redes de computadores em redes de médio e pequeno porte. Este tipo de ferramenta é utilizado há vários anos em grandes redes de computadores para minimizar ao máximo falhas e maximizar desempenho. O impulso para a realização deste projeto foi a observação do contexto atual onde as ferramentas de gerenciamento de redes livres são amplamente utilizadas e consideradas essenciais em muitas organizações, mas por outro lado são desconhecidas por tantas outras. Para a realização da pesquisa, é analisado um estudo de caso na Prefeitura Municipal de São João do Sul/SC que possui uma rede de pequeno porte e que utiliza um servidor central de onde são enviados quantidade de dados considerável para várias estações de trabalho. Os primeiros capítulos mostram fundamentos teóricos sobre gerenciamento de redes, como, protocolo SNMP, MIBS e Agente e Gerente, em seguida são estudados ferramentas livres com a finalidade de gerenciar redes mostrando suas vantagens e desvantagens. Nesta etapa é selecionada uma ferramenta para teste no ambiente físico para por fim, mostrar resultados que justifiquem ou não a implantação deste tipo de ferramenta em pequenas redes.Monografia Acesso aberto Implantação de ambiente virtual de aprendizagem(2007) Batista, Vilson Robson da SilvaA presente monografia busca levar a público o trabalho de seleção e implantação de Ambiente Virtual de Aprendizagem, realizado por um órgão público, que procurou implantá-lo dentro de um curto espaço de tempo, com o mínimo de recursos, servindo como referência para vários outros órgãos públicos e instituições privadas, que agora levam para seus locais de trabalho um exemplo de sucesso a ser alcançado também por eles. Partindo-se do problema existente na Academia Judicial, com apresentação das necessidades do Tribunal de Justiça, pode-se encontrar material que apresenta o motivo da escolha do software Moodle, a sua instalação e configuração. O trabalho contém a opinião de professores e alunos com ilustrações das telas utilizadas pelos mesmos. Ao final estão os dados resumidos sobre responsabilidade e riscos na implantação do Moodle dentro da Academia Judicial.Monografia Acesso aberto O aluno virtual: perfil e motivação(2007) Azevedo, Deleuse Russi deA educação a distância está cada vez mais, no contexto das sociedades contemporâneas, apresentando-se como uma nova forma de aquisição de saberes, atendendo às demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. O presente estudo, que se caracteriza por uma pesquisa qualitativa, problematizará fatores relacionados ao aluno virtual acadêmico, mais precisamente aos alunos do curso de graduação a distância do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da UnisulVirtual. Que motivações têm estes alunos em estudar? Que características compõem o perfil deste aluno virtual? Estas são algumas das indagações que levaram a realização da pesquisa sobre o aluno virtual, pois vem ao encontro de experiências em Educação a Distância - EaD como tutora em curso de especialização e como aluna de cursos de extensão e de especialização, nesta universidade. Para responder as perguntas acima citadas e mais algumas que certamente surgirão, esta pesquisa ancora-se em entrevistas com alunos virtuais, na literatura existente, que a cada dia ganha mais destaque, pois com a rápida ascensão da internet a mesma contribuiu para a expansão da educação a distância criando com isto, uma 3a. Revolução Industrial - a sociedade da informação - modificando as relações entre indivíduo e máquina, indivíduo-indivíduo, tornando-as virtuais.Monografia Acesso aberto Sistema de suporte automático em migrações para software livre(2007) Seixas, Maria Fernanda CopettiAtualmente em ambientes corporativos com uma equipe de gestão atuante, muitas vezes se torna necessário uma migração de software. Essa migração pode ocorrer devido à redução de custos, alteração de aplicativos ou desenvolvimento de sistemas especialistas e cada vez que é efetuada, por menor que seja, existe um descontentamento dos usuários e/ou acúmulo de atendimentos técnicos. A maioria das migrações se preocupa com o treinamento e/ou implantações pilotos, mas não está voltada para o momento pós-migração, implantação ou treinamento. Tendo em vista esse cenário a proposta deste trabalho é criar um modelo para ser utilizado como suporte automático em migrações que consiste em um tipo de ajuda, manutenção, esclarecimento e ou ferramentas necessárias para os usuários que estão vivenciando uma migração de software. No estudo de caso desenvolvido, o sistema realiza o suporte a uma migração de software. Partindo do princípio de que a automatização da manutenção não é comum entre as empresas, é que este trabalho propõe um suporte automático baseado em conceitos de avaliação, sugestão e orientação para o usuário, permitindo que o mesmo realize seu suporte. Dessa forma, grande parte das solicitações do usuário para o setor de manutenção poderá ser realizada pelo próprio usuário. O principal benefício dessa forma de automatização seria a comodidade da prestação de serviços de suporte e manutenção, onde a maior parte dos atendimentos poderá ser realizada virtualmente e/ou pelo próprio usuário, com a exceção das tarefas que necessitem de um profissional especializado no setor.Monografia Acesso aberto A biblioteca universitária da Unisul e a educação a distância(2007) Vicari, Sabrina RosaO aumento dos cursos a distância nas Instituições de Ensino Superior, tem obrigado às bibliotecas universitárias a implementarem seus serviços para atender seus alunos, que, mesmo à distância, possuem necessidades informacionais para elaborar trabalhos acadêmicos. Neste contexto questiona-se o papel do bibliotecário, da biblioteca universitária e seus serviços para o atendimento a essa demanda. Através de uma pesquisa realizada na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com turmas dos cursos de especialização à distância, este trabalho se propõe a identificar quais os serviços estão sendo oferecidos pela Biblioteca da Unisul ao aluno de educação a distância (EAD) e dar sugestões para seu aperfeiçoamento. Além disso, este estudo procura verificar, através de aplicação de um questionário se os alunos procuram os serviços da biblioteca no momento de realizar uma pesquisa acadêmica.Monografia Acesso aberto EAD e universidade corporativa(2007) Araldi, AracelliA economia globalizada em que vivemos e a constante busca de atualização para garantir a qualidade e a produtividade são fatores que obrigam as empresas a repensarem novas estratégias para torná-las cada vez mais competitivas e principalmente vencer a tão acirrada concorrência. Estamos vivendo a Era do Conhecimento e as empresas começaram a perceber que o desenvolvimento de seus funcionários é um fator competitivo e para isso é necessário o investimento na aprendizagem permanente. A importância da capacitação de seus funcionários está fazendo com que com que as empresas repensem seus processos e por isso a Educação Corporativa está crescendo cada vez mais. A educação corporativa tem a finalidade de fazer com que os colaboradores desenvolvam suas competências e habilidades, atuando em sintonia com os objetivos da empresa. As novas tecnologias e o ensino a distância destacam-se como alternativa de atualização, capacitação e formação profissional, em todos os níveis e áreas do conhecimento e esses recursos tecnológicos estão se tornando indispensáveis. O meio empresarial mais competitivo, aliado à presença das Universidades Corporativas, vem demonstrar que padrões de empregabilidade têm sofrido modificações. O uso das tecnologias, além da vantagem de possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional no local de trabalho, pode resultar em vantagens competitivas, pois a economia e a otimização do tempo e de recursos no setor produtivo são sempre consideradas.Monografia Acesso aberto Comunidades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA): uma proposta para docentes e equipes UnisulVirtual(2007) Strambi, Vanessa Francine CorrêaO presente trabalho surge no contexto de oferecer as Equipes UnisulVirtual e seus Tutores uma comunicação efetiva e de qualidade através de Comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Este trabalho visa proporcionar aos docentes e equipes de comunicação com os tutores um espaço comum de ordem institucional e permanente para a qualificação no uso de ferramentas tecnológicas de comunicação. Parte do pressuposto que poderá viabilizar uma interação com colegas tutores de curso e as Equipes UnisulVirtual que trabalham com os tutores, proporcionando a todos uma comunicação rica em troca de experiências, conhecimentos específicos nos assuntos relacionados ao curso, divulgar notícias pertinentes ao meio, sugerir bibliografias, discutir questões de provas, criando desta forma uma comunidade virtual. Aqui focalizamos o aproveitamento educacional destes ambientes virtuais. Pretendemos também utilizar as ferramentas disponíveis para troca de idéias e experiências na área, consolidando a comunicação almejada. Neste contexto, a modernidade tecnológica propicia uma incrível expansão da comunicação e da conexão entre docentes e cria condições para o surgimento de trocas de experiências, tira-dúvidas, fórum, chats, links, sites de conteúdos, criando de certa forma "comunidades virtuais". A UnisulVirtual pode se tornar utilizadora destas salas, proporcionando um espaço de convivência.Monografia Acesso aberto Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distância(2007) Pamplona, Maria TeresinhaA educação a distância é considerada por muitos a metodologia de ensino do momento. Graças a fatores como a globalização, houve um despertar das potencialidades da internet para a educação, pois o interesse pelos computadores e a sua influência na sociedade cresceram de forma acentuada. Dessa forma, a EaD surge como alternativa na busca de novas soluções, já que o ensino tradicional em nosso país não consegue atingir toda a demanda de formação e atualização profissional existente. Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem tem grande relevância, tendo o condão de possibilitar a verificação das metas e objetivos traçados pelos cursos não-presenciais. Sendo assim, a presente monografia busca apresentar alguns conceitos que possam definir a avaliação da aprendizagem, a partir de uma pesquisa bibliográfica acerca de sua história, além da identificação das suas funções e objetivos. Também, faz apontamentos sobre alguns aspectos conceituais e legais da educação a distância, suas características, vantagens e desvantagens. Por fim, realiza uma análise da avaliação da aprendizagem na EaD, por meio da discussão de seus fundamentos e de sua abordagem metodológica e função formativa. Demonstra-se assim, que a avaliação deve possibilitar o comprometimento do aluno com o conteúdo ministrado, independentemente da modalidade de ensino, sendo o componente primordial da aprendizagem. Portanto, qualquer modelo de avaliação posto em prática deve acompanhar cada passo desse processo, já que os resultados alcançados vão ser comparados com os objetivos propostos, a fim de se constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho para as correções que se fizerem necessárias.Monografia Acesso aberto Design moveleiro a distância: uma proposta para a UNINDUS e o SENAI(2007) Batista, Márcia Luiza França da SilvaEste trabalho apresenta um modelo de design de projetos em EaD para o SENAI, em suas diversas etapas. Partindo dos suportes pedagógicos e tecnológicos que embasam o desenvolvimento de um modelo, detalha as etapas necessárias e sugere sua aplicação num curso de design moveleiro, a ser feito por uma parceria entre a UNINDUS e o SENAI e ofertado no nível de Curso Técnico para todo o país. A UNINDUS (Universidade da Indústria) é um projeto educacional do sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), voltado para atender toda a comunidade industrial e sua cadeia produtiva. O SENAI, também do sistema FIEP, é um dos grandes pólos de desenvolvimento de conhecimento aplicado à indústria. O curso sugerido apresenta as etapas, os recursos necessários, e os agentes que devem ser envolvidos no processo.Monografia Acesso aberto Educação: competência essencial do aprendizado das pessoas e das organizações(2008) Costa, Márcia Maria de Brito; Moraes, Rosane RagazziThis paper deals with the importance of choices by teachers in methods and practices of the classroom that are compatible with the content being taught and how they are able to stimulate students' learning. Another item in this paper refers to the inclusion of behavioral issues as cross disciplines in regular courses of SENAI in Alagoas, because they lead to the development of attitudes, foundation for the development of professional skills. Allied skills, emphasizes is the importance of family, school and student for a relationship we want to achieve success with the achievement of expected results in order to get the investment in the quality of their relationship. In this context, there is also the essence of organizational learning, which necessarily includes the personal growth and self development in the search for employability.Monografia Acesso aberto A tecnologia como recurso didático no desenvolvimento das competências-TCPII(2008) Souza, Anderson AzeredoAssim como a tecnologia, a educação tem passado por mudanças consideráveis na busca de uma melhor metodologia. Do ensino à aprendizagem, o que antes era um monólogo do educador hoje tem como proposta uma sala de aula caracterizada por uma dinâmica interação entre alunos onde o educador é o mediador do conhecimento. Com essa nova metodologia surge um público mais exigente e com ele novos desafios. Sabe-se que um dos grandes desafios dentro da sala de aula é o despertar e a manutenção do interesse dos alunos no assunto em pauta. A problemática que norteou a presente pesquisa esteve baseada na elaboração de material didático utilizando tecnologias diferenciadas para o conteúdo "Processoi de moldagem e vulcanização de borracha" ministrado em cursos de tecnologia da borracha e na verificação da eficácia deste na motivação e interesse dos alunos para o desenvolvimento das competências. A pesquisa foi conduzida através do levantamento de informações teóricas; de coleta de dados por observação (pesquisa qualitativa) durante as aulas ministradas e por pesquisa quantitativa. O uso desta tecnologia contribuiu para os resultados positivos rumo ao alcance das competências propostas, onde, a partir das constatações, foi realizado um projeto de trabalho que teve como objetivo a elaboração, junto aos instrutores da instituição, de materiais didáticos e planos de aulas que foram utilizados nos cursos de fundamentos de operação de cilindros; fundamentos de operação de prensas e analista de processos da indústria da borracha. Os resultados foram muito positivos, uma vez que foi observada a adequação dos materiais elaborados para o desenvolvimento das aulas.Monografia Acesso aberto Adequação dos recursos e materiais didáticos utilizados no conteúdo de pneumática nos cursos da EEP Senai Nilo Peçanha para a metodologia didática de competências(2008) Silva, Gustavo Rodrigues daA necessidade de analisar os novos recursos didáticos, cada vez mais presentes no ensino e aprendizagem, associada aos desafios de uma educação por competência motivou o desenvolvimento deste trabalho. A pesquisa envolve estudo de meios didático, a socialização da pesquisa com professores, a aplicação de alguns meios com um grupo de alunos e apresentam conclusões que demonstram quais meios didáticos favorecem a aprendizagem e uma maior autonomia dos alunos, o que é importante e sempre desejável em um grupo de estudantes, devido às mudanças da educação por competência. A experiência vivida principalmente nas aulas permitiu observar a motivação dos educandos na utilização dos meios didáticos, principalmente os que envolvem computadores. O computador tem papel importante na modificação da atitude dos professores, que na educação por competência não deve estar centrado no professor mais sim cada vez mais centrado no aluno, a Internet e o software de simulação de eletropneumática são os focos deste trabalho. As informações contidas neste trabalho poderão servir como base nas práticas pedagógicas. Cabe ressaltar a importância do professor na escolha do meio pedagógico para o ensino e aprendizagem.Monografia Acesso aberto O papel da capacitação frente às novas tecnologias(2008) Camargo, Errisson Martins deEste trabalho é o resultado dos estudos no curso de formação pedagógica para Formadores da Educação Profissional, curso este que propiciou uma visão prática dos conceitos da Pedagogia. Com este trabalho também foi possível conhecer mais a fundo a instituição SENAI em especial a unidade de Santo Antonio da Platina, identificar possíveis falhas e apresentar soluções. No Projeto de Intervenção é destacada a importância da Capacitação para os professores de formação técnica em áreas alheias a sua formação principal, mas que são importantes para que os professores tenham condições de atender as necessidades de seus alunos e também a necessidade dessa capacitação para os alunos que estão prestes a encarar o mercado de trabalho e precisam estar preparados para o que o mercado exige. E no Período de Vivência Prática foi dado maior ênfase ao conhecimento das Novas Tecnologias e como elas podem ser usadas como aliadas na tarefa de ensinar.