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Monografia Acesso fechado Hope(2022) Soares, Anne Caroline; Machado, Laura Pinheiro; Comprido, Victor Salto GabrielO cinema de animação possui o poder de deslumbrar diversos públicos de distintas faixas etárias, a começar pelas crianças. Esse estilo cinematográfico permite a exploração de temas e a expressão de ideias, pensamentos e sentimentos utilizando uma abordagem subjetiva. Desta forma, a animação possibilita abordar questões sérias utilizando um encontro de conexões entre abstrações e dados da ciência. Podemos ver nas representações fíilmicas a representação de reflexões dicotômicas que integram e espelham o cenário contemporâneo. Nesse contexto citamos a conjuntura ambiental, assunto tratado por meio de filmes animados desde o final dos anos 90, quando essa temática passou a ser mais representada em produções mainstream. O potencial de encantar o público e expressar ideias torna a animação um recurso que nos leva a refletir sobre seu potencial pedagógico e educacional. Desta forma, podemos pensar a animaçao aocumentai como um metodo para expiorar esse recurso. Este artigo tem por objetivo abordar a importância da utilização da animação para uma prática pedagógica em relação à conscientização ambiental, trazendo uma proposta de interdisciplinaridade e inovações.Monografia Acesso fechado O controle do Antonio(2022) Barradas, Alexandre Magon; Felipe, Antonio Henrique Alves; Barrile, Murilo Henrique de Oliveira; Rodrigues, Rodrigo Yago PassosCansado da rotina cotidiana, Antonio, volta para a casa e tenta ligar a televisão, mas o controle remoto não funciona. De repente ele é sugado para dentro da TV e surpreendido por vários acontecimentos: em um momento ele está como Danny Phantom, em outro como o Máskara, entre vários outros personagens. Para retornar ao seu mundo, precisa encontrar meios para capturar o controle remoto causador de toda a confusão, que fez com que o seu cotidiano mudasse drasticamente.Monografia Acesso fechado Animação Bluu(2022) Ventura, Camila; Camargo, Gabriela; Felix, Luidgi; Nascimento, Lyvia; Itimura, Naomi; Anjos, NayaraNiara e seu monstrinho, Guigo, se esforçam para ficarem sempre alegres, tendo como base a criação de seus pais. Tasha é uma colega de sala de Niara que vive com seu próprio monstrinho, Lina. Tasha trata Niara de forma rude e hostil, e posteriormente descobrimos que Tasha presencia e vive cenas desrespeitosas e agressivas dentro de casa. Por fim, as duas questionam suas ações, mas decidem pelo caminho que aprenderam com os pais.Monografia Acesso fechado Aquilo que cultivo(2022) Ramos, Ana Beatriz; Rossoni, Camila; Siqueira, Dener; Gemignani, Gabriella; Moreira, Julia; Camargo, SophiaAo longo dos anos percebe-se que as relações e as habilidades sociais entre indivíduos refletem em seus estilos de vida, e em como isso os afetará como pessoas. O objetivo da animação “Aquilo que cultivo” é o de expor essas relações e habilidades de maneira intrínseca e a importância de desenvolvê-las, ressaltando o impacto que isso causa em cada indivíduo. Para alcançar o propósito do projeto foram feitas explorações dos conceitos de relações e habilidades sociais, listagem de obras com temas semelhantes, consultas com especialistas e profissionais bem como de obras literárias da área. “Aquilo que cultivo” se passa em um universo fictício, é uma animação 2D sobre o convívio social e de relações de confiança de uma família de espíritos para com seu fazendeiro, a fim de instigar o espectador a se questionar sobre relações ao entorno dele. A validação da hipótese se dá em pesquisas e análises de formulários preenchidos pelo público-alvo e opiniões de profissionais da área, confirmando a importância de se analisar as relações e habilidades sociais.Artigo Científico Acesso fechado Artigo sobre TCC de Animação "Volte logo"(2022) Wapf, Beatriz; Santana, Lucas; Melo, RebecaUma história sensível e diversos questionamentos de uma das fases mais importantes de nossas vidas, o período pós-faculdade. O nosso curta de animação “Volte Logo” tem como objetivo trazer ao espectador questões sobre: o que fazer depois da faculdade? Manterei meus amigos por perto? Será que vou me mudar logo mais? Viver sozinho ou acompanhado? Vou realizar meus sonhos mesmo? Essas são apenas algumas perguntas que jovens na faixa média de 21 à 24 anos fazem a si mesmos logo após o diploma universitário. É um mar de dúvidas e possibilidades que surgem depois da formatura. São vários os caminhos possíveis tanto na vida profissional quanto na pessoal, familiar etc. Faz parte também o planejamento e a construção de uma carreira futura.Monografia Acesso fechado Day-to-day(2022) Lobato, Ana Maria Antuniassi de Oliveira; Miranda, Gabriela SakaguteEste trabalho tem por finalidade analisar e explicar os conceitos e o processo de criação do curta-metragem Mainichi, que retrata a rotina de Yoshio. Para isso, foi realizada uma pesquisa para detalhar cada conceito e signo presente no curta-metragem, como o zen budismo e a desencarnação, além de conceitos ligados à linguagem audiovisual. O roteiro foi escrito em 2016 e sua produção teve início em janeiro de 2020.Artigo Científico Acesso fechado Redes sociais e o curta “Offline”(2022) Vieira, Solon da GebO presente artigo vem a discutir sobre a internet e redes sociais, e como essas invenções mudaram o jeito de viver da sociedade, além de ser a estrutura base do curta Offline, onde é discutido esse poder que vem da internet e como ela altera nossa sociedade.Monografia Acesso fechado Home sweet home(2022) Posadas, Eliane Caroline Marquez; Gomes, Helena Pereira Kalil; Lopes, Sophia Figueiredo; Kimura, Vanessa MariEsse projeto tem como objetivo a criação de um curta-metragem animado em 2D digital utilizando os fundamentos e teorias da área. A partir da análise de adaptações de Contos de Fadas através do tempo, o curta ilustra a mudança atual nos papeis de personagens clássicos em contraposição às suas caracterizações nos contos originais. O curta trata de uma adaptação do popular conto de João e Maria (Hänsel und Gretel) dos Irmãos Grimm, porém em um contexto onde a Bruxa não é necessariamente má, apenas momentaneamente uma antagonista. A partir da escolha de um conto amplamente disseminado, assegura-se certas expectativas por parte do público acerca dos personagens. Tais expectativas, no entanto, são quebradas durante a trama instigando a reflexão do espectador.Monografia Acesso aberto Noite da Noiva em Chamas: Uma reflexão criativa sobre o gótico feminino(2022-06) Pires, JuliaEsta monografia se trata de uma reflexão aprofundada sobre o gênero horror gótico, com ênfase no gótico feminino, e sua relação com o empoderamento feminino. A reflexão se dará por meio da proposta de uma nova animação, chamada Noite da Noiva em Chamas, que é baseada no conto folclórico da Mula sem Cabeça. Isso também oferecerá a oportunidade de explorar vários assuntos que foram estudados durante a graduação, com ênfase em animação 2D e algumas fases da pré-produção.Monografia Acesso fechado Firmina(2022-06) Maio, Giovanna Polycarpo; Cavalcante, Natalia Neves; Machado, Victor Costa; Soares, Alex Fernandes dos SantosFirmina é um curta metragem de animação 2D digital feito pelo estúdio Gato Malhado como Trabalho de Conclusão de Curso. Ele se utiliza de uma diegese SolarPunk para contar uma história sobre esperança, comunidade e o impacto que causamos na vida das pessoas que estão em nossa volta.Monografia Acesso fechado Tales of Teracea(2022-06-15) Cruz, Beatriz; Brito, Giovana; Marques, Renato; Santos, Mike; Mello, Larissa; Saraiva, GabrielTales of Teracea, arquivo de vídeo com duração de 3 minutos e 51 segundos no formato h264 16:9, Biblia da animação e artigo, contendo os processos de produção do curta.Monografia Acesso fechado Narrativa através da música: A criação da animação "I hate myself, She hates the world, We wanna die"(2022-06-15) Costa, Guilherme; Cavalcanti, Gustavo; Neto, AlcindoA narrativa através da música, todo o processo da história da música envolveu a ideia de se comunicar através do som que não necessariamente são palavras, podendo transmitir emoções e muitos mais. Mas o processo de propagação da música foi lento, inicialmente ela se popularizou nas cantigas para as crianças e era de apreço dos adultos da alta classe, através da ópera o que limitava bastante a popularidade da música na sociedade. Porém com a chegada da tecnologia foi criada a cultura de consumo de massa, onde todos os produtos eram feitos em larga escala para abranger todas as camadas da sociedade, causando na popularização e ao mesmo tempo na desvalorização da música. Ou seja, o impacto que o audiovisual trouxe para a música foi revolucionário, pois permitiu a expansão em todas as camadas criativas, ao combinar o elemento visual com o sonoro se cria uma sinergia única, tornando o vídeo clipe em uma das maiores fontes de estímulos visuais e sonoros.Monografia Acesso aberto CÓRTEX - Experiências sensoriais no meio urbano: investigação gráfica da cidade de São Paulo.(2022-06-20) Simões, André; Benine, Anna; Mello, Gabriela; Moura, Gabrielle; Oliveira, Greyce; Miranda, Kauan; Santos, LuizO Design Gráfico coexiste com o meio urbano, influenciando na miscelânea de percepções que as pessoas têm sobre o local - tais indivíduos multiculturais contribuem ativamente para formação do ambiente, tornando-o um organismo vivo em constante transformação. A fim de explorar e esboçar graficamente a capital de São Paulo, a partir da vivência coletiva, a pesquisa investiga as experiências sensoriais e sinestésicas emergentes da interação humana com o meio e a criação de memórias afetivas. O Córtex surge como forma de conectar pessoas, sensações e a cidade. Com oficinas experimentais de criação de cartazes, intervenções urbanas e um aplicativo, encontram-se soluções de comunicação e interação com seu público, a fim de instigá-lo a perceber sua participação ativa na construção da identidade da cidade de São Paulo e produzir graficamente, com suas próprias interpretações. Propõe-se um projeto piloto, onde será testado e aprimorado conforme suas reproduções, e um convite a conhecer o entorno abrindo mão de estereótipos, a partir de uma percepção atenta para a vivência do que está ao redor.Artigo Científico Acesso aberto VOZERIA: Camadas sonoras urbanas e a estética do palimpsesto em projetos de design gráfico(2022-06-20) Menezes, Amanda; Santos, Bianca; Damasceno, Bruna; Trindade, PaulaEste artigo possui a intenção de trazer uma visão sobre a relação entre a estética universal disseminada pelo modernismo e a reação a essa visualidade, no qual se tornou uma prática excludente, em que rebaixou diversas formas de criação. Pode-se observar uma mudança e a volta ao uso de muitos elementos e uma estética com mais ruídos, com o propósito principal de expandir novas possibilidades criativas. Por meio desta, tomamos conhecimento da estética do palimpsesto, uma vertente que propõe o uso de camadas e sobreposições, trazendo uma visualidade que busca sair do clássico modernista. Assim, o foco projetual se apega a como é possível realizar um projeto de design gráfico baseado nos conceitos visuais da estética do palimpsesto. Desta maneira, por meio deste artigo será possível detalhar e explicar como se dará a realização e utilização dos conceitos estudados e descritos aqui através de um projeto de design gráfico, que busca traduzir e incorporar esses conceitos para aplicá-los a um ambiente imersivo que se apropria do meio urbano em que vivemos.Artigo Científico Acesso aberto Solo: tipografia experimental na tradução de emoções(2022-06-22) Modesto da Silva, Gabriel; Cristina Fida Presente, Jade; Barbosa Nunes, Luisa; Vitória Santos Solidade, MariaNo intuito de investigar as potencialidades expressivas e imagéticas da tipografia na prática do design gráfico pós-moderno, o projeto Solo tem como objetivo discutir o sentimento da solidão do homem contemporâneo, atrelada ao fenômeno da comunicação. Para isso, se tem como ponto de partida o texto “O que é comunicação?” de Vilém Flusser, no qual o autor desenvolve a teoria de que a comunicação humana é um processo artificial concebido para a humanidade fugir de seu estado intrínseco de solidão. Posto isso, o presente artigo busca compreender as implicações dessa teoria, relacionando-a com o contexto atual da solidão em sociedade, por meio da óptica de um projeto tipográfico experimental. Sendo assim, no que tange o design gráfico, Solo traz a perspectiva de que, ao se explorar a semântica e sintaxe tipográfica de maneira mais experimental, é possível enfatizar as emoções implicadas em uma mensagem de maneira ainda mais dinâmica e impactante para o leitor contemporâneo. Dessa forma, o projeto aqui apresentado, almeja traduzir tipograficamente o estado de solidão e seus sentimentos adjacentes, por meio de uma narrativa visual, que percorre do vazio da solidão até a solitude. Sem se comprometer a dar respostas prontas ou colocar pontos finais, Solo se desdobra como material de reflexão, um espaço para a subjetividade interpretativa, uma troca entre obra e leitor. Por fim, aqui encontram-se as bases teóricas do projeto, assim como com sua metodologia e justificativas de abordagem visual.Artigo Científico Acesso aberto A CRIAÇÃO COLABORATIVA ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIGITAIS E SUAS POSSÍVEIS LINGUAGENS PARA O DESIGN GRÁFICO(2022-06-22) Ferreira, Robson José; Dias, Caio Alison de Jesus; Paprocki, Nathalie Fernandes; Stiepcich, Ian de MelloEste artigo irá expor, desde a fundamentação até sua execução, a proposta de um meio de criação colaborativa, remota e simultânea que visa explorar a relação das tecnologias digitais com o design gráfico. Será abordada a evolução da capacidade criativa que o fazer coletivo proporciona, ainda que dentro de certas limitações causadas pela adaptação do design aos computadores, criticadas por autores responsáveis pelo embasamento deste projeto de TCC. Trata-se, portanto, não de uma ideia de contraposição, mas de uma análise mais positiva da transição das técnicas manuais de criação para o meio digital, as adaptações envolvidas neste processo, seus pontos negativos e potencialidades.Artigo Científico Acesso fechado O design gráfico como agente sociopolítico de contestação e resistência em tempos incertos(2022-06-22) Barbosa, Gabriel; Valente, Gabriela; Molinari, Anna; Lacerda, Gabriel; Silva, EmillyO presente artigo visa, através dos estudos realizados na Universidade Anhembi Morumbi e das obras dos autores pesquisados, posteriormente referenciados, trazer a perspectiva e análise de como o exercício do design gráfico pode influenciar a contestação e a resistência atuando como um agente sociopolítico em tempos dúbios, como a situação precária, correspondida de diversos acontecimentos negativos envolvendo a gestão do país. Será debatido nele o poder de levantar questionamentos acerca de algumas injustiças sociais - separadas por edições, sendo a primeira edição voltada a falar sobre a fome crescente no Brasil - e as soluções que o uso do design gráfico pode trazer. Também a importância de seu papel social, juntamente com a colaboração de entidades voltadas para as causas sociais, a fim de se unificar informações trazendo maior eficácia na comunicação proposta. A linguagem ideal, comparação do impacto atrelado à eficiência entre a mídia online e impressa, metodologia, fundamentação teórica e objetivos específicos do projeto também serão abordados no presente artigo.Monografia Acesso fechado Café e bolinhos de chuva(2022-06-22) Paula, Aline Araújo de; Marinho, Bruno Calil; Fernandes, Waskar Felipe Torrez; Mingnoti, Samuel Luís Mingoti; Rodrigues, Augusto Marino Brigagão; Avila, Fernanda Spalato de Pieri; Cardoso, Matheus Vinicius BenatoO estudo visa discutir a reunião de recursos para o desenvolvimento de um curta-metragem animado cujo objetivo é conscientizar o espectador a respeito de suas relações. Para tanto, é descrita a trajetória de produção do filme intitulado “Café e Bolinhos de Chuva”, permitindo a experimentação e documentação de dinâmicas de afeto emocionais e comportamentos sociais que se adéquam às relações humanas líquidas propostas por Zygmunt Bauman. Neste sentido, são apresentadas as principais etapas de desenvolvimento, incluindo a sua idealização, criação de estratégias de produção, desenvolvimento de roteiro e animação, até a sua finalização em pós-produção. A animação destina-se ao público-alvo jovem, que consome as redes sociais de maneira excessiva e nela desconta os impulsos sociais provenientes da idade. Portanto, espectadores que possuam suas vidas sociais pautadas na internet podem se identificar com a animação à medida que a narrativa exibe o arrependimento humano devido à inversão de prioridades.