Ciências Econômicas
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Monografia Acesso aberto Programa Bolsa Família: uma análise de sua capacidade de diminuir a concentração de renda brasileira entre 2004 a 2018(2022-06-24) CASSANI, Gabriel Pereira; RODRIGUES, Guilherme de Jesus; FREITAS, MarianaO presente trabalho tem como objetivo demonstrar como as ações do Programa Bolsa Família desde a sua criação afetaram os índices de concentração de renda, especificamente no declínio do coeficiente de Gini nos períodos durante 2003 a 2018, visando a importância da focalização de uma política de transferência de renda que propende uma diminuição na desigualdade social.Monografia Acesso aberto Análise dos efeitos negativos do covid 19 no setor automotivo de carros leves e comerciais(2022-06-24) SANTOS, Ana Carolina Matos dos; OLIVEIRA, Gabrielly Caires de; PASSARINI, Kalil Gomes; AUGUSTO, Victor de SouzaUNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI – Campus Mooca Curso: Ciências Econômicas Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso Profa.: Alessandra Cavalcante de Oliveira Acadêmicos: Ana Carolina Matos dos Santos, Gabrielly Caires de Oliveira, Kalil Gomes Passarini, Victor de Souza Augusto São Paulo, 24 de junho de 2022. SANTOS, Ana Carolina Matos; OLIVEIRA, Gabrielly Caires de; PASSARINI, Kalil Gomes; AUGUSTO, Victor de Souza. Análise dos efeitos negativos da covid-19 no setor automotivo de carros leves e comerciais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2022.Monografia Acesso aberto Análise da demanda por veículos usados durante a pandemia de Covid-19(2022-06-24) Nogueira, Gabriel; Mendes, Alana Santos; Serbaro, Paulo HenriqueO presente trabalho busca analisar como a demanda de automóveis usados se comportou com a chegada da pandemia de Covid-19 em comparação com a dinâmica do mercado de veículos novos, antes e durante o período pandêmico. No primeiro capítulo, é apresentada a introdução com os objetivos da pesquisa e a metodologia utilizada. No segundo capítulo, é descrita a história do setor automotivo com foco no comportamento da demanda de automóveis até a ocorrência da pandemia de Covid-19. No terceiro capítulo, são abordados os conceitos de comportamento do consumidor, oferta e demanda e a teoria do autor William Stanley Jevons sobre o consumo. No quarto e último capítulo é realizada o estudo do impacto da pandemia no setor automobilístico, o que causou o aumento dos carros novos e o que levou ao aumento da compra de carros usados. Para tanto, é realizada a análise de resultados de pesquisas dos anuários da FENABRAVE.Monografia Acesso fechado Relações Econômicas Entre Brasil e China: Uma Análise da Desindustrialização e Reprimarização Brasileira nas Relações Comerciais com a China de 2000 a 2014(2022-12-12) Alves Moreira da Silva, Matheus; Silva dos Santos, Abner; Souza Bitencourt, Weslei; Rodrigues Stuchi, Renan; Henrique Vicente e Silva, PedroDesde os anos 2000, o padrão de comércio Brasil-China vem crescendo rapidamente, com a China se tornando o principal parceiro comercial do Brasil entre 2004 e 2008. Diante desse contexto, o objetivo do presente trabalho é desenvolver uma análise sobre a relação econômica construída entre Brasil e China durante o período entre 2000 e 2014, observando o padrão de comércio que surgiu através dessa relação e, se através dessas interações, ocorreu o processo de desindustrialização e/ou reprimarização. Os conceitos utilizados neste trabalho objetivaram abordar a desindustrialização e a reprimarização. Foram coletados todos os dados importantes para realizar a análise, utilizando metodologia estatística, histórico evolutivo e comparativo. Foi realizado uma pesquisa qualitativa para conhecer a fundo o padrão de comércio entre Brasil e China e, apontou-se que a China pode estar correlacionada aos movimentos da indústria interna brasileira, de maneira em que tende a manter o Brasil em um processo de desindustrialização e reprimarização, na medida em que demonstraram interesse no Brasil como exportador de commodities.Monografia Acesso fechado O futebol como um negócio: relação entre investimento e resultado dentro de campo.(2022-12-12) Chagas, Lucas; Renã, Kaue; Pontes, Eros; Carvalho, Arthur; Moretti, Henrique; Melo, GabrielO presente trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade do futebol como um mercado lucrativo e não somente como um esporte. Busca compreender a origem e a consolidação lucrativa no Brasil, como são os processos estratégicos dos clubes de futebol, como adquirem e controlam suas receitas. Faz uma reflexão acerca da forma como projetam os jovens jogadores, as abordagens com patrocinadores, suas transmissões de jogos e como ofertam os produtos do time aos consumidores. A pesquisa é embasada nos projetos de gestão financeira de dois grandes times brasileiros: o Clube Flamengo que chegou ao ápice em 2019, onde se reconstruiu financeiramente e chegou ao lucro de R$238 milhões no ano; e o Clube Cruzeiro de Minas Gerais que em 2019 passou por uma das piores fases em sua gestão, como rebaixamento, endividamento, polêmicas e escândalos envolvendo a diretoria. O estudo busca demonstrar a importância das estratégias financeiras, visto que podem impactar positivamente e negativamente no desenvolvimento dos clubes e atletas. Por fim, espera-se um panorama amplo, claro e objetivo a respeito do futebol como potência lucrativa.Monografia Acesso fechado Indústria Automobilística: Os fatores econômicos e políticos por trás do encerramento da produção de automóveis no Brasil entre 2019 e 2021(2022-12-15) Silva, Bruna; Silva, Evellin; Oliveira, Gustavo; Naidg, Henrique; Santos, Joel; Kazanji, Leonardo; Novaes, VanessaO setor automobilístico é um dos maiores participantes na economia brasileira, além de ser um dos setores de maior valor agregado. Entre os anos de 2019 e 2021 foi visto que três das principais montadoras presentes no país mostraram sinais negativos, com saídas e paralisações na produção. Neste trabalho buscou-se entender os motivos por trás destes ocorridos, entendendo o histórico político que fez com que o setor crescesse e que o país se tornasse um dos maiores produtores do mundo, assim como as mudanças na cadeia de produção automobilística. As conclusões sugerem que dentro de uma cadeia de produção globalizada, o Brasil precisa continuar oferecendo condições competitivas no cenário global e nos últimos anos foram poucas as medidas oferecidas pelo governo para que o país se mantivesse em tais condições.Monografia Acesso fechado A política macroeconomica aplicada no Brasil: um estudo sobre a efetividade do tripé macroeconômico nos anos de 1999 a 2011(2023-06-16) Coelho, Andreia de Oliveira; Pereira, Guilherme HenriqueO modelo do tripé macroeconômico consiste nos regimes de metas de inflação, câmbio flutuante e superávit primário. O objetivo deste estudo é avaliar a efetividade dessa política na economia brasileira durante o período de 1999 a 2011. A metodologia utilizada baseia-se na análise de diversos estudos e obras sobre o assunto e na interpretação de alguns indicadores econômicos do Brasil, como IPCA, PIB, câmbio do período, entre outros. Conclui-se que o tripé macroeconômico tem sido benéfico para a estabilidade econômica e o controle da inflação em diversos países, incluindo o Brasil. Defensores afirmam que as metas de inflação ajudam a manter a estabilidade de preços, o câmbio flutuante permite ajustes na competitividade externa e o superávit primário contribui para o equilíbrio fiscal e a redução da dívida pública. Eles argumentam que, ao seguir esse modelo, os países têm maior credibilidade junto aos investidores, reduzem a inflação, atraem investimentos e promovem um ambiente propício para o crescimento econômico. Essa discussão reflete a diversidade de perspectivas e a complexidade das políticas macroeconômicas. A efetividade do tripé macroeconômico pode variar de acordo com as circunstâncias específicas de cada país, suas necessidades e desafios econômicos. Consequentemente, percebeu-se que, para o período estudado, as metas de inflação ajudaram a manter os preços estáveis, a flutuação da taxa de câmbio permitiu ajustes na competitividade externa e o superávit primário contribuiu para o equilíbrio fiscal e a redução da dívida pública. Seguindo esse modelo, o país conquistou a confiança dos investidores, reduziu a inflação e atraiu investimentos, criando um ambiente favorável ao crescimento econômico.Monografia Acesso fechado Causas e efeitos da pandemia do covid-19 no setor automobilístico brasileiro(2023-07-15) Oliveira, Karen; Santilli, Isabella; Dorigo, IsabeleO presente trabalho tem como objetivo analisar como a pandemia da COVID-19 afetou o setor automotivo brasileiro, entender como as paralisações temporárias das fábricas e a interrupção da cadeia de suprimentos afetaram a produção e as vendas de veículos, e analisar como o consumidor se comportou diante desse cenário.Monografia Acesso aberto O tripé macroeconômico e seus impactos na economia e seus impactos na economia brasileira: uma análise do período 1999-2014(2023-07-15) Silva, Davi Amaral; Silva, Renan Araujo daO tripé macroeconômico é constituído pelo regime de metas de inflação, câmbio flutuante e o regime de metas de superávit primário. Este trabalho descreve os conceitos do tripé macroeconômico, buscando entender desde sua origem teórica, e sua inspiração no Novo Consenso Macroeconômico, bem como trazer o período histórico da economia brasileira dos anos de 1999 a 2014, passando pelos governos dos Presidentes FHC, e Lula. Verificasse que os principais indicadores econômicos obtiveram melhoras significativas, como o PIB, que ao longo dos anos cresceu constantemente, assim como as divisas internacionais, que receberam altas expressivas e o índice de GINI, que mostra como a desigualdade no Brasil, diminuiu ao longo desses anos. Entretanto a melhora desses indicadores, e da economia brasileira, não se deve somente ao tripé macroeconômico, e sim as condições favoráveis, dos mercados internacionais, além disso como observado, o tripé promove medidas antidesenvolvimentistas, que acabam não promovendo por si só um crescimento econômico significativo.Monografia Acesso fechado O processo de desindustrialização no Brasil de 1990 a 2010: Uma análise de suas causas(2023-07-17) Portella, Guilherme Gonçalves; Fernandes, Igor Henrique; Souza, Ariana AlvesO presente trabalho acadêmico tem por finalidade analisar o processo de desindustrialização ocorrido no Brasil e seus principais conceitos e causas. Para atingir esse objetivo, foi necessário realizar um estudo dos conceitos apresentados por diversos autores, que envolvem diferentes perspectivas e tipologias do processo. Além disso, busca-se através do aporte teórico analisar os fatores que desencadearam o processo de desindustrialização, como a conhecida doença holandesa, a divisão internacional do trabalho, o aumento da produtividade (que leva ao processo natural de desindustrialização), entre outras. Em seguida, realizou-se a análise dos acontecimentos nos anos de 1990 a 2010, que possibilitou ter uma perspectiva do processo histórico da desindustrialização, utilizando como ferramenta analítica o processo de abertura econômica, seu impacto na indústria e a comparação dos dados de grau de industrialização. Além disso, expõe-se a ligação entre Brasil e China, sendo a principal consumidora de commodities produzidos no país. Por fim, dados do IPEA e do IBGE foram utilizados para apontar a diminuição da participação do setor industrial no PIB e no emprego total do Brasil, o que o identifica como um país em desindustrialização pelo sentido negativo do processo.Artigo Científico Acesso aberto Industria Automobilística No Brasil: estudo dos efeitos da pandemia sobre as altas dos preços nos automovéis(2023-12) ROCHA, Ana Carolina Gomes Da; BARROCO, André De Andrade; FERNANDES, Daniel Monteiro; RUSTIGUELLI, Leonardo LucianoO objetivo deste estudo é aprofundar a análise do desenvolvimento e dos impactos sofridos pelo setor automobilístico brasileiro, levando em consideração a notória influência da pandemia global de COVID-19. A análise de dados abrange um exame minucioso do histórico do setor no país, abordando os principais fatores que influenciaram o mercado atual e os desafios econômicos enfrentados devido à oferta e demanda. O mercado atual resulta de uma cadeia produtiva diretamente afetada por variáveis socioeconômicas e fatores como o efeito substituição, configurando-se como um oligopólio. Dadas essas características, o estudo se concentra na influência nos preços, pelos impactos causados pela crise sanitária, relacionando os com os desafios do setor, os insumos, a inflação e as estratégias adotadas durante esse período. A conclusão a que se chega é que a indústria automotiva brasileira foi, inquestionavelmente, impactada negativamente durante o período da pandemia, com destaque para o fenômeno do efeito substituição, cujos detalhes são minuciosamente explorados ao longo deste trabalho. Este fenômeno, amplamente discutido e elucidado, revela-se como um dos principais catalisadores das oscilações econômicas enfrentadas pelo setor, impondo desafios substanciais que exigem estratégias resilientes e inovadoras para a sua superação.Monografia Acesso aberto Uberização do trabalho: Efeitos na economia e seus reflexos no Brasil.(2023-12) MARONI, Daniel dos Santos; VIOTO, Julia Barreto; LIRA, Pedro Henrique de; MOTA, Taiza Kaly daEsse estudo objetivou compreender os modelos de trabalho que passaram por diversas adaptações ao longo do tempo, mostrando como foram afetados e atualizados conforme a evolução da tecnologia. Um evento de grande impacto para o mercado de trabalho foi a 4ª revolução industrial, com a introdução da internet das coisas, inteligência artificial, nuvem e robótica. Essas tecnologias realizaram uma onda de mudanças no mercado de trabalho, a partir dela foi realizado o cercamento de trabalhos preexistentes através da concentração de demandas em aplicativos que servem como intermediários entre as pessoas que necessitam do bem ou serviço e os prestadores que oferecem o trabalho procurado. Duas das maiores plataformas que utilizam esse modelo de atuação são a Uber e o Ifood, uma que foca no transporte de pessoas através de diversos meios de transportes e a outra em delivery de alimentos. Essas plataformas são descritas apenas como intermediadoras entre clientes e prestadores de serviços, fazendo com que elas neguem qualquer vínculo empregatício com os ofertantes da mão de obra principal. A partir desse pressuposto, será apresentado nesse estudo se essa nova forma de atuação pode afetar de maneira negativa as pessoas que acabaram por ingressar como trabalhadores nessas plataformas digitais. O estudo se dará, através de dados expostos nos sites das próprias plataformas e institutos de pesquisa oficiais, levantando as principais consequências da privação dos direitos trabalhistas, análise da renda e mudanças nas rotinas dos trabalhadores.Monografia Acesso aberto Inovação tecnológica e desenvolvimento econômico: experiências internacionais, desafios brasileiros e perspectivas para o futuro(2024-01) SANTOS, Felipe Freire dos; ROCHA, Livia de Carvalho; GIRALDI, Lucas Quirino; ALVES, VanessaO presente estudo investiga os obstáculos que o Brasil enfrenta na integração efetiva da tecnologia em sua estrutura econômica, abordando barreiras institucionais, desafios infraestruturais e questões educacionais, sendo crucial para compreender e superar esses desafios a fim de promover o crescimento econômico sustentável e a inovação tecnológica no país. A pergunta norteadora desta pesquisa é: Quais são os principais obstáculos que o Brasil enfrenta para integrar efetivamente a tecnologia em sua estrutura econômica? A hipótese nula é que não há diferença significativa entre os países que investem fortemente em superar barreiras institucionais, desafios de infraestrutura e deficiências na educação tecnológica, e aqueles que não o fazem, no que diz respeito ao sucesso na promoção do crescimento econômico por meio da adoção de tecnologia; como hipótese alternativa, propôs-se que países que superam efetivamente as barreiras institucionais, enfrentam desafios de infraestrutura de maneira proativa e investem significativamente na melhoria da educação e capacitação tecnológica apresentam um crescimento econômico mais robusto por meio da adoção eficaz de tecnologia em comparação com aqueles que não abordam esses obstáculos de maneira abrangente. O objetivo geral desta monografia foi investigar as principais dificuldades enfrentadas pelo Brasil na promoção e adoção de tecnologia como impulsionador do crescimento econômico, enquanto os objetivos específicos incluíram o estudo das teorias de Joseph Schumpeter sobre inovação tecnológica, a análise de exemplos de países bem-sucedidos em investimentos tecnológicos, e a investigação das dificuldades brasileiras abrangendo barreiras institucionais, desafios infraestruturais, e questões educacionais e de capacitação tecnológica. A metodologia empregada consistiu em uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão de literatura, utilizando uma variedade de fontes, como artigos científicos, dissertações, teses, livros, relatórios e documentos governamentais, publicados a partir do ano 2010. Os resultados desta pesquisa revelam uma compreensão aprofundada dos fundamentos teóricos do crescimento econômico e seu papel no desenvolvimento, conforme explorado no Capítulo 2. Ao investigar experiências internacionais bem-sucedidas de investimento em tecnologia, apresentadas no Capítulo 3, identificou-se uma série de estratégias que podem informar o contexto brasileiro, oferecendo elucidações no que tange a promoção da inovação. O Capítulo 4, por sua vez, evidenciou os desafios enfrentados pelo Brasil, abrangendo barreiras institucionais, desafios infraestruturais e questões educacionais e de capacitação tecnológica. Conclui-se que para impulsionar a inovação tecnológica no Brasil, é fundamental implementar políticas públicas com incentivos fiscais, melhorar a infraestrutura digital, investir em educação e formar ecossistemas inovadores, enquanto explorar modelos de cooperação internacional e considerar a interseção entre inovação e sustentabilidade para promover um desenvolvimento equitativo e sustentável.