Ciências Econômicas

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Industria Automobilística No Brasil: estudo dos efeitos da pandemia sobre as altas dos preços nos automovéis
    (2023-12) ROCHA, Ana Carolina Gomes Da; BARROCO, André De Andrade; FERNANDES, Daniel Monteiro; RUSTIGUELLI, Leonardo Luciano
    O objetivo deste estudo é aprofundar a análise do desenvolvimento e dos impactos sofridos pelo setor automobilístico brasileiro, levando em consideração a notória influência da pandemia global de COVID-19. A análise de dados abrange um exame minucioso do histórico do setor no país, abordando os principais fatores que influenciaram o mercado atual e os desafios econômicos enfrentados devido à oferta e demanda. O mercado atual resulta de uma cadeia produtiva diretamente afetada por variáveis socioeconômicas e fatores como o efeito substituição, configurando-se como um oligopólio. Dadas essas características, o estudo se concentra na influência nos preços, pelos impactos causados pela crise sanitária, relacionando os com os desafios do setor, os insumos, a inflação e as estratégias adotadas durante esse período. A conclusão a que se chega é que a indústria automotiva brasileira foi, inquestionavelmente, impactada negativamente durante o período da pandemia, com destaque para o fenômeno do efeito substituição, cujos detalhes são minuciosamente explorados ao longo deste trabalho. Este fenômeno, amplamente discutido e elucidado, revela-se como um dos principais catalisadores das oscilações econômicas enfrentadas pelo setor, impondo desafios substanciais que exigem estratégias resilientes e inovadoras para a sua superação.
  • Monografia Acesso aberto
    Uberização do trabalho: Efeitos na economia e seus reflexos no Brasil.
    (2023-12) MARONI, Daniel dos Santos; VIOTO, Julia Barreto; LIRA, Pedro Henrique de; MOTA, Taiza Kaly da
    Esse estudo objetivou compreender os modelos de trabalho que passaram por diversas adaptações ao longo do tempo, mostrando como foram afetados e atualizados conforme a evolução da tecnologia. Um evento de grande impacto para o mercado de trabalho foi a 4ª revolução industrial, com a introdução da internet das coisas, inteligência artificial, nuvem e robótica. Essas tecnologias realizaram uma onda de mudanças no mercado de trabalho, a partir dela foi realizado o cercamento de trabalhos preexistentes através da concentração de demandas em aplicativos que servem como intermediários entre as pessoas que necessitam do bem ou serviço e os prestadores que oferecem o trabalho procurado. Duas das maiores plataformas que utilizam esse modelo de atuação são a Uber e o Ifood, uma que foca no transporte de pessoas através de diversos meios de transportes e a outra em delivery de alimentos. Essas plataformas são descritas apenas como intermediadoras entre clientes e prestadores de serviços, fazendo com que elas neguem qualquer vínculo empregatício com os ofertantes da mão de obra principal. A partir desse pressuposto, será apresentado nesse estudo se essa nova forma de atuação pode afetar de maneira negativa as pessoas que acabaram por ingressar como trabalhadores nessas plataformas digitais. O estudo se dará, através de dados expostos nos sites das próprias plataformas e institutos de pesquisa oficiais, levantando as principais consequências da privação dos direitos trabalhistas, análise da renda e mudanças nas rotinas dos trabalhadores.
  • Monografia Acesso aberto
    Inovação tecnológica e desenvolvimento econômico: experiências internacionais, desafios brasileiros e perspectivas para o futuro
    (2024-01) SANTOS, Felipe Freire dos; ROCHA, Livia de Carvalho; GIRALDI, Lucas Quirino; ALVES, Vanessa
    O presente estudo investiga os obstáculos que o Brasil enfrenta na integração efetiva da tecnologia em sua estrutura econômica, abordando barreiras institucionais, desafios infraestruturais e questões educacionais, sendo crucial para compreender e superar esses desafios a fim de promover o crescimento econômico sustentável e a inovação tecnológica no país. A pergunta norteadora desta pesquisa é: Quais são os principais obstáculos que o Brasil enfrenta para integrar efetivamente a tecnologia em sua estrutura econômica? A hipótese nula é que não há diferença significativa entre os países que investem fortemente em superar barreiras institucionais, desafios de infraestrutura e deficiências na educação tecnológica, e aqueles que não o fazem, no que diz respeito ao sucesso na promoção do crescimento econômico por meio da adoção de tecnologia; como hipótese alternativa, propôs-se que países que superam efetivamente as barreiras institucionais, enfrentam desafios de infraestrutura de maneira proativa e investem significativamente na melhoria da educação e capacitação tecnológica apresentam um crescimento econômico mais robusto por meio da adoção eficaz de tecnologia em comparação com aqueles que não abordam esses obstáculos de maneira abrangente. O objetivo geral desta monografia foi investigar as principais dificuldades enfrentadas pelo Brasil na promoção e adoção de tecnologia como impulsionador do crescimento econômico, enquanto os objetivos específicos incluíram o estudo das teorias de Joseph Schumpeter sobre inovação tecnológica, a análise de exemplos de países bem-sucedidos em investimentos tecnológicos, e a investigação das dificuldades brasileiras abrangendo barreiras institucionais, desafios infraestruturais, e questões educacionais e de capacitação tecnológica. A metodologia empregada consistiu em uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão de literatura, utilizando uma variedade de fontes, como artigos científicos, dissertações, teses, livros, relatórios e documentos governamentais, publicados a partir do ano 2010. Os resultados desta pesquisa revelam uma compreensão aprofundada dos fundamentos teóricos do crescimento econômico e seu papel no desenvolvimento, conforme explorado no Capítulo 2. Ao investigar experiências internacionais bem-sucedidas de investimento em tecnologia, apresentadas no Capítulo 3, identificou-se uma série de estratégias que podem informar o contexto brasileiro, oferecendo elucidações no que tange a promoção da inovação. O Capítulo 4, por sua vez, evidenciou os desafios enfrentados pelo Brasil, abrangendo barreiras institucionais, desafios infraestruturais e questões educacionais e de capacitação tecnológica. Conclui-se que para impulsionar a inovação tecnológica no Brasil, é fundamental implementar políticas públicas com incentivos fiscais, melhorar a infraestrutura digital, investir em educação e formar ecossistemas inovadores, enquanto explorar modelos de cooperação internacional e considerar a interseção entre inovação e sustentabilidade para promover um desenvolvimento equitativo e sustentável.
  • Monografia Acesso fechado
    O processo de desindustrialização no Brasil de 1990 a 2010: Uma análise de suas causas
    (2023-07-17) Portella, Guilherme Gonçalves; Fernandes, Igor Henrique; Souza, Ariana Alves
    O presente trabalho acadêmico tem por finalidade analisar o processo de desindustrialização ocorrido no Brasil e seus principais conceitos e causas. Para atingir esse objetivo, foi necessário realizar um estudo dos conceitos apresentados por diversos autores, que envolvem diferentes perspectivas e tipologias do processo. Além disso, busca-se através do aporte teórico analisar os fatores que desencadearam o processo de desindustrialização, como a conhecida doença holandesa, a divisão internacional do trabalho, o aumento da produtividade (que leva ao processo natural de desindustrialização), entre outras. Em seguida, realizou-se a análise dos acontecimentos nos anos de 1990 a 2010, que possibilitou ter uma perspectiva do processo histórico da desindustrialização, utilizando como ferramenta analítica o processo de abertura econômica, seu impacto na indústria e a comparação dos dados de grau de industrialização. Além disso, expõe-se a ligação entre Brasil e China, sendo a principal consumidora de commodities produzidos no país. Por fim, dados do IPEA e do IBGE foram utilizados para apontar a diminuição da participação do setor industrial no PIB e no emprego total do Brasil, o que o identifica como um país em desindustrialização pelo sentido negativo do processo.
  • Monografia Acesso fechado
    Causas e efeitos da pandemia do covid-19 no setor automobilístico brasileiro
    (2023-07-15) Oliveira, Karen; Santilli, Isabella; Dorigo, Isabele
    O presente trabalho tem como objetivo analisar como a pandemia da COVID-19 afetou o setor automotivo brasileiro, entender como as paralisações temporárias das fábricas e a interrupção da cadeia de suprimentos afetaram a produção e as vendas de veículos, e analisar como o consumidor se comportou diante desse cenário.
  • Monografia Acesso aberto
    O tripé macroeconômico e seus impactos na economia e seus impactos na economia brasileira: uma análise do período 1999-2014
    (2023-07-15) Silva, Davi Amaral; Silva, Renan Araujo da
    O tripé macroeconômico é constituído pelo regime de metas de inflação, câmbio flutuante e o regime de metas de superávit primário. Este trabalho descreve os conceitos do tripé macroeconômico, buscando entender desde sua origem teórica, e sua inspiração no Novo Consenso Macroeconômico, bem como trazer o período histórico da economia brasileira dos anos de 1999 a 2014, passando pelos governos dos Presidentes FHC, e Lula. Verificasse que os principais indicadores econômicos obtiveram melhoras significativas, como o PIB, que ao longo dos anos cresceu constantemente, assim como as divisas internacionais, que receberam altas expressivas e o índice de GINI, que mostra como a desigualdade no Brasil, diminuiu ao longo desses anos. Entretanto a melhora desses indicadores, e da economia brasileira, não se deve somente ao tripé macroeconômico, e sim as condições favoráveis, dos mercados internacionais, além disso como observado, o tripé promove medidas antidesenvolvimentistas, que acabam não promovendo por si só um crescimento econômico significativo.
  • Monografia Acesso fechado
    A política macroeconomica aplicada no Brasil: um estudo sobre a efetividade do tripé macroeconômico nos anos de 1999 a 2011
    (2023-06-16) Coelho, Andreia de Oliveira; Pereira, Guilherme Henrique
    O modelo do tripé macroeconômico consiste nos regimes de metas de inflação, câmbio flutuante e superávit primário. O objetivo deste estudo é avaliar a efetividade dessa política na economia brasileira durante o período de 1999 a 2011. A metodologia utilizada baseia-se na análise de diversos estudos e obras sobre o assunto e na interpretação de alguns indicadores econômicos do Brasil, como IPCA, PIB, câmbio do período, entre outros. Conclui-se que o tripé macroeconômico tem sido benéfico para a estabilidade econômica e o controle da inflação em diversos países, incluindo o Brasil. Defensores afirmam que as metas de inflação ajudam a manter a estabilidade de preços, o câmbio flutuante permite ajustes na competitividade externa e o superávit primário contribui para o equilíbrio fiscal e a redução da dívida pública. Eles argumentam que, ao seguir esse modelo, os países têm maior credibilidade junto aos investidores, reduzem a inflação, atraem investimentos e promovem um ambiente propício para o crescimento econômico. Essa discussão reflete a diversidade de perspectivas e a complexidade das políticas macroeconômicas. A efetividade do tripé macroeconômico pode variar de acordo com as circunstâncias específicas de cada país, suas necessidades e desafios econômicos. Consequentemente, percebeu-se que, para o período estudado, as metas de inflação ajudaram a manter os preços estáveis, a flutuação da taxa de câmbio permitiu ajustes na competitividade externa e o superávit primário contribuiu para o equilíbrio fiscal e a redução da dívida pública. Seguindo esse modelo, o país conquistou a confiança dos investidores, reduziu a inflação e atraiu investimentos, criando um ambiente favorável ao crescimento econômico.
  • Monografia Acesso fechado
    O futebol como um negócio: relação entre investimento e resultado dentro de campo.
    (2022-12-12) Chagas, Lucas; Renã, Kaue; Pontes, Eros; Carvalho, Arthur; Moretti, Henrique; Melo, Gabriel
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade do futebol como um mercado lucrativo e não somente como um esporte. Busca compreender a origem e a consolidação lucrativa no Brasil, como são os processos estratégicos dos clubes de futebol, como adquirem e controlam suas receitas. Faz uma reflexão acerca da forma como projetam os jovens jogadores, as abordagens com patrocinadores, suas transmissões de jogos e como ofertam os produtos do time aos consumidores. A pesquisa é embasada nos projetos de gestão financeira de dois grandes times brasileiros: o Clube Flamengo que chegou ao ápice em 2019, onde se reconstruiu financeiramente e chegou ao lucro de R$238 milhões no ano; e o Clube Cruzeiro de Minas Gerais que em 2019 passou por uma das piores fases em sua gestão, como rebaixamento, endividamento, polêmicas e escândalos envolvendo a diretoria. O estudo busca demonstrar a importância das estratégias financeiras, visto que podem impactar positivamente e negativamente no desenvolvimento dos clubes e atletas. Por fim, espera-se um panorama amplo, claro e objetivo a respeito do futebol como potência lucrativa.
  • Monografia Acesso fechado
    Indústria Automobilística: Os fatores econômicos e políticos por trás do encerramento da produção de automóveis no Brasil entre 2019 e 2021
    (2022-12-15) Silva, Bruna; Silva, Evellin; Oliveira, Gustavo; Naidg, Henrique; Santos, Joel; Kazanji, Leonardo; Novaes, Vanessa
    O setor automobilístico é um dos maiores participantes na economia brasileira, além de ser um dos setores de maior valor agregado. Entre os anos de 2019 e 2021 foi visto que três das principais montadoras presentes no país mostraram sinais negativos, com saídas e paralisações na produção. Neste trabalho buscou-se entender os motivos por trás destes ocorridos, entendendo o histórico político que fez com que o setor crescesse e que o país se tornasse um dos maiores produtores do mundo, assim como as mudanças na cadeia de produção automobilística. As conclusões sugerem que dentro de uma cadeia de produção globalizada, o Brasil precisa continuar oferecendo condições competitivas no cenário global e nos últimos anos foram poucas as medidas oferecidas pelo governo para que o país se mantivesse em tais condições.
  • Monografia Acesso fechado
    Relações Econômicas Entre Brasil e China: Uma Análise da Desindustrialização e Reprimarização Brasileira nas Relações Comerciais com a China de 2000 a 2014
    (2022-12-12) Alves Moreira da Silva, Matheus; Silva dos Santos, Abner; Souza Bitencourt, Weslei; Rodrigues Stuchi, Renan; Henrique Vicente e Silva, Pedro
    Desde os anos 2000, o padrão de comércio Brasil-China vem crescendo rapidamente, com a China se tornando o principal parceiro comercial do Brasil entre 2004 e 2008. Diante desse contexto, o objetivo do presente trabalho é desenvolver uma análise sobre a relação econômica construída entre Brasil e China durante o período entre 2000 e 2014, observando o padrão de comércio que surgiu através dessa relação e, se através dessas interações, ocorreu o processo de desindustrialização e/ou reprimarização. Os conceitos utilizados neste trabalho objetivaram abordar a desindustrialização e a reprimarização. Foram coletados todos os dados importantes para realizar a análise, utilizando metodologia estatística, histórico evolutivo e comparativo. Foi realizado uma pesquisa qualitativa para conhecer a fundo o padrão de comércio entre Brasil e China e, apontou-se que a China pode estar correlacionada aos movimentos da indústria interna brasileira, de maneira em que tende a manter o Brasil em um processo de desindustrialização e reprimarização, na medida em que demonstraram interesse no Brasil como exportador de commodities.
  • Monografia Acesso aberto
    Programa Bolsa Família: uma análise de sua capacidade de diminuir a concentração de renda brasileira entre 2004 a 2018
    (2022-06-24) CASSANI, Gabriel Pereira; RODRIGUES, Guilherme de Jesus; FREITAS, Mariana
    O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como as ações do Programa Bolsa Família desde a sua criação afetaram os índices de concentração de renda, especificamente no declínio do coeficiente de Gini nos períodos durante 2003 a 2018, visando a importância da focalização de uma política de transferência de renda que propende uma diminuição na desigualdade social.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise dos efeitos negativos do covid 19 no setor automotivo de carros leves e comerciais
    (2022-06-24) SANTOS, Ana Carolina Matos dos; OLIVEIRA, Gabrielly Caires de; PASSARINI, Kalil Gomes; AUGUSTO, Victor de Souza
    UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI – Campus Mooca Curso: Ciências Econômicas Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso Profa.: Alessandra Cavalcante de Oliveira Acadêmicos: Ana Carolina Matos dos Santos, Gabrielly Caires de Oliveira, Kalil Gomes Passarini, Victor de Souza Augusto São Paulo, 24 de junho de 2022. SANTOS, Ana Carolina Matos; OLIVEIRA, Gabrielly Caires de; PASSARINI, Kalil Gomes; AUGUSTO, Victor de Souza. Análise dos efeitos negativos da covid-19 no setor automotivo de carros leves e comerciais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2022.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise da demanda por veículos usados durante a pandemia de Covid-19
    (2022-06-24) Nogueira, Gabriel; Mendes, Alana Santos; Serbaro, Paulo Henrique
    O presente trabalho busca analisar como a demanda de automóveis usados se comportou com a chegada da pandemia de Covid-19 em comparação com a dinâmica do mercado de veículos novos, antes e durante o período pandêmico. No primeiro capítulo, é apresentada a introdução com os objetivos da pesquisa e a metodologia utilizada. No segundo capítulo, é descrita a história do setor automotivo com foco no comportamento da demanda de automóveis até a ocorrência da pandemia de Covid-19. No terceiro capítulo, são abordados os conceitos de comportamento do consumidor, oferta e demanda e a teoria do autor William Stanley Jevons sobre o consumo. No quarto e último capítulo é realizada o estudo do impacto da pandemia no setor automobilístico, o que causou o aumento dos carros novos e o que levou ao aumento da compra de carros usados. Para tanto, é realizada a análise de resultados de pesquisas dos anuários da FENABRAVE.