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Relatório de estágio Acesso aberto Avaliação da implementação do CRM na F1 Cia Imobiliária(2021) Moraes, Marlon Winicius Frighetto deUma organização com resultados, as quais obtêm-se proveito das oportunidades, e organiza-se para imprevistos, procura se manter lucrativa e inovativa em um mundo globalizado, se faz necessário o uso do CRM (Customer Relationship Management). Consiste em uma ferramenta gerencial que examina as questões da organização, uma vez feita a análise do ambiente externo e interno, determina uma direção assertiva e generalizada para a empresa. Através do uso, as organizações passam a ter um senso de direção, focalizam os esforços dos indivíduos, orientam os planos, a tomada de decisão e avaliam o progresso da empresa. Demonstra os objetivos e as potencialidades da empresa, além de estruturar ações, para que sejam dirigidas para a lucratividade e resultados. O objetivo deste relatório foi avaliar como a ferramenta auxilia no desenvolvimento e gestão da empresa F1 Cia Imobiliária. Foram apresentados no decorrer da pesquisa os passos para confecção e implementação. Analisa-se a empresa F1 Cia Imobiliária e verificamos como aumentar significativamente seu desempenho e aprimorar seus processos através do uso do CRM. O objetivo da pesquisa foi elaborar um modelo de planejamento voltado ao gerenciamento dos dados, para que aperfeiçoe e melhore os seus resultados, consequentemente obtendo maior resultado, eficiência e eficácia para a empresa. Visa diferenciar-se dos concorrentes e aumentar a participação no mercado imobiliário de Florianópolis, proporcionando reflexões e diretrizes para as atividades da organização. Aborda-se aspectos como: Objetivo, procedimentos metodológicos, tipos de pesquisa, caracterização da empresa, estrutura organizacional, processo organizacional, macroambiente, microambiente, diagnóstico, análise swot, análise swot cruzada, demonstração do CRM, 5w2h. Destaca-se que a implementação e o bom uso dos dados resultam em um impacto positivo como ponto forte, a resistência a mudança foi um dos pontos fracos. Sugere-se a empresa o melhoramento das suas estruturas internas na filial do sul da ilha e o treinamento dos respectivos funcionários.Relatório de estágio Acesso aberto Elaboração do modelo Canvas para um E-commerce de moda praia(2021-06-22) Sanfelice, TaynáO presente trabalho visa criar um plano de negócio de um e-commerce de moda praia, utilizando a Modelagem de Negócios de Canvas. Teoricamente foram abordados temas como: empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil, perfil do empreendedor e-commerce e plano de negócios. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qual o procedimento utilizado para coleta de dados foi pesquisa bibliográfica. Buscando explicar através de referências teóricas publicadas em livros, site, pesquisa científica e artigos. O trabalho possibilitou realizar a caracterização do empreendimento proposto, analisar o macroambiente e o microambiente do negócio, e também permitiu fazer um estudo com os potenciais clientes. Além disso, desenvolveu-se a Matriz SWOT, por meio da qual foram definidas a principal oportunidade do negócio bem como a principal ameaça. Foram definidos ainda a missão, a visão e os valores do futuro empreendimento e, por fim, realizou-se o desenvolvimento da modelagem de Canvas para a empresa Tropical Queen, tendo o desenvolvimento do conteúdo presente nos nove blocos, permitindo enxergar claramente oportunidades de melhoria e pontos fortes do futuro negócioRelatório de estágio Acesso fechado Empreendedorismo e pandemia: estudo com micro e pequenos empreendedores da carteira de clientes da Necon Contabilidade(2021-12-18) Barbosa, DianaO estudo visa apresentar temas relacionados ao empreendedorismo e à pandemia. Identificando os impactos da pandemia COVID-19 nas micro e pequenas empresas. Para isso realizou-se um estudo qualitativo e quantitativo, tendo como população de pesquisa as micro e pequenas empresas clientes da Necon Organização Contábil. Com resultado deste estudo, foi possível conhecer um pouco dos entrevistados, e obter informações sobre seus empreendimentos na atual situação. Como esse estudo tem como base um empreendimento, após todos os dados adquiridos, e através da formulação da matriz SWOT onde será identificado os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças; presentes no ambiente interno e externo da empresa. As conclusões apontam para a necessidade de um plano de marketing digital, visando que a Necon Organização Contábil esteja mais atualizada no mercado.Relatório de estágio Acesso fechado Empreendedorismo: design thinking na concepção de um novo negócio(2023-12) WIPPEL, GuilhermeO objetivo geral deste trabalho é aplicar as ferramentas do Design Thinking para a concepção de um negócio no segmento de bares temáticos, focado em cervejas artesanais em Florianópolis, a WippHaus Cervejaria Urbana, no bairro Agronômica em Florianópolis – SC. Na fundamentação teórica, foram tratados temas sobre o empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil, plano de negócios, estratégias de marketing, análise SWOT e etapas do Design Thinking: Persona, Mapa de Empatia e Prototipação. Quanto a metodologia da pesquisa, em relação aos objetivos foi empregada a pesquisa exploratória e em relação a abordagem do problema, foi utilizada a pesquisa qualitativa. A fundamentação teórica foi realizada através de pesquisas bibliográficas. Para fazer a análise dos potenciais clientes, foi aplicada um questionário. Foram definidas a missão, visão e valores da WippHaus Cervejaria Urbana. A missão “é apresentar um diferencial em qualidade e atendimento em relação a outras cervejarias artesanais da região”. A visão é “ser referência na área de cervejarias artesanais, aliando qualidade e tecnologia ao atendimento rápido e eficaz de nossa equipe” e os valores são “proporcionar momentos de prazer, qualidade, harmonização e satisfação aos nossos clientes”. O posicionamento estratégico foi determinado através da elaboração da Matriz SWOT, onde foram detalhados os fatores internos e externos. As principais forças identificadas são a decoração temática inovadora, o foco nas cervejas artesanais e o atendimento diferenciado ao cliente. Entre as principais ameaças, estão a crescente exigência pelos clientes e a presença de concorrentes consolidados no mercado. As principais oportunidades identificadas são a demanda crescente por cervejas artesanais a poucos concorrentes com bares temáticos. E entre os principais pontos fracos, estão o alto valor dos aluguéis e a marca desconhecida. A utilização do Design Thinking permitiu criar o Persona, que são personagens ficcionais, baseados em comportamentos observados entre consumidores, que auxiliam no processo de design porque direcionam as soluções para o sentido dos usuários, apoiando as tomadas de decisão. Também permitiu criar o Mapa de Empatia, que é um recurso visual e de gestão para conhecer o cliente através de um diagrama por meio de perguntas e tópicos sobre uma persona, como objetivo de obter um nível mais profundo de compreensão de uma persona, apresentando informações do cliente que servem para confirmar quem é o público-alvo. A utilização do Design Thinking propiciou ainda a criação do protótipo, ou seja, a passagem do abstrato para o físico para representar a realidade e propiciar validações. Para definir o plano de ação, foi utilizado o Canvas, que é uma ferramenta visual usada para planejar e descrever modelos de negócios de forma simplificada. O problema proposto neste trabalho foi: Como aplicar o Design Thinking na concepção de um negócio no segmento de bares temáticos, focado em cervejas artesanais? O autor considera que o problema foi resolvido, pois conseguiu aplicar as etapas do Design Thinking e criar o plano estratégico e iniciar o empreendimento proposto. Além disso, as perspectivas de crescimento no nicho de bares e cervejas artesanais é promissora, de forma que a implantação do negócio é recomendada. Sendo assim, comprovou-se a possibilidade de sucesso para a WippHaus Cervejaria Urbana.Relatório de estágio Acesso aberto Gestão de pessoas: clima organizacional(2021) Martins, MatheusO presente trabalho teve como objetivo analisar o clima organizacional de um salão de beleza, a fim de identificar se o ambiente o qual os colaboradores estão inseridos é satisfatório. Para que fosse possível realizar este estudo, foi feita uma fundamentação teórica com os principais autores que abordam o tema administração e clima organizacional, justificando os benefícios se uma efetiva administração, bem como a importância de um ambiente saudável para os colaboradores. Através da aplicação de um questionário, foi possível avaliar o ambiente no que abrange assuntos como reconhecimento, satisfação e participação dos colaboradores na tomada de decisão do salão, impactando diretamente em seus trabalhos. Concluiu-se que o clima organizacional da empresa é satisfatório, visto que todos os colaboradores expressaram suas opiniões e afirmaram que a organização os valoriza e os inclui nas tomadas de decisão de alto impacto.Relatório de estágio Acesso fechado Modelagem de processos: compras e vendas(2021-06-30) Alves, Camila KunzO relatório de estágio desenvolvido na Frutícola Madri tem por objetivo estudar os procedimentos de gestão de uma pequena empresa, com característica familiar, assinalando potencialidades e os gargalos existentes em sua gestão de compra e vendas de mercadorias. Aplicada uma pesquisa denominada descritiva, com coleta de dados, análise e interpretação dos mesmos onde, buscou-se a finalidade em descrever características do estabelecimento para melhor conhecer e lhe aplicar as melhorias corretas e recursos, mas sem a manipulação ou interferência do pesquisador. Analisados a partir de uma gestão empresarial que busca técnica para avaliação e conjunto de ferramentas, onde, pode ajudar as empresas em tomadas de decisões e estratégias juntamente com os processos que buscam mostrar o funcionamento real de uma empresa, junto ao conjunto de ações, que se referem a diferentes funções, o que significa, na prática, que os processos atravessam todos os departamentos ou divisões organizadas por função, mesmo que por muitas das vezes buscam ênfase em apensa um setor, mas se o setor executor não enxergar só a parte do qual participa, mas sim, o processo como um todo e as relações de interdependência existentes poderá ter mais resultados e conhecimentos do que realmente a empresa precisa na hora de fazer boas compras e excelentes vendas. Contudo, devesse considerar todas aquelas atividades realizadas dentro ou fora da nossa unidade que agregam valor ao processo, seja na compra, na escolha ou na venda dos produtos. A ação apresentada à proprietária seria a implementação de um sistema chamado PDV (Sistema de Ponto de Venda), sistema muito utilizado em supermercados, que depois de feito um cadastro rápido das mercadorias, está apto para realizar as vendas aos consumidores. Esse software conecta as informações da empresa, como promoções, dados dos clientes cadastrados e informações do estoque, como as vendas efetuadas. Ele faz o registro automatizado da entrada e da saída de produtos por meio do leitor de código de barras, o que evita falhas no controle do estoque. Também foi apresentado o sistema PEPS – Primeiro que entra, Primeiro que sai, esse que cria benefícios em relação a possíveis desperdícios e desvios ocorridos pelo vencimento de produtos e ausência de endereçamento dos itens de estoque.Relatório de estágio Acesso fechado Plano de negócios: food truck(2021-12-04) Cardoso, RiderO presente relatório teve como tema principal a abertura de um food truck de hambúrguer, tendo como objetivo geral demostrar a importância da organização e do planejamento minucioso antes da abertura do negócio. O modelo Canvas foi empregado pela sua facilidade de compreensão e por sua estrutura flexível a adaptações durante o processo. A coleta de dados tratada no relatório se deu por meio secundário e análise de dados foi de maneira qualitativa. Na fundamentação teórica, demonstrou-se que empreender não é somente abrir um negócio a partir de uma ideia, mas sim organizar e planejar como tudo irá funcionar através dessa ideia inicial. Na análise de dados, discorreu-se sobre a concorrência, elemento de fundamental importância para determinar o foco da empresa, buscando-se suprir as demandas do público consumidor não observadas pelo concorrente. A partir dessa análise, foram obtidas informações valiosas para aplicar diferenciais à empresa, buscando não somente a satisfação dos clientes atendidos, mas a captação de novos clientes a partir de indicações. Em relação ao segmento abordado, verificou-se a mudança de hábitos alimentares da população em geral, que devido à falta de tempo, buscam cada vez mais alimentos rápidos e práticos no dia a dia. Verificou-se ainda que a alimentação fora de casa trata-se de uma necessidade da maioria das pessoas, em virtude da praticidade e rapidez que esse tipo de refeição oferece. O plano estratégico apresentado é essencial para o início e estruturação do negócio escolhido, pois forneceu elementos capazes de auxiliar na escolha do número de funcionários treinados e aptos a atender a demanda de pedidos, ao mesmo tempo em que trouxe segurança, ao prever uma organização financeira e administrativa do negócio, por meio da utilização de programas de computadores voltados ao ramo alimentício. A partir de todos os dados levantados, foram coletadas informações fundamentais para implantação e início de um negócio no ramo da venda de hambúrgueres, minimizando os mais variados riscos desse empreendimento, aumentando dessa forma as chances de sucesso.