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Estudo de Caso Acesso aberto ANTES QUE O CIRCO PEGUE FOGO NO AMBIENTE VIRTUAL: um novo olhar para a pré-crise entre marcas privadas e influenciadores digitais(2024-07) ELIAN, Camila Alves; RIBEIRO, Gustavo Henrique de Araujo; CORDEIRO, Gustavo Tavares Salles; LIMA, Natália PradoO estudo em questão visa investigar a relação entre marcas privadas e influenciadores digitais antes de possíveis crises, destacando aspectos relevantes na escolha e contratação de um influenciador digital para promover a sua empresa. Neste momento, é essencial analisar e considerar determinados pontos para que a parceria seja bem-sucedida e não resulte em problemas futuros. O intuito é promover uma reflexão sobre a necessidade de estabelecer estratégias de marketing que estejam alinhadas com os princípios, valores, imagem e reputação da organização. Propõe-se a criação de um guia digital com diretrizes para evitar possíveis contratempos na escolha e contratação de um influenciador digital. Com base nos dados obtidos, foi possível verificar que a seleção equivocada desse profissional pode trazer impactos negativos para a empresa, portanto, é fundamental realizar pesquisas e avaliações criteriosas antes de eleger um influenciador digital para representar a organização.Estudo de Caso Acesso aberto Auditoria de imagem: percepção e experiência do cliente online e offline da empresa RIÔ(2022-12-12) Gomes, Aline Stefane Egídio; Gonçalves, Danielle Fonseca; Duarte, Eduarda Moreira; Silveira, Laura Rodrigues; Chaves, Luana de Jesus; Araújo, Lucas Fontana; Oliveira, Stephanie Dias deNo contexto atual, em que a internet acelera o acesso à informação e permite que os indivíduos produzam e divulguem conteúdo constante sobre marcas e pessoas, a auditoria de imagem torna-se cada vez mais relevante. O presente trabalho tem por objetivo realizar uma auditoria de imagem junto aos clientes da empresa Riô, nos ambientes online e offline. As bases teóricas estudadas são Comunicação organizacional, identidade, imagem e reputação, papel estratégico de Relações públicas e auditoria de imagem. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Como estratégia de coleta de dados, utilizou-se roteiros de entrevistas com a proprietária da marca e com as clientes, além de um mapeamento das mídias sociais da marca. Visando uma melhor interpretação dos dados, foi adotada a análise de conteúdo, com definição das categorias: atributos da marca (AM); Diferencial da marca (DM); Conexão com mulheres (CM); Aspectos negativos (AN) e “Outros”. Sobre os resultados, apesar de identificar alguns pontos de melhorias como o preço alto e formas de pagamento não tão acessíveis, foi perceptível a coerência entre a identidade e a imagem.Estudo de Caso Acesso fechado A importância da auditoria de imagem nas estratégias de um negócio: um estudo sobre o atendimento da Oficina da Cardiesel(2022-12-12) Silva, Gabriela Lorraine Moreira; Oliveira, Jessica Caroline Moura; Carvalho, Júlia Pinheiro de; Castro, Luiza Neves de; Vieira, Marlon Alonso Calmon; Costa, Thalia Costa daEste trabalho foi produzido com o objetivo de realizar auditoria de imagem da empresa Cardiesel junto aos clientes do setor de Oficina a fim de mensurar e avaliar a imagem da organização, e a forma de como o atendimento e prestação de serviço impacta nos seus negócios. A seleção do objeto de estudo , setor da Oficina, se deve pelo fato que a empresa possui ruídos nesta área, que impactam no atendimento ao cliente final. Diante deste cenário, o grupo propôs a observar a rotina do setor e os processos internos da empresa, com pesquisas direcionadas aos colaboradores, gerente e clientes, a fim de entender as raízes dos problemas. A análise de conteúdo foi utilizada como estratégia de análise de dados e, a partir disso, as categorias Percepção de serviços (PS), Comunicação da empresa (CE), Diferencial (D), Atributos da marca (AM) e Outros (O) foram identificadas. Ao final da pesquisa, chega-se à constatação de que a imagem positiva percebida pelos colaboradores e clientes é baseada em sua tradição, a força da bandeira Mercedes-Benz e o bom relacionamento dos colaboradores com os clientes. Já a imagem negativa se deve ao atraso nas entregas, falta de feedback com os clientes e desorganização dos processos internos, além de algumas falhas na comunicação entre os setores.