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  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Auditoria de imagem: percepção e experiência do cliente online e offline da empresa RIÔ
    (2022-12-12) Gomes, Aline Stefane Egídio; Gonçalves, Danielle Fonseca; Duarte, Eduarda Moreira; Silveira, Laura Rodrigues; Chaves, Luana de Jesus; Araújo, Lucas Fontana; Oliveira, Stephanie Dias de
    No contexto atual, em que a internet acelera o acesso à informação e permite que os indivíduos produzam e divulguem conteúdo constante sobre marcas e pessoas, a auditoria de imagem torna-se cada vez mais relevante. O presente trabalho tem por objetivo realizar uma auditoria de imagem junto aos clientes da empresa Riô, nos ambientes online e offline. As bases teóricas estudadas são Comunicação organizacional, identidade, imagem e reputação, papel estratégico de Relações públicas e auditoria de imagem. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Como estratégia de coleta de dados, utilizou-se roteiros de entrevistas com a proprietária da marca e com as clientes, além de um mapeamento das mídias sociais da marca. Visando uma melhor interpretação dos dados, foi adotada a análise de conteúdo, com definição das categorias: atributos da marca (AM); Diferencial da marca (DM); Conexão com mulheres (CM); Aspectos negativos (AN) e “Outros”. Sobre os resultados, apesar de identificar alguns pontos de melhorias como o preço alto e formas de pagamento não tão acessíveis, foi perceptível a coerência entre a identidade e a imagem.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    A importância da auditoria de imagem nas estratégias de um negócio: um estudo sobre o atendimento da Oficina da Cardiesel
    (2022-12-12) Silva, Gabriela Lorraine Moreira; Oliveira, Jessica Caroline Moura; Carvalho, Júlia Pinheiro de; Castro, Luiza Neves de; Vieira, Marlon Alonso Calmon; Costa, Thalia Costa da
    Este trabalho foi produzido com o objetivo de realizar auditoria de imagem da empresa Cardiesel junto aos clientes do setor de Oficina a fim de mensurar e avaliar a imagem da organização, e a forma de como o atendimento e prestação de serviço impacta nos seus negócios. A seleção do objeto de estudo , setor da Oficina, se deve pelo fato que a empresa possui ruídos nesta área, que impactam no atendimento ao cliente final. Diante deste cenário, o grupo propôs a observar a rotina do setor e os processos internos da empresa, com pesquisas direcionadas aos colaboradores, gerente e clientes, a fim de entender as raízes dos problemas. A análise de conteúdo foi utilizada como estratégia de análise de dados e, a partir disso, as categorias Percepção de serviços (PS), Comunicação da empresa (CE), Diferencial (D), Atributos da marca (AM) e Outros (O) foram identificadas. Ao final da pesquisa, chega-se à constatação de que a imagem positiva percebida pelos colaboradores e clientes é baseada em sua tradição, a força da bandeira Mercedes-Benz e o bom relacionamento dos colaboradores com os clientes. Já a imagem negativa se deve ao atraso nas entregas, falta de feedback com os clientes e desorganização dos processos internos, além de algumas falhas na comunicação entre os setores.
  • Monografia Acesso aberto
    Auditoria de imagem de personalidade política: um estudo sobre os elementos de identidade da Duda Salabert
    (2022-12-12) Machado, Thábata Cunha Matta; Diniz, Clara Sampaio; Souza, Frederico Rodrigues de; Cândido, Gabriela Gomes; Camargos, Paula Libéria
    Quem trabalha com o público, sendo organização ou figura pública, precisa estar atento às impressões que causa. Elaborar uma auditoria de imagem é de extrema importância para traçar estratégias de posicionamento e ações comunicacionais. Considerando o ano eleitoral, o presente trabalho tem por objetivo a realização de uma auditoria de imagem da deputada federal eleita, Duda Salabert, perante três grupos de eleitores, denominados G 2020, G 2022 e G 2/2, tendo em vista sua imagem pessoal e política. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva, utilizando de entrevistas em profundidade com três grupos de eleitores, além da pessoa pesquisada, e clipagem considerando redes sociais da deputada e portais de notícias que a citam em suas matérias. Optou-se pela análise de conteúdo como estratégia de análise de dados, obtendo como principais resultados o mapeamento dos elementos de identidade da deputada que foram identificados em seu discurso, nos conteúdos midiáticos explorados na clipagem e, também, na fala de seus eleitores. Assim, percebeu-se que eleitores do grupo G 2020 tiveram maior relação com esses elementos do que eleitores dos dois outros grupos. Ainda como resultado, traçou-se uma linha do tempo com os marcos da atuação política da deputada, correlacionando-os à imagem percebida.
  • Paper Acesso aberto
    Relatório de construção do Manual de Gestão de Crise - ZKTeco Brasil
    (2022) Paula, Edson Junio Santos de; Mariano, Ellen Crystine Neri; Mendes, Josiane dos Santos; Lima, Sara Liz Nogueira
    Este relatório, apresentado como trabalho de conclusão de curso (TCC) juntamente com o produto prático, tem como objetivo descrever o processo de construção do Manual de Gestão de Crise da ZKTeco Brasil, empresa de tecnologia de reconhecimento biométrico e segurança inteligente. O seguinte documento expõe o detalhamento da criação do manual, que serve para amparar organizações em momentos delicados, que pode ocorrer por alguma falta ou falha de planejamento interno ou por crises, escândalos e polêmicas externas referentes à marca. Quando não são bem gerenciadas, tais crises podem culminar no fim de uma empresa. O Manual de Gestão de Crise elaborado se aprofunda no que envolve essas crises, o que se pode fazer para evitá-las e como agir caso elas já estejam em ação, destacando desde o comportamento ideal de cada profissional até as ações a serem tomadas para recuperação da imagem organizacional. O relatório também destaca toda a pesquisa e temas de estudo realizados para a realização do produto, como conceitos relevantes e análises de assuntos importantes para o gerenciamento de crises.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Consultoria em comunicação institucional e mercadológica
    (2021) IARA RODRIGUES DE OLIVEIRA, ÁGATHA; DE CERQUEIRA MARTINS, AMANDA; MARTINS DOS SANTOS DAMACENO, GRACIELLE; AUGUSTO MENDES, GUSTAVO; COSTA XAVIER SILVA, MARIA; FRANCIELLE PEDROSA DE CASTRO, MARYNA
    Em meio a alta oferta de empresas e seus produtos e serviços, chamar a atenção do consumidor e se diferenciar dentre a multidão é essencial para o sucesso de um negócio. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo o desenvolvimento de uma consultoria para um cliente real no qual foi escolhida a empresa Falcão Barbearia. Por meio de diversas pesquisas, diagnosticou-se a necessidade de fortalecer a marca à luz de estratégias da comunicação mercadológica e institucional, temas deste trabalho. Com o objetivo geral de desenvolver o posicionamento da marca de modo contínuo e eficaz, por meio de estratégias de comunicação mercadológica e institucional, até dezembro de 2022, percorremos todo o planejamento e, ao final, entregamos o plano de ação para o cliente, que já está sendo amplamente realizado. Observamos que a experiência proporcionou mudanças significativas na comunicação da empresa, no posicionamento com seu público e na criação de estratégias para prospecção e engajamento de clientes, levando a modernização dos serviços com qualidade.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MERCADOLÓGICA: consultoria para a Falcão Barbearia
    (2021-12-23) Oliveira, Ágatha; Martins, Amanda; Damaceno, Gracielle; Mendes, Gustavo; Silva, Maria; Castro, Maryna
    Em meio a alta oferta de empresas e seus produtos e serviços, chamar a atenção do consumidor e se diferenciar dentre a multidão é essencial para o sucesso de um negócio. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo o desenvolvimento de uma consultoria para um cliente real no qual foi escolhida a empresa Falcão Barbearia. Por meio de diversas pesquisas, diagnosticou-se a necessidade de fortalecer a marca à luz de estratégias da comunicação mercadológica e institucional, temas deste trabalho. Com o objetivo geral de desenvolver o posicionamento da marca de modo contínuo e eficaz, por meio de estratégias de comunicação mercadológica e institucional, até dezembro de 2022, percorremos todo o planejamento e, ao final, entregamos o plano de ação para o cliente, que já está sendo amplamente realizado. Observamos que a experiência proporcionou mudanças significativas na comunicação da empresa, no posicionamento com seu público e na criação de estratégias para prospecção e engajamento de clientes, levando a modernização dos serviços com qualidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Identidade Corporativa: planejamento para cliente Arquivei
    (2021-12-07) Tregues, Renata; Castro, Vitor; Rocha, Ana Luiza; Carvalho, Heitor; Vaz, Larissa; Aquino, Vitória
    Com o crescimento e a importância das redes sociais como influência direta ao consumo de produtos e/ou serviços, faz-se necessário que as organizações dêem atenção à sua marca e ao seu posicionamento frente ao mercado. É importante considerar, portanto, os papéis sociais que essas empresas exercem na comunidade e, assim, a afinidade que as pessoas criam por uma marca quando é coerente com o que elas acreditam. Para isso, Relações Públicas tem, dentre as suas missões, a definição, construção e/ou evolução de Identidade, Imagem e Reputação de uma organização, independente do seu porte, setor e área de atuação. À luz deste cenário, o nosso trabalho tem como objetivo prestar serviço para a cliente real Arquivei, empresa de tecnologia de São Carlos - SP, por meio da empresa de consultoria que criamos, a I’magem, elaborando e executando, parcialmente, um planejamento de comunicação. O processo de consultoria teve início com uma pesquisa detalhada dos aspectos da empresa e do seu ambiente externo, para elaboração de diagnóstico, definição de objetivos, meta e estratégias, além da proposta de produto, incluindo um Plano de Ação. Acreditamos que, com a implementação do planejamento construído, em sua totalidade, o cliente alcançará o seu objetivo, que é evidenciar a essência e história corporativa da Arquivei, fortalecendo a marca perante os stakeholders, em até um ano.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    Comunicação Interna: prestação de consultoria para um cliente real
    (2021-12-17) Carollyna Cordeiro Carvalho, Anna; Xavier Fernandes, Laryssa; Beatriz Ribeiro Teixeira, Paula; Lourdes de Souza, Sthéfane; Cardoso Oliveira, Victor; Amaral dos Santos, Walter
    Este trabalho teve como objetivo prestar uma consultoria em comunicação interna para uma empresa real. O processo de consultoria teve início com uma pesquisa detalhada sobre o cliente, seu clima e cultura organizacional, além de todos os aspectos externos a ele e que o impactam direta e indiretamente. Para elencarmos todos os pontos identificados na pesquisa, desenvolvemos uma análise com a ajuda de ferramentas como a Matriz SWOT, o que nos permitiu desenvolver um diagnóstico da empresa estudada. A partir disso, então, foram desenvolvidos o objetivo geral, os objetivos específicos e as estratégias para resolução dos problemas citados. Por último, após a apresentação da proposta e aprovação do cliente, foi elaborado um Plano de Ação, no formato da Matriz 5W3H, detalhando todas as ações propostas à luz dos objetivos e suas respectivas estratégias, no intuito de impulsionar a comunicação interna na empresa, além da apresentação de novos processos para o aprimoramento da organização.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    Plano de negócio: múltipla assessoria de comunicação em diversidade e inclusão
    (2021) Lima, Kathleen Morita; Saldanha, Renato Batista Miranda; Araújo, Tainah Albanaz Mendes; Lima, Verônica Souza
    Este documento apresenta o projeto para a iniciação do empreendimento no segmento de assessoria de comunicação. A empresa tem por nome “Múltipla”. Os sócios são: Kathleen Morita, Renato Saldanha, Tainah Albanaz e Verônica Souza. A Múltipla é uma assessoria de comunicação com foco em diversidade e inclusão direcionada a clubes esportivos. Ela é coordenada por profissionais de Relações Públicas para atuação em assessoria de imprensa, media training, comunicação interna, gestão de redes sociais e novas mídias, planejamento estratégico de comunicação, gestão de crise, pesquisas, produção de eventos, treinamentos voltados à diversidade, assessoria de marketing e relacionamento com stakeholders.
  • Paper Acesso aberto
    TCC - relatório do plano de negócio: múltipla assessoria de comunicação em diversidade e inclusão
    (2021) Lima, Kathleen Morita; Saldanha, Renato Batista Miranda; Araújo, Tainah Albanaz Mendes; Lima, Verônica Souza
    O objetivo deste relatório é apresentar de forma processual a construção do Plano de Negócios da Múltipla Assessoria de Comunicação, que explora a necessidade da inclusão e diversidade no ambiente esportivo. Ainda hoje, o universo dos esportes permanece restrito aos padrões tradicionais impostos pela sociedade. Por meio de pesquisas de mercado, estudos de artigos relacionados aos conceitos explorados pela Múltipla, dados e informações pertinentes em relação à temática, foi possível identificar uma lacuna neste mercado que possibilita a existência de uma assessoria de comunicação com foco em diversidade e inclusão. Atualmente, não existe no Brasil nenhuma assessoria voltada a clubes esportivos que atue neste ramo, evidenciando ainda mais a necessidade da inserção de pautas sociais neste ambiente. A principal proposta da Múltipla, que é composta por profissionais de Relações Públicas, é desenvolver estratégias comunicacionais com ênfase em diversidade e inclusão, personalizadas para cada cliente do mercado esportivo. Através do alcance que o esporte possui na sociedade, os resultados do trabalho da empresa poderão impactar positivamente seus públicos, tornando-se uma assessoria de comunicação referência para a promoção da diversidade e inclusão em clubes esportivos. Por meio da sua atuação em diversas modalidades esportivas no território mineiro, a empresa poderá se consolidar, ser influência no mercado e impactar seus stakeholders direta e indiretamente, criando possibilidades para expandir futuramente suas operações no país.