TCC de Graduação e Especialização
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Plano de Negócios Acesso aberto Comunicação Interna: prestação de consultoria para um cliente real(2021-12-17) Carollyna Cordeiro Carvalho, Anna; Xavier Fernandes, Laryssa; Beatriz Ribeiro Teixeira, Paula; Lourdes de Souza, Sthéfane; Cardoso Oliveira, Victor; Amaral dos Santos, WalterEste trabalho teve como objetivo prestar uma consultoria em comunicação interna para uma empresa real. O processo de consultoria teve início com uma pesquisa detalhada sobre o cliente, seu clima e cultura organizacional, além de todos os aspectos externos a ele e que o impactam direta e indiretamente. Para elencarmos todos os pontos identificados na pesquisa, desenvolvemos uma análise com a ajuda de ferramentas como a Matriz SWOT, o que nos permitiu desenvolver um diagnóstico da empresa estudada. A partir disso, então, foram desenvolvidos o objetivo geral, os objetivos específicos e as estratégias para resolução dos problemas citados. Por último, após a apresentação da proposta e aprovação do cliente, foi elaborado um Plano de Ação, no formato da Matriz 5W3H, detalhando todas as ações propostas à luz dos objetivos e suas respectivas estratégias, no intuito de impulsionar a comunicação interna na empresa, além da apresentação de novos processos para o aprimoramento da organização.Plano de Negócios Acesso aberto CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MERCADOLÓGICA: consultoria para a Falcão Barbearia(2021-12-23) Oliveira, Ágatha; Martins, Amanda; Damaceno, Gracielle; Mendes, Gustavo; Silva, Maria; Castro, MarynaEm meio a alta oferta de empresas e seus produtos e serviços, chamar a atenção do consumidor e se diferenciar dentre a multidão é essencial para o sucesso de um negócio. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo o desenvolvimento de uma consultoria para um cliente real no qual foi escolhida a empresa Falcão Barbearia. Por meio de diversas pesquisas, diagnosticou-se a necessidade de fortalecer a marca à luz de estratégias da comunicação mercadológica e institucional, temas deste trabalho. Com o objetivo geral de desenvolver o posicionamento da marca de modo contínuo e eficaz, por meio de estratégias de comunicação mercadológica e institucional, até dezembro de 2022, percorremos todo o planejamento e, ao final, entregamos o plano de ação para o cliente, que já está sendo amplamente realizado. Observamos que a experiência proporcionou mudanças significativas na comunicação da empresa, no posicionamento com seu público e na criação de estratégias para prospecção e engajamento de clientes, levando a modernização dos serviços com qualidade.Plano de Negócios Acesso aberto A importância do rebranding no meio cultural(2021-12-14) Dias, Tatiane; Dornas, Yasmin; Junior, Sérgio; Nascimento, Pedro; Costa, Karen; Moreira, Ana; Simões, AlineEste Relatório tem como objetivo relacionar o branding, o rebranding e o posicionamento de uma empresa para poder se adaptar à atual situação do mercado de cultura em Belo Horizonte e região metropolitana. Além de estudos sobre os impactos da pandemia da Covid-19 no setor cultural brasileiro (AGUIAR 2021; VEIGA, 2021), foram consultados autores sobre Marketing (FIRJAN, 2019; ROGENSKI, 2020), Branding (BEDENDO,2019; VEIGA, 2020), Semiótica (SANTAELLA, 2010), e sobre a cultura, de uma forma geral (TYLOR, 1871; BOTELHO, 2001; TORQUATO, 2021). A proposta do Projeto foi criar uma agência de forma experimental, para atender às demandas de um cliente real na divulgação de um evento cultural, utilizando os conhecimentos propostos no curso e nos autores estudados. O ponto de vista considerado é a necessidade do rebranding, do posicionamento de identidade da marca da Secretaria de Cultura e Turismo de MG diante dos impactos da pandemia na cultura. Utilizamos na nossa campanha peças voltadas para o Instagram e que levam as pessoas não somente a conhecer o circuito pessoalmente, mas também o site que oferece visitas virtuais, assim como também foi planejado um jogo interativo com as obras dos museus que leva as pessoas a irem visitar as exposições para poder concluir suas fases. Realizamos a construção da persona que irá acompanhar a campanha e o jogo interativo criando interação com ambas as formas de atrair o público. Nossas peças gráficas se basearam em levar a ressignificação da palavra reencontrar incentivando a visitação nos espaços do Circuito Liberdade. Nosso embasamento para a elaboração da campanha foi feito através do relatório do briefing que mostrou a necessidade do cliente e a pesquisa de mercado feita com pessoas de todo o Brasil.Plano de Negócios Acesso aberto Omí Customer Success(2023-12) CERQUEIRA, Dominique Villela; PERDIGÃO, Ana Carolina Martins; LACERDA, Ana Luisa de Oliveira; BRAGA, Gabriela Maria Capanema; ARENARE, Giuseppe Martins; SOUZA, Karoline Almeida de; REIS, Victória Isis dos; KAYANO, Yasmin Andressa de Magalhães CamposO trabalho de conclusão de curso focaliza uma agência de comunicação. Esta agência se chama Omí. Seu nome origina da língua Yorubá e significa "água". Omí foi escolhido para simbolizar fluidez e adaptabilidade, refletindo o compromisso de encontrar soluções perspicazes para impulsionar o sucesso dos clientes, sempre fundamentada em valores como: respeito, ética, acessibilidade da comunicação, aprendizagem, colaboração e responsabilidade. O estudo explora a Nenety Eventos, uma empresa brasileira consolidada na produção de eventos. Como o foco da Omí é Sucesso do Cliente (CS), este conceito foi introduzido no setor de atendimento ao cliente (pós-vendas) da respectiva empresa, onde foi analisado os processos, padrões e níveis de atendimento praticados. O levantamento de dados e as análises proporcionaram uma visão abrangente, integrando dados reais da empresa, com o conceito do CS e insights, que contribuem para a compreensão dos desafios enfrentados pela Omí e pela Nenety. Após os levantamentos e análises, foi identificado a necessidade de aprimoramento e adequações no setor de atendimento ao cliente da Nenety eventos, abordando áreas críticas para elevar a satisfação dos clientes e fortalecer, ainda mais, sua posição no mercado de eventos.Plano de Negócios Acesso aberto Plano de negócio: múltipla assessoria de comunicação em diversidade e inclusão(2021) Lima, Kathleen Morita; Saldanha, Renato Batista Miranda; Araújo, Tainah Albanaz Mendes; Lima, Verônica SouzaEste documento apresenta o projeto para a iniciação do empreendimento no segmento de assessoria de comunicação. A empresa tem por nome “Múltipla”. Os sócios são: Kathleen Morita, Renato Saldanha, Tainah Albanaz e Verônica Souza. A Múltipla é uma assessoria de comunicação com foco em diversidade e inclusão direcionada a clubes esportivos. Ela é coordenada por profissionais de Relações Públicas para atuação em assessoria de imprensa, media training, comunicação interna, gestão de redes sociais e novas mídias, planejamento estratégico de comunicação, gestão de crise, pesquisas, produção de eventos, treinamentos voltados à diversidade, assessoria de marketing e relacionamento com stakeholders.