TCC de Graduação e Especialização
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Artigo Científico Acesso aberto O doce sabor das cores: um estudo sobre cores e chocolates que influenciam no consumo das crianças(2019-12) FONSECA, Bárbara Pereira; LARA, Bruno Cézar de Souza Castro; COSTA, Gabryela AlvesO presente estudo visa entender de que maneira as cores influenciam na decisão de escolha das crianças. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o comportamento do consumidor e a psicologia das cores, são apresentados como as cores estão relacionadas na decisão de escolha. Em seguida, foi realizada uma pesquisa exploratória, na qual instigamos cada criança a imaginar que era dona de uma “fantástica fábrica de chocolate”, utilizando da metodologia de análise de seus desenhos para tentar entender suas relações com as cores do produto utilizado. Entre outras conclusões, percebeu-se que as crianças de dez anos possuem percepção de marca associado às cores, uma vez que 14 das 18 embalagens imaginadas nos desenhos foram associadas às marcas que existem no mercado. O estudo foi realizado para facilitar o trabalho dos profissionais que atuam no mercado de marketing, publicidade e design, a fim que o resultado obtido pudesse ser utilizado pelos mesmos em estratégias mais assertivas em relação a influência que as cores possuem sobre os consumidores infantisArtigo Científico Acesso aberto “Viver com HIV não é crime”: Uma análise crítica do discurso no emprego das terminologias sobre as pessoas que vivem com HIV(2020-12) Ribeiro, IgorEste artigo tem como seu referencial teórico a Análise Crítica do Discurso (ACD) fundamentada a partir dos trabalhos de Fairclough (2001 e 2005). Com base nessa perspectiva, ele analisa, à luz da Teoria Social do Discurso, o estigma social presente nas terminologias utilizadas no contexto das pessoas vivendo com HIV em três textos jornalísticos publicados em dois momentos da história no jornal Folha de São Paulo: no ano de 1983, quando a AIDS passou a ser noticiada no Brasil; e em 2021, o ano em que esta pesquisa foi desenvolvida, após uma afirmação feita pelo Presidente da República associar casos de AIDS à vacinação contra Covid-19. A pesquisa mostra como era representada a pessoa que vivia com HIV no início da epidemia desta doença e compara as terminologias utilizadas para representá-la nos dias de hoje, o que ainda se mantém do estigma que reforça o preconceito social no qual estes indivíduos estão inseridos. O objetivo é mostrar como o preconceito com essa IST está construído e como ele ainda é lido nos dias de hoje, se propondo a ser um convite ao debate sobre o que precisa ser aprendido para que as pessoas vivendo com HIV possam conviver de forma mais segura em todos os âmbitos que ainda são impactadas pela sua condição sorológica.Paper Acesso aberto TCC - relatório do plano de negócio: múltipla assessoria de comunicação em diversidade e inclusão(2021) Lima, Kathleen Morita; Saldanha, Renato Batista Miranda; Araújo, Tainah Albanaz Mendes; Lima, Verônica SouzaO objetivo deste relatório é apresentar de forma processual a construção do Plano de Negócios da Múltipla Assessoria de Comunicação, que explora a necessidade da inclusão e diversidade no ambiente esportivo. Ainda hoje, o universo dos esportes permanece restrito aos padrões tradicionais impostos pela sociedade. Por meio de pesquisas de mercado, estudos de artigos relacionados aos conceitos explorados pela Múltipla, dados e informações pertinentes em relação à temática, foi possível identificar uma lacuna neste mercado que possibilita a existência de uma assessoria de comunicação com foco em diversidade e inclusão. Atualmente, não existe no Brasil nenhuma assessoria voltada a clubes esportivos que atue neste ramo, evidenciando ainda mais a necessidade da inserção de pautas sociais neste ambiente. A principal proposta da Múltipla, que é composta por profissionais de Relações Públicas, é desenvolver estratégias comunicacionais com ênfase em diversidade e inclusão, personalizadas para cada cliente do mercado esportivo. Através do alcance que o esporte possui na sociedade, os resultados do trabalho da empresa poderão impactar positivamente seus públicos, tornando-se uma assessoria de comunicação referência para a promoção da diversidade e inclusão em clubes esportivos. Por meio da sua atuação em diversas modalidades esportivas no território mineiro, a empresa poderá se consolidar, ser influência no mercado e impactar seus stakeholders direta e indiretamente, criando possibilidades para expandir futuramente suas operações no país.Plano de Negócios Acesso aberto Plano de negócio: múltipla assessoria de comunicação em diversidade e inclusão(2021) Lima, Kathleen Morita; Saldanha, Renato Batista Miranda; Araújo, Tainah Albanaz Mendes; Lima, Verônica SouzaEste documento apresenta o projeto para a iniciação do empreendimento no segmento de assessoria de comunicação. A empresa tem por nome “Múltipla”. Os sócios são: Kathleen Morita, Renato Saldanha, Tainah Albanaz e Verônica Souza. A Múltipla é uma assessoria de comunicação com foco em diversidade e inclusão direcionada a clubes esportivos. Ela é coordenada por profissionais de Relações Públicas para atuação em assessoria de imprensa, media training, comunicação interna, gestão de redes sociais e novas mídias, planejamento estratégico de comunicação, gestão de crise, pesquisas, produção de eventos, treinamentos voltados à diversidade, assessoria de marketing e relacionamento com stakeholders.Artigo Científico Acesso aberto Consultoria em comunicação institucional e mercadológica(2021) IARA RODRIGUES DE OLIVEIRA, ÁGATHA; DE CERQUEIRA MARTINS, AMANDA; MARTINS DOS SANTOS DAMACENO, GRACIELLE; AUGUSTO MENDES, GUSTAVO; COSTA XAVIER SILVA, MARIA; FRANCIELLE PEDROSA DE CASTRO, MARYNAEm meio a alta oferta de empresas e seus produtos e serviços, chamar a atenção do consumidor e se diferenciar dentre a multidão é essencial para o sucesso de um negócio. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo o desenvolvimento de uma consultoria para um cliente real no qual foi escolhida a empresa Falcão Barbearia. Por meio de diversas pesquisas, diagnosticou-se a necessidade de fortalecer a marca à luz de estratégias da comunicação mercadológica e institucional, temas deste trabalho. Com o objetivo geral de desenvolver o posicionamento da marca de modo contínuo e eficaz, por meio de estratégias de comunicação mercadológica e institucional, até dezembro de 2022, percorremos todo o planejamento e, ao final, entregamos o plano de ação para o cliente, que já está sendo amplamente realizado. Observamos que a experiência proporcionou mudanças significativas na comunicação da empresa, no posicionamento com seu público e na criação de estratégias para prospecção e engajamento de clientes, levando a modernização dos serviços com qualidade.Artigo Científico Acesso aberto Racismo e mídia: pesos iguais e medidas diferentes: Análise de notícias dos portais G1 e R7 sobre a abordagem jornalística de acordo com a cor da pele e a condição social(2021-07-12) Osório, MarcosEste artigo teve como objetivo confirmar se o tratamento dado pela mídia brasileira a negros e brancos, e a pessoas de condições socioeconômica diferentes, é desigual. Mais exatamente, como dois grandes portais de notícias – o G1 (Rede Globo) e o Portal R7 (Record), ambos de abrangência nacional – tratam os envolvidos em ocorrências criminais iguais ou parecidas, quando possuem cor de pele e classe social diversa. Ou seja, pretende-se confirmar se são “pesos iguais e medidas diferentes”, ou não, a partir da análise do discurso dos produtos jornalísticos selecionados. As categorias escolhidas foram os índices de avaliação (KOCH, 1992), o vocabulário usado para se referir aos suspeitos (MAINGUENEAU, 2008), e as referências à sua condição socioeconômica, juntamente com a observação crítica das imagens apresentadas. Após as análises das dez reportagens selecionadas, cinco em cada um dos dois portais, veiculadas entre 2015 e 2021, concluímos que esses programas noticiosos, de forma tanto implícita quanto explícita, referem-se de modo depreciativo aos suspeitos de raça negra e de classe socioeconômica mais baixa. Ao mesmo tempo, parecem preservar, por meio da escolha vocabular e das imagens, suspeitos de delitos parecidos, mas que têm a pele branca e melhor condição financeira.Vídeo Acesso aberto Reportagem Audiovisual : O impacto das fake news na vida das celebridades(2021-08-30) Figueiredo, Flávio; Ferreira, Patrick; Santos, TawanyEste trabalho trata do impacto das fake news na vida de personalidades públicas e discorre sobre como a conscientização do leitor/telespectador/internauta é importante para quebrar essa cadeia de desinformação. Optou-se pelo formato reportagem, cujo produto foi um vídeo, produzido a partir das entrevistas do influenciador digital Felipe Neto ao Jornal Nacional, em 2020, e do cantor Michael Jackson ao programa de Oprah Winfrey, em 1992. As cenas selecionadas de cada programa foram editadas de acordo com o gênero audiovisual jornalístico, incluindo entrevistas com um psicólogo e um jornalista, gravações para a apresentação da reportagem, locuções em off, imagens midiáticas sobre o tema e dicas para a verificação de fatos. O objetivo foi trazer ao público o ponto de vista das celebridades sobre as notícias falsas divulgadas sobre elas, mostrando que essas ações causam graves problemas às vítimas, além de punição penal aos responsáveis, para evidenciar a importância da checagem de informações antes de repassar uma notícia.Paper Acesso aberto Jornalistas com deficiência no mercado de trabalho: Uma narrativa de intimidade instrutiva sobre a invisibilidade de jornalistas com deficiência nos ambientes acadêmicos e corporativos(2021-12) Rocha, Flávia; Dias, Kathiane; Zamboni, NatáliaO escopo de análise deste trabalho é a produção de uma experiência de jornalismo em primeira pessoa no formato multimídia sobre a invisibilidade de jornalistas com deficiência no mercado de trabalho. O propósito principal é realizar um debate sobre o tema, por meio da escuta e troca de experiências com profissionais que atuam ou atuaram nas mídias tradicionais da capital mineira. Ao fim da construção do produto, percebemos que ainda existem muitas barreiras para que os/as jornalistas com deficiência consigam, de fato, entrar e permanecer no mercado de trabalho. Além disso, ainda se faz necessária a discussão do assunto para que esses profissionais sejam vistos pela sua capacidade, e não pela sua condição.Paper Acesso aberto Pobreza Menstrual(2021-12) Zilah, Débora; Santiago, Francielly; Carvalho, Isabela; Ferreira, LuizaO presente trabalho busca explicitar e conscientizar por meio de pesquisa bibliográfica, bem como, qualitativa dedutiva, como a pobreza menstrual pode impactar a vida de meninas, mulheres e pessoas que menstruam. Devido à carência de conhecimento, recursos e infraestrutura para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação, um fenômeno complexo e multidimensional, que impacta a vida de centenas de pessoas dentro da sociedade. Para isso, examina relatórios divulgados pela UNICEF, documentos, artigos científicos e analisa de forma ampla a realidade brasileira. A fim de esclarecer sobre essa temática que ainda é cercada de tabus, escassez de dados e desinformação. Em seguida, verifica-se a saúde e os direitos menstruais de acordo com as perspectivas e iniciativas da esfera pública para a proposição de providências. Conclui-se que a falta de dignidade menstrual é um retrato da desigualdade social e consequência da negligência por parte das autoridades para garantia mínima da dignidade das pessoas que menstruam. Ao final, as informações coletadas em áudio são disponibilizadas em formato de podcast, uma das modalidades de um produto jornalístico audiovisual, tendo em vista a facilidade de acesso e aprendizado eficaz que este pode proporcionar.Artigo Científico Acesso fechado De que maneira a comunicação pode contribuir para a segurança de mulheres em eventos?(2021-12-07) Novazik, Ruben; Zanola, Marina; Tadim, Breno; Marques, Bárbara; Fernandes, Matheus; De Assis, Richard; Pereira, JulhiaA Agência Conecta oferece aos clientes suporte, consultoria e planejamento de forma a unir descontração e responsabilidade social do início ao fim em eventos. Com busca direta a uma comunicação incisiva e clara, o intuito deste projeto é a conscientização social pré e pós festividades, estendida a todos os stakeholders da marca.Percebe-se que há grande lacuna no mercado de eventos sobre as temáticas de cunho social e também grande discrepância entre o diálogo de marca e suas ações contra injustiçasocial. Portanto é de grande importância a concepção de campanhas de conscientização esuas ações durante o evento. Idealizamos junto à YVY Destilaria, uma campanha de conscientização de causa social como objetivo de combater o assédio em eventos. Estabelecendo assim a criação de peças publicitárias destinadas ao ambiente do evento, OOH e redes sociais, além de ações concretas a favor da causa, como o disque denúncia e o estabelecimento de um ponto de apoio e recolhimento de denúncias. Visiona-se com esta campanha resultados em mudança de comportamento, segurança social e melhoria da percepção da empresa pela credibilidade e respeito pelo consumidor.Monografia Acesso aberto UNIVERSO DOS GAMES: Aceitação das mulheres e grupos minoritários dentro dos jogos digitais(2021-12-07) Mendonça, Fellipe Martins; Lima, Leonardo Henrique da Silveira; Paula, Natália Lina Santos de; Pimenta, Pedro Henrique Costa; Santos, Sabrina Mendes Souza; Pereira, Samyra Zaidan; Brito, Sara Cristina do NascimentoO universo dos games foi, durante muito tempo, um local masculino e hoje, com a ascensão das pautas igualitárias, cada vez mais mulheres ocupam o lugar que é delas dentro dos jogos digitais. Para o público feminino, restava a representação de forma errônea com personagens hipersexualizadas e/ou que necessitavam do salvamento de uma figura masculina, gerando pouca ou nenhuma identificação deste público com as personagens. A indústria tem sido pressionada por representatividade em suas produções pelas quais vêm gerando uma maior presença das mulheres e outras minorias como consumidoras do produto. Pensando nisso, foi desenvolvido um trabalho com idealização teórica, que busca analisar os segmentos mercadológicos publicitários e da indústria gamer, finalizando com o desenvolvimento de uma campanha publicitária voltada para uma comunidade com a ideia de inclusão e aceitação das mulheres.Monografia Acesso aberto Identidade Corporativa: planejamento para cliente Arquivei(2021-12-07) Tregues, Renata; Castro, Vitor; Rocha, Ana Luiza; Carvalho, Heitor; Vaz, Larissa; Aquino, VitóriaCom o crescimento e a importância das redes sociais como influência direta ao consumo de produtos e/ou serviços, faz-se necessário que as organizações dêem atenção à sua marca e ao seu posicionamento frente ao mercado. É importante considerar, portanto, os papéis sociais que essas empresas exercem na comunidade e, assim, a afinidade que as pessoas criam por uma marca quando é coerente com o que elas acreditam. Para isso, Relações Públicas tem, dentre as suas missões, a definição, construção e/ou evolução de Identidade, Imagem e Reputação de uma organização, independente do seu porte, setor e área de atuação. À luz deste cenário, o nosso trabalho tem como objetivo prestar serviço para a cliente real Arquivei, empresa de tecnologia de São Carlos - SP, por meio da empresa de consultoria que criamos, a I’magem, elaborando e executando, parcialmente, um planejamento de comunicação. O processo de consultoria teve início com uma pesquisa detalhada dos aspectos da empresa e do seu ambiente externo, para elaboração de diagnóstico, definição de objetivos, meta e estratégias, além da proposta de produto, incluindo um Plano de Ação. Acreditamos que, com a implementação do planejamento construído, em sua totalidade, o cliente alcançará o seu objetivo, que é evidenciar a essência e história corporativa da Arquivei, fortalecendo a marca perante os stakeholders, em até um ano.Plano de Negócios Acesso aberto A importância do rebranding no meio cultural(2021-12-14) Dias, Tatiane; Dornas, Yasmin; Junior, Sérgio; Nascimento, Pedro; Costa, Karen; Moreira, Ana; Simões, AlineEste Relatório tem como objetivo relacionar o branding, o rebranding e o posicionamento de uma empresa para poder se adaptar à atual situação do mercado de cultura em Belo Horizonte e região metropolitana. Além de estudos sobre os impactos da pandemia da Covid-19 no setor cultural brasileiro (AGUIAR 2021; VEIGA, 2021), foram consultados autores sobre Marketing (FIRJAN, 2019; ROGENSKI, 2020), Branding (BEDENDO,2019; VEIGA, 2020), Semiótica (SANTAELLA, 2010), e sobre a cultura, de uma forma geral (TYLOR, 1871; BOTELHO, 2001; TORQUATO, 2021). A proposta do Projeto foi criar uma agência de forma experimental, para atender às demandas de um cliente real na divulgação de um evento cultural, utilizando os conhecimentos propostos no curso e nos autores estudados. O ponto de vista considerado é a necessidade do rebranding, do posicionamento de identidade da marca da Secretaria de Cultura e Turismo de MG diante dos impactos da pandemia na cultura. Utilizamos na nossa campanha peças voltadas para o Instagram e que levam as pessoas não somente a conhecer o circuito pessoalmente, mas também o site que oferece visitas virtuais, assim como também foi planejado um jogo interativo com as obras dos museus que leva as pessoas a irem visitar as exposições para poder concluir suas fases. Realizamos a construção da persona que irá acompanhar a campanha e o jogo interativo criando interação com ambas as formas de atrair o público. Nossas peças gráficas se basearam em levar a ressignificação da palavra reencontrar incentivando a visitação nos espaços do Circuito Liberdade. Nosso embasamento para a elaboração da campanha foi feito através do relatório do briefing que mostrou a necessidade do cliente e a pesquisa de mercado feita com pessoas de todo o Brasil.Artigo Científico Acesso aberto O IMPACTO DOS CINCO SENTIDOS PARA O BRANDING DE ORGANIZAÇÕES DO MERCADO DA CULTURA: Agência Sensor(2021-12-14) Pereira, Clara Marri; dos Santos, Lorrane Solano; de Oliveira, Lucas Telles; Silva, Natasha Galafassi; Nascimento Correa, Roney Laurent; de Senna e Souza, Victória MouraCom o objetivo de estudar em maior profundidade a relação entre marcas do mercado de cultura, a neurociência da comunicação e seu impacto no campo neurológico dos consumidores, o Marketing e o Branding Sensorial aparecem interligados quando o assunto é justificar como as marcas podem se beneficiar de estudos e pesquisas da neurociência. É importante compreender o que o público está buscando para além do produto e como as marcas poderão adequar suas experiências de maneira mais assertiva. O Marketing de Experiência, termo popularizado e descrito por Schmitt em 1999, é uma vertente advinda do Neuromarketing – estudo que utiliza tecnologias do campo da neurociência aplicadas ao marketing –, que ressignifica a forma como a comunicação é estruturada e contextualizada na jornada do consumidor. As organizações culturais não são pensadas para serem ambientes comerciais, no entanto, este estudo aponta os benefícios de estimular os cinco sentidos humanos na experiência mercadológica das pessoas perante o turismo cultural, e assim incentivar a revisitação e o word-of-mouth, ou “boca a boca”, da marca. O objetivo central do trabalho esteve atrelado também à criação de uma agência experimental, cujo cliente foi a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), em especial o Circuito Liberdade, bem como a formulação de campanha criativa para maior reconhecimento e aumento da frequência de visitação nos ambientes culturais. Como guia para as nossas ações, realizamos uma pesquisa utilizando o Google Forms, com a obtenção de 168 respostas sobre as experiências em museus, de modo a conhecer mais a fundo as opiniões daqueles que frequentam os espaços do Circuito Liberdade. Buscamos relacionar as motivações do público às peças criadas para a campanha, são elas: campanhas para a rede social Instagram, com peças que acentuam a identidade visual do Circuito Liberdade, adicionamos também impressos com curiosidades exclusivas sobre Belo Horizonte. Para além das peças estáticas, foi desenvolvido uma campanha audiovisual para incentivar as pessoas a terem uma experiência vívida com o Circuito Liberdade, sendo o carro chefe da campanha e descrito ao longo do documento.Plano de Negócios Acesso aberto Comunicação Interna: prestação de consultoria para um cliente real(2021-12-17) Carollyna Cordeiro Carvalho, Anna; Xavier Fernandes, Laryssa; Beatriz Ribeiro Teixeira, Paula; Lourdes de Souza, Sthéfane; Cardoso Oliveira, Victor; Amaral dos Santos, WalterEste trabalho teve como objetivo prestar uma consultoria em comunicação interna para uma empresa real. O processo de consultoria teve início com uma pesquisa detalhada sobre o cliente, seu clima e cultura organizacional, além de todos os aspectos externos a ele e que o impactam direta e indiretamente. Para elencarmos todos os pontos identificados na pesquisa, desenvolvemos uma análise com a ajuda de ferramentas como a Matriz SWOT, o que nos permitiu desenvolver um diagnóstico da empresa estudada. A partir disso, então, foram desenvolvidos o objetivo geral, os objetivos específicos e as estratégias para resolução dos problemas citados. Por último, após a apresentação da proposta e aprovação do cliente, foi elaborado um Plano de Ação, no formato da Matriz 5W3H, detalhando todas as ações propostas à luz dos objetivos e suas respectivas estratégias, no intuito de impulsionar a comunicação interna na empresa, além da apresentação de novos processos para o aprimoramento da organização.Plano de Negócios Acesso aberto CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MERCADOLÓGICA: consultoria para a Falcão Barbearia(2021-12-23) Oliveira, Ágatha; Martins, Amanda; Damaceno, Gracielle; Mendes, Gustavo; Silva, Maria; Castro, MarynaEm meio a alta oferta de empresas e seus produtos e serviços, chamar a atenção do consumidor e se diferenciar dentre a multidão é essencial para o sucesso de um negócio. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo o desenvolvimento de uma consultoria para um cliente real no qual foi escolhida a empresa Falcão Barbearia. Por meio de diversas pesquisas, diagnosticou-se a necessidade de fortalecer a marca à luz de estratégias da comunicação mercadológica e institucional, temas deste trabalho. Com o objetivo geral de desenvolver o posicionamento da marca de modo contínuo e eficaz, por meio de estratégias de comunicação mercadológica e institucional, até dezembro de 2022, percorremos todo o planejamento e, ao final, entregamos o plano de ação para o cliente, que já está sendo amplamente realizado. Observamos que a experiência proporcionou mudanças significativas na comunicação da empresa, no posicionamento com seu público e na criação de estratégias para prospecção e engajamento de clientes, levando a modernização dos serviços com qualidade.Monografia Acesso embargado Requalificação do centro cultural Justinópolis - Ribeirão das Neves(2022) Lino, Warley GonçalvesO município de Ribeirão das Neves, objeto deste Projeto, apresentam aumentos significativos dos crimes. Segundo dados da Polícia Militar, 61% dos crimes de homicídios ou tentativas de homicídio tiveram como alvo os jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. Jovens estão se tornando agentes desses crimes, pela convivência diária com ela. Existem muitos motivadores para que isso aconteça, e de fato cada caso é isolado, mas grande parte pela estrutura social nas quais elas convivem, pela falta de políticas públicas, a ausência de incentivo educacional, aumento de consumo de drogas, desigualdade social, e a falta de iniciativas e programas governamentais para o atendimento de menores. A cultura, a arte, o esporte e o lazer, são instrumentos essenciais para o desenvolvimento pessoal e social de um jovem para preparo á fase adulta. São direitos atribuídos que mudam vidas – e esse é o objetivo desse trabalho, apresentar requalificação do Centro Cultural Curumim em Justinópolis região de Ribeirão das Neves para melhor atender adolescentes e jovens através da cultura e do esporte. Apresentar justificativas cabíveis que demonstram o quanto a criminalidade entre jovens cresceu, mas que projetos como o Curumim pode salvar vidas. Esse trabalho traz, como metodologia investigativa através de estudo do caso, com elementos que contribui para discussões que acredita na força de projetos envolvendo o esporte e a cultura. A abordagem do tema, e diante do estudo demonstra a vulnerabilidade social e a importância de políticas públicas de enxergar a sociedade como protagonista e inserir jovens em experiências do esporte, lazer e cultura como instrumento contra a criminalidade.Monografia Acesso aberto JORNALISMO JURÍDICO: O desafio de traduzir o direito em uma linguagem acessível(2022) França da Silveira Júnior, LucianoEsta monografia tem como objeto de pesquisa a análise de matérias jornalísticas relacionadas ao direito, publicadas em veículos de comunicação especializados no segmento denominado jornalismo jurídico, tendo como escopo avaliar se os textos utilizam linguagem de entendimento acessível ao público em geral. O trabalho apresenta a conceituação de jornalismo especializado e aborda as peculiaridades da terminologia jurídica, marcada por vocábulos técnicos inerentes à conceituação dos estatutos definidos pelo direito. O tema apresenta interesse público e social, ao se considerar que o sistema jurídico impacta a vivência cotidiana das pessoas, como um tipo de demanda informativa relevante para o exercício da cidadania e otimização da solução pacífica de conflitos, os quais estão presentes na sociedade moderna nas suas mais variadas matizes. A pesquisa perpassa pela análise de conteúdo de publicações dos portais Conjur e Jota, avaliados mediante amostragem, se é possível verificar a presença de “tradução” jornalística que torne os textos acessíveis a leitores sem conhecimento específico do direito. O trabalho objetiva também formular proposições sugestivas, a fim de estimular a tradução e a mediação jornalística, visando à transposição de uma linguagem ordinariamente hermética como a do direito — frequentemente permeada por jargões — para textos simples, atraentes e compreensíveis ao leitor comum.Monografia Acesso embargado Centro esportivo e cultural de Matozinhos(2022) Souza, Glauber Alceu Martins deCentro esportivo e cultural de MatozinhosPaper Acesso aberto Reportagem: Esporte vs Entretenimento: Crescimento de torcedores de futebol americano é facilitado pela internet e aplicativos, mas segundo especialistas, não significa impacto direto da prática esportiva no país(2022) Francisco, Ferreira, GabrielO presente relatório técnico apresenta os processos relacionados à grande reportagem: “Esporte vs Entretenimento: mais torcedores significa mais times no Brasil?”, que se propôs a debater, depois de trinta e seis anos da chegada do futebol americano às praias cariocas, se as plataformas streaming auxiliaram na adesão do público torcedor dessa modalidade esportiva norte-americana praticada no Brasil, uma vez que dados da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) contabilizam 18 mil federados entre a 1ª e 2ª divisão dos seus respectivos campeonatos. Para a execução da reportagem, foram aplicadas as técnicas e aprendizados ao longo do curso de jornalismo, como entrevistas, checagem, documentação e apuração para a transcrição da referida pauta.