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Estudo de Caso Acesso aberto Materialidades da educação infantil(2022-07-12) Silveira, Amanda dos PassosNa educação infantil o currículo se materializa no tempo e espaço organizado para que as crianças ampliem suas potencialidades através das experiências. Assim essa pesquisa traz para o cenário educacional a composição e a importância das materialidades que são disponibilizadas no cotidiano das instituições. A questão que norteou a investigação foi: Que concepções estão presentes na organização das materialidades nas salas das crianças bem pequenas na educação infantil? Diante desta, traçou-se como objetivo geral: compreender as concepções presentes na organização das materialidades em turmas bem pequenas na educação infantil. E especificamente destacaram-se como objetivos: identificar como é planejada a organização dos materiais e verificar os materiais/brinquedos disponíveis para as crianças no ambiente da creche. A pesquisa se constitui em um estudo de caso, com análise qualitativa. A amostra foi realizada em três grupos de crianças de três e quatro anos e as respectivas professoras de uma instituição de educação infantil da rede pública do município de Treze de Maio, SC. A coleta de dados se deu por meio de observações, um questionário, a partir de questões norteadoras e registros fotográficos. Os resultados permitiram perceber que um dos principais pontos que se pode levar em consideração foi à falta de recursos e de materialidades para as crianças, pois como os brinquedos são compartilhados para toda a instituição, não há o suficiente para deixá-los expostos em apenas uma sala.Estudo de Caso Acesso aberto Materialidades disponíveis para crianças bem pequenas na educação infantil do Município de Treze de Maio.(2022-07-03) Passos, Amanda Silveira dosNa educação infantil o currículo se materializa no tempo e espaço organizado para que as crianças ampliem suas potencialidades através das experiências. Assim essa pesquisa traz para o cenário educacional a composição e a importância das materialidades que são disponibilizadas no cotidiano das instituições. A questão que norteou a investigação foi: Que concepções estão presentes na organização das materialidades nas salas das crianças bem pequenas na educação infantil? Diante desta, traçou-se como objetivo geral: compreender as concepções presentes na organização das materialidades em turmas bem pequenas na educação infantil. E especificamente destacaram-se como objetivos: identificar como é planejada a organização dos materiais e verificar os materiais/brinquedos disponíveis para as crianças no ambiente da creche. A pesquisa se constitui em um estudo de caso, com análise qualitativa. A amostra foi realizada em três grupos de crianças de três e quatro anos e as respectivas professoras de uma instituição de educação infantil da rede pública do município de Treze de Maio, SC. A coleta de dados se deu por meio de observações, um questionário, a partir de questões norteadoras e registros fotográficos. Os resultados permitiram perceber que um dos principais pontos que se pode levar em consideração foi à falta de recursos e de materialidades para as crianças, pois como os brinquedos são compartilhados para toda a instituição, não há o suficiente para deixá-los expostos em apenas uma sala.Estudo de Caso Acesso fechado O tempo e o espaço do brincar na pré-escola: um olhar das professoras que atuam na educação infantil(2022-07-03) Perdoná, Débora MedeirosO presente artigo tem por foco analisar os sentidos que os professores atribuem ao brincar na pré-escola. Para tanto, realizou-se uma pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso. Como instrumento de pesquisa, tem-se um questionário, composto por dez perguntas abertas. Como sujeitos da pesquisa, duas professoras que atuam com crianças de quatro anos na pré-escola no município de Treze de Maio/Santa Catarina. Como resultados, pode-se verificar que a instituição possui o espaço externo amplo, com parque composto por diferentes materialidades. A professoras parecem reconhecer as brincadeiras como situações significativas para as crianças. Percebe-se que as professoras, procuram sublinhar em suas práticas educativas o brincar e o acesso ao brinquedo na instituição de Educação Infantil.