Educação Física - bacharelado
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Monografia Acesso embargado A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: dificuldades e desafios(2021-12-13) Matos, Daiane dos PassosA dança é parte do processo de construção histórica do ser humano o qual sempre sentiu a necessidade de se comunicar e, para isso antes de dominar a linguagem utilizava-se do próprio corpo para expressar suas emoções, sentimentos e prestar culto a natureza. O desenvolvimento da dança foi tendo influência de cada cultura, em busca de afirmar ou modificar suas tradições/costumes. A dança no âmbito escolar, não está apenas em busca de aptidões motora dos alunos (as), mas também de capacidades imaginativas e criativas, o que a diferencia de outras atividades propostas pela Educação Física, que muitas vezes caracterizam o corpo das crianças como um apanhado de alavancas e articulações do tecnicismo esportivo. Ela é o que mais contribui na construção de realidades diferentes daquelas que vivenciamos cotidianamente proporciona a formação de indivíduos mais sensíveis, críticos, criativos e transformadores. A dança é um campo de aprendizagem privilegiado, porém enquanto objeto de ensino-aprendizagem, tem deixado muito a desejar e, em alguns momentos, devido a vários motivos, tem sido esquecida dentro do ambiente escolar. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho foi demonstrar os fatores que limitam os professores de Educação Física inserir a dança no contexto prático na escola. Para isso, esta pesquisa se justifica em explanar os benefícios técnicos, científicos e socias que a pratica da dança na escola promove aos alunos. Sendo que esses juntos contribuem para o desenvolvimento intelectual, aguçando seu senso crítico perante a sociedade, e aumentando as capacidades físicas como: coordenação, equilíbrio, ritmo, postura e socialização. Desta forma, a pesquisa monográfica foi desenvolvida com base em materiais já elaborados, pois nenhuma investigação parte do zero, neste sentido, o pesquisador buscou fontes já existentes, bibliográficas e documentais, a exemplo de livros, artigos e revistas. E como resultados e discussões, chegamos ao entendimento que existe uma teia ramificada na sociedade que dificulta a inserção da dança nas escolas tais como: preconceito familiar e sociocultural decorrente do machismo, ausência de espaço adequado nas escolas, e professores sem capacitação acerca do conteúdo. Portanto, conclui-se que a dança deve ser inserida na escola como conteúdo prático, pois ela propicia vários benéficos aos alunos, para sua inserção sugere adequação do espaço físico escolar, capacitação dos professores e quebrar o preconceito social e familiar.Monografia Acesso aberto Efeitos da atividade física sistematizada em idosos durante a pandemia do covid-19(2021) Macedo, Bárbara Vitória Oliveira; Santos, Cleriston de Jesus; Bernardo, Delfino Andrade; Santos, Micaele Melo DosA prática regular e orientada de atividade física em pessoas idosas é um importante aliado na promoção e manutenção da saúde, bem como na redução dos agravos a qualidade de vida em tempos de pandemia do COVID-19, como a dependência e solidão diante do isolamento social. O estudo tem como objetivo discutir a importância da atividade física sistematizada em idosos no período de pandemia do coronavírus. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Foi observado que a atividade física sistematizada tem gerado efeito positivo em pessoas idosas nos tempos de pandemia, melhorando o desempenho físico e mental. Conclui-se que é necessário que a prática de atividade física deva ser sistematizada por um profissional de Educação Física que possa utiliza-se de recursos tecnológicos para desenvolver atividades físicas seguras para contribuir na saúde e qualidade de vida dos idosos.Monografia Acesso aberto EFEITOS DOS EXERCICIOS FÍSICOS NA OBESIDADE INFANTIL: uma revisão integrativa(2021) Santos, Reynaldes SilvaQuando analisados dados sobre a obesidade, alguns deles acabam despertando diversos interesses da comunidade cientifica, um deles, a obesidade infantil devido à alta crescente nos últimos anos, bem como o número alarmante de condições associadas em decorrência dela na população infantil. Este trabalho adotou como objetivo geral: compreender os efeitos dos exercícios físico e da atividade física precoce no controle e neutralização da obesidade infantil. Trata-se de uma revisão integrativa, coletada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), por meio dos descritores presentes no Decs: “Prática de educação física”; “Obesidade Infantil”; “Exercício Físicos”; “Educação Física”. Os critérios de inclusão adotados foram: estudos completos que respeitassem as conformidades éticas, nos idiomas inglês e português, adotando ainda como período cronológico estudos entre os anos de 2011 a 2021. Os resultados descritivos evidenciaram publicações nos anos de: 2018 (n=1; 10%); 2017 (n=1; 10%); 2016 (n=1; 10%); 2015 (n=2; 20%); 2014 (n=3; 30%); 2013 (n=2; 20%). A prática de exercícios físicos se monstra como instrumento eficaz para controle dos níveis pressoricos, colesteróis e deslipidemia, fatores que acabam favorecendo o acometimento para outras condições patológicas. Concluiu-se que a prática de exercício físico é necessária para mudança no estilo de vida e prevenção da obesidade infantil, bem como se faz necessário adotar os novos mecanismos tecnológicos inseridos na prática de exercícios físicos para combate à obesidade infantil.Monografia Acesso aberto Exercício físico é remédio: a atuação dos profissionais de educação física em tempos de distanciamento social(2021) Ribeiro, IanaTendo como cenário a pandemia do Covid-19, emergindo a saúde pública em uma preocupação global, necessitando conduzir uma reflexão acerca da atuação dos profissionais de educação física com o exercício físico em prol da população, em um processo seguro, este trabalho se apresenta com foco na disseminação do exercício físico de forma regular, utilizado como um meio para a promoção e manutenção de saúde, prevenção de doenças e diminuição de agravos, com ênfase para a atuação dos profissionais de educação física frente ao processo de continuidade ou iniciação das práticas durante o período de distanciamento social. Assim, como objetivo geral, o estudo visa conduzir uma reflexão sobre a relevância do exercício físico e a atuação do profissional em tempos de distanciamento, especificando a relevância do exercício físico regular com dose-resposta, acerca dos desafios inerentes à atuação de tais profissionais na sociedade, com ênfase nos benefícios da atividade física para a saúde física e mental, a fim de contribuir com a propagação de possibilidades de intervenção dos profissionais no campo da saúde. O estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, com a participação de um acervo científico referente aos anos de 2020 e 2021. Portanto, esse enfatiza a continuidade da prática de exercícios físicos durante o período pandêmico como fator relevante à saúde física e mental, acarretando práticas realizadas em casa ou ao ar livre com o auxílio dos aparatos tecnológicos através de streamings e mídias digitais.Monografia Acesso aberto A ginástica aeróbica como método preventivo e seus benefícios em torno das doenças crônicas não transmissíveis(2021) Almeida, ValériaA educação física é uma área muito abrangente que permite vivenciar muitas modalidades, e a ginástica aeróbica, sendo uma delas, permite desenvolver grande capacidade cognitiva e física, beneficiando o praticante de inúmeras formas. Por ser uma prática de exercício físico, tem a capacidade de ajudar no controle e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, fazendo necessário o acompanhamento do profissional de educação física no processo de sua realização. Uma vez que tais doenças representam a maior causa de morbimortalidade no Brasil. Dessa maneira, o objetivo principal desta produção é mostrar a ginástica aeróbica como um fator importante para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e enfatizar os benefícios que a prática regular de exercício físico traz para o ser humano. Mediante um estudo bibliográfico, a partir de uma abordagem qualitativa e de objetivo descritivo, a fim de apresentar as características do fenômeno estudado e descrevê-lo. Diante disso, as informações obtidas através das análises estão apresentadas em gráficos, expostas em categorias para uma melhor compreensão sobre os resultados obtidos. Pelos quais é possível concluir que o exercício físico é um fator importante para os indivíduos da sociedade, independente da sua idade ou gênero, sendo um fator determinante para a saúde, se realizado de forma regular tem o poder de controlar e prevenir algumas das doenças crônicas não transmissíveis mais conhecidas, sendo o profissional de educação física um personagem fundamental nesse contexto.Monografia Acesso aberto Os impactos da inatividade física na saúde pública(2021) Santos, David Willy SantanaEste trabalho baseia-se em mostrar como a inatividade afeta a vida da população, com grandes impactos para a saúde pública, e a importância que a atividade física tem no processo dessa pandemia mostrando, assim, os diversos benefícios que a prática de atividade tem. O propósito é discutir a importância das atividades físicas na rotina sedentária para abordar os vastos benefícios para a qualidade de vida e saúde, pois, é através da prática que diversas doenças são diminuídas. Com um olhar crítico, é possível observar que este problema é muito notável de se ver no dia a dia e as consequências que isso pode gerar. Muitas pessoas veem o problema e nem sequer têm a atitude de mudar seus hábitos. A pesquisa realiza um estudo de como é visto esse problema na sociedade e como pode ser resolvido, a fim de diminuir a inatividade física.Monografia Acesso aberto Iniciação esportiva e suas contribuições para o aprendizado da criança(2023-12) CRUZ, Gabriel de Santana; ANJOS, João Marcos Santana DosIntrodução: A iniciação esportiva é um importante indicador para que a criança tenha o básico de conhecimento acerca das modalidades esportivas, ela se baseia no período em que há o primeiro contato da criança com o esporte. É importante para que o desenvolvimento motor seja de fato efetuado que o procedimento utilizado seja eficaz, pois só assim haverá uma modificação na estrutura corporal e destreza dos movimentos, sendo a iniciação esportiva peça fundamental para esse processo. Culminando o leque de benefícios adquiridos é importante mencionar também o controle lipídico a partir do estímulo do gasto calórico, potencializando assim as vias metabólicas. Resultados: Foram encontrados nas bases de dados um total de 20 artigos sobre iniciação esportiva, sedentarismo/obesidade e desenvolvimento motor em português. No entanto 40 deles não atenderam as normas de inserção impossibilitando o anexo na revisão bibliográfica. Foram escolhidos 18 artigos sendo 17 na base Google Acadêmico; 3 na base Scielo. Foi utilizado 1 livros abordando os ideais do desenvolvimento motor, iniciação esportiva.: Conclusão: conclui-se que crianças que possuem acesso ao esporte desde a primeira infância tornam-se adolescentes com maior ampliação positiva nas esferas da qualidade de vida, apresentam resultados mais satisfatórios na escola, possuem um elenco de capacidades físicas mais disponíveis, tendem a não desenvolver problemas metabólicos ligados doenças crônicas.Monografia Acesso aberto Treinamento de força e seus efeitos na saúde do idoso(2021) Silva, Weslayne Santos daConsequentemente pelo aumento da expectativa de vida, o número de idosos pelo mundo na busca por estratégias que possam contribuir para o processo de envelhecimento ativo e saudável cresceu grandemente, dentre essas se destaca, por exemplo, o treinamento de força. Nessa premissa, este estudo tem como objetivo discutir os efeitos do treinamento de força na saúde do idoso. Assim, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa e de objetivo exploratória. Dessa forma, os resultados apontaram que o treinamento de força contribui na melhor qualidade de vida dos idosos, refletindo em suas atividades diárias. Permitindo, por esse viés, concluir que o treinamento bem planejado e orientado desenvolve as capacidades funcionais do idoso para uma vida independente.Monografia Acesso aberto Treinamento resistido para adolescentes, visando um envelhecimento saudável: uma revisão da literatura(2021) Almeida, Geomar CarvalhoNo cenário mundial de envelhecimento futuro, é estimado que a população idosa seja muito representativa, desta forma, o trabalho objetiva, de maneira geral, analisar as contribuições que o treinamento resistido terá para os adolescentes visando um envelhecimento saudável em um contexto futurístico. Em âmbitos específicos, analisou como o treinamento resistido pode contribuir para um envelhecimento saudável e benefícios na vida cotidiana; discutir sobre os benefícios do treinamento resistido a longo prazo; beneficiar no tratamento e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis; e analisar a influência do treinamento resistido iniciado na adolescência e a importância do profissional em educação física. Como procedimento metodológico, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as vertentes que circundam os benefícios do treinamento resistido na fase da adolescência e a repercussão no envelhecimento. Inicialmente, foram organizadas algumas informações sobre a prática do treinamento resistido na adolescência, focando nos elementos estruturantes para o estilo de vida ativo. No segundo capítulo, foram abordados sobre o comportamento social e a prática do treinamento resistido na fase da adolescência. Já no terceiro capítulo, foram expostos incrementos sobre o treinamento resistido e seus impactos na saúde pública e, por fim, o treinamento resistido na vida de idosos e a importância da prática regular. Os resultados obtidos durante a pesquisa foram que o treinamento resistido não dispõe de malefícios na adolescência, desde que seja acompanhado e prescrito por profissional qualificado, atribui benefícios no envelhecimento, na prevenção da perda muscular, mobilidade e autonomia de idosos, na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Quando iniciado na adolescência, corrobora para uma experiência prévia que contribua para a adesão, aderência e permanência no treinamento a longo prazo.