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Artigo Científico Acesso aberto Antes que o circo pegue fogo no ambiente virtual: um novo olhar para a pré-crise entre marcas privadas e influenciadores digitais(2024-07) ELIAN,, Camila Alves; RIBEIRO,, Gustavo Henrique de Araujo; CORDEIRO,, Gustavo Tavares Salles; LIMA,, Natália PradoO estudo em questão visa investigar a relação entre marcas privadas e influenciadores digitais antes de possíveis crises, destacando aspectos relevantes na escolha e contratação de um influenciador digital para promover a sua empresa. Neste momento, é essencial analisar e considerar determinados pontos para que a parceria seja bem-sucedida e não resulte em problemas futuros. O intuito é promover uma reflexão sobre a necessidade de estabelecer estratégias de marketing que estejam alinhadas com os princípios, valores, imagem e reputação da organização. Propõe-se a criação de um guia digital com diretrizes para evitar possíveis contratempos na escolha e contratação de um influenciador digital. Com base nos dados obtidos, foi possível verificar que a seleção equivocada desse profissional pode trazer impactos negativos para a empresa, portanto, é fundamental realizar pesquisas e avaliações criteriosas antes de eleger um influenciador digital para representar a organizaçãoArtigo Científico Acesso fechado CAPS III :Centro de Atenção Psicossocial(2024-06) GUIMARAES, Helen Cristina AlvesNesse trabalho a neuroarquitetura atuará no CAPS III, um centro de atenção psicossocial que tem como objetivo promover uma melhor qualidade de vida a quem sofre com transtornos mentais e juntamente com o Design Biofílico promover mudanças a mudança de vida dos pacientes atualmente presentes na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais local onde será implantado o presente trabalho. A neurociência aplicada a arquitetura conhecida como a neuroarquitetura é a ciência estudada em ambientes que causam impacto a vida das pessoas presentes naquele espaço; Através dos sentidos humanos podemos transformar sentimentos e sensações promovendo conforto e bem estar a quem ali vive.Artigo Científico Acesso aberto Consultoria em comunicação institucional e mercadológica(2021) IARA RODRIGUES DE OLIVEIRA, ÁGATHA; DE CERQUEIRA MARTINS, AMANDA; MARTINS DOS SANTOS DAMACENO, GRACIELLE; AUGUSTO MENDES, GUSTAVO; COSTA XAVIER SILVA, MARIA; FRANCIELLE PEDROSA DE CASTRO, MARYNAEm meio a alta oferta de empresas e seus produtos e serviços, chamar a atenção do consumidor e se diferenciar dentre a multidão é essencial para o sucesso de um negócio. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo o desenvolvimento de uma consultoria para um cliente real no qual foi escolhida a empresa Falcão Barbearia. Por meio de diversas pesquisas, diagnosticou-se a necessidade de fortalecer a marca à luz de estratégias da comunicação mercadológica e institucional, temas deste trabalho. Com o objetivo geral de desenvolver o posicionamento da marca de modo contínuo e eficaz, por meio de estratégias de comunicação mercadológica e institucional, até dezembro de 2022, percorremos todo o planejamento e, ao final, entregamos o plano de ação para o cliente, que já está sendo amplamente realizado. Observamos que a experiência proporcionou mudanças significativas na comunicação da empresa, no posicionamento com seu público e na criação de estratégias para prospecção e engajamento de clientes, levando a modernização dos serviços com qualidade.Artigo Científico Acesso fechado De que maneira a comunicação pode contribuir para a segurança de mulheres em eventos?(2021-12-07) Novazik, Ruben; Zanola, Marina; Tadim, Breno; Marques, Bárbara; Fernandes, Matheus; De Assis, Richard; Pereira, JulhiaA Agência Conecta oferece aos clientes suporte, consultoria e planejamento de forma a unir descontração e responsabilidade social do início ao fim em eventos. Com busca direta a uma comunicação incisiva e clara, o intuito deste projeto é a conscientização social pré e pós festividades, estendida a todos os stakeholders da marca.Percebe-se que há grande lacuna no mercado de eventos sobre as temáticas de cunho social e também grande discrepância entre o diálogo de marca e suas ações contra injustiçasocial. Portanto é de grande importância a concepção de campanhas de conscientização esuas ações durante o evento. Idealizamos junto à YVY Destilaria, uma campanha de conscientização de causa social como objetivo de combater o assédio em eventos. Estabelecendo assim a criação de peças publicitárias destinadas ao ambiente do evento, OOH e redes sociais, além de ações concretas a favor da causa, como o disque denúncia e o estabelecimento de um ponto de apoio e recolhimento de denúncias. Visiona-se com esta campanha resultados em mudança de comportamento, segurança social e melhoria da percepção da empresa pela credibilidade e respeito pelo consumidor.Artigo Científico Acesso aberto O IMPACTO DOS CINCO SENTIDOS PARA O BRANDING DE ORGANIZAÇÕES DO MERCADO DA CULTURA: Agência Sensor(2021-12-14) Pereira, Clara Marri; dos Santos, Lorrane Solano; de Oliveira, Lucas Telles; Silva, Natasha Galafassi; Nascimento Correa, Roney Laurent; de Senna e Souza, Victória MouraCom o objetivo de estudar em maior profundidade a relação entre marcas do mercado de cultura, a neurociência da comunicação e seu impacto no campo neurológico dos consumidores, o Marketing e o Branding Sensorial aparecem interligados quando o assunto é justificar como as marcas podem se beneficiar de estudos e pesquisas da neurociência. É importante compreender o que o público está buscando para além do produto e como as marcas poderão adequar suas experiências de maneira mais assertiva. O Marketing de Experiência, termo popularizado e descrito por Schmitt em 1999, é uma vertente advinda do Neuromarketing – estudo que utiliza tecnologias do campo da neurociência aplicadas ao marketing –, que ressignifica a forma como a comunicação é estruturada e contextualizada na jornada do consumidor. As organizações culturais não são pensadas para serem ambientes comerciais, no entanto, este estudo aponta os benefícios de estimular os cinco sentidos humanos na experiência mercadológica das pessoas perante o turismo cultural, e assim incentivar a revisitação e o word-of-mouth, ou “boca a boca”, da marca. O objetivo central do trabalho esteve atrelado também à criação de uma agência experimental, cujo cliente foi a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), em especial o Circuito Liberdade, bem como a formulação de campanha criativa para maior reconhecimento e aumento da frequência de visitação nos ambientes culturais. Como guia para as nossas ações, realizamos uma pesquisa utilizando o Google Forms, com a obtenção de 168 respostas sobre as experiências em museus, de modo a conhecer mais a fundo as opiniões daqueles que frequentam os espaços do Circuito Liberdade. Buscamos relacionar as motivações do público às peças criadas para a campanha, são elas: campanhas para a rede social Instagram, com peças que acentuam a identidade visual do Circuito Liberdade, adicionamos também impressos com curiosidades exclusivas sobre Belo Horizonte. Para além das peças estáticas, foi desenvolvido uma campanha audiovisual para incentivar as pessoas a terem uma experiência vívida com o Circuito Liberdade, sendo o carro chefe da campanha e descrito ao longo do documento.Artigo Científico Acesso aberto O doce sabor das cores: um estudo sobre cores e chocolates que influenciam no consumo das crianças(2019-12) FONSECA, Bárbara Pereira; LARA, Bruno Cézar de Souza Castro; COSTA, Gabryela AlvesO presente estudo visa entender de que maneira as cores influenciam na decisão de escolha das crianças. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o comportamento do consumidor e a psicologia das cores, são apresentados como as cores estão relacionadas na decisão de escolha. Em seguida, foi realizada uma pesquisa exploratória, na qual instigamos cada criança a imaginar que era dona de uma “fantástica fábrica de chocolate”, utilizando da metodologia de análise de seus desenhos para tentar entender suas relações com as cores do produto utilizado. Entre outras conclusões, percebeu-se que as crianças de dez anos possuem percepção de marca associado às cores, uma vez que 14 das 18 embalagens imaginadas nos desenhos foram associadas às marcas que existem no mercado. O estudo foi realizado para facilitar o trabalho dos profissionais que atuam no mercado de marketing, publicidade e design, a fim que o resultado obtido pudesse ser utilizado pelos mesmos em estratégias mais assertivas em relação a influência que as cores possuem sobre os consumidores infantisArtigo Científico Acesso aberto Racismo e mídia: pesos iguais e medidas diferentes: Análise de notícias dos portais G1 e R7 sobre a abordagem jornalística de acordo com a cor da pele e a condição social(2021-07-12) Osório, MarcosEste artigo teve como objetivo confirmar se o tratamento dado pela mídia brasileira a negros e brancos, e a pessoas de condições socioeconômica diferentes, é desigual. Mais exatamente, como dois grandes portais de notícias – o G1 (Rede Globo) e o Portal R7 (Record), ambos de abrangência nacional – tratam os envolvidos em ocorrências criminais iguais ou parecidas, quando possuem cor de pele e classe social diversa. Ou seja, pretende-se confirmar se são “pesos iguais e medidas diferentes”, ou não, a partir da análise do discurso dos produtos jornalísticos selecionados. As categorias escolhidas foram os índices de avaliação (KOCH, 1992), o vocabulário usado para se referir aos suspeitos (MAINGUENEAU, 2008), e as referências à sua condição socioeconômica, juntamente com a observação crítica das imagens apresentadas. Após as análises das dez reportagens selecionadas, cinco em cada um dos dois portais, veiculadas entre 2015 e 2021, concluímos que esses programas noticiosos, de forma tanto implícita quanto explícita, referem-se de modo depreciativo aos suspeitos de raça negra e de classe socioeconômica mais baixa. Ao mesmo tempo, parecem preservar, por meio da escolha vocabular e das imagens, suspeitos de delitos parecidos, mas que têm a pele branca e melhor condição financeira.Artigo Científico Acesso embargado (Re)Socializar: centro de ressocialização baseado no modelo APAC(2022-12-13) Ferreira, Barbara SilvaEste artigo trata-se do início da minha jornada para a conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Una, após anos de estudo e paixão pela área. Com o tema (Re)Socializar - Centro de Ressocialização, dentro da área de estudo relacionada a projeto arquitetônico, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um edifício prisional masculino baseado no modelo APAC em Belo Horizonte, Minas Gerais. Seguindo a legislação específica para esse tipo de projeto, juntamente com a metodologia criada pela APAC e seus pilares, respeitando todos os direitos humanos, utilizando uma forma estética de pouco impacto visual e pensando no conforto e na segurança do local. Nesse contexto, ao longo deste trabalho serão abordados pontos como contextualização do tema, estudo do local de inserção do edifício e o seu impacto com a região, estudo de caso e referencial teórico em prol de viabilizar o projetoArtigo Científico Acesso embargado Sentidos - centro de reabilitação e inclusão social para pessoas em situação de rua(2022-12) Perin, Danielle CardosoO crescimento da população em situação de rua é um fator alarmante, que se agravou devido à crise econômica acentuada pela pandemia da Covid-19. Esse contexto envolve aspectos econômicos, sociais, políticos e psicológicos. São pessoas que vivem em condições de extrema fragilidade e exclusão social. Segundo dados da prefeitura de Belo Horizonte 8.600 pessoas vivem em situação de rua. Atualmente existem 16 abrigos destinados a adultos, adolescentes e famílias, com capacidade para 2.000 pessoas. A maioria dos Centros de acolhimento existentes em Belo Horizonte, não oferecem um local seguro e aconchegante para suprir as carências de cuidados necessária. A falta de iluminação, relatos de mofo e infestações de percevejos, além da escassez de ambientes que possam contribuir com a reintegração dessas pessoas em meio a comunidade, também fazem parte da problemática que circunda a nossa sociedade. O Objetivo principal desse projeto é criar um equipamento que promova apropriações e estimule o desenvolvimento pessoal. O terreno escolhido na avenida do contorno, 893, Santa Efigênia, em Belo Horizonte- MG. Conta com a estratégia de proximidade devido 58% da população em situação de rua, está alocada nessa região centro-sul, além do fácil acesso e ótima infraestrutura.Artigo Científico Acesso aberto Uso de dados traz precisão ao jornalismo esportivo(2022-07-06) Vieira, Thyago Henrique de MeloO avanço tecnológico facilitou e intensificou a utilização de dados na área do jornalismo esportivo. Dessa forma, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que resultou na reportagem "Uso de dados traz precisão ao jornalismo esportivo", busca apresentar como os jornalistas estão utilizando os dados para fundamentarem suas opiniões, comentários e análises. A partir da fundamentação teórica, demonstra-se que as técnicas do jornalismo de dados podem ser utilizadas de diferentes modos. Nesse sentido, os profissionais entrevistados relatam, na reportagem, suas experiências com dados, as ferramentas que utilizam para coleta, armazenamento e análise, os benefícios da prática para os jornalistas e para o consumidor, e traçam uma perspectiva futura quanto ao uso de dados por parte do jornalismo de esportes. Além disso, é feita uma análise do blog Espião Estatístico, do GloboEsporte.com, com o objetivo de expor como o veículo utiliza os dados nos produtos entregues ao público. Por fim, mediante a observação de três transmissões de futebol realizadas em décadas distintas, busca-se verificar se houve aumento do uso de dados estatísticos nesses produtos no decorrer dos anos.Artigo Científico Acesso aberto “Viver com HIV não é crime”: Uma análise crítica do discurso no emprego das terminologias sobre as pessoas que vivem com HIV(2020-12) Ribeiro, IgorEste artigo tem como seu referencial teórico a Análise Crítica do Discurso (ACD) fundamentada a partir dos trabalhos de Fairclough (2001 e 2005). Com base nessa perspectiva, ele analisa, à luz da Teoria Social do Discurso, o estigma social presente nas terminologias utilizadas no contexto das pessoas vivendo com HIV em três textos jornalísticos publicados em dois momentos da história no jornal Folha de São Paulo: no ano de 1983, quando a AIDS passou a ser noticiada no Brasil; e em 2021, o ano em que esta pesquisa foi desenvolvida, após uma afirmação feita pelo Presidente da República associar casos de AIDS à vacinação contra Covid-19. A pesquisa mostra como era representada a pessoa que vivia com HIV no início da epidemia desta doença e compara as terminologias utilizadas para representá-la nos dias de hoje, o que ainda se mantém do estigma que reforça o preconceito social no qual estes indivíduos estão inseridos. O objetivo é mostrar como o preconceito com essa IST está construído e como ele ainda é lido nos dias de hoje, se propondo a ser um convite ao debate sobre o que precisa ser aprendido para que as pessoas vivendo com HIV possam conviver de forma mais segura em todos os âmbitos que ainda são impactadas pela sua condição sorológica.