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Tese Acesso aberto Coleções imateriais, exposições efêmeras: animações no design de exposições(2023-08) ANDRADE, Daniel Grizante deA pesquisa aqui apresentada trata do uso de animações nos projetos de exposições em museus considerados de temática imaterial, entendidas como espetaculares e observadas de modo crescente na atualidade. A animação, linguagem que sempre esteve próxima ao universo infantil, às manifestações midiáticas, ao entretenimento e à fantasia, dá de encontro ao museu, instituição com notória autoridade social, centrada na preocupação com a realidade e com o documento histórico. A colisão entre dois mundos dá origem a esta pesquisa. Partiu-se da investigação sobre o universo museal, tendo em vista o uso tecnológico e as relações entre museu, sociedade, entretenimento, lazer e educação. Com isso, é traçado o entendimento de que o museu é uma instituição de seu tempo e se utiliza de recursos disponíveis para cumprir seus objetivos, incluindo o uso de animações exibidas em dispositivos diversos. A pesquisa traz para a discussão, ainda, a cultura do design e como ela está ligada ao projeto de complexas exposições lidando com temas sensíveis, no caso deste estudo, aqueles referentes aos patrimônios imateriais. O design expográfico é tensionado com as experiências e estratégias de fruição e criação do cinema e da televisão. Trabalha-se também os conceitos de imaterialidade e efemeridade. Na sequência, a pesquisa explora o conceito de animação e a interface entre realidade e fantasia, constatando diferenças e semelhanças em relação ao cinema live action e a existência de animações documentais e educativas. Compreende-se a animação dentro da cultura do design, com práticas e usos complexos no universo midiático, chegando à conclusão de que sua principal característica contemporânea é a experimentação. Finalmente, estabelecem-se os parâmetros da linguagem. Termina-se com a análise de dois museus paulistas: o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa, observando, a partir dos conceitos estudados, os usos dados às animações nos projetos de design de exposições das duas instituições.Tese Acesso aberto Hospitalidade, desenvolvimento sustentável e competitividade no setor da gastronomia(2023-10) ANTUNES, Ana Claudia GuimarãesA hospitalidade baseia-se na relação entre as pessoas e tem por responsabilidade estabelecer uma interação nova ou promover um relacionamento já existente. A comensalidade é uma dimensão da hospitalidade. Comer junto tem um significado ritual e simbólico que vai além da simples necessidade de se alimentar. A gastronomia é o estudo da relação entre cultura e alimentação. O tempo gasto com alimentação diminuiu, a composição das refeições foi simplificada, comer fora ou comprar comida pronta está em ascensão. No Brasil os bares e restaurantes estão presentes em todos os municípios do país. A gastronomia é um dos setores que sofreu sérios prejuízos com a pandemia do coronavírus (Covid-19). Possivelmente, haverá transformações no futuro da gastronomia pós pandemia, influenciadas por novos hábitos e pelos novos protocolos de higiene e saúde global, visando maior segurança alimentar, saúde, sustentabilidade e estabilidade a todos os stakeholders. O emprego do desenvolvimento sustentável, de forma ampla na gastronomia, traz benefícios econômicos, ambientais e sociais. Devido aos fatos apresentados e a necessidade de entender as relações existentes entre hospitalidade, stakeholders, desenvolvimento sustentável e competitividade no setor da gastronomia, questiona-se nesta pesquisa: De que maneira a hospitalidade na gestão para stakeholders e o desenvolvimento sustentável podem beneficiar a competitividade no setor da gastronomia? Dentro dessa abordagem, o objetivo geral é o de compreender as contribuições da hospitalidade na gestão para stakeholders e do desenvolvimento sustentável para a competitividade no setor da gastronomia, tendo como proposições: P1. a hospitalidade influencia positivamente a gestão para stakeholders contribuindo para a competitividade; P2. o desenvolvimento sustentável é relevante para o setor da gastronomia e contribui para a competitividade; e P3. a gestão para stakeholders e o desenvolvimento sustentável são desafios enfrentados pelo setor da gastronomia pós pandemia Covid-19. Por hipóteses: H1. a hospitalidade pode ser um diferencial competitivo; e H2. o desenvolvimento sustentável beneficia a competitividade. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa compõem-se de três fases e seguem o fluxo Emic-Etic-Emic. Quanto à natureza dos dados, o estudo caracteriza-se como qualitativo-quantitativo-qualitativo. Na primeira fase, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistadas semiestruturadas com especialistas da área de gastronomia e foi analisada por meio da técnica de análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti. Na segunda fase, a coleta ocorreu por meio de aplicação de questionário fechado com frequentadores de restaurantes e a análise foi estatística com a utilização do software SmartPLS. A terceira fase, foi composta por estudo de casos múltiplos, que teve como amostra três restaurantes e os dados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti. Os resultados permitem concluir que a hospitalidade na gestão para stakeholders fortalece as relações, sendo um fator contributivo para a competitividade de estabelecimentos do setor da gastronomia. Também ficou evidente que o desenvolvimento sustentável pode contribuir para a competitividade dos serviços de alimentação por meio da adoção de práticas que podem reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Além disso, as empresas que adotam ações sustentáveis podem se beneficiar de uma imagem positiva junto aos consumidores e investidores. Mediante o trabalho realizado, considerou-se proposições 1 e 2 foram suportadas e a proposição 3 refutada. Todas as hipóteses foram confirmadas, os objetivos alcançados e o problema de pesquisa respondido.Tese Acesso aberto Inteligência artificial aplicada na construção de indicadores de hospitalidade na cidade e destino turístico inteligente, São Paulo.(2023-05-02) Mazo, Alex MauricioOs estudos sobre as cidades e destinos turísticos classificados como “Inteligentes”, ou por intermédio de seu termo descrito na língua inglesa “Smart Cities”, buscam soluções para as mais diversas áreas do conhecimento. Investimentos, sustentabilidade e principalmente a tecnologia são alguns aspectos apontados por esses estudos para que essas cidades se tornem competitivas. No entanto, essa visão macro levantada pelos gestores, que, em sua maioria são responsáveis pelo planejamento de uma cidade, não levam em consideração os vínculos de hospitalidade entre os indivíduos/grupos, bem como não tratam de assuntos relacionados às relações interpessoais. Adicionado a esse cenário, a observação da ocorrência de características de hospitalidade se tornou ainda mais prejudicada com a necessidade do isolamento social decorrente da contaminação mundial do Coronavírus. Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo é compreender a partir da perspectiva da hospitalidade, como a configuração dos espaços, comerciais e públicos, favorecem as relações interpessoais entre indivíduos/grupos nos espaços de uma cidade classificada como inteligente e como as leis, ritos e tempo da hospitalidade contribuem para essas relações, criando indicadores que possibilitem a identificação tangível dos aspectos da hospitalidade encontrados nesses espaços e, por consequência, colaborem com a competitividade de uma cidade integrante de uma rede de cidades. Por sua natureza qualitativa e quantitativa a abordagem Emic-Etic-Emic foi definida para os objetivos proposto deste estudo. Na primeira etapa Emic, para os dados coletados por intermédio das técnicas de fotoetnografia e observação estruturada, será adotada a metodologia de análise de conteúdo. Na segunda etapa Etic, por intermédio da utilização de inteligência artificial, será realizado o mapeamento do processo que sustentará o desenvolvimento das variáveis nos dados coletados. E na última etapa Emic será demostrado os resultados obtidos com a aplicação da IA.Tese Acesso aberto O design emocional no mercado de ações: experiências utilizando a realidade virtual(2023-03) FERNANDES, Carlos Augusto GottsfritzA presente tese propõe uma representação visual do mercado de ações brasileiro sob a égide do design emocional de Donald Norman, manifestada por meio de experiências desenvolvidas utilizando a realidade virtual. Atualmente a negociação de ativos do mercado financeiro ocorre em plataformas digitais, representadas por ordens de compra e venda de ações em uma determinada cotação – muitas vezes apresentada por gráficos bidimensionais intermitentes. Todavia, por ser uma operação altamente sintética e célere, o interator acaba se deparando com lacunas informacionais que fogem ao escopo da visualidade gráfica – tornando este sistema um convite à uma possível abstrata especulação alfanumérica. O design permite mediar este diálogo levando em consideração os três níveis do design emocional: visceral, comportamental e reflexivo. A junção dos aspectos estéticos, funcionais e simbólicos no projeto pode aprofundar a discussão na hora da aquisição das mercadorias, inserindo em jogo a atividade-fim dos fornecedores e algumas características das empresas. Em prol de uma proposta experimental, foi utilizada a realidade virtual para criar um ambiente tridimensional. O cenário escolhido corresponde a estrutura física de um supermercado, na qual as ações negociadas são apresentadas como mercadorias no formato de dioramas e exibidas em gôndolas, ilhas e outros displays personalizados. Além de reaproveitar modelos conceituais e rotinas praticadas por consumidores do varejo, a intenção é provocar questionamentos em uma cultura centrada no desempenho como força motriz do progresso. O resultado final permite observar as possibilidades da ressignificação visual e futuramente irá auxiliar na criação de novas experiências imersivas em espaços transdisciplinares.Tese Acesso aberto Rituais de Hospitalidade no Caminho de Cora Coralina: protagonismo das anfitrãs de meios de hospedagem em povoados goianos(2023-08) PASSOS, Lisandra Lavoura CarvalhoNo interior do estado de Goiás, foi inaugurado em 2018, o Caminho de Cora Coralina em homenagem à poetisa que nasceu na cidade de Goiás, que retrata em um estilo único a natureza, a vida cotidiana e a cultura brasileira. Trata-se de uma rota turística, com cerca de 300 km de extensão, entre os municípios de Corumbá de Goiás e a Cidade de Goiás, em um local conhecido como Região do Ouro, palco da exploração desse minério no século XVIII, onde há presença de sítios naturais, históricos e arqueológicos. A implementação desse caminho gerou mobilização do poder público e a criação da Associação do Caminho de Cora Coralina que reúne, aproximadamente, 30 empreendedores, com a presença de mulheres à frente de vários meios de hospedagem em povoados, que não possuem as mesmas características e condições de cidades consolidadas que fazem parte do caminho. Nesse cenário desenvolvi uma pesquisa qualitativa, com base no método etnográfico, a fim de compreender as relações de hospitalidade presentes nos rituais protagonizados pelas anfitriãs dos meios de hospedagem em povoados do Caminho de Cora Coralina. Após abordar rotas e trilhas turísticas, seguida pela vida e legado da poetisa, entendo o Caminho como uma rota cultural, ecoturística e de turismo esportivo e, ainda, uma trilha de longo curso de caráter polissêmico, símbolo da poetiza como fonte de inspiração e persistência aos caminhantes e ciclistas. Com base em documentos e entrevistas com pioneiros, planejadores e executores, apresento o histórico do Caminho desde o seu plano conceitual em 2013, a inauguração em abril de 2018 e sua gestão até junho de 2023. Em quatro viagens ao campo identifiquei seis anfitriãs em meios de hospedagem de povoados rurais, percorri todo o Caminho como turista-peregrina, vivenciando as suas etapas de esforço físico, esforço mental e introspecção e coletei dados sobre atuação dessas anfitriãs por meio da observação participante e entrevistas semiestruturadas. A partir da descrição densa, analisei e discuti, à luz de estudiosos sobre o assunto, os rituais e as cenas nas relações de hospitalidade entre anfitriãs e seus hóspedes nas etapas de iniciação, acolhimento e estreitamento dos vínculos. Na primeira, percebi a falta de planejamento na recepção, na segunda, a hospedagem e a alimentação como essenciais e, na terceira, o eventual estreitamento de vínculos, caracterizando a intensidade dessas relações. Observei que, em alguns meios de hospedagem, todos os rituais e todas as etapas se desenvolveram, mas, em outros, pouco avançaram para além da recepção ou não se instalaram. Percebi elementos no cotidiano da vida simples das anfitriãs no meio rural como características associadas à perpetuidade dessa ruralidade que produzem uma conexão peculiar nas relações de hospitalidade entre elas e seus hóspedes, personalizando, assim, os rituais de hospitalidade nos meios de hospedagem analisados no Caminho de Cora Coralina. Enfatizo, ao final, a identificação dessas mulheres com a poetisa Cora Coralina, uma mulher antes desconhecida, mas que se tornou fonte de inspiração para elas.Tese Acesso aberto Uma Teoria Social da Música no Cinema Hollywoodiano(2022-09-22) Di Sarno, FabrizioEsta tese visa estudar a música feita para os filmes de maior orçamento e distribuição produzidos pelos grandes estúdios de Hollywood. Portanto, se desenvolve no sentido de realizar uma construção histórica que perpassa o desenvolvimento da música ao longo da evolução do cinema hollywoodiano. Consequentemente, a pesquisa desemboca na confecção de uma tabela (Tabela 1) que explicita uma divisão da música cinematográfica em diferentes períodos bem como as características musicais presentes em cada um deles. Partindo dessa classificação, se almeja explicar os fatores que levaram os responsáveis por essa música a adotar os atributos presentes em cada uma das fases apontadas. Uma vez constatada a natureza multifatorial do caminho histórico percorrido pelo tipo de música estudada, a tese elabora uma explanação detalhada sobre os aspectos industriais, mercadológicos, tecnológicos, estéticos e socioculturais que influenciaram os compositores que trabalham para o mercado cinematográfico norte-americano. Além disso, o trabalho aborda a teoria do caráter social, presente na obra A Multidão Solitária, publicada em 1950 pelo sociólogo, educador e escritor David Riesman (1909- 2002), bem como a forma com que o autor aborda o impacto que a demografia exerce nos diferentes modos de conformidade, para estabelecer, assim, um paralelo com a forma pela qual o acréscimo ou decréscimo do número de filmes produzidos pelos grandes estúdios é capaz de influir na natureza da música criada para acompanhá-los. A partir dessa relação entre a demografia e a criação artística, esta tese pode servir de apoio para trabalhos que desejam estabelecer paralelos semelhantes aplicando-os em campos diversos.