Engenharia Civil
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Monografia Acesso aberto Análise e aplicação da metodologia Lean Construction em edificações multifamiliares de médio padrão(2021-11-15) VIEIRA, ThaysaLean Construction ou simplesmente construção enxuta foi desenvolvida a partir de teorias de outros ramos de produção, entre elas a ideia do Just in Time (JIT) e do Total Quality Management (TQM), que são sistemas de administração da produção que determinam que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O setor da construção aqui no Brasil ainda encontra dificuldades para alterar o modus operandi e dar maior padronização e escala às obras. Assim, aplicar o Lean Construction é uma boa oportunidade para mudar o paradigma atual na gestão de projetos de obras. Essa pesquisa tem como objetivo analisar os resultados da implementação de práticas da filosofia de Lean Construction por meio de um estudo de caso de uma obra residencial em Araucária - PR durante o período de nove meses. Para isso, foi elaborada uma metodologia para implementação das práticas Lean composta de quatro etapas: diagnóstico inicial da obra, desenvolvimento do plano de ação Lean, aplicação do plano de ação Lean e coleta e análise de dados após a implementação das práticas Lean. Detectou-se que para a aplicação plena dos conceitos da filosofia Lean na indústria da construção civil, a obra precisa ter um planejamento consolidado de serviços e canteiro, além de um controle eficiente dos serviços executados em obra. É a partir dessas práticas que se pode ter eficiência na aplicação da filosofia enxuta de produção, assim como na aplicação das ferramentas Lean.Monografia Acesso fechado Aplicação da ferramenta FMEA em gestão de riscos na etapa de fundação da construção civil(2022-12) SCHREINER, Ana Júlia; KONRATH, Sergio Luiz; STORRER, André ValeraCom a crescente globalização do mercado, surgiu uma demanda de exigências de qualidade cada vez maior, isso fez com que empresas e organizações buscassem cada vez mais a excelência nas execuções de seus serviços. Como em todo sistema, produto ou processo, existe a possibilidade de que algo ocorra de forma positiva ou negativa, sendo assim para evitar quaisquer divergências se faz possível a prevenção de falhas. A Ferramenta FMEA atende a esse requisito, pois efetua uma análise detalhada dos possíveis modos de falha, possibilitando agir de forma prematura para prevenir e eliminar os mesmos. Na aplicação desse método é feita uma divisão por etapas, onde a primeira etapa consiste em reconhecer as falhas e seus efeitos; na segunda etapa são identificadas as ações que podem vir a eliminar ou ao menos reduzir as falhas; e por fim é feita a documentação de todo o processo de análise. O levantamento apresentado pela equipe, demonstra o conceito do FMEA aplicado as possíveis falhas na execução da fundação de obras de construção civil.Monografia Acesso aberto Avaliação do dimensionamento de uma fundação em estacas hélice contínua através de prova de carga estática com alterações arquitetônicas a posteriori à execução(2021-12-15) LIMA, Willians AlmeidaO presente trabalho tem por objetivo reavaliar o dimensionamento e execução de uma fundação executada em estacas hélice contínua monitorada que sofreu alterações arquitetônicas a posteriori à execução, verificando os recalques e atendimento as cargas de projeto. O empreendimento em análise é um edifício comercial de seis pavimentos, incluindo o térreo, localizado no município de São José dos Pinhais no estado do Paraná. Inicialmente procedeu-se com a análise dos laudos de sondagem e métodos semi-empíricos para a verificação das características do projeto já desenvolvidas. Através da interpretação de uma prova de carga estática realizada foi possível separar as parcelas de carga entre atrito lateral e ponta e estimar a carga de ruptura da estaca ensaiada. Com a inferência Bayesiana, foi possível calibrar o método de cálculo e assim aumentar a confiabilidade na análise dos resultados. Em relação aos recalques, a verificação foi realizada pelo método de Aoki e Lopes, onde foi modelado todas as características das estacas executadas. Com as análises realizadas foi possível verificar algumas excentricidades nos pilares após a alteração da planta de carga geram sobrecargas às fundações, com a inferência Bayesiana verificou-se que as cargas foram atendidas. Ao avaliar os recalques distorcionais, foi constatado na previsão dos recalques não seria atendido a relação mínima da norma de desempenho ao pilar 5, pois este apresentou valores maiores que os demais em sua periferia. As fundações são estruturas responsáveis por dissipar as cargas da estrutura para o solo, a segurança das fundações é afetada por inúmeras incertezas inerentes às previsões de comportamento necessárias no projeto, por isto, as provas de carga e demais avaliações presentes no decorrer deste trabalho desempenharam papel fundamental na redução das incertezas.Monografia Acesso aberto Elaboração de caderno de recomendações de tratamento de manifestações patológicas em obras de arte especiais(2021-12-09) CRUZ, Thais Carolina da; BRITES, Ingrid Vieira; COSTA, Isabela daAtualmente, a falta de programas específicos voltadas para a manutenção de pontes e viadutos, designadas tecnicamente como obras de arte especiais (OAEs), é um problema recorrente relacionado ao sistema rodoviário, ocasionando em estruturas com condições de estabilidade afetadas. Antigamente as estruturas de concreto armado pareciam ter durações indefinidas, mais especificamente as pontes, porém as mesmas estão sujeitas à diversas ações que ocasionam o seu envelhecimento e deterioração, comprometendo a sua estrutura e funcionalidade para qual foi projetada. Para que uma estrutura atinja sua vida útil para qual foi projetada e necessário que haja inspeção e manutenções periódicas, a fim de analisar possível surgimento de manifestações patológicas nessas obras, pois nenhuma estrutura está livre de patologias, até mesmo aquela com as melhores execuções tecnológicas possíveis. Isto ocorre devido ao meio em que as obras estão inseridas. Este trabalho, parte do princípio de conhecer as tipologias das OAEs e o histórico de evolução dessas obras no Brasil, particularmente das pontes e viadutos, sendo referenciados os principais conceitos que se encontram associados ao tema de patologia em estruturas de concreto, como também as principais manifestações patológicas que afetam as obras de pontes e viadutos rodoviários, buscando assim conhecer como esses mecanismo de degradação afetam a estrutura e possíveis recomendações de tratamento dessas obras. O caderno de recomendações de tratamento de manifestações patológicas em OAEs, foi desenvolvido com intuito auxiliar de profissionais da área da construção civil a analisarem os mecanismos de degradação que as estruturas de meso e super estão sujeitas, como também conhecer as causas que fazer com que o mesmo se prolifere, também é importante realizar o prognóstico para ter um levantamento das hipóteses de evolução do problema e por fim foi apresentado uma etapa executiva de tratamento para a recuperação da estrutura afetada.Monografia Acesso aberto Elaboração de orientações para o desenvolvimento de projetos abordando o Bim e suas dimensões 3D, 4D e 5D(2021-12-10) SOUZA, Lucas; GOMES, GabrieleO mundo está em constante evolução e no setor da construção civil não é diferente: o mercado tem exigido novas tecnologias para conferir maior produtividade e qualidade na indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção). Com isso, surge a necessidade de utilizar novos métodos para o desenvolvimento de projetos e execução de obras. A fim de atender a essas necessidades do mercado, o presente trabalho apresenta a tecnologia BIM (Building Information Modeling) - em português Modelo de informação da Construção. O BIM pode ser entendido como uma filosofia de trabalho que envolve os profissionais da área da construção civil para o desenvolvimento de projetos com modelagem paramétrica, construindo uma base de dados com informações sobre todo o ciclo de vida do empreendimento, de forma mais efetiva e produtiva, com melhor qualidade em seu desempenho e na comunicação entre as equipes - gerando assim uma fonte de informações confiáveis para a redução de problemas durante o desenvolvimento de projetos e da execução da obra. A partir de uma vasta revisão bibliográfica, foi elaborado um guia de orientações para desenvolvimento de projetos em BIM, com a finalidade de contribuir para a disseminação do BIM, bem como auxiliar os profissionais da construção civil interessados em começar a utilizar a plataforma BIM.Monografia Acesso aberto Elaboração de um sistema para captação de água pluvial adequada ao consumo humano(2021-12-10) Rodrigues da Costa, André; Alves Machado, Jonas; Javorouski, SergioO presente trabalho tem por finalidade projetar e desenvolver um sistema de captação de água da chuva de telhados, utilizando tecnologias de simples manuseio, além de seu adequado armazenamento e tratamento para o consumo humano, descrevendo seu modo de funcionamento e instalação de acordo as normas da ABNT. O protótipo foi construído no Município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, onde o volume de água pluvial foi coletado. Posteriormente foram analisadas algumas amostras no laboratório da Estação de Tratamento de Água Lagoinha, localizada no município de Tijucas do Sul e que pertence a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e os resultados foram comparados aos parâmetros de potabilidade. A metodologia utilizada foi de pesquisa exploratória com experimentação empírica. Os resultados apontam que as amostras atenderam aos parâmetros de pH, cor, turbidez, cloro e bacteriologia estabelecidos pela portaria de consolidação nº 5 do Ministério da Saúde.Monografia Acesso aberto Elemento para identificação de movimentos gravitacionais de massa em solos argilosos(2023-12) SANTOS, Bruno Corrêa dosOs movimentos gravitacionais de massa em solos argilosos é um problema comum no mundo. Este fenômeno ocorre quando condicionantes criadas em solos argilosos sofre intemperismos, com quais podem resultar em instabilidades no terreno, deslizamentos de encostas, rachaduras em infraestrutura, entre outros problemas mais graves como perda da vida humana. Para evitar tais riscos, é importante identificar mesmo que preliminarmente os elementos pré-rupturas e as condicionantes para que aconteçam. Existem fatores como ângulo de inclinação da encosta/talude, condições e mudanças climáticas, topografia/relevo, presença de estruturas e alterações no talude sem estudo geotécnico, desencadeando em série o fenômeno de ruptura. Para identificar esses elementos é necessário avaliar os sinais de instabilidade respectivos as suas condicionantes, tais como deformações e pequenas ou médias movimentos gravitacionais de massa. É importantíssimo que investigações geológicos-geotécnicos, tais como análises de campo e laboratoriais com amostras de solo ocorram para que após as interpretações preliminares a engenharia com os parâmetros e Fatores de Segurança (FS) possam dar um resultado final verdadeiro, sendo assim, muito importante que o profissional tenha, obviamente capacitação técnicas, mas também um olhar diferenciado para cada situação, se colocar na condição que cada estrutura vai reagir de um jeito diferente e que as medidas corretivas ou mitigatórias sejam adotadas.Monografia Acesso aberto O emprego da modelagem digital de terreno para delimitação de bacias de contribuição em projetos de infraestrutura(2021-12-10) LEMKE, Amanda; CARVALHO, Jéssica; ROTA, MariaA Modelagem Digital de Terreno é uma ferramenta que pode ser utilizada em variadas aplicações na construção civil, principalmente na área de infraestrutura. Quando se faz necessário o cálculo de uma bacia de contribuição, pode ser uma ferramenta muito eficiente. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo em relação a delimitação de bacia hidrográfica com a utilização da modelagem digital de terreno. Foi motivado a partir da falta de base cartográfica para essa finalidade. Após uma pesquisa bibliográfica, este trabalho seguiu em fase exploratória com o estudo que consistiu na análise comparativa da delimitação de bacia hidrográfica, a partir de três bancos de dados distintos – sendo dois deles com a utilização de modelagem digital de terreno e o terceiro com a metodologia clássica de delimitação de bacias a partir de carta topográfica – para um projeto de infraestrutura no bairro Pinheirinho, na cidade de Curitiba/PR. A partir dos resultados do estudo, foram comparadas as coordenadas do ponto de interesse, e suas distâncias, chegando à conclusão de qual o modelo digital mais preciso, e a área de contribuição da bacia de cada modelo.Monografia Acesso aberto Estação piloto para tratamento de efluentes líquidos gerados em usinas de concreto(2021-11-01) ROSSO, Joslaine Fátima da Silva; NEGREL, João PauloO constante crescimento da indústria da construção civil vem acompanhado da intensificação das discussões de sustentabilidade, visto que essa atividade é responsável por um grande consumo de materiais e consequentemente uma grande geradora de resíduos. O concreto é o material de construção civil mais consumido no mundo, e seus resíduos não são destinados de maneira correta. Entre estes, os resíduos líquidos provenientes das usinas de concreto, seja por lavagem de pátios e caminhões ou por produção, possuem características que impedem seu descarte em corpos receptores, seja na água ou no solo, tais como elevado índice de pH, teor de sólidos e turbidez. Tendo isso em vista, o intuito desse trabalho é conceber um modelo de tratamento alternativo para esses efluentes com o uso de filtros geotécnicos. Inicialmente foram exploradas as características dos efluentes provenientes de usina de concreto bem como os tratamentos possíveis para eles. De acordo com a literatura, nas usinas já é empregado um sistema de sedimentação, sistema esse insuficiente para ajustar as propriedades do efluente, dessa forma foi proposto o uso de um filtro geotécnico com o intuito de reduzir o teor de sólidos, turbidez e pH do efluente, para atender as normativas vigentes. As amostras foram previamente levadas a laboratório para identificar suas características antes de passarem pela estação piloto de tratamento, o mesmo também foi realizado ao fim do estudo para obter as características do efluente após passar pelo processo de tratamento proposto. Dessa forma foi possível atestar que o sistema proposto nesse estudo não se mostrou viável técnica e ambientalmente, considerando os padrões e características estabelecidos por normas.Monografia Acesso fechado Estudo de alternativas para restauração de pavimentos flexíveis utilizando materiais recicláveis na camada de revestimento(2021-12-09) TAVARES JUNIOR, Jackson; CRUZ, Stephan daO presente trabalho fundamentou-se no estudo dos processos de reciclagem de materiais asfálticos flexíveis aplicáveis na camada de revestimento, e objetiva validar quais as vantagens e desvantagens que decorrem do processo de reciclagem (in situ ou em usina), com base na premissa conhecida como “Triple Bottom Line”, ou seja, a viabilidade técnica, econômica e sustentável. A base para elaboração do mesmo, dar-se-á por meio de estudos bibliográficos de procedimentos, normas, manuais, estudos de casos, especificações técnicas, dissertações , teses e demais materiais técnicos, que abordem o tema. As rodovias brasileiras desempenham grande importância econômica para o país, sendo a principal via de acesso entre localidades. Decorrente da larga utilização das rodovias, ocorrem o desgaste e o surgimento de patologias no pavimento. A partir do conhecimento sobre a necessidade de restauração das vias existentes, aliada à preocupação ambiental e com a redução de custos nas obras rodoviárias, surgiram técnicas para reaproveitar os materiais gerados neste processo. Dentre estas, destacam-se a reciclagem dos resíduos procedentes da retirada do revestimento asfáltico danificado, pelo método de fresagem, e por conseguinte, a reciclagem ocorre in situ (no local) ou em usina, a frio ou a quente (sendo esses, os métodos mais empregados).Monografia Acesso aberto Estudo de melhorias no processo de aprovação de projetos no município de São José dos Pinhais(2021-12-30) AGUIAR, Daniele de Souza; SOUZA, Edmundo SiemiatkouskiA aprovação de um projeto é um processo que deve estar em conformidade com o plano diretor do município, código de obras e todas as normas que regem um projeto, sendo aplicado tanto para construções novas quanto obras já existentes. A construção civil exige dos profissionais da área conhecimento em relação à documentação necessária para aprovação de uma obra. O licenciamento da obra é uma das fases da construção de maior importância, pois atesta que a construção será executada conforme os parâmetros urbanísticos do município. O objetivo principal deste trabalho é apresentar melhorias no processo de aprovação de projetos de construção civil na prefeitura de São José dos Pinhais/PR, ressaltando as principais leis complementares do município e normas vigentes para a concepção do projeto arquitetônico. Para tanto, elaborou-se um questionário para composição de um banco de dados, além de entrevistas informais com profissionais do ramo da construção civil. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que, a aprovação de projetos na Prefeitura de São José dos Pinhas, têm uma défice aos que se veem submetidos a esse procedimento.Monografia Acesso aberto Estudo de viabilidade para a substituição de uma rua de saibro por outra alternativa atendendo aos requisitos técnicos determinados pelo DNIT – estudo de caso rua Maria Orso Pereira - Curitiba/Paraná(2021-12-13) SILVA, Ana Flávia Moura e; REGUELIN, Daniela dos Santos; TYRKA, Giovanna CavanhaEste trabalho visa a análise comparativa entre o pavimento flexível e o pavimento rígido em uma via urbana da cidade de Curitiba – PR. Realiza-se um estudo de levantamento bibliográfico sobre as técnicas construtivas utilizadas para dimensionar o pavimento e quais fatores são abordados para escolha do pavimento. Posteriormente é exposto o local de estudo, incluindo metodologias para estudos de tráfego e análises do tipo do solo da regional. Concentra-se em estudos dos dimensionamentos dos pavimentos flexíveis e rígidos, bem como os materiais que se empregasse neles. Com os orçamentos realizados e obtidos é realizado uma análise comparativa entre os serviços com o objeto geral de comprovar suas viabilidades técnicas e econômicas e assim determinando qual o método construtivo mais viável para a via. Onde o método por pavimentação rígida acabou sendo o que apresentou melhores condições para uso e aplicabilidade tornando-a o método mais viável.Monografia Acesso aberto Estudo do aprimoramento do projeto de conforto ambiental para a rodoferroviária de Curitiba(2021-12-11) SOARES, Isabella; FONSECA JUNIOR, Elias daO presente trabalho objetiva apresentar, por meio de revisão bibliográfica e análise pós ocupação, o estudo do aprimoramento do projeto de conforto ambiental da Rodoferroviária de Curitiba. O principal objetivo é verificar se a edificação, construída em 1972, ainda atende às necessidades de conforto lumínico, acústico, físico e térmico de seus usuários e funcionários. O conforto lumínico tem como objetivo principal verificar a qualidade, iluminação e presença de reflexos e sombras nos ambientes. Com o estudo do conforto acústico, é possivel analisar a presença de ruídos exacerbados ou reverberações indesejadas. As questões de ergonomia e acessibilidade são agrupadas no chamado conforto físico dos espaços. Além dessas questões também são avaliadas as questões térmicas dos espaços. O conjunto dessas condições são agrupados no chamado Conforto Ambiental. Para realização da análise do conforto ambiental do espaço, foram realizados questionários com o público alvo, medições com instrumentos especializados no local e leitura dos projetos arquitetônicos existentes. A edificação foi dividida em quatro setores para realização dos diagnósticos e propostas. De todos os confortos analisados, o que teve maior insatisfação do público foi o conforto lumínico, que também apresentou algumas deficiências nos valores medidos in-loco. Apesar disso, o conforto que apresentou maior deficiência nos valores da amostragem de medição foi o térmico, que teve apenas uma temperatura medida dentro da faixa determinada por norma. O conforto acústico também apresentou valores inadequados, enquanto o conforto físico dividiu a opinião do público entrevistado em relação à satisfação, apesar de ter sido verificado no local uma considerável quantidade de placas e soluções de acessibilidade.Monografia Acesso fechado Estudo do comportamento estrutural de uma edificação executada em madeira lamelada colada(2021-11) BUARD, William Lucas da Silva; ANDRADE, Eduardo Luiz Fischer de; VEIGA, Henrique Mota daAtualmente há vários sistemas estruturais a disposição no mercado, cada qual com suas particularidades e usos preferenciais. No Brasil, porém, o sistema estrutural de concreto armado é o mais utilizado, principalmente em edificações residenciais. Em contra partida a madeira, como material estrutural, é subutilizada devido principalmente ao desconhecimento de características do material e ao preconceito com o seu uso estrutural, embasado na alegação de que a madeira não aparenta ter bom desempenho estrutural. Desta maneira, o presente estudo busca informar sobre as características do sistema de Madeira lamelada colada (MLC), o qual é um resultado do uso tecnológico da madeira. Além de executar o dimensionamento de uma estrutura de garagem em MLC, com o objetivo que demonstrar a qualidade estrutural do material, desmitificando mitos acerca do mesmo.O dimensionamento foi realizado com base nas ABNT NBR 7190/1997, ABNT NBR 6120/2019 e ABNT NBR 8681/2004.Através da pesquisa bibliográfica realizada e do dimensionamento dos elementos de MLC foi demonstrado que o uso do material em estruturas apresenta boa resistência tanto à tração quanto à compressão, e um bom comportamento à flexão, além de ser uma alternativa sustentável e de alto padrão estético.Monografia Acesso aberto Fundações em usinas eólicas offshore: análise comparativa entre estaca única cravada e um bloco com quatro estacas em questão de capacidade de carga e deformações(2022-07-04) BOCHIO, Julia Rebelo Oliveira ; SANTOS, Juliana Turko Pereira dos ; MÉO , Jordana Kochanowski deAs usinas eólicas offshore podem ser definidas como aerogeradores instalados no mar que geram energia elétrica através da transformação da energia cinética de translação, contida nas massas de ar em movimento, em energia cinética de rotação. O estudo de fundações para este tipo de usina eólica é de extrema importância pois a fundação é um dos elementos principais da estrutura. O objetivo central do trabalho é analisar e comparar a capacidade de carga e deformações de dois tipos de fundações para uma turbina eólica offshore, sendo uma estaca única cravada e outra composta por um bloco com quatro estacas. Propõe-se, assim, apresentar qual é a melhor solução sob os pontos de vista técnico e econômico para o estudo de caso previsto. Analisando os resultados, pode-se notar que a estaca única cravada é a opção mais favorável em questões de capacidade de carga e deformações.Monografia Acesso aberto Implantação do Selo Verde Rodovias na PR-405(2023-12) COSTA, Priscila Flaviane NatalDesde a década de 70 no Brasil, o setor rodoviário já se preocupava com o Meio Ambiente, voltado para o projeto de paisagismo. Analisando todos os conceitos e requisitos para se adquirir um selo de sustentabilidade para uma rodovia, o trabalho em questão visa analisar os parâmetros da Rodovia PR-405 para a viabilização da implantação do Selo Rodovias Verdes. Para um projeto de implantação de uma rodovia ser aprovado, é necessário o desenvolvimento de uma série de levantamentos e estudos, principalmente ambientais, consolidados no Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA. Atualmente, a Rodovia PR-405 está sobre jurisdição do DER e com licitações ativas de conservação da estrada. Por ser uma importante ligação entre os Municípios de Cacatu e Guaraqueçaba, e também sentido litoral paranaense, mesmo não sendo pavimentada, a conservação das suas vias se torna extremamente necessária. Mesmo com a conservação, a estrada sofre muito com as chuvas, pois não tem sistema de drenagem capaz de evitar que a camada de rolamento seja inundada. Para a rodovia PR-405 ser certificada, será necessário atender o nível de certificação V. SELO VERDE e cumprir os critérios mínimos apresentados no QUADRO 3 (Certificação Selo Verde Rodovias para a Manutenção e Operação da Rodovia), por já ser uma estrada existente.Monografia Acesso aberto Levantamento de aspectos e impactos ambientais aplicado a construção de moradias populares sob a perspectiva da ABNT NBR ISO 14001(2022-12-08) SANTOS, Victor Augusto de Castro Ferreira dosA indústria da construção civil é umas das principais responsáveis pela degradação ambiental que ocorre em nosso planeta, principalmente devido ao grande consumo de recursos naturais e pela geração de resíduos sólidos. Dentro desta indústria, algumas áreas de atuação se destacam como potenciais poluidoras, sendo uma delas a construção de moradias populares que devido, principalmente, ao baixo investimento, tem um potencial significativo para causar impactos ambientais. Normas como a NBR ISO 14001 buscam desenvolver métodos para identificação e mitigação de aspectos e impactos ambientais gerados por uma atividade, sendo um destes métodos o levantamento de aspectos e impactos ambientais, ou simplesmente LAIA. Este trabalho utiliza o método LAIA para identificar e analisar os aspectos e impactos ambientais relevantes gerados durante a execução das etapas construtivas de uma moradia popular, assim como possíveis métodos de mitigação destes impactos.Monografia Acesso aberto O uso do Light Steel Framing como alternativa a madeira na estrutura de telhado de uma edificação residêncial(2023-12) FAVA, WilsonA presente monografia é classificada como exploratória quanto a seu objetivo e mista quanto a sua abordagem, possui natureza aplicada e é enquadrada como um estudo de caso quanto a seu procedimento. Esse estudo de caso tem o objetivo fazer um comparativo em termos de custo entre o uso da madeira serrada bruta e os perfis formatados a frio de aço leve (Light Steel Frame) na substituição da estrutura do telhado de uma residência unifamiliar de médio padrão situada na região metropolitana da cidade de Curitiba. O primeiro passo para isso foi fazer um levantamento com as serrarias e madeireiras próximas para identificar as madeiras disponíveis para serem incluídas nesse trabalho. Na sequência foram feitos os cálculos da estrutura, onde todas as peças que compõem o telhado foram dimensionadas e analisadas para verificar a sua conformidade com as normas aplicáveis. Também foi apurado o quantitativo de madeira a ser usada nesta estrutura e solicitado orçamento para as madeireiras. Foi feito, também, um pré-dimensionamento da estrutura do telhado em perfis de aço leve usados no sistema LSF para o mesmo projeto, elaborou-se o quantitativo e providenciou-se o orçamento com os fornecedores de perfis em Curitiba. Por fim foi feito o comparativo para identificar qual solução teria o melhor custo-benefício. Foram feitas também as pranchas com o detalhamento do projeto.Monografia Acesso aberto Otimização do planejamento na construção civil: aplicação de Lean Construction como estratégia de eficiência(2023-12) ZIELLO, Ana Flavia PereiraO Conceito Lean construction vem sendo cada vez mais sugerido como estratégia na eficiência dos planejamentos de obra, pois suas ferramentas propõem auxiliar tornando mais ágil a execução dos projetos, padronizando e qualificando as equipes, agregando valor as atividades realizadas e com isso reduzindo o desperdício de tempo e custo da obra. O estudo em questão trata-se de um comparativo entre 10 artigos, relacionados a planejamento de obra e suas defasagens, tendo como proposta de solução o conceito Lean construction e busca apresentar as defasagens notadas no setor de planejamento da construção civil e evidenciar como o conceito lean e sua mentalidade enxuta auxiliaria na melhora desse déficit de produtividade e gestão. Analisando as vantagens e desvantagens quanto a aplicabilidade no mercado da construção civil e observando como uma mentalidade enxuta pode impactar positivamente nos prazos, custos, qualificação da mão de obra, gestão e qualidade no desenvolvimento dos projetos. Quanto ao critério de delimitação dos artigos selecionados, foi determinado que os mesmos deveriam ter sido publicados dentro dos últimos 5 anos, entre 2019 até 2023 e estar relacionados as palavras chave utilizadas para pesquisa bibliográfica, podendo ser artigo, site, publicação em revista, entre outros. Após as análises feitas, constatou que ambos os artigos citavam problemáticas e soluções muito próximas umas das outras, reafirmando a dificuldade que tiveram de mudança de mentalidade dentro das edificações, e o quanto isso impacta negativamente nos índices de produtividade no mercado, caso fossem aplicadas as propostas de solução do conceito enxuto, tornaria o planejamento mais ágil, seria implantado um ciclo contínuo de produtividade, organizado, não esquecendo a importância da qualificação e valorização do funcionário.Monografia Acesso fechado Reforço estrutural com fibra de carbono: avanços, desafios e aplicações(2024-06) POUBEL, Gabriel PalmeiriAs estruturas de concreto armado são amplamente utilizadas na construção civil devido à sua versatilidade e resistência. No entanto existem casos que exigem que as estruturas sejam reforçadas como em reformas onde a estrutura atual não suporta a nova carga adicionada, obras mal excetuas, estruturas que se deterioram com o passar do tempo ou até mesmo falha em projetos. Nesse contexto as técnicas de reforço estrutural tornam-se essenciais para garantir a segurança, durabilidade e eficiência das estruturas. A fibra de carbono é uma delas e consiste em aplicar laminados de fibra de carbono sobre a superfície da estrutura original, assim proporcionando maior resistência a tração. As fibras de carbono são leves, fortes e altamente resistentes a corrosão, tornando-as ideais para esse fim. O processo de aplicação é relativamente rápido e não causa grandes interferências na estrutura original. Sendo uma alternativa eficaz com pouco prejuízo arquitetônico para reforçar elementos estruturais comprometidos.