Engenharia Civil

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  • Monografia Acesso aberto
    O uso do Light Steel Framing como alternativa a madeira na estrutura de telhado de uma edificação residêncial
    (2023-12) FAVA, Wilson
    A presente monografia é classificada como exploratória quanto a seu objetivo e mista quanto a sua abordagem, possui natureza aplicada e é enquadrada como um estudo de caso quanto a seu procedimento. Esse estudo de caso tem o objetivo fazer um comparativo em termos de custo entre o uso da madeira serrada bruta e os perfis formatados a frio de aço leve (Light Steel Frame) na substituição da estrutura do telhado de uma residência unifamiliar de médio padrão situada na região metropolitana da cidade de Curitiba. O primeiro passo para isso foi fazer um levantamento com as serrarias e madeireiras próximas para identificar as madeiras disponíveis para serem incluídas nesse trabalho. Na sequência foram feitos os cálculos da estrutura, onde todas as peças que compõem o telhado foram dimensionadas e analisadas para verificar a sua conformidade com as normas aplicáveis. Também foi apurado o quantitativo de madeira a ser usada nesta estrutura e solicitado orçamento para as madeireiras. Foi feito, também, um pré-dimensionamento da estrutura do telhado em perfis de aço leve usados no sistema LSF para o mesmo projeto, elaborou-se o quantitativo e providenciou-se o orçamento com os fornecedores de perfis em Curitiba. Por fim foi feito o comparativo para identificar qual solução teria o melhor custo-benefício. Foram feitas também as pranchas com o detalhamento do projeto.
  • Monografia Acesso aberto
    Otimização do planejamento na construção civil: aplicação de Lean Construction como estratégia de eficiência
    (2023-12) ZIELLO, Ana Flavia Pereira
    O Conceito Lean construction vem sendo cada vez mais sugerido como estratégia na eficiência dos planejamentos de obra, pois suas ferramentas propõem auxiliar tornando mais ágil a execução dos projetos, padronizando e qualificando as equipes, agregando valor as atividades realizadas e com isso reduzindo o desperdício de tempo e custo da obra. O estudo em questão trata-se de um comparativo entre 10 artigos, relacionados a planejamento de obra e suas defasagens, tendo como proposta de solução o conceito Lean construction e busca apresentar as defasagens notadas no setor de planejamento da construção civil e evidenciar como o conceito lean e sua mentalidade enxuta auxiliaria na melhora desse déficit de produtividade e gestão. Analisando as vantagens e desvantagens quanto a aplicabilidade no mercado da construção civil e observando como uma mentalidade enxuta pode impactar positivamente nos prazos, custos, qualificação da mão de obra, gestão e qualidade no desenvolvimento dos projetos. Quanto ao critério de delimitação dos artigos selecionados, foi determinado que os mesmos deveriam ter sido publicados dentro dos últimos 5 anos, entre 2019 até 2023 e estar relacionados as palavras chave utilizadas para pesquisa bibliográfica, podendo ser artigo, site, publicação em revista, entre outros. Após as análises feitas, constatou que ambos os artigos citavam problemáticas e soluções muito próximas umas das outras, reafirmando a dificuldade que tiveram de mudança de mentalidade dentro das edificações, e o quanto isso impacta negativamente nos índices de produtividade no mercado, caso fossem aplicadas as propostas de solução do conceito enxuto, tornaria o planejamento mais ágil, seria implantado um ciclo contínuo de produtividade, organizado, não esquecendo a importância da qualificação e valorização do funcionário.
  • Monografia Acesso aberto
    Elemento para identificação de movimentos gravitacionais de massa em solos argilosos
    (2023-12) SANTOS, Bruno Corrêa dos
    Os movimentos gravitacionais de massa em solos argilosos é um problema comum no mundo. Este fenômeno ocorre quando condicionantes criadas em solos argilosos sofre intemperismos, com quais podem resultar em instabilidades no terreno, deslizamentos de encostas, rachaduras em infraestrutura, entre outros problemas mais graves como perda da vida humana. Para evitar tais riscos, é importante identificar mesmo que preliminarmente os elementos pré-rupturas e as condicionantes para que aconteçam. Existem fatores como ângulo de inclinação da encosta/talude, condições e mudanças climáticas, topografia/relevo, presença de estruturas e alterações no talude sem estudo geotécnico, desencadeando em série o fenômeno de ruptura. Para identificar esses elementos é necessário avaliar os sinais de instabilidade respectivos as suas condicionantes, tais como deformações e pequenas ou médias movimentos gravitacionais de massa. É importantíssimo que investigações geológicos-geotécnicos, tais como análises de campo e laboratoriais com amostras de solo ocorram para que após as interpretações preliminares a engenharia com os parâmetros e Fatores de Segurança (FS) possam dar um resultado final verdadeiro, sendo assim, muito importante que o profissional tenha, obviamente capacitação técnicas, mas também um olhar diferenciado para cada situação, se colocar na condição que cada estrutura vai reagir de um jeito diferente e que as medidas corretivas ou mitigatórias sejam adotadas.
  • Monografia Acesso aberto
    Implantação do Selo Verde Rodovias na PR-405
    (2023-12) COSTA, Priscila Flaviane Natal
    Desde a década de 70 no Brasil, o setor rodoviário já se preocupava com o Meio Ambiente, voltado para o projeto de paisagismo. Analisando todos os conceitos e requisitos para se adquirir um selo de sustentabilidade para uma rodovia, o trabalho em questão visa analisar os parâmetros da Rodovia PR-405 para a viabilização da implantação do Selo Rodovias Verdes. Para um projeto de implantação de uma rodovia ser aprovado, é necessário o desenvolvimento de uma série de levantamentos e estudos, principalmente ambientais, consolidados no Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA. Atualmente, a Rodovia PR-405 está sobre jurisdição do DER e com licitações ativas de conservação da estrada. Por ser uma importante ligação entre os Municípios de Cacatu e Guaraqueçaba, e também sentido litoral paranaense, mesmo não sendo pavimentada, a conservação das suas vias se torna extremamente necessária. Mesmo com a conservação, a estrada sofre muito com as chuvas, pois não tem sistema de drenagem capaz de evitar que a camada de rolamento seja inundada. Para a rodovia PR-405 ser certificada, será necessário atender o nível de certificação V. SELO VERDE e cumprir os critérios mínimos apresentados no QUADRO 3 (Certificação Selo Verde Rodovias para a Manutenção e Operação da Rodovia), por já ser uma estrada existente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estratégias na contratação de concreto: a análise do impacto financeiro ao ampliar o volume do concreto por meio da incorporação de uma nova obra.
    (2023-12) SABADINE, Bruna Kauna Ferreira
    Este artigo aborda estratégias na contratação de concreto na construção civil, visando a redução de custos através do potencial aumento do volume de concreto, considerando a incorporação de uma nova obra. Com a indústria da construção civil sujeita a flutuações econômicas, destaca-se a importância do setor de suprimentos na mitigação de impactos no resultado financeiro, com reduções de custo perante as compras e contratações. O concreto, classificado como material da curva A pelo seu alto valor agregado, representa uma parcela significativa do orçamento, exigindo uma gestão eficiente. O referencial teórico abrange conceitos como concreto, orçamento de obra, curva ABC, estratégias de negociação e a utilização da RFP (Request for Proposal). Esse estudo tem uma metodologia de pesquisa aplicada e uma abordagem quantitativa utilizando dados fornecidos pelo projeto estrutural para a negociação com os fornecedores. Utilizando a teoria da Curva ABC, que classifica materiais por custo, e o uso da RFP, a pesquisa visou otimizar a estratégia de suprimentos. Este estudo destaca a importância da análise detalhada das propostas e estratégias dos fornecedores, sublinhando que a negociação bem-sucedida vai além do simples aumento de volume, pois aumento no volume de concreto não impactou significativamente no resultado.
  • Monografia Acesso aberto
    Sustentabilidade – o descarte ideal de resíduos da construção civil com ênfase no princípio dos 3R's
    (2023-12) PADILHA, Jheniffer da Silveira Carvalho
    Este trabalho propõe estratégias sustentáveis para o descarte ideal de resíduos da construção civil, enfatizando os princípios dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A indústria da construção, notável geradora de resíduos sólidos, pode mitigar impactos ambientais através de planejamento eficiente e tecnologias sustentáveis, visando evitar desperdícios. A reutilização de materiais, seja na própria construção ou em outras aplicações, prolonga sua vida útil, reduzindo a necessidade de extrair novas matérias-primas. A reciclagem desempenha papel crucial na gestão sustentável, transformando resíduos em novos produtos, evitando a sobrecarga de aterros sanitários e diminuindo a demanda por recursos naturais. Essas práticas fomentam a preservação ambiental, economia de recursos e minimização dos impactos negativos da indústria da construção, promovendo um futuro mais sustentável através do responsável descarte, valorizando redução, reutilização e reciclagem.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo de viabilidade econômica de um prédio médio padrão em Curitiba-PR
    (2023-07-08) SILVESTRIN, Gustavo Henrique; SILVESTRIN, Larri Stefano
    Diversas empresas do ramo da construção civil tem encontrado dificuldades de administrar seus projetos ainda fazendo a incorporação da obra junto a construção, a partir dessa demanda tem surgido muito no mercado a incorporação realizada por uma empresa e a construção por parte da construtora, para que cada setor tenha domínio total e foco de sua parte. Muitas dessas empresas que contribuem financeiramente com a construção quando querem desenvolver um empreendimento fazem o estudo de viabilidade econômica da área, que consiste basicamente na análise econômico financeiro a fim de identificar os principais nichos do mercado e do empreendimento. Esse estudo determinará se a empresa ou cliente terá condições financeiras de arcar com o projeto a ser executado, de modo que sege bem sucessório, proporcionando lucratividade e rentabilidade aos envolvidos. Assim se surge a ideia de construir com cotas onde cada uma possui uma porcentagem do empreendimento e o investidor ou empresa não precisa se descapitalizar totalmente para a realização do projeto pois terá outros envolvidos que suprirão esse propósito, sendo o lucro igualmente proporcional ao valor investido por cada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gestão de pessoas na construção civil: cuidados com alojamentos
    (2023-06) CELESTINO, Marina Ribas; ENGEL, Fernando Trindade; MATOS, Giovana Engroff
    O presente trabalho analisa a importância da gestão de pessoas na construção civil e o impacto que este tema traz principalmente nas áreas de vivência dos funcionários no canteiros de obras e de seus respectivos alojamentos, para isto será utilizado como base a norma regulamentadora NR 18/2020 como complemento a NR 24/2022.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Comparativo dos sistemas construtivos alvenaria convencional e light steel frame: tecnologia na construção civil
    (2023-06) TIENEN, Gabriel Van
    O presente trabalho visa estabelecer uma análise comparativa entre os sistemas construtivos alvenaria convencional, composto por elementos estruturais em concreto armado e vedação em blocos cerâmicos, e o Light Steel Frame, formado por perfis de aço leve galvanizado. Por meio de uma pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva, explicativa, bibliográfica e documental foi elaborado um breve histórico dos sistemas com a descrição de cada etapa do processo construtivo. Ao final, foi estabelecida uma comparação entre os sistemas, utilizando indicadores passíveis de medição para expor suas principais vantagens e desvantagens. Concluiu-se que cada sistema tem seus pontos positivos e negativos, cabendo ao profissional a escolha do método que mais se adapta as especificidades do caso.
  • Monografia Acesso fechado
    Aplicação da ferramenta FMEA em gestão de riscos na etapa de fundação da construção civil
    (2022-12) SCHREINER, Ana Júlia; KONRATH, Sergio Luiz; STORRER, André Valera
    Com a crescente globalização do mercado, surgiu uma demanda de exigências de qualidade cada vez maior, isso fez com que empresas e organizações buscassem cada vez mais a excelência nas execuções de seus serviços. Como em todo sistema, produto ou processo, existe a possibilidade de que algo ocorra de forma positiva ou negativa, sendo assim para evitar quaisquer divergências se faz possível a prevenção de falhas. A Ferramenta FMEA atende a esse requisito, pois efetua uma análise detalhada dos possíveis modos de falha, possibilitando agir de forma prematura para prevenir e eliminar os mesmos. Na aplicação desse método é feita uma divisão por etapas, onde a primeira etapa consiste em reconhecer as falhas e seus efeitos; na segunda etapa são identificadas as ações que podem vir a eliminar ou ao menos reduzir as falhas; e por fim é feita a documentação de todo o processo de análise. O levantamento apresentado pela equipe, demonstra o conceito do FMEA aplicado as possíveis falhas na execução da fundação de obras de construção civil.
  • Monografia Acesso aberto
    Levantamento de aspectos e impactos ambientais aplicado a construção de moradias populares sob a perspectiva da ABNT NBR ISO 14001
    (2022-12-08) SANTOS, Victor Augusto de Castro Ferreira dos
    A indústria da construção civil é umas das principais responsáveis pela degradação ambiental que ocorre em nosso planeta, principalmente devido ao grande consumo de recursos naturais e pela geração de resíduos sólidos. Dentro desta indústria, algumas áreas de atuação se destacam como potenciais poluidoras, sendo uma delas a construção de moradias populares que devido, principalmente, ao baixo investimento, tem um potencial significativo para causar impactos ambientais. Normas como a NBR ISO 14001 buscam desenvolver métodos para identificação e mitigação de aspectos e impactos ambientais gerados por uma atividade, sendo um destes métodos o levantamento de aspectos e impactos ambientais, ou simplesmente LAIA. Este trabalho utiliza o método LAIA para identificar e analisar os aspectos e impactos ambientais relevantes gerados durante a execução das etapas construtivas de uma moradia popular, assim como possíveis métodos de mitigação destes impactos.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise de viabilidade técnica para utilização de geodreno (estudo de caso da obra do elevado de maquiné)
    (2022-07-12) AHRENFELD, Henrique; CHAVES, Maycon
    O presente projeto visa realizar um estudo da viabilidade de utilização de drenos fibroquímicos como metodologia de melhoria de solo para fundação em solos moles como uma alternativa aos meios tradicionais já conhecidos pela engenharia, o objetivo principal será identificar os tipos de solo e as variáveis da utilização desta ferramenta, bem como, analisar a obra do elevado do maquine que fez uso o de concreto em toda a sua composição construtiva. A metodologia necessária para a realização deste estudo baseou-se em estudos bibliográficos, artigos científicos. Para a pesquisa de campo, foi realizada a construção de protótipos para realizar ensaios e buscar a condição real de solo mole em estudo, para utilização dos drenos e posterior análise dos dados obtidos. Por fim, pode-se identificar com base nos resultados, a versatilidade e eficiência dos geodrenos, e a importância deste para a engenharia, possibilitando uma engenharia sustentável mantendo a integridade física do solo.
  • Monografia Acesso aberto
    Fundações em usinas eólicas offshore: análise comparativa entre estaca única cravada e um bloco com quatro estacas em questão de capacidade de carga e deformações
    (2022-07-04) BOCHIO, Julia Rebelo Oliveira ; SANTOS, Juliana Turko Pereira dos ; MÉO , Jordana Kochanowski de
    As usinas eólicas offshore podem ser definidas como aerogeradores instalados no mar que geram energia elétrica através da transformação da energia cinética de translação, contida nas massas de ar em movimento, em energia cinética de rotação. O estudo de fundações para este tipo de usina eólica é de extrema importância pois a fundação é um dos elementos principais da estrutura. O objetivo central do trabalho é analisar e comparar a capacidade de carga e deformações de dois tipos de fundações para uma turbina eólica offshore, sendo uma estaca única cravada e outra composta por um bloco com quatro estacas. Propõe-se, assim, apresentar qual é a melhor solução sob os pontos de vista técnico e econômico para o estudo de caso previsto. Analisando os resultados, pode-se notar que a estaca única cravada é a opção mais favorável em questões de capacidade de carga e deformações.
  • Monografia Acesso fechado
    Estudo do comportamento estrutural de uma edificação executada em madeira lamelada colada
    (2021-11) BUARD, William Lucas da Silva; ANDRADE, Eduardo Luiz Fischer de; VEIGA, Henrique Mota da
    Atualmente há vários sistemas estruturais a disposição no mercado, cada qual com suas particularidades e usos preferenciais. No Brasil, porém, o sistema estrutural de concreto armado é o mais utilizado, principalmente em edificações residenciais. Em contra partida a madeira, como material estrutural, é subutilizada devido principalmente ao desconhecimento de características do material e ao preconceito com o seu uso estrutural, embasado na alegação de que a madeira não aparenta ter bom desempenho estrutural. Desta maneira, o presente estudo busca informar sobre as características do sistema de Madeira lamelada colada (MLC), o qual é um resultado do uso tecnológico da madeira. Além de executar o dimensionamento de uma estrutura de garagem em MLC, com o objetivo que demonstrar a qualidade estrutural do material, desmitificando mitos acerca do mesmo.O dimensionamento foi realizado com base nas ABNT NBR 7190/1997, ABNT NBR 6120/2019 e ABNT NBR 8681/2004.Através da pesquisa bibliográfica realizada e do dimensionamento dos elementos de MLC foi demonstrado que o uso do material em estruturas apresenta boa resistência tanto à tração quanto à compressão, e um bom comportamento à flexão, além de ser uma alternativa sustentável e de alto padrão estético.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise e aplicação da metodologia Lean Construction em edificações multifamiliares de médio padrão
    (2021-11-15) VIEIRA, Thaysa
    Lean Construction ou simplesmente construção enxuta foi desenvolvida a partir de teorias de outros ramos de produção, entre elas a ideia do Just in Time (JIT) e do Total Quality Management (TQM), que são sistemas de administração da produção que determinam que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O setor da construção aqui no Brasil ainda encontra dificuldades para alterar o modus operandi e dar maior padronização e escala às obras. Assim, aplicar o Lean Construction é uma boa oportunidade para mudar o paradigma atual na gestão de projetos de obras. Essa pesquisa tem como objetivo analisar os resultados da implementação de práticas da filosofia de Lean Construction por meio de um estudo de caso de uma obra residencial em Araucária - PR durante o período de nove meses. Para isso, foi elaborada uma metodologia para implementação das práticas Lean composta de quatro etapas: diagnóstico inicial da obra, desenvolvimento do plano de ação Lean, aplicação do plano de ação Lean e coleta e análise de dados após a implementação das práticas Lean. Detectou-se que para a aplicação plena dos conceitos da filosofia Lean na indústria da construção civil, a obra precisa ter um planejamento consolidado de serviços e canteiro, além de um controle eficiente dos serviços executados em obra. É a partir dessas práticas que se pode ter eficiência na aplicação da filosofia enxuta de produção, assim como na aplicação das ferramentas Lean.
  • Monografia Acesso aberto
    Avaliação do dimensionamento de uma fundação em estacas hélice contínua através de prova de carga estática com alterações arquitetônicas a posteriori à execução
    (2021-12-15) LIMA, Willians Almeida
    O presente trabalho tem por objetivo reavaliar o dimensionamento e execução de uma fundação executada em estacas hélice contínua monitorada que sofreu alterações arquitetônicas a posteriori à execução, verificando os recalques e atendimento as cargas de projeto. O empreendimento em análise é um edifício comercial de seis pavimentos, incluindo o térreo, localizado no município de São José dos Pinhais no estado do Paraná. Inicialmente procedeu-se com a análise dos laudos de sondagem e métodos semi-empíricos para a verificação das características do projeto já desenvolvidas. Através da interpretação de uma prova de carga estática realizada foi possível separar as parcelas de carga entre atrito lateral e ponta e estimar a carga de ruptura da estaca ensaiada. Com a inferência Bayesiana, foi possível calibrar o método de cálculo e assim aumentar a confiabilidade na análise dos resultados. Em relação aos recalques, a verificação foi realizada pelo método de Aoki e Lopes, onde foi modelado todas as características das estacas executadas. Com as análises realizadas foi possível verificar algumas excentricidades nos pilares após a alteração da planta de carga geram sobrecargas às fundações, com a inferência Bayesiana verificou-se que as cargas foram atendidas. Ao avaliar os recalques distorcionais, foi constatado na previsão dos recalques não seria atendido a relação mínima da norma de desempenho ao pilar 5, pois este apresentou valores maiores que os demais em sua periferia. As fundações são estruturas responsáveis por dissipar as cargas da estrutura para o solo, a segurança das fundações é afetada por inúmeras incertezas inerentes às previsões de comportamento necessárias no projeto, por isto, as provas de carga e demais avaliações presentes no decorrer deste trabalho desempenharam papel fundamental na redução das incertezas.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo de viabilidade para a substituição de uma rua de saibro por outra alternativa atendendo aos requisitos técnicos determinados pelo DNIT – estudo de caso rua Maria Orso Pereira - Curitiba/Paraná
    (2021-12-13) SILVA, Ana Flávia Moura e; REGUELIN, Daniela dos Santos; TYRKA, Giovanna Cavanha
    Este trabalho visa a análise comparativa entre o pavimento flexível e o pavimento rígido em uma via urbana da cidade de Curitiba – PR. Realiza-se um estudo de levantamento bibliográfico sobre as técnicas construtivas utilizadas para dimensionar o pavimento e quais fatores são abordados para escolha do pavimento. Posteriormente é exposto o local de estudo, incluindo metodologias para estudos de tráfego e análises do tipo do solo da regional. Concentra-se em estudos dos dimensionamentos dos pavimentos flexíveis e rígidos, bem como os materiais que se empregasse neles. Com os orçamentos realizados e obtidos é realizado uma análise comparativa entre os serviços com o objeto geral de comprovar suas viabilidades técnicas e econômicas e assim determinando qual o método construtivo mais viável para a via. Onde o método por pavimentação rígida acabou sendo o que apresentou melhores condições para uso e aplicabilidade tornando-a o método mais viável.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo de viabilidade para a substituição de uma rua de saibro por outra alternativa atendendo aos requisitos técnicos determinados pelo DNIT –estudo de caso rua Maria Orso Pereira - Curitiba/Paraná
    (2021-12-13) SILVA, Ana Flávia Moura e; REGUELIN, Daniela dos Santos; TYRKA, Giovanna Cavanha
    Este trabalho visa a análise comparativa entre o pavimento flexível e o pavimento rígido em uma via urbana da cidade de Curitiba – PR. Realiza-se um estudo de levantamento bibliográfico sobre as técnicas construtivas utilizadas para dimensionar o pavimento e quais fatores são abordados para escolha do pavimento. Posteriormente é exposto o local de estudo, incluindo metodologias para estudos de tráfego e análises do tipo do solo da regional. Concentra-se em estudos dos dimensionamentos dos pavimentos flexíveis e rígidos, bem como os materiais que se empregasse neles. Com os orçamentos realizados e obtidos é realizado uma análise comparativa entre os serviços com o objeto geral de comprovar suas viabilidades técnicas e econômicas e assim determinando qual o método construtivo mais viável para a via. Onde o método por pavimentação rígida acabou sendo o que apresentou melhores condições para uso e aplicabilidade tornando-a o método mais viável.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo do aprimoramento do projeto de conforto ambiental para a rodoferroviária de Curitiba
    (2021-12-11) SOARES, Isabella; FONSECA JUNIOR, Elias da
    O presente trabalho objetiva apresentar, por meio de revisão bibliográfica e análise pós ocupação, o estudo do aprimoramento do projeto de conforto ambiental da Rodoferroviária de Curitiba. O principal objetivo é verificar se a edificação, construída em 1972, ainda atende às necessidades de conforto lumínico, acústico, físico e térmico de seus usuários e funcionários. O conforto lumínico tem como objetivo principal verificar a qualidade, iluminação e presença de reflexos e sombras nos ambientes. Com o estudo do conforto acústico, é possivel analisar a presença de ruídos exacerbados ou reverberações indesejadas. As questões de ergonomia e acessibilidade são agrupadas no chamado conforto físico dos espaços. Além dessas questões também são avaliadas as questões térmicas dos espaços. O conjunto dessas condições são agrupados no chamado Conforto Ambiental. Para realização da análise do conforto ambiental do espaço, foram realizados questionários com o público alvo, medições com instrumentos especializados no local e leitura dos projetos arquitetônicos existentes. A edificação foi dividida em quatro setores para realização dos diagnósticos e propostas. De todos os confortos analisados, o que teve maior insatisfação do público foi o conforto lumínico, que também apresentou algumas deficiências nos valores medidos in-loco. Apesar disso, o conforto que apresentou maior deficiência nos valores da amostragem de medição foi o térmico, que teve apenas uma temperatura medida dentro da faixa determinada por norma. O conforto acústico também apresentou valores inadequados, enquanto o conforto físico dividiu a opinião do público entrevistado em relação à satisfação, apesar de ter sido verificado no local uma considerável quantidade de placas e soluções de acessibilidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Elaboração de um sistema para captação de água pluvial adequada ao consumo humano
    (2021-12-10) Rodrigues da Costa, André; Alves Machado, Jonas; Javorouski, Sergio
    O presente trabalho tem por finalidade projetar e desenvolver um sistema de captação de água da chuva de telhados, utilizando tecnologias de simples manuseio, além de seu adequado armazenamento e tratamento para o consumo humano, descrevendo seu modo de funcionamento e instalação de acordo as normas da ABNT. O protótipo foi construído no Município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, onde o volume de água pluvial foi coletado. Posteriormente foram analisadas algumas amostras no laboratório da Estação de Tratamento de Água Lagoinha, localizada no município de Tijucas do Sul e que pertence a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e os resultados foram comparados aos parâmetros de potabilidade. A metodologia utilizada foi de pesquisa exploratória com experimentação empírica. Os resultados apontam que as amostras atenderam aos parâmetros de pH, cor, turbidez, cloro e bacteriologia estabelecidos pela portaria de consolidação nº 5 do Ministério da Saúde.