Engenharia de Produção
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Artigo Científico Acesso aberto Aplicação da metodologia lean manufacturing em um terminal de granéis líquidos(2022-06-09) Cichetto, Camila; Silva, Gabriel; Pereira, Isabelle; Thorlay, SilvioO objetivo deste trabalho foi avaliar a metodologia Lean Manufacturing, e a sua implantação e aplicação dentro do setor portuário, mais especificamente em um terminal de graneis líquidos, situado no porto de Santos – SP. A empresa do estudo de caso decidiu que precisaria aplicar essa metodologia para identificar quais as atividades que não agregavam valor ao cliente e, principalmente, transformar a forma de gerenciar o negócio auxiliando atingir os objetivos da empresa e aumentar a satisfação do cliente. Para melhor compreensão do estudo, foi realizado uma revisão bibliográfica do que é a metodologia Lean, como ela funciona, o que aborda, quais suas principais ferramentas e como elas foram aplicadas na implantação da metodologia na empresa e os resultados obtidos.Artigo Científico Acesso aberto Dimensionamento de um terminal intermediário para redução de gargalos logísticos no transporte de grãos do Porto de Santos(2022-12-07) Silva, Anderson; Canto, Antonio; Mendonça, LucasO transporte ferroviário tem se mostrado eficiente ao longo dos anos em países que investem em sua infraestrutura. O Brasil historicamente não tem evoluído nesse segmento tendo uma representação percentual de transporte ferroviário menor do que países com dimensões territoriais semelhantes, porém recentemente houve um grande investimento da iniciativa privada no setor que incentivou o crescimento do transporte de grãos por modal ferroviário nos últimos anos. Contudo, ainda existem muitas oportunidades de melhorias, devido aos inúmeros gargalos logísticos existentes hoje no setor ferroviário. O objetivo deste estudo foi dimensionar a capacidade em toneladas e volume de um terminal que atenderá a demanda exposta pela Empresa 1. Para isso foi elaborada uma base de cálculos para fundamentar o projeto, que resultaram em um volume de 223.500 m³, baseado nas necessidades e complexidades do Porto de Santos. Segundo o que foi dimensionado para a capacidade portuária e ciclo de carga e descarga, foi possível determinar que 891 caminhões sairiam de circulação no trajeto Rondonópolis – Santos, consequência do aumento do transporte de cargas ferroviárias, resultando em indicadores positivos nas áreas ambientais, sociais e econômicas.Artigo Científico Acesso aberto Estudo para a melhoria das condições de carregamento de granel líquido em refinaria de petróleo(2022-12-08) Domingues, Lauane; Rizzi, Luan; Lago, Micaelle; Costa, ThaytêEm qualquer base de distribuição de combustíveis, a operação com caminhões tanque possui uma grande relevância no sistema como um todo. Para realizar o carregamento do mesmo é preciso que as distribuidoras obtenham em seu campo uma plataforma dedicada a esta operação. Nesta plataforma há ilhas de carregamento com seus respectivos produtos e nestas ilhas, é possível contar com uma baia em cada lado da ilha para realizar todo o processo. O procedimento é composto por um sistema que engloba diversos equipamentos, e tem como responsabilidade comandar todo o carregamento da forma mais eficiente possível. Para isto, é necessário que a empresa tenha uma preocupação em ter o sistema mais atualizado e avançado no mercado, não deixando de se preocupar com os riscos evidentes que as atividades operacionais causam durante todo o procedimento. Para obter uma visibilidade concreta das dores operacionais durante o processo de carregamento, foi realizada uma visita em campo na empresa Petrobras – BACUB, onde foi possível coletar todas as informações necessárias para direcionar tais melhorias a serem propostas. Com os resultados obtidos, foi definido uma sugestão que inclui os seguintes equipamentos: pré-determinador de vazão, medidor de vazão, plataforma fixa E0300 e contrapeso, não somente trazendo uma maior eficiência e produtividade no processo, mas também garantindo uma segurança superior para o operador.Artigo Científico Acesso aberto Promovendo a inclusão social: diagnóstico de acessibilidade e projeto de readequação dos passeios urbanos.(2024-05) LOPES, Ana Luiza Doria; TOCACCELLI, Gabriela Namie; SILVA, Lucas Santos Ribeiro daA acessibilidade urbana é um tema crucial para promover a inclusão social e garantir que todos os cidadãos possam desfrutar igualmente dos espaços públicos. No entanto, os passeios urbanos muitas vezes apresentam obstáculos que dificultam ou impossibilitam a circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, limitando sua participação na vida pública. Este artigo propõe uma abordagem que combina o diagnóstico da acessibilidade dos passeios urbanos com o desenvolvimento de projetos de readequação, visando tornar esses espaços mais inclusivos e acessíveis para todos os cidadãos. O objetivo deste estudo é realizar um diagnóstico abrangente da acessibilidade dos passeios urbanos, identificando obstáculos e barreiras existentes, e em seguida, desenvolver um projeto de readequação com base nos princípios do desenho universal e das normativas de acessibilidade vigentes. Os procedimentos metodológicos incluem uma revisão bibliográfica sobre acessibilidade urbana, diretrizes normativas relacionadas à acessibilidade de passeios públicos e estudos de caso de projetos de readequação realizados em diferentes contextos urbanos. Como conclusão, destaca-se que investir em projetos de readequação dos passeios urbanos é fundamental para promover a inclusão social e criar cidades mais acessíveis e sustentáveis para todos os cidadãos. A acessibilidade urbana não é apenas uma questão de direitos humanos, mas também uma estratégia essencial para garantir o desenvolvimento social, econômico e ambiental das cidades.