Engenharia de Produção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Layout de fábrica e fluxo de produção em uma empresa de vestuário: estratégias para maximizar a eficiência
    (2023-11) MEDEIROS, Erick da Silva; GARCIA, Katharina Giovanna Sabino; MENESES, Leonardo Kida; SOUZA, Luiz Felipe Andrade de; JESUS, Wesley Oliveira de
    O presente trabalho teve por objetivo otimizar o layout de fábrica e o fluxo de produção em uma empresa de vestuário, especializada em uniformes esportivos e abadás de carnaval. Diante de desafios como prazos curtos e demandas sazonais, o estudo buscou aprimorar a eficiência operacional realizando uma análise crítica do layout atual, identificando possíveis melhorias e propondo então, estratégias para otimizar o fluxo de produção, reduzir o tempo de transporte e minimizar desperdícios. Também foram aprimoradas a gestão de estoque e o planejamento de compra de materiais, destacando a importância da adequação dos níveis de insumos e produtos acabados. Com a implantação das alterações sugeridas, busca-se o sucesso e a sustentabilidade da empresa estudada, criando um fluxo adequado e ergonômico para o atendimento da demanda.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Ergonomia e Burnout: investigação das relações entre fatores ergonômicos e o desenvolvimento do Burnout em trabalhadores de fábricas de produção.
    (2023-12) ANJOS, Gabriele Tome Santos dos; SOUZA, Larissa Aparecida Vieira de; DUARTE, Lucas Alves da Silva; LIMA, Nicolas Gonçalves Ferreira; COSTA, Rafael Guilherme Santiago da
    O presente estudo teve por objetivo analisar as relações entre fatores ergonômicos e o Burnout em trabalhadores de fábricas de produção, por meio de uma revisão bibliográfica. Foram revisados artigos científicos que abordaram os seguintes fatores ergonômicos: carga física, carga mental, carga temporal, autonomia, feedback, variedade, identidade, significado, demanda-controle, apoio social e justiça organizacional. Os resultados mostraram que os fatores ergonômicos positivos se relacionaram negativamente com o Burnout, enquanto os fatores ergonômicos negativos se relacionaram positivamente com o Burnout. A escolha do tema foi considerada devido a grande quantidade de casos que surgiram durante a abordagem do tema. Concluiu-se que as condições ergonômicas influenciam o desenvolvimento do Burnout nos trabalhadores de fábricas de produção, com implicações para a sua saúde, satisfação e desempenho no trabalho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo para a melhoria das condições de carregamento de granel líquido em refinaria de petróleo
    (2022-12-08) Domingues, Lauane; Rizzi, Luan; Lago, Micaelle; Costa, Thaytê
    Em qualquer base de distribuição de combustíveis, a operação com caminhões tanque possui uma grande relevância no sistema como um todo. Para realizar o carregamento do mesmo é preciso que as distribuidoras obtenham em seu campo uma plataforma dedicada a esta operação. Nesta plataforma há ilhas de carregamento com seus respectivos produtos e nestas ilhas, é possível contar com uma baia em cada lado da ilha para realizar todo o processo. O procedimento é composto por um sistema que engloba diversos equipamentos, e tem como responsabilidade comandar todo o carregamento da forma mais eficiente possível. Para isto, é necessário que a empresa tenha uma preocupação em ter o sistema mais atualizado e avançado no mercado, não deixando de se preocupar com os riscos evidentes que as atividades operacionais causam durante todo o procedimento. Para obter uma visibilidade concreta das dores operacionais durante o processo de carregamento, foi realizada uma visita em campo na empresa Petrobras – BACUB, onde foi possível coletar todas as informações necessárias para direcionar tais melhorias a serem propostas. Com os resultados obtidos, foi definido uma sugestão que inclui os seguintes equipamentos: pré-determinador de vazão, medidor de vazão, plataforma fixa E0300 e contrapeso, não somente trazendo uma maior eficiência e produtividade no processo, mas também garantindo uma segurança superior para o operador.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dimensionamento de um terminal intermediário para redução de gargalos logísticos no transporte de grãos do Porto de Santos
    (2022-12-07) Silva, Anderson; Canto, Antonio; Mendonça, Lucas
    O transporte ferroviário tem se mostrado eficiente ao longo dos anos em países que investem em sua infraestrutura. O Brasil historicamente não tem evoluído nesse segmento tendo uma representação percentual de transporte ferroviário menor do que países com dimensões territoriais semelhantes, porém recentemente houve um grande investimento da iniciativa privada no setor que incentivou o crescimento do transporte de grãos por modal ferroviário nos últimos anos. Contudo, ainda existem muitas oportunidades de melhorias, devido aos inúmeros gargalos logísticos existentes hoje no setor ferroviário. O objetivo deste estudo foi dimensionar a capacidade em toneladas e volume de um terminal que atenderá a demanda exposta pela Empresa 1. Para isso foi elaborada uma base de cálculos para fundamentar o projeto, que resultaram em um volume de 223.500 m³, baseado nas necessidades e complexidades do Porto de Santos. Segundo o que foi dimensionado para a capacidade portuária e ciclo de carga e descarga, foi possível determinar que 891 caminhões sairiam de circulação no trajeto Rondonópolis – Santos, consequência do aumento do transporte de cargas ferroviárias, resultando em indicadores positivos nas áreas ambientais, sociais e econômicas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicação da metodologia lean manufacturing em um terminal de granéis líquidos
    (2022-06-09) Cichetto, Camila; Silva, Gabriel; Pereira, Isabelle; Thorlay, Silvio
    O objetivo deste trabalho foi avaliar a metodologia Lean Manufacturing, e a sua implantação e aplicação dentro do setor portuário, mais especificamente em um terminal de graneis líquidos, situado no porto de Santos – SP. A empresa do estudo de caso decidiu que precisaria aplicar essa metodologia para identificar quais as atividades que não agregavam valor ao cliente e, principalmente, transformar a forma de gerenciar o negócio auxiliando atingir os objetivos da empresa e aumentar a satisfação do cliente. Para melhor compreensão do estudo, foi realizado uma revisão bibliográfica do que é a metodologia Lean, como ela funciona, o que aborda, quais suas principais ferramentas e como elas foram aplicadas na implantação da metodologia na empresa e os resultados obtidos.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Metodologia Ágil aplicada na produção
    (2022-06-30) Leão, Raially; Bruno, Cestari; Matheus, Souza; Thaina, Lopes
    O objetivo deste estudo é incentivar a utilização de métodos ágeis para o desenvolvimento de produtos físicos e linhas de produção. A metodologia ágil é um conjunto de técnicas e princípios utilizados para desenvolver sistemas complexos no menor tempo possível. Foi desenvolvida no ramo do software para acelerar entregas contínuas tendo foco principal o feedback rápido do usuário. Poucos estudos e empresas utilizam tais métodos no desenvolvimento de hardware ou produtos físicos. Empresas como Tesla e Spacex conseguiram acelerar sua inovação e produção em curto espaço de tempo por princípios ágeis. Os melhores carros elétricos e foguetes do mundo são fabricados por essas empresas evitando o planejamento excessivo e demora de entrega. O foco está em testar e falhar múltiplos protótipos. Sucessivas iterações permitem avançar o produto com menor risco. O mesmo conceito é aplicado na linha de produção, que deve ser desenvolvida em conjunto com desenvolvimento do produto. A própria linha é iterada diversas vezes até encontrar a melhor solução para se produzir em larga escala. A flexibilidade de sucessivas correções e testes em um ritmo acelerado permite encontrar soluções eficazes que podem ser alteradas em qualquer momento. O presente trabalho é uma revisão da literatura sobre métodos ágeis aplicados a produtos físicos (hardware) e linha de produção. Foram coletados dados que demonstram a eficiência da Tesla e Spacex em expandir suas operações e manter inovação de ponta. Conclui-se que os métodos ágeis permitem acelerar o desenvolvimento de qualquer produto físico, linha de produção, reduzindo os gastos e recursos humanos necessários.