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Artigo Científico Acesso aberto Trabalho de conclusão de curso - Agência Espiral e Tial(2022-12) Da Cól, Bruno Peroni; Pavão, Caio Fidelis; Sakakura, Gabriel Fujita; Amaral, Gabriela Harue Morais do; Oliveira, Giovanni Martins de; Almeida, Henrique Anjos de; Silva, Marco Antonio Rodrigues da; Malavolti, Pedro Henrique Ferreira; Cara, Victor Hideki YzumidaTial nasceu através de um projeto acadêmico, que tinha como base a criação de uma indústria de bebidas à base de frutas sem conservantes e sem ingredientes artificiais. O primeiro proprietária da marca se interessou pela ideia e enxergou a oportunidade de aproveitar frutos que eram desperdiçados, buscando uma maneira de aproveitá-los, assim, em 1986, foi fundada oficialmente, no município de Visconde Rio Branco - MG, a primeira indústria brasileira com sucos produzidos 100% com ingredientes naturais e sem aditivos químicos, a Tropical Indústrias de Alimentos. Com um constante investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a fabricação, é possível manter as características naturais das frutas, preservando, suas propriedades, aroma, sabor e cor do suco, tornando a palatabilidade do produto muito agradável, saborosa e nutritiva. A Tial mais de 80 produtos possui em seu portfólio, uma grande variedade de sabores, entre néctares, sucos 100% de fruta, outras bebidas à base de frutas, como as vitaminas Vitamix, as águas de coco (da fruta e com polpa), chás, concentrados, linha Kids, além das barrinhas nutritivas feita de banana, as Bananinhas. Seus produtos são 100% naturais, com baixa caloria e vitamínicos, além de possuírem embalagens que vão de 200ml a 1L. Em 2018 a marca passou por um processo de reposicionamento de mercado, renovando sua identidade visual, além de aprimorar seu portfólio, garantindo uma comunicação simples e direta nas embalagens. Neste projeto, o trabalho de rebranding será mantido e apresentaremos um planejamento estratégico, campanha e plano de marketing com uma profunda análise de mercado, estudos de caso, teste de conceito, planejamento e estratégias de comunicação, mídia e promoção de vendas. Com isso, é pretendido enfraquecer a visão de que sucos comercializados em embalagens de papelão são considerados prejudiciais à saúde, tornar a marca e seus aspectos mais reconhecidos no mercado frente à concorrência, atrair novos e potenciais consumidores e pessoas que buscam produtos no setor de saudabilidade. Com isso, definimos como tema da campanha “Suco de fruta, não de ‘caixinha’”, e como conceito “Um suco de fruta a qualquer momento”, buscando consolidar a imagem de um produto natural e causar um impacto positivo, com a concepção de um suco prático, de fácil manejo e de consumo rápido, atrelado a necessidade de praticidade na rotina do consumidor em diversas ocasiões e, ainda sim, mantendo suas características de saudabilidade.Artigo Científico Acesso aberto Trabalho de Conclusão de Curso - Agência Faces - Café Gourmet Santa Monica(2022-06-17) Carillo, Mariana; Santos, Állya; Azevedo, Carolina; Ferrari, Erick; Silveira, Isabela; Sena, Leonardo; Vazão, Luis; De Lima, Maria Aparecida; Sant'anna, Pedro; Belasalma, RafaelaO presente trabalho dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi Morumbi se propõe a realizar o estudo de marca com o objetivo de desenvolver uma campanha publicitária para a empresa Café Santa Monica, a fim de aumentar a popularidade da marca de café gourmet majoritariamente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Para tanto, foram realizados estudos sobre hábitos de consumo da bebida, análise sobre o atual consumo de café gourmet, posicionamento da marca, além do levantamento de oportunidades a partir do diagnóstico do atual contexto da empresa e coleta de dados sobre o público-alvo através de pesquisa quantitativa e qualitativa. A partir dos estudos pode-se desenvolver a campanha publicitária chamada "Passou da Hora de se Tornar um Coffee Lover" que mescla ações offline e online, com o foco no envolvimento do target para estimulá-lo a partir dos contextos nos quais ele poderia associar seu dia a dia ao Café Santa Monica. Além das ações voltadas para o público B2C, o estudo também apresentou ações voltadas para o público B2B. O objetivo de ambas consiste no aumento de faturamento, aumento de market share, posicionamento da marca dentro do ramo de café gourmet, divulgação das linhas de café e fidelização de clientes. O trabalho propõe uma abordagem inovadora e criativa para tornar a marca Santa Monica referência no segmento.