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Monografia Acesso aberto Considerações aos professores da educação infantil sobre inclusão de crianças com autismo na sala de aula(2023-11-16) LIMA, Bárbarah Fernanda Perini; VITORELLI, Bruna Ferreira; ANDRADE, Tiago LinoEmbora temas como inclusão e autismo tenham ganhado força nas últimas décadas, educadores e sistemas educacionais enfrentam dificuldades em propiciar um ensino e ambiente educacional adequados para os alunos com deficiências. O presente trabalho tem como objetivo apontar ferramentas adequadas a fim de auxiliar os professores no processo de adaptação e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA e promover uma reflexão sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos professores frente ao processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista em sala de aula. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica nas principais fontes de artigos acadêmicos e resultou em apontamentos as principais dificuldades que os professores encontram diariamente com a crescente demanda de alunos com autismo nas salas de aula, assim como a necessidade de métodos, ferramentas e intervenções adequadas para potencializar o processo de aprendizagem e ensino de habilidades sociais destes alunos. Apresenta como principal contribuição acadêmica, um direcionamento conciso para profissionais da área da educação e da psicologia para que possam, através das informações contidas e ferramentas apresentadas no estudo, favorecer o processo de ensino aprendizagem, compreender e lidar com os desafios associados ao transtorno do espectro autista. Estudos futuros devem investigar o aumento de diagnóstico de TEA e a possibilidades de mudanças atitudinais na sociedade e no sistema educacional brasileiro.Monografia Acesso aberto Desenvolvimento infantojuvenil pela ótica do filme Red: crescer é uma fera.(2024-05) SOARES, Bruno Coelho; SALATINI, ManuelaEssa pesquisa tem como objetivo geral compreender o desenvolvimento infantojuvenil numa perspectiva fenomenológica existencial, com foco na Gestalt-terapia, valendo-se da análise do filme a Red: Crescer é uma fera, animação que traz uma pré-adolescente que passa pela puberdade, representada por sua transformação no animal Panda, que aparece toda vez que ela não sabe lidar com uma emoção. No filme, ela precisa aprender a lidar com suas questões para entender sua verdadeira identidade e se colocar no mundo. Buscou-se a partir do método documental e pela análise fenomenológica das vivências da protagonista do filme por meio da análise de seis cenas que foram relacionadas com os conceitos da Gestalt-terapia: a) a nova identidade da protagonista Mei e a surpresa com o aparecimento do Panda; b) Seus relacionamentos de amizade e como estas dinâmicas regulam emocionalmente seu contato com o meio; c) Os padrões comportamentais de sua família e como eles limitam a criatividade da protagonista; d) O ajustamento criativo da personagem principal em meio a situações desafiadoras; e) Integração dos fragmentos da personalidade da protagonista e construção de seu self ; f) O momento final em que a personagem se torna consciente de sua própria identidade e de como quer se colocar no mundo. Considera-se que o trabalho conseguiu demonstrar, em consonância com a literatura e outras fontes consultadas, que o desenvolvimento infantojuvenil se dá de forma singular e não determinada.Monografia Acesso aberto Efeitos neurológicos da pornografia no cérebro e a relativização da violência contra a mulher.(2024-06) GARCIA, Ana Luiza WollermannEste trabalho investiga os efeitos neurobiológicos da pornografia no cérebro, bem como sua relação com a relativização da violência contra a mulher. A pesquisa analisa a literatura existente sobre os impactos do consumo de pornografia no funcionamento do cérebro humano, destacando mudanças comportamentais e nos sistemas de recompensa. Além disso, examina como a exposição frequente a conteúdos pornográficos pode influenciar atitudes e percepções sobre gênero, sexualidade e relacionamentos, contribuindo para a normalização e relativização da violência contra as mulheres. O estudo destaca a necessidade de uma compreensão mais aprofundada desses fenômenos e de estratégias eficazes de prevenção e intervenção para mitigar os impactos negativos da pornografia na saúde mental e no bem-estar das mulheresMonografia Acesso aberto Fatores de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer(2023-12) LANUZZI, Marcela Candido; SILVA, Michelle Mendes Cardoso daO estudo do envelhecimento ganha importância devido ao aumento da expectativa de vida e à queda das taxas de natalidade, resultando no envelhecimento progressivo da população. Compreender os processos do envelhecimento, incluindo condições como demência, é essencial para orientar estratégias de prevenção e tratamento de doenças relacionadas à idade avançada, em meio a mudanças demográficas significativas e um crescimento sem precedentes na população idosa. Isto posto, o objetivo geral desta pesquisa é investigar e analisar os fatores de risco associados ao desenvolvimento da doença de Alzheimer. Por fim, destaca-se a importância da detecção precoce da D.A. para possivelmente retardar sua progressão, embora ainda não haja cura conhecida. A revisão enfatiza a necessidade de mais pesquisas sobre fatores como dieta, etnia, educação e início precoce da doença.Monografia Acesso aberto O luto parental: uma análise psicodinâmica do filme “Beleza Oculta”(2024-06) FUZATI, Diana Pricila; SILVA, Maria Helenilza Macedo daO luto parental caracteriza-se como um processo de difícil assimilação para os enlutados, considerando que a morte de um filho implica na inversão da ordem natural esperada socialmente. O luto pela perda do filho não envolve apenas a perda do filho, mas também o luto pela perda das idealizações, dos sonhos, os investimentos afetivos, expectativas e projetos que os pais projetam na criança. Considerando este cenário, o objetivo foi analisar o processo de luto pela perda de um filho, utilizando o filme "Beleza Oculta" como base. Foram utilizados métodos de pesquisa documental. Esta metodologia permitiu uma abordagem sistemática e detalhada, utilizando o filme como uma lente para examinar o fenômeno do luto pela perda de um filho. A análise documental do filme foi dividida em dois eixos: o processo de luto(s) e suas nuances e caminhos para a elaboração do luto(s). Os resultados apresentam no primeiro eixo uma exploração do luto do protagonista Howard e suas consequências em sua vida, destacando seu isolamento, auto destrutividade e negação da perda. E, no segundo eixo, uma discussão sobre o processo de elaboração do luto de Howard, destacando os estágios que vão desde a negação até a capacidade de nomear e elaborar a perda. Adicionalmente, explorou-se outros personagens do filme que também enfrentaram diferentes tipos de luto, refletindo a complexidade e singularidade desse processo.Monografia Acesso fechado O papel dos contos de fadas no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças: revisão integrativa(2023-11) AMORIM, Amanda Escudeiro; OLIVEIRA, Beatriz Lopes; SOUZA, Fabiana Fernandes de; LEITE, Lucas GomesO presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre o papel dos contos de fadas no desenvolvimento emocional das crianças. Foram consultadas as bases de dados eletrônicas Portal Regional da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo, PubMed, Pepsic, no período 2013 a 2023, utilizando-se dos seguintes descritores: ‘Contos de fadas’, ‘desenvolvimento emocional’ e ’desenvolvimento infantil’. Foram analisados onze estudos. Os resultados indicaram que ocorre um aumento dos repertórios cognitivos ao longo do processo de exposição aos contos de fadas e no âmbito emocional, contribuem para o autoconhecimento além de auxiliarem nos processos de simbolização e criatividade. Com base nos estudos foi possível concluir que os contos de fadas podem ser utilizados nos mais diversos contextos e são uma ferramenta útil para o desenvolvimento infantil, destacando a aplicabilidade na psicoterapia clínica e psicologia educacional.Monografia Acesso fechado O perfil dos ataques em escolas no Brasil(2024-06) MATEUS,, Gabriela Taian Pedra; SBIZARO, Giulia Monastero; BASSANI, Henrique VenancioO aumento da incidência dos ataques em escolas tem despertado crescente preocupação devido à sua gravidade e impacto na sociedade. O seguinte estudo levantou dados relacionados a 36 casos de ataques às escolas no Brasil, por meio de uma análise documental de 51 notícias publicadas via online em jornais de grande circulação no país e catalogadas em sites de busca na internet, ocorridos entre janeiro de 2001 a janeiro de 2024. Os principais resultados mostraram que todos os perpetradores são homens com média de idade de 16 anos e a maioria possui alguma relação prévia com a instituição. Os autores agem na maioria dos casos sozinhos e utilizam principalmente armas brancas e armas de fogo. Os crimes acontecem mais em instituições públicas e as vítimas são majoritariamente mulheres. Os principais motivos publicados pela mídia são bullying, vingança e rejeições por parte de meninas. O crime de ataque em escolas no Brasil é verificado como um tipo diferente de crime que está ascendendo e sofre forte influência da forma que se é apresentado na mídia e também das redes sociais e fóruns online sobre temas violentos. Atualmente se torna necessário o cuidado na publicação dos casos e da população escolar de forma multiprofissional para que essa epidemia seja combatida.Monografia Acesso aberto Perda do papel social no envelhecimento: implicações na saúde mental de pessoas no processo de envelhecer(2023-11) VIEIRA, Juliana Simões; MOTA, Moisés Oswaldo GollisO envelhecimento tem sido foco de análise por diversos pesquisadores que proporcionam uma compreensão clara da notável ampliação da população idosa. Visto isso, surge a necessidade da continuidade e evolução de novos estudos sobre o tema. O trabalho atual visa discutir a etapa do desenvolvimento humano na velhice e a dinâmica desse período na vida do sujeito e como influencia no contexto de vida, tanto no campo social, familiar e econômico como na maneira subjetiva da autopercepção. A partir desse ponto, o assunto percorre as facetas envolvidas como o estigma social e o preconceito com o idoso, suas limitações relacionadas ao declínio do potencial biológico, e a maneira em que a ressignificação se torna atributo indispensável para compreender seu novo lugar social frente a diversas mudanças dessa fase. Por intermédio de uma revisão bibliográfica, identificou-se a ocorrência de possíveis dificuldades na adaptação relacionado às reconfigurações dos papéis sociais no envelhecer, e possibilidades possíveis que podem beneficiar a saúde psíquica nesse contexto. Vale destacar que as interfaces envoltas na pessoa idosa devem ser consideradas em diferentes contextos a qual a pessoa esteja inserida.Monografia Acesso fechado Pressuposições psicológicas indagadas nas mídias digitais: sensos e contrasensos.(2023-11) RODRIGUES, Aline de Souza; CHAVES, Tamiris da SilvaO objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura com estudos que buscam caracterizar e compreender o uso das mídias digitais, como podem afetar o bem-estar e a integridade psicológica de um indivíduo. O advento da tecnologia e internet trouxeram diversas mudanças sociais e culturais para a humanidade, entretanto, são apontadas como precursoras do desenvolvimento de transtornos mentais como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, e podem vir a causar dependência digital, quando utilizada de forma compulsiva. Portanto, é um tema que requer maior atenção dos profissionais da área da saúde. O tratamento consiste no uso de técnicas de reestruturação cognitiva com foco em diminuição do uso e manejos clínicos pensados na interação social do indivíduo, de forma a aumentar o tempo de lazer e exposição social fora das redes sociais.Monografia Acesso fechado Uma revisão narrativa sobre envelhecer na condição de mulher: Um estudo de gênero acerca do corpo e da sexualidade(2023-11) PIZZOTTI,, Rodrigo; SILVA,, Gabriela Denise da; SILVA,, Vinicius Eduardo Possidônio daEste trabalho aborda o tema do envelhecimento na condição de mulher, com um foco específico na sexualidade e no corpo. O objetivo geral do estudo é explorar três eixos principais: a sexualidade na velhice, a sexualidade da mulher na terceira idade e as perspectivas da religiosidade na sexualidade da mulher na terceira idade. O método utilizado foi uma revisão narrativa de literatura com abordagem qualitativa. As buscas foram realizadas em várias bases de dados científicos. Os descritores usados foram “velhice”, “envelhecimento”, “sexualidade”, “feminino”, “mulher” e “gênero”. Foram incluídos artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, bem como material publicado em livros, capítulos de livros, monografias, dissertações e teses. Os principais resultados indicam que a sexualidade é extremamente estigmatizada para as mulheres à medida que envelhecem. Este estigma se manifesta de duas maneiras principais. O estudo conclui sugerindo que o tema precisa de mais investigação no futuro.