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Tese Acesso aberto Análise multifatorial do comportamento de risco relacionado à atividade física e indicadores saúde de policiais militares do Estado de Mato Grosso(2021) Ferraz, Almir de FrançaINTRODUÇÃO: O comportamento humano pode ser analisado de forma multifatorial em função de diferentes desfechos associados à saúde e estilo de vida de adultos. OBJETIVO: Identificar e analisar os principais comportamentos multivariados dos componentes da saúde e atividade física de policiais militares no Estado de Mato Grosso/Brasil. METODOLOGIA: A coleta de dados foi realizada por meio da amostra de conveniência baseada no cálculo amostral de cochran, composta por 270 policiais militares das Unidades Policiais Militares operacionais e administrativas da PMMT, utilizando a amostra masculina. Todos os avaliados foram submetidos as medidas antropométricas e análise da composição corporal, indicadores bioquímicos (hemácias, glicemia, leucócitos, cortisol, HDL, LDL e interleucina-6 IL-6) e medidas hemodinâmicas da pressão arterial. Os indicadores relacionados ao estilo e hábitos de vida foram determinados pelo: AUDIT (relacionado ao consumo e grau de dependência ao álcool; protocolo de Fargerström, relacionados aos hábitos tabagista; IPAQ, determina o nível de atividade física; Histórico familiar associados as doenças crônicas (diabetes, hipertensão e câncer); indicador de sono, pelo protocolo de Pittsburgh. Os indicadores de aptidão física foram determinados pelos testes neuromotores (barra fixa, flexão de braço, força abdominal, força de membros superiores e força de preensão manual), além da aptidão cardiorrespiratória pela corrida de doze minutos. A análise dos dados foi realizada pela Técnica de Correlação Matricial, Análise de Componentes Principais e Análise Fatorial Exploratória que formatou a estatística (Software SPSS e R®) referente às dimensões, componentes principais, fatoriais para explicação da associação dos fenômenos e agrupamentos das 50 variáveis, divididos em três dimensões de análises. RESULTADOS: Baseado nas análises encontramos as características dos fatores dos comportamentos principais, que compõe por meio das dimensões por porcentagem estratificada para explicação das interferências na saúde e doenças, com destaque na primeira abordagem: 1. Composição corporal, nutricional e indicadores bioquímicos explicam em 30% o impacto da saúde/doença de PMs, 2. Desempenho Físico com 18%, 3. Metabolismo-saúde 8% e a 4. Aptidão física relacionada à saúde com 6%, que o fator total de explicação resulta em 62% de implicação na saúde e desenvolvimento de doenças. Em outros aspectos relacionados à saúde, qualidade de vida e doenças de PMs, a determinação da porcentagem foi alterada de explicação de cada comportamento, os quais obtivemos os seguintes resultados: 1. Atividade Física e Aspectos de Saúde na Qualidade de Vida explicam em 11% o impacto da saúde/doença de PMs, 2. Aspectos de Fatores de Risco Metabólico com 10%, 3. Prevalência dos aspectos Epidemiológicos e Ambiente de Trabalho em 10%, 4. Aptidão física relacionada à saúde com 8% e a 5. Prevalência de Limitação Física e Emocional com 6%. Implicando na explicação no contexto da saúde e desenvolvimento de doenças no total da dimensão de 47%. Os comportamentos principais de saúde, aptidão física e atividade física dos PMs (PO e PE), são explicados em 78,17% para os policiais do policiamento ostensivo e 76,38% para os policiais do policiamento especializado, no contexto de influência comportamental de manutenção da saúde e desenvolvimento de doenças. O componente que foi destaque, nesse estudo, foi o Componente Principal 1 - PC1 (componente de exercício físico) em ambos os grupos, denominado por características essencialmente voltadas à aptidão física (desempenho físico) que explicou em 38,10% para policiais do policiamento ostensivo e 27,42% para os policiais do policiamento especializado, na questão de interferência da saúde- doença. No agrupamento das multivariaveis, constatou-se que policiais do policiamento especializado tem o perfil mais homogêneo e agrupado que policiais do policiamento ostensivo, esses possuem características distintas em três grupos. A multidimensionalidade do comportamento é uma importante análise para identificação e estratégias para atuação em conjunto com o corpo de profissionais para resultar em melhoria da saúde tornando-os fisicamente ativos para prevenção de doenças, como forma constatar, quais são as manifestações multivariadas que ocorre no nosso corpo. CONCLUSÃO: A análise fatorial destacou que a composição corporal, atividade física e marcadores bioquímicos são componentes influenciadores na manutenção da saúde e doenças de profissionais da Segurança Pública, que alinhados às necessidades da prática de exercícios físicos proporcionam adaptações importantes na diminuição de riscos à saúde desta população.Tese Acesso aberto Caderno de resumos expandidos de pesquisas em arquitetura e urbanismo(2022-12-01) Vázquez, Fernando GuillermoEm 2022, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu organizou o X Colóquio de Pesquisa e Desenvolvimento Científico, evento no qual foram apresentados trabalhos de pesquisa de todos os discentes do Programa, numa mostra do vigor científico do PGAUR. Desse colóquio resultou o Caderno de Resumos Expandidos, que estamos aqui encaminhando, com a finalidade de solicitar que seja incluído no repositório Runa, como uma forma de proporcionar os médios necessários para a ampla divulgação dos resultados do evento.Tese Acesso aberto Características sociodemográficas, laborais, estilo de vida e condição de saúde de trabalhadores de indústria siderúrgica: Qual a relação com o absenteísmo?(2021) Viana, Michell VetoraciIntrodução: Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos gestores de recursos humanos e do departamento de saúde e segurança do trabalho nas empresas, está relacionado ao afastamento do posto de trabalho por determinado tempo. Analisar este fenômeno faz-se necessário, bem como, estabelecer um modelo abrangente para reconhecer as razões da ausência, controlá-la e reduzi-lo. Objetivo: Avaliar os fatores associados ao absenteísmo por doença em trabalhadores de uma siderúrgica em Vitória, Espírito Santo/Brasil. Método: Trata-se de uma investigação observacional, analítica e transversal em que as variáveis independentes ou fatores influenciadores, características sociodemográficas, estilo de vida, características laborais, condições clínicas, estado nutricional e autoavaliação do estado de saúde. A determinação da amostra, foi não probabilística e de conveniência considerando o universo de 4.500 colaboradores e intervalo de confiança (IC) 95%, considerando um erro de 5,5% no desfecho principal, apontou mínimo de segurança para 297 indivíduos, sendo avaliados 317 indivíduos do sexo masculino (média de idade de 36,3 ± 10,05 anos), seguindo power da amostra calculado pelo software Epidat 4.2. Resultados: Os siderúrgicos que trabalhavam no setor operacional apresentaram quase quatro vezes mais chances de se afastarem por doença (OR 3,96, IC95% 1,86 – 8,44, P<0,001). Da mesma forma, os indivíduos pouco ativos tiveram quase o triplo de chances de se absterem do trabalho (OR 2,92, IC95% 1,14 – 7,46, P=0,025) e os que se autoavaliaram como tendo um estado de saúde regular ou ruim apresentaram mais que o dobro de chances de absenteísmo por doença no período analisado (OR 2,14, IC95% 1,07 – 4,29, P=0,032). Identificou-se que com o aumento da idade, há relação aumentada de mais de 1 vez de chance em HDL-c abaixo (OR 1,11, IC95% 1,06 – 1,15, p<0,001), enquanto trabalhar 12 horas ou mais aumenta em 26% a chances de ter HDL-c abaixo do recomendado (OR 0,26, IC95% 0,08 – 0,81, P=0,020). Ao avaliar os hábitos de vida, constatou-se que os colaboradores insuficientemente ativos apresentaram 3,52 vezes mais chances de HDL-c abaixo do recomendado (OR 3,52, IC95% 1,40 – 8,89, p=0,008). Após as análises múltiplas identificou-se que indivíduos pouco ativos, tem uma relação aumentada de mais de 14 vezes de chance em se autoavaliarem de ruim/muito ruim (OR 14,13, IC95% 3,34 - 59,74, p<0,001), enquanto perimetria elevada aumenta em mais de 50% a chances de se autoavaliarem ruim/muito ruim (OR 0,504, IC95% 0,23-1,10, p=0,087). Ao avaliar o estado de saúde, constatou-se que os colaboradores com HDL-c baixo apresentaram mais de 1 vez chances de se autoavaliarem ruim/muito ruim (OR 1,47, IC95% 0,731- 4,178), p=0,210). Conclusão: Diante do exposto, conclui-se que o absenteísmo no setor siderúrgico desta empresa foi multifatorial. Desta forma, sugere-se às empresas que desenvolvam programas de condicionamento físico para melhora dos fatores relacionados ao absenteísmo por doença.Tese Acesso aberto Clima Empowering e Disempowering: necessidades psicológicas básicas, motivação, intenção de continuar e bem-estar em jogadores de League of Legends(2021) Angelo, Daniela LopesRecentemente, a habilidade de jogar videogames levou à profissionalização da atividade na forma de “eSports” (esportes eletrônicos). Apesar da popularidade dos eSports, sabe-se pouco sobre seus jogadores profissionais na perspectiva psicológica. Em vista da importância do ambiente criado pelo treinador nos processos motivacionais dos atletas, este estudo teve o objetivo de investigar as características ambientais, sociais e motivacionais que favorecem jogadores de League of Legends (LoL) em ambientes competitivos de eSport, à luz das Teorias da Autodeterminação (TAD) e dos Objetivos de Realização (TOR). Para atingir tal objetivo, oito instrumentos psicométricos foram adaptados ao contexto e testados em 217 jogadores de LoL, sendo 142 amadores e 75 profissionais. As propriedades psicométricas dos instrumentos apresentaram bons índices de ajustes e adequada confiabilidade, levando à formação das variáveis latentes que compuseram os modelos estruturais utilizados para analisar os participantes. Ao comparar jogadores amadores e profissionais, a análise de invariância mostrou que os grupos não eram equivalentes e, para dar continuidade as análises, do grupo de jogadores amadores foi excluído do modelo estrutural avaliado. Foram testadas quatorze hipóteses, das quais, sete se confirmaram. O clima empowering foi preditor da satisfação das necessidades psicológicas básicas e influenciou indiretamente a motivação autônoma. A satisfação das necessidades psicológicas teve impacto significativo tanto na motivação autônoma quanto na falta de motivação que, por sua vez, explicou 56% da variância do bem-estar e da intenção futura de continuar jogando. O clima disempowering foi preditor da frustração das necessidades psicológicas básicas mas, a frustração não impactou significativamente na motivação autônoma ou na falta de motivação. Os resultados obtidos dão suporte a TAD e a TOR no contexto do eSport, por demonstrem a importância do contexto social no desenvolvimento positivo, refletido nos efeitos diretos e indiretos do clima motivacional criado pelo treinador em jogadores profissionais de LoL.Tese Acesso aberto Conscientização e Avaliação da Aprendizagem na Educação Física Escolar: um Autoestudo(2023-10) MOREIRA, Vinícius dos SantosEste autoestudo, tecido pela teoria de Paulo Freire e pelas minhas experiências como professor pesquisador, emerge a partir do reconhecimento dos desafios inerentes à implementação de propostas de avaliação das aprendizagens durante as aulas de Educação Física escolar, que permitam acompanhar a aprendizagem dos estudantes e favoreçam o processo de conscientização. As políticas de avaliação implementadas no Brasil, com excesso de avaliações externas, a ineficiência das propostas de formação continuada, somadas às concepções tradicionais de avaliação da área, criam uma cultura avaliativa nas escolas que tende a classificar as crianças, com a reprodução de propostas avaliativas competitivas, expressas por meio de testes, provas ou análise de momentos pontuais das aulas e pouco contribuem para que professores e professoras, alunos e alunas, ressignifiquem seus conhecimentos. Almejando subverter essa lógica, o objetivo desta tese foi construir e analisar, junto com os estudantes, a avaliação da aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar e identificar como essa construção coletiva impacta nosso processo de conscientização. Para possibilitar a produção de informações sistemáticas que permitissem repensar, reinterpretar e acessar valores implícitos à própria prática, este autoestudo foi realizado em uma escola da cidade de Santo André – SP, com 22 estudantes do quinto ano do ensino fundamental e contou com a colaboração de outro professor pesquisador que teve a função de amigo crítico. O entrelaçar desse processo se deu pela associação de diferentes instrumentos como: plano de ensino, notas de áudio, diários reflexivos, entrevistas semiestruturadas com estudantes, atividades produzidas durante as aulas e reunião com amigo crítico. A análise foi realizada a partir da triangulação das informações, com a utilização da análise temática, que se desdobrou em três temas: concepções em transitividade; dialogicidade dos processos avaliativos; despertar para mediação participativa da avaliação. Os desdobramentos desse processo mostram um movimento de trânsito das consciências que resultaram na ressignificação da minha prática-político-pedagógica e melhor compreensão de nosso processo de conscientização. Compreendi que é preciso manter postura vigilante contra atitudes e ações antidialógicas que nos escapam diante dos processos avaliativos e dos conhecimentos que as crianças expressam por meio das avaliações e as crianças demonstraram terem ampliado suas concepções e significados sobre a função das avaliações. Diante disso, passo a defender que é necessário inverter a lógica que prioriza as avaliações externas, para priorizar as avaliações da aprendizagem construídas por professores e estudantes mantendo seu caráter dialógico. Ao serem planejadas em colaboração, se faz necessário prever momentos de experiências significativas para as crianças, como compartilhamentos das experiências e seus aprendizados com a comunidade escolar e seus familiares, ou a partir experiências com jogos, brincadeiras, produção de figurinhas, produções artísticas, danças, apresentações teatrais, vídeos, produção de livros, gibis, álbuns, charges, entre outros, pois permitem além de revelar os aprendizados, a construção de novos conhecimentos.Tese Acesso aberto Desenvolvimento e treinamento da Robustez Mental em atletas jovens: um programa de intervenção psicológica(2023-03-29) Corrêa, Mariana de FreitasEntender como os atletas desenvolvem e melhoram suas capacidades psíquicas é um grande desafio para a Psicologia do Esporte. Porque alguns atletas lidam melhor com situações de adversidade e fracassos enquanto outros sucumbem ou porque alguns parecem não se abalar com situações inesperadas são alguns questionamentos instigantes dessa área. O construto Robustez Mental (RM), é apontado como um componente fundamental do desempenho esportivo e pesquisadores da área tem realizado inúmeras pesquisas para entender como esse construto pode ser desenvolvido em atletas. No entanto, há uma carência de estudos sobre programas específicos para o desenvolvimento da RM em atletas jovens brasileiros. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi elaborar e validar um programa de treinamento psicológico, voltado para o desenvolvimento da robustez mental, utilizando-se para tal dos princípios do modelo teórico dos 4 C’s (controle, compromisso, confiança e desafio). Para tanto foi realizado um estudo de natureza descritiva, exploratória, quase experimental, utilizando-se de informações quantitativas para compreender aspectos psicológicos do comportamento de atletas. Participaram do estudo atletas de categorias de base, com idades entre 14 e 15 anos, das modalidades de voleibol e basquetebol, do sexo feminino. Foram incluídos atletas com pelo menos um ano de experiência na modalidade, federados, que participam de competições oficiais regularmente e, excluídos aqueles atletas afastados, por qualquer motivo e que não estevam comparecendo ao clube no momento da pesquisa. O programa teve duração de 12 semanas e os atletas foram avaliados no início e ao final das intervenções, bem como, após 1 mês do final do programa de acordo com segmento follow-up. Utilizou-se para as avaliações os instrumentos: Escala de Robustez Mental para o esporte – RME, Escala Breve de Resiliência – BRS e Teste de orientação de vida para o esporte LOT-R. Para analisar os dados foram utilizados os testes ANOVA, para comparar as diferenças entre os três momentos de avaliação (pré, pós, 1 mês) e o teste t de student para comparar os grupos de basquetebol e voleibol. Para correlacionar as variáveis foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Para todas as avaliações o nível de significância adotado foi de (p<0,05). Os resultados mostram que houve uma melhora significativa no grupo de basquete em todas as variáveis avaliadas e diferenças significativas quando comparados os grupos, experimental e controle. Os índices de effect size foram altos (acima de 0.80). Desta maneira, podemos concluir que o programa aplicado de 12 semanas foi eficaz para desenvolver a Robustez Mental em atletas jovens.Tese Acesso aberto Diversidade da microbiota fecal em idosas antes e durante o distanciamento social e físico devido à pandemia da covid-19(2022) Lima, Alexandre José Bancher deEstudos atuais evidenciam o papel da microbiota intestinal na homeostase durante a vida e no processo de envelhecimento. A composição da microbiota é influenciada por diversos fatores como idade, tipo de alimentação e hábitos de vida. Com o surgimento de um novo Coronavírus em 2019, as autoridades governamentais do mundo todo adotaram medidas de contenção da doença como promover o distanciamento físico e social. Nesse contexto, esse estudo teve como objetivo analisar a composição da microbiota fecal de idosas antes e durante o distanciamento social e físico pela pandemia da COVID-19. Ao todo, 15 mulheres com mais de 60 anos forneceram amostras de fezes em dois períodos: antes e após seis meses do início de distanciamento. Foram realizadas as extrações de DNA total utilizando o kit MoBio seguindo as instruções do fabricante e a amplificação e sequenciamento com Illumina Miseq da região hipervariável V3-V4 do gene 16SrRNA. Em média obteve-se 382.232 leituras de cada amostra e a curva de rarefação apresentou platô em cerca de 20 mil leituras. A análise dos amplicons mostrou que Firmicutes e Bacteroidetes representavam a maior parte dos componentes microbianos e que a razão entre esses os Filos apresentou constância em 3 participantes, aumento em 7 e diminuição em 5, indicando a individualidade das amostras pois também não foi possível agrupar as amostras pelos períodos "antes" e "durante" pelos índices de Jaccard, Bray Curtis e Unifrac. Os padrões microbianos se mantiveram entre as amostras durante as coletas. É possível concluir que as mudanças físicas e sociais causadas pela pandemia não causaram mudança padrão na composição da microbiota das idosas, ou seja, houve diferença na composição de algumas participantes, mas não na totalidade, descaracterizando um padrão.Tese Acesso aberto Efeito da Suplementação de Picolinato de Cromo associado ao sprint intervalado de alta intensidade na ingestão calórica e controle do apetite em Humanos.(2023-08-22) Silva, Marina SantosA insatisfação com a imagem corporal gera uma busca por melhoria através da prática de exercícios físicos, alimentação saudável e uso de suplementos alimentares. Um dos suplementos comumente utilizados é o cromo, que está relacionado ao metabolismo da glicose. A suplementação de picolinato de cromo (CrPic₃) pode influenciar o comportamento alimentar, o controle do apetite e vem sendo associada a promoção de massa magra e redução da gordura corporal. Recentes evidências sugerem que o exercício físico e a suplementação de CrPic₃ podem influenciar no controle de apetite. O objetivo deste estudo foi o de avaliar o efeito da associação da suplementação aguda de CrPic₃ e do sprint intervalado de alta intensidade (SIT) no controle de apetite e saciedade em humanos. O estudo foi do tipo duplo cego, randomizado, contrabalanceado e crossover. Para isso, sete indivíduos (30 ± 3,4 anos; 75 ± 12,4 kg; 1,69 ± 0,09 metros; 26,3 ± 2,15 kg/m²) foram submetidos a quatro experimentos, separados por sete dias: 1- CrPic₃-SIT (8 sprints de 15 seg + descanso de 2 min), 2- CrPic₃-REP (controle sem exercício), 3- PLA-SIT e 4- PLA-REP. A suplementação consistiu em duas doses de 500 µg de CrPic₃ ou placebo (amido resistente). A percepção subjetiva de apetite (PSA) foi avaliada por meio de uma escala visual analógica (VAS) em quatro momentos: 1) pré almoço, 2) pré exercício, 3) pós exercício e 4) pré jantar. A ingestão de nutrientes foi analisada por meio do registro no diário alimentar (24h) para quantificação calórica e padrão alimentar. O teste de análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi utilizado para analisar possíveis diferenças entre as condições e momentos na percepção do apetite. Não houve diferenças significativas na PSA nos parâmetros de Fome, Saboroso e Salgado. No entanto, no experimento CrPic₃-SIT houve um aumento significativo no parâmetro Gorduroso. A PSA aumentou significativamente no parâmetro de Satisfação no experimento CrPic₃-SIT comparado aos outros experimentos. Assim como mostrou aumento significativo no experimento PLA-REP no parâmetro Doce. A diminuição mais significativa da ingestão calórica foi observada no experimento CrPic₃-REP. Embora o número relativamente pequeno da amostra, a suplementação de CrPic₃, quando combinada ou não ao SIT, apresentou resultados promissores no controle de apetite e saciedade. Contudo, existem aspectos como gênero, composição corporal, intensidade do exercício e posologia ideal que não foram elucidados.Tese Acesso aberto Efeitos da suplementação aguda de nitrato no desempenho, fadiga central e fadiga periférica em corredores de rua.(2021) Santana, Jeferson OliveiraIntrodução: A corrida de rua é um esporte em constante crescimento, sendo as distâncias de 10km uma das mais praticadas por atletas recreacionais. Apesar disso, diversos atletas sentem dificuldades ao completar uma prova nesta distância. Esta dificuldade se deve a influência da fadiga central e periférica, que elevadas, prejudicam a execução de diversos exercícios físicos, como os de longa duração. Uma estratégia que pode atenuar esta fadiga é a utilização de recursos ergogênicos e um potencial recurso para esta atenuação é a suplementação de nitrato, um potente vasodilatador com diversos benefícios fisiológicos, que podem diminuir a fadiga central e periférica. Objetivo: Avaliar os efeitos da suplementação de nitrato no desempenho, fadiga central e periférica em corredores de 10km. Materiais e métodos: Estudo randomizado, cruzado e duplo-cego, onde 9 participantes com idade média de 33,63 ± 5,13anos, realizaram um teste de 10km sendo divididos em dois grupos, nitrato (NIT) e controle (CON). Foram realizadas uma coleta antes dos testes, denominado momento PRE e logo após os testes, denominado momento POS. As variáveis coletadas foram: desempenho, creatina quinase, lactato desidrogenase, concentração de lactato, nitrito plasmático e meta-hemoglobina, teste neuropsicológico de Stroop Color e teste de Trilhas. Os resultados foram expressos em média e desvio padrão. Foi realizado um teste de normalidade da amostra (Shapiro-wilk). As variáveis foram analisadas através do teste T de Student não pareado (teste de desempenho), teste ANOVA de medidas repetidas, com pós-teste de Tukey, quando necessário. O nível de significância adotada foi de p<0,05. Resultados: Na análise de performance, não houve diferenças significativas (p = 0.288). A concentração de nitrito apresentou um aumento significativo no grupo NIT, quando comparado ao grupo CON (p = 0,020) e ao momento Pré (p = 0,010). Já a meta-hemoglobina não apresentou diferenças significativas. Com relação aos sinais periféricos, o grupo NIT apresentou concentrações sanguíneas de CK menores quando comparado ao controle (p = 0.036). Além disso, o grupo CON apresentou concentrações de CK e LDH maiores, quando comparado ao momento Pré (CK: p = 0.016; LDH: p = 0.003). Na concentração de LAC, ambos os grupos apresentaram um aumento significativo quando comparados ao momento Pré (CON: p =0.001; NIT: p = 0.000). Nos sinais centrais, ambos os grupos apresentaram diminuição do tempo de execução do teste de Trilhas, quando comparado ao momento Pré (CON: p = 0.011; NIT: p = 0.001). No teste de Stroop Color, ambos os grupos apresentaram diminuição significativa no tempo de execução no terceiro teste, quando comparado ao momento Pré (CON: 0.022; NIT: 0.016). Nos dois primeiros testes, somente o grupo NIT apresentou diminuição significativa, quando comparado ao momento Pré (Teste 1: p = 0.041; Teste 2: p = 0.008). Conclusão: Com estes resultados, concluímos que a suplementação aguda de Nitrato é eficaz na melhora dos sinais centrais e periféricos de corredores de 10km.Tese Acesso aberto Expatriação de atletas de alto rendimento na perspectiva do modelo temporal de transição cultural: um estudo de caso no basquetebol feminino(2013-03-20) Souza, Vania Hernandes deNo esporte contemporâneo é comum que atletas de diferentes modalidades esportivas migrem, ao longo de sua carreira, para outros países com o objetivo de alcançar um melhor desempenho esportivo, status social e financeiro, dentre outros. Entretanto, a migração internacional é um processo complexo, que envolve adaptações de vários tipos que afetam o próprio expatriado e sua família. Um dos modelos teóricos que tem sido utilizado para se compreender o processo de migração internacional de atletas é o Modelo Temporal de Transição Cultural, que postula que o processo de transição cultural deve ser investigado por meio de três fases temporais, sendo que, para cada fase há desafios e tarefas específicas: a primeira fase, denominada pré-transição, é o momento em que ocorre, ou deveria ocorrer, uma mobilização física e mental do atleta para enfrentar os desafios de uma futura transição; a segunda fase, adaptação cultural aguda, ocorre já no país de destino, e demanda a busca pelo entendimento e o ajuste à nova cultura, e requer do atleta uma adaptação psicológica e comportamental a esse novo contexto, contato e interação com o novo clube, companheiros de equipe etc. E, por fim, a terceira fase, adaptação sociocultural, ocorre quando há um ajustamento tal ao novo contexto que proporciona um sentimento de pertencimento e a criação de uma nova realidade. O objetivo deste estudo foi investigar o processo de expatriação internacional, na perspectiva do Modelo Temporal de Transição Cultural, de uma atleta de basquetebol de alto rendimento, que vivenciou o processo de migração internacional, para jogar por clubes, e que também passou pelo processo de repatriação. A atleta foi entrevistada de forma individual, presencial, utilizando-se um roteiro de perguntas semiestruturadas. Como ponto de partida da investigação, para descrever o processo de migração internacional da atleta, e ilustrar todas as passagens pelos países que transitou, bem como o tempo de duração de cada transição e o tempo entre uma transição e outra, foi elaborada a Timeline (linha do tempo). Posteriormente, os dados da entrevista foram analisados de acordo com os parâmetros do Modelo Temporal de Transição Cultural, de forma a se compreender as características, conteúdo, narrativas e os aspectos psicológicos subjacentes às experiências subjetivas, expressos por seus desejos, propósitos, planos e ideais, expectativas e medos. Apesar de um crescente corpo de literatura examinando as experiências transnacionais de atletas, pouca atenção tem sido dada à experiência de retorno ao país de origem, processo conhecido como repatriação. Assim, essa tese buscou também explorar o processo de repatriação da atleta e seus desafios. Os relatos mostraram, dentro dos parâmetros do Método Temporal de Transição Cultural, que a atleta, em função de suas características pessoais, soube superar os desafios encontrados e fazer a transição cultural, apesar das características locais tanto na expatriação quanto na repatriação.Tese Acesso aberto Formação contínua em Educação Física em face da perspectiva inclusiva: experiências perceptivas no Brasil e em Portugal(2021) Morais, Milena Pedro deA formação profissional é um dos grandes nós do processo de inclusão escolar, pois muitas vezes o professor não se sente seguro para atuar. Entende-se que a autoeficácia é concebida pela crença na confiança que o professor apresenta para desenvolver atitudes positivas para com o estudante com deficiência. O objetivo desse estudo foi discutir a formação continuada em face da perspectiva inclusiva, de professores de EducaçãoFísica Escolar atuantes na Educação Básica em Portugal e no Brasil. Este estudo caracteriza-se como um Estudo de Caso com a abordagem de Métodos Mistos para coleta e análise de informações. Foram participantes 26 professores de Educação Física Escolar, sendo 13 professores portugueses, dentre estes 5 participantes atuantes em escolas públicas portuguesas e 8 participantes Recém-Licenciados em Educação Física e 13 brasileiros, sendo 5 participantes atuantes na rede municipal de ensino de Itanhaém (São Paulo/Brasil) e 8 participantes Recém-Licenciados em Educação Física, selecionados por acessibilidade. A coleta de informações aconteceu em dois momentos. No primeiro momento ocorreu a aplicação do questionário Escala de Autoeficácia na Educação Física Inclusiva (EAE-EFI) e a realização da entrevista semiestruturada, com professores portugueses e no segundo momento, o mesmo procedimento foi realizado com professores brasileiros. A coleta de informações aconteceu tanto presencialmente quanto por meio de vias midiáticas através das plataformas online SurveyMonkey e Plataforma Zoom. A análise das informações do questionário foi realizada com o software para análises estatísticas “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS 30.0) e da entrevista semiestruturada que ocorreu com técnica da análise de conteúdo, sendo estas informações organizadas com software N’Vivo 13 para Windows. Observamos que os professores Recém – Licenciados portugueses percebem-se mais competentes e com maior qualidade na experiência ao atuarem com estudantes com Deficiência Física e Deficiência Visual. Já os professores Recém – Licenciados brasileiros tem estas percepções na atuação com estudantes com Deficiência Intelectual. Entretanto, os professores de ambos os países que não são Recém – Licenciados, sentem-se mais competentes e com maior qualidade na experiência na ação docente com estudantes com Deficiência Intelectual. Vimos ainda que diversas barreiras estruturais, atitudinais e legislativas representam um entrave perante a efetividade de um ensino inclusivo nas aulas de Educação Física Escolar, entre estas estão a indisponibilidade de recursos pedagógicos e humanos, materiais e sobretudo formativos que levam os professores a se questionarem o quanto se sentem eficazes para promover uma ação pedagógica mais equitativa. Com a precária oferta de formação continuada, tanto os professores portugueses quanto os brasileiros buscam parceria com os professores de Educação Especial atuantes nas escolas e compartilham experiências com outros professores de Educação Física. Este movimento é apontado pelos professores como uma ação pedagógica para suprir o processo formativo que a Educação Inclusiva demanda. A Inclusão escolar em ambos os países não é um projeto político, mas sim um projeto pedagógico que está unicamente nas mãos dos professores. Portanto, a formação continuada em contexto escolar inclusivo não é uma política pública.Tese Acesso aberto Motivação, atividade física e felicidade de funcionários públicos do estado do Amapá(2022) SOUZA, CELIONo Estado do Amapá a participação do funcionalismo público na economia é marcante, mas tal situação contrasta com a precarização dos serviços públicos, intensificados pelas restrições impostas durante a pandemia do COVID-19, pois muitos servidores enfrentaram dificuldades (medos e frustrações), ressignificando seu sentido de vida, para manter os serviços de atendimento à população, e ainda manter o foco em sua vitalidade, em seu bem-estar, em sua felicidade. O objetivo dessa pesquisa foi identificar as associações os indicadores de felicidade (BEP e BES), fatores da motivação autodeterminada (NPB e MAV) e a participação em atividades físicas (AF) de funcionários públicos no Estado do Amapá. A pesquisa foi realizada usando questionários on-line (google forms) e considerou a possibilidade de NPB, MAV, BEP, BES e AF estarem associados na percepção dos funcionários públicos do Estado do Amapá. As análises dos resultados apontaram correlações positivas entre NPB e MAV, AF, BEP, BES. Foram observadas diferenças significativas entre grupos de AF em NPB, no BEP, na maioria dos MAV e no afeto positivo, da BES. Um modelo final significativo de previsão do tempo AF foi estabelecido usando as NPB (autonomia, competência e relacionamento) e os construtos do BEP, mas os fatores do BES não foram adequaram a regressão. A análise do modelo de equações estruturais confirmou as NPB como indicadoras do BEP e tempo total de AF. Complementarmente, foi observado que as pessoas com maiores níveis de AF foram mais contaminadas pelo COVID-19, mas por outro lado, desenvolveram os casos menos graves da doença e que as pessoas de baixos níveis de AF, consecutivamente precisaram de menos hospitalização para tratamento. O estudo pode provocar reflexões sobre a importância de se buscar assegurar a satisfação das NPB em todos os contextos da vida da sociedade e pensar coletivamente os fatores positivos psicológicos, como a felicidade, o bem-estar e consecutivamente do sofrimento psicológico.Tese Acesso aberto Paulo Freire, Frantz Fanon e a Educação Física popular decolonial: uma autoetnografia na escola pública(2021) Sousa, Cláudio Aparecido deA Educação Física popular decolonial descrita neste trabalho é um conceito que tem inspiração nas teorias filosófica e educacional de Paulo Freire e Frantz Fanon, especialmente no que tange à Educação popular e ao decolonialismo, e está amparada pela concepção crítica. O objetivo da presente tese foi: Compreender como o referencial teórico de Paulo Freire, Frantz Fanon e a cultura têm influenciado a minha formação humana e a concretização da prática pedagógica da Educação Física popular decolonial na escola pública. Como opção metodológica, utilizei a autoetnografia em uma escola pública municipal da rede municipal de Santo André (SP), tendo como base os preceitos decoloniais, permitindo exercitar e refletir sobre uma maneira de construir o inédito viável na pesquisa em Educação Física. Para analisar as informações, recorri à análise temática, por permitir que acontecesse a interpretação de vários aspectos do tema de pesquisa, como, por exemplo, as reflexões sobre minhas vivências no cotidiano escolar e as possibilidades de transformações didáticas. Para analisar minha própria prática, utilizei a autoscopia, pois permitiu identificar o detalhamento dos acontecimentos das aulas de um modo mais dinâmico e reflexivo. Acredito que esta tese de doutoramento possibilitou observar que a cultura docente e a cultura escolar influenciaram a prática pedagógica em Educação Física, por meio da explicitação do “sertanejo” e da “criação dos alunos”. A análise dos examinadores críticos permitiu reconhecer que o trabalho pedagógico se aproximou e se distanciou da Educação popular e do decolonialismo, fornecendo indícios de que nenhuma prática é totalmente unânime, com suas pretensões e pautadas só em coerências. Espero que essa pesquisa não seja uma maneira de proporcionar práticas a partir de minha indicação, como se fosse uma receita. Meu intuito é fornecer alternativas político-pedagógicas para que as professoras, professores de Educação Física e as/os estudantes sejam as/os protagonistas e tenham autonomia para construir o planejamento na efetivação das práticas corporais. Almejo que a prática pedagógica reconheça as diferenças culturais, raciais, de gênero e social, para que as/os estudantes, na condição de inacabamento, possam transformar sua realidade social, em prol do “Ser Mais”, como pessoas solidárias e conscientes de que a justiça social é alcançada por intermédio da justiça cognitiva, decorrente de muita luta e esperança nos sonhos coletivos possíveis.Tese Acesso aberto Por uma educação física escolar “COM” a educação infantil: um autoestudo(2021-12-10) Farias, Uirá de SiqueiraA educação física vem compondo os currículos da educação infantil em diversas cidades do Brasil. Porém, essa inserção tem enfrentado grandes desafios político-pedagógicos que perpassam por práticas pedagógicas bancárias biologizantes, psicologizantes e psicomotoras que não reconhecem as crianças e suas infâncias como sujeitos históricos produtores de saberes. É possível notar sinais de ruptura dessa lógica historicamente hegemônica da área, principalmente quando docentes buscam ancoragem em outras áreas de conhecimento já consolidadas nas discussões sobre as crianças e as suas infâncias plurais, tais como a sociologia e a pedagogia da infância. A presente tese representa o esforço e a ousadia da subversão da configuração das escolas brasileiras que roubam o tempo de viver e a experiência das crianças e dos/das docentes a fim de responder aos pressupostos capitalistas que invadem as instituições atualmente. O objetivo central desta tese buscou compreender como tenho efetivado a prática pedagógica da EF na EI criticamente. Para subsidiar tal intenção, foi construído um bricoleur metodológico, em que o autoestudo foi adotado como pano de fundo no intuito de possibilitar um olhar autorreflexivo crítico e sensível ao contexto vivido com vinte seis crianças da educação infantil, duas professoras pedagogas, dois professores de educação física e quatro mães. As ferramentas de coleta de informação tomaram a dimensão da documentação pedagógica e permitiu triangular entrevistas, narrativas, notas de campo, rodas de diálogos, brincadeiras de entrevista, desenhos, fotos e vídeos. A imersão em campo revelou a necessidade de uma prática político-pedagógica construída “COM” as crianças e os/as agentes que as atendem. Ainda, foi possível notar, por meio do autoestudo, um importante processo autorreflexivo pedagógico. A realidade escolar nos coloca diante de diversos tensionamentos político-pedagógicos que aniquilam a autoria docente. Nesse cenário, resta-nos resistir, acreditar na transformação “COM” as crianças recorrendo a princípios ético-políticos que fortaleçam a prática político-pedagógica. Paulo Freire se mostrou um ótimo aporte teórico para se pensar em um viver pedagógico amoroso “COM” a educação infantil, onde a pedagogia da pergunta se torna eixo de uma educação problematizadora, que escuta e convoca as crianças a participarem. E nessa relação de dialogação, os saberes, emergem “COM” as crianças pelas suas várias linguagens potencializadas com ludicidade, no brincar, na fantasia, com criatividade e liberdade para serem crianças. Assim, e nos reconhecendo como seres humanos “COM” o mundo, “COM” o/a “OUTRO/A”, damos conta de nossa incompletude como seres inacabados em constante procura de ser mais.Tese Acesso aberto Projetar arquitetura: um estudo de morfogênese digital(2023-10-23) Campoy, Carlos QuedasInteressa-se pelo ato de projetar Arquitetura, como a construção de um pensamento inventivo ou um trabalho em movimento, especificamente nos primeiros momentos em que partidos arquitetônicos e algumas estruturas começam a ser geradas. O computador é duplamente posicionado como um parceiro leve e ativo para a morfogênese digital (abordagem paramétrica digital para geração, derivação e estruturação de formas, neste último caso). Atém-se, teórica e conceitualmente, ao Design Thinking, de Bryan Lawson e de Nigel Cross, e ao Design Intelligence, de Michael Speaks, que, por sua vez, defende um meta-processo independente de prescrições, assim como modelos de programação, embora limitados, encapsulando e promovendo conhecimentos. Aborda-se este trabalho dentro do contexto brasileiro de projeto e acadêmico, que levanta uma questão central: devido à resistência cultural à aprendizagem, o aproveitamento de um potencial que os computadores têm a oferecer está aquém de uma realidade plausível. Aceitando que existe uma primeira demanda exigindo extrapolar essa condição, desenvolve-se uma primeira hipótese: é plausível empregar a modelagem indireta realizada pelas programações de modelos algorítmico-paramétricos no Grasshopper. Integram-se os Sistemas Generativos, a tecnologia BIM e a Prototipagem Rápida. Outras duas hipóteses decorrentes surgem: esse potencial plausível é mais interessante para os professores (arquitetos) do que para os estudantes; os modelos tendem a suavizar a barreira cultural de aprendizagem. O objetivo geral consiste na elaboração de uma metodologia de auxílio ao ato projetivo (inventivo). O objetivo específico é configurar uma dimensão metodológica operacional, embora esteja em uma relação de reciprocidade com outra conceitual, que tende a fundamentar a primeira. Inspira-se nos conceitos e em algumas operações desenvolvidas pelo arquiteto Greg Lynn, cujo trabalho nesses sentidos revela robustez desde a década de 1990. Desenvolve-se a tese de que a metodologia proposta, até em conjunto com desenhos analógicos, pode auxiliar os arquitetos e os estudantes brasileiros a construírem e a organizarem os seus pensamentos inventivos, sejam direcionados ao nascimento e à transformação de partidos arquitetônicos com algumas estruturas, ou para o próprio meta-processo. Todavia, procura-se entender em que medida e como esse auxílio pode acontecer. As validações das hipóteses e da tese demandam investigação específica, que se realiza por um laboratório de testes formado por alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. A abordagem teórica e conceitual se desenvolve por meio de uma revisão bibliográfica e incorporação de interpretações locais. Para a aproximação empírica ao desenvolvimento das programações (o objeto da pesquisa) e para chegar aos estudos práticos, emprega-se a metodologia Design Science Research. Conclui-se que a sustentação da tese e as validações das hipóteses são fortemente dependentes de aspectos ambientais e principalmente pessoais, não exclusivamente condicionadas pela metodologia de projeto proposta. Contudo, contribui-se metodologicamente com uma, entre tantas outras possíveis construções do pensamento inventivo arquitetônico – ainda que parcialmente pela perspectiva das formas e do meta-processo. Ademais, proporciona-se uma alternativa plausível para auxiliar na elaboração de certos estudos preliminares.Tese Acesso aberto Relação entre aspectos motivacionais e parâmetros de recuperação de atletas de modalidades esportivas coletivas e individuais(2023-04-14) Dias, Helton MagalhãesIntrodução: Durante o processo de recuperação, torna-se importante considerar o papel de aspectos psicológicos, principalmente a motivação. Objetivo: Verificar relações de predição entre aspectos motivacionais com parâmetros perceptuais e desempenho físico da recuperação durante uma semana de treinamento. Método: Participaram do estudo 47 praticantes de modalidades esportivas (basquete [n=26], jiu-jitsu [11] e tênis [10]) de 4 centros de treinamento localizados nas cidades de São Paulo–SP e Vila Velha–ES. Para mensuração dos aspectos motivacionais foram considerados o atendimento das necessidades psicológicas básicas, regulação motivacional e lócus de controle. A recuperação foi mensurada pelos estados de humor, estados de recuperação, desempenho do salto vertical e as fontes e sintomas de estresse. Foram observados os parâmetros de recuperação no início e ao término de uma semana de treinamento. Durante esse período, foi realizado monitoramento da carga de treinamento por meio da percepção de esforço e recuperação. A carga de treinamento foi calculada pelo método Foster. A análise estatística consistiu na comparação entre os dados de recuperação entre M2 e M4, assim como foi conduzida uma análise de modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais para testar as hipóteses de predições dos aspectos motivacionais em relação à recuperação. Resultado: Foram observadas reduções parciais dos parâmetros de recuperação ao término da semana de treinamento. Os testes dos modelos estruturais permitiram observar relações preditivas, as quais sinalizam que os aspectos motivacionais influenciam parâmetros da recuperação e que essas relações variaram, dependendo da dimensão da motivação avaliada. Adicionalmente, as necessidades psicológicas básicas predizem parâmetros específicos e gerais da recuperação. Conclusão: Atribuições de lócus de controle externo, níveis de desmotivação e motivação controlada foram identificados como possíveis preditores dos fatores que suprimem o processo de recuperação. Por outro lado, comportamentos autodeterminados e o atendimento das necessidades básicas de competência e relação social constituem-se como fatores que beneficiam a recuperação.Tese Acesso aberto Relações étnico-raciais e Educação Física: uma pesquisa colaborativa na rede municipal de ensino de Jaguaquara-Bahia(2023-12) MENDONÇA, Giuliano Pablo AlmeidaHistoricamente, a Educação Física privilegiou abordagens eurocêntricas em detrimento de outras culturas, por vezes invisibilizando-as, como podemos citar as advindas dos negros em especial. Porém, mesmo com o advento de Leis que tornam obrigatórias o trato da temática das Relações Étnico-Raciais nos diferentes componentes curriculares, ela ainda não se encontra materializada nas aulas de forma maciça. Diante desse panorama, o presente estudo buscou descrever, compreender e interpretar o processo de construção coletiva de inserção da temática das Relações Étnico-Raciais no currículo de Educação Física no município de Jaguaquara- Bahia. Também buscou compreender o contexto em que se encontra a temática das Relações Étnico-Raciais no planejamento de professores e professoras participantes, bem como quais concepções que eles trazem, como dialogam, quais saberes selecionam coletivamente e como se caminha esse diálogo. Estudar a temática das Relações Étnico-Raciais nas aulas de Educação Física em escolas de ensino fundamental (anos finais) de uma cidade no interior do Estado da Bahia – Jaguaquara- se justifica no sentido de escutar os professores e professoras para construir coletivamente um currículo que contemple a inserção da temática, oportunizando, por meio do diálogo, o posicionamento de todos e todas acerca das possibilidades pedagógicas relacionadas às Relações Étnico-Raciais nas aulas desse componente curricular. Para isso, por meio de uma pesquisa colaborativa, nos valemos da criação de dois grupos focais no formato online, utilizando a plataforma de videoconferência Meet, da Empresa Google e as gravações feitas com o software Active Presenter, capturando os áudios e os vídeos durante todos os momentos das reuniões. Contamos com a participação de 10 professores, realizando um total de sete encontros durante o mês de abril de 2023. Desta feita, buscamos proporcionar o diálogo e as discussões inerentes às questões Étnico-Raciais no currículo do componente curricular Educação Física das escolas Municipais (anos finais) do município de Jaguaquara-Ba. Como resultado, nos valemos da análise temática e conseguimos verificar que, assim como outros estudos, apontam para um certo desconhecimento da nomenclatura da Lei 10.639-03, paralelo, consequentemente ao déficit na formação continuada que venha a municiar o professor para que consiga tratar dessa temática em suas aulas. Além disso, a capoeira se apresenta como o conteúdo mais utilizado, porém, normalmente posposta a datas comemorativas, como o mês da consciência negra, com apresentações esporádicas sem o devido aprofundamento. Constatamos, por fim, que as discussões acerca da temática acontecem na rede municipal de ensino de forma ainda tímida, materializado pela não construção de uma proposta curricular, mas já se fazem presente, e, para que ela se consolide, carece um esforço conjunto, que vão desde o aumento das formações, garantidas pelo poder público, até a uma maior sensibilização e interesse por parte dos professores em participar das discussões acerca do currículo e, nesse caso específico, que consigam inserir a temática, dando o devido valor aos conteúdos advindos das culturas africanas e afro-brasileiras, equalizando esses conteúdos do sul epistemológico junto aos eurocentrizados e norteamericanizados.Tese Acesso aberto Rodas de conversa sobre a gestão escolar democrática e a educação física escolar: um diálogo necessário pós pandemia(2023-04-04) Brito, Rafael deA Gestão Escolar Democrática (GED) tem como um de seus pilares o diálogo aberto e horizontal, fator que aproxima todos os atores envolvidos no processo social, pedagógico e administrativo da unidade escolar. Neste ambiente, a Educação Física Escolar (EFE) tem o mesmo valor social e pedagógico que é aferido aos demais componentes curriculares. Com a pandemia causada pelo vírus da COVID-19, ocorreu o isolamento social e este fenômeno impactou diretamente o procedimento pedagógico convencional, resultando em perdas consideráveis no processo de ensino-aprendizagem. Documentos orientadores da Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo e a pressão por bons resultados nas avaliações externas, com forte apelo tecnicista, sugerem redução das abordagens da EFE e ampliação de carga horária nos demais componentes curriculares. Diante deste contexto, se faz necessário problematizar como a gestão escolar democrática organizará suas ações em prol da participação de todos (gestão, corpo docente e discente, funcionários e comunidade) nos projetos pedagógicos e culturais acerca da EFE. Assim, essa investigação teve por objetivo colaborar para a reflexão das práticas e compreender como os atores sociais têm se organizado na continuidade das ações de gestão democrática na EFE pós pandemia. A investigação teve como proposta metodológica um estudo qualitativo do tipo descritivo, com abordagem participativa e aconteceu na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professor Florestan Fernandes, localizada em São Bernardo do Campo/SP. Participaram do estudo voluntários de ambos os gêneros organizados em três grupos, sendo: - G1 (Gestão Escolar): formado por Diretora, Vice-Diretora e Coordenador Pedagógico;- G2 (Profissionais da docência): duas professoras e um professor de Educação Física; - G3 (Estudantes): divididos em representantes do primeiro ciclo do ensino fundamental I (1o ao 3o ano) e representantes do segundo ciclo do ensino fundamental II (4o e 5o ano). A produção de dados contou com o desenvolvimento de três encontros de rodas de conversa orquestrados por uma proposta pedagógica democrática e dialógica. Os dados produzidos foram conduzidos à análise de codificações, separada em três etapas, sendo dois ciclos principais e uma etapa intermediária. A primeira etapa é a codificação In Vivo, inicialmente atribuída aos blocos de dados criados pelo pesquisador a partir das vozes dos participantes. Em seguida, os códigos foram agrupados em códigos mais abrangentes, dando sequência ao processo de codificação. O passo posterior foi o intermediário, a tematização dos dados, resultado do processo inicial de codificação. O segundo ciclo de codificação, que partiu dos resultados do primeiro ciclo, após o processo intermediário de tematização dos dados, foi mais detalhado, com exigência de maior habilidade analítica do pesquisador e visa classificar, priorizar, integrar, sintetizar, abstrair, conceitualizar. A pesquisa se mostrou relevante para problematizar e tentar compreender as diversas possibilidades de manter ou até mesmo de ampliar as ações da Educação Física Escolar em um momento atípico, pós pandemia, em que os documentos oficiais reforçam cobranças relacionadas aos conteúdos de outros componentes curriculares em detrimento da, não menos importante, EFE, componente curricular que precisa ter sua relevância reconhecida na formação do ser completo, auxiliando no desenvolvimento de corpos conscientes.Tese Acesso aberto Teatro do Oprimido: Possibilidades metodológicas para as aulas de Educação Física(2022-10) Talita Gonçalves Duarte, Isabel Porto FilgueirasApós leituras referenciais, sobre a perspectiva discente nas aulas de Educação Física escolar, produzidas nas três últimas décadas, ficou clara a superficialidade de tratamento do tema, pois muito se fala sobre, mas pouco se aprofunda, ou pior, pouco ainda se intervém para de fato considerar as crianças e os jovens na pesquisa, bem como na prática pedagógica. O Teatro do Oprimido, em seu viés educacional, é uma das possibilidades metodológicas no campo da arte, que prima pela escuta e pelo diálogo, conceitos freireanos que têm influenciado propostas pedagógicas da educação física escolar. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, em auto estudo, mediado por amigos críticos pretendeu-se: compreender as reflexões e transformação do planejamento de um projeto didático as aulas de Educação Física, com base nas pedagogias críticas, e então descrever e interpretar as relações teórico metodológicas estabelecidas pela professora/pesquisadora durante a elaboração de uma proposta didática para as aulas de Educação Física, fundamentada nas teorias críticas da área, na pedagogia do oprimido de Paulo Freire e na proposta de jogos teatrais de Augusto Boal, construindo de forma colaborativa, junto aos amigos críticos, uma proposta para o ensino da Educação Física, que seja mobilizadora do diálogo, da escuta e da análise crítica da relação opressor/oprimido nas práticas corporais,, visando o envolvimento dos estudantes no processo de análise crítica das relações de opressão presentes na sociedade. Como instrumentos de produção de informações foi elaborado um projeto didático, enviado a três amigos críticos, estudiosos dos temas geradores desta pesquisa, nas áreas de Educação Física Crítica, Teatro do Oprimido e Pedagogia do Oprimido, e após análise dos mesmos, foram estabelecidos, por meio de videoconferência diálogos, entre a primeira autora e os amigos críticos separadamente. Os diálogos foram gravados e transcritos, depois tratados por análise temática. A análise temática evidenciou que o diálogo com os amigos críticos proporcionou à professora/pesquisadora, reposicionar a proposta, e ampliar suas reflexões a partir de cinco temas. O trabalho evidencia a contribuições da metodologia de auto-estudo mediada por amigos críticos, para a formação continuada de docentes, pouquíssimo considerada nos programas de pós-graduação em Educação e Educação Física do Brasil, além de possibilitar uma melhoria nas práticas da professora/pesquisadora a qual, por meio da pesquisa, avançou em sua busca por criar uma estratégia de escuta dos estudantes, essa que traria reflexões através de momentos de diálogo sobre situações das aulas, em seu grande teatro que é fazer esportes na escola, com suas adaptações e especificidades, entendendo este contexto como um grande palco de intervenção, utilizando-se de estratégias do Teatro do Oprimido. A análise das informações também demonstrou que a variedade de pontos de vista oriundos da formação e da experiência dos amigos-críticos, proporcionou que a professora/pesquisadora uma melhor observação de sua proposta de prática, sob diferentes ângulos, tendo uma visão muito mais ampla e rica dos processos que envolvem a elaboração de nossos planejamentos. Conclui-se que a pesquisa em auto-estudo, favorecida pela visão de outrem, no caso, os amigos críticos, se beneficia da diversidade de pontos de vista oferecidos a professora/pesquisadora, e apoiando o processo reflexivo sobre todo planejamento didático pedagógico, e sobre a forma como a educação física escolar pode enriquecer momentos de reflexão crítica nos discentes, ouvindo suas percepções e anseios, tão cruelmente esquecidos junto às carteiras enfileiradas e reclusas de diversas salas de aula.Tese Acesso aberto Os Treinadores oferecem mais apoio quando se sentem apoiados? Um Estudo sobre antecedentes do clima motivacional percebido por treinadores de Basquetebol(2023-04-13) Azevedo Filho, Luiz Felipe Faria deA forma com que o treinador atua, como se comunica e estrutura o ambiente de treinamento têm se mostrado importante para a performance, motivação e bem-estar dos atletas na atividade esportiva. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi avaliar de que forma fatores da gestão organizacional, em particular a oferta de suporte organizacional e a satisfação das necessidades psicológicas básicas impactam a percepção dos treinadores acerca do clima motivacional por eles criado em treinamentos e competições. Participaram desse estudo 131 treinadores de basquetebol que dirigiam equipes participantes dos campeonatos brasileiros interclubes em categorias de base no ano de 2022. A análise dos dados foi realizada a partir de técnicas de modelagem de equações estruturais e regressão logística. Foram testadas 11 hipóteses, das quais 8 foram confirmadas. O suporte organizacional impactou negativamente o fomento do clima disempowering (β=-0,31) e positivamente a satisfação das necessidades psicológicas básicas (β=0,76). Essa, por sua vez, impactou positivamente o fomento do clima empowering (β=0,39) e o bem-estar (β=0,53), e negativamente o clima disempowering (β=-0,30) e a intenção de rotatividade (β=-0,70). Os resultados sugerem que a implantação de políticas e ações que favoreçam a percepção de suporte organizacional e satisfação das necessidades psicológicas básicas dos treinadores pode reduzir os índices de rotatividade, favorecendo o bem-estar e a oferta de apoio aos atletas.