Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "Ansiedade"
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Monografia Acesso aberto Ansiedade presente em estudantes pré-vestibulandos em tempos de pandemia: técnicas de manejo e controle, pelo viés da terapia cognitivo comportamental (TCC)(2023-06-15) RUBINI, Suely Aparecida; SANTOS, Sueli Valéria dosApesar da relevância de estudos referentes à ansiedade presente em estudantes em preparação para o vestibular, ainda é escasso o conhecimento dos fatores que envolvem tal questão. O ingresso na universidade no Brasil, atualmente está condicionado a realização do Exame Vestibular e/ou Enem. A preparação para o ingresso na vida acadêmica, por meio do vestibular constitui um processo árduo e por vezes, extremamente estressante na vida estudantil, sendo caracterizado por intensas demandas cognitivas e emocionais. É comum que dentre os inúmeros candidatos, uma grande parcela não seja aprovada, mesmo que o estudante reúna todas as condições de “conhecimento necessário da matéria”. A ansiedade pode estar dentre uma das principais causas dos resultados negativos em tais exames. As incertezas e desafios impostos pela recente pandemia, tiveram implicações negativas na saúde mental dessa população como um todo. Considerando os impactos da pandemia da COVID-19, especificamente na saúde mental de estudantes pré vestibulandos, esta pesquisa teve por objetivo investigar o possível aumento dos níveis de ansiedade em estudantes em tempos de pandemia e realizar uma revisão de literatura acerca da eficácia Terapia Cognitivo Comportamental no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada, investigando a eficácia da Terapia Cognitiva Comportamental e suas técnicas, no tratamento psicoterapêutico deste transtorno.Monografia Acesso aberto Benefícios da prática do mindfulness como estratégia de regulação emocional nos sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) na sociedade atual(2023-12) NUNES, Elenilda DominguesA ansiedade tem apresentado índices cada vez mais elevados ao longo dos anos, trazendo consequências impactantes na vida do individuo afetado. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo geral estabelecido avaliar os benefícios e a eficácia do mindfulness quando utilizado como estratégia de regulação emocional para reduzir os sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) na sociedade atual, sob a perspectiva da Terapia Cognitivo- Comportamental (TCC), tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica. Os dados analisados apontaram a eficácia do mindfulness relacionados a redução dos sintomas físicos e psíquicos da ansiedade, redução do estresse, melhoria na sensação de bem-estar e na qualidade de vida, diminuindo assim o impacto negativo causado pela ansiedade na vida do indivíduo afetado. Podendo, portanto, ser utilizado como estratégia de regulação emocional adaptativa e reduzir o uso de estratégias problemáticas, como a esquiva e a ruminação.