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Monografia Acesso fechado A formação do psiquismo humano: os impactos da escravidão na construção da identidade social do negro(2023-06-15) ANA, Isilda BatoO objetivo deste trabalho teórico é observar o papel da cultura na formação do psiquismo humano, analisar história da escravidão no Brasil como prática presente na sociedade brasileira por séculos, e seus possíveis impactos na formação da identidade social do negro.Monografia Acesso aberto Ansiedade presente em estudantes pré-vestibulandos em tempos de pandemia: técnicas de manejo e controle, pelo viés da terapia cognitivo comportamental (TCC)(2023-06-15) RUBINI, Suely Aparecida; SANTOS, Sueli Valéria dosApesar da relevância de estudos referentes à ansiedade presente em estudantes em preparação para o vestibular, ainda é escasso o conhecimento dos fatores que envolvem tal questão. O ingresso na universidade no Brasil, atualmente está condicionado a realização do Exame Vestibular e/ou Enem. A preparação para o ingresso na vida acadêmica, por meio do vestibular constitui um processo árduo e por vezes, extremamente estressante na vida estudantil, sendo caracterizado por intensas demandas cognitivas e emocionais. É comum que dentre os inúmeros candidatos, uma grande parcela não seja aprovada, mesmo que o estudante reúna todas as condições de “conhecimento necessário da matéria”. A ansiedade pode estar dentre uma das principais causas dos resultados negativos em tais exames. As incertezas e desafios impostos pela recente pandemia, tiveram implicações negativas na saúde mental dessa população como um todo. Considerando os impactos da pandemia da COVID-19, especificamente na saúde mental de estudantes pré vestibulandos, esta pesquisa teve por objetivo investigar o possível aumento dos níveis de ansiedade em estudantes em tempos de pandemia e realizar uma revisão de literatura acerca da eficácia Terapia Cognitivo Comportamental no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada, investigando a eficácia da Terapia Cognitiva Comportamental e suas técnicas, no tratamento psicoterapêutico deste transtorno.Monografia Acesso aberto Raiva desadaptativa: estratégia e manejo(2023-06-16) ATAYA, Jamily Ferreira Caldas; MACHADO, Fernanda Cristyne SilvaAs emoções são estados psicológicos complexos que influenciam nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. São respostas automáticas a estímulos internos e externos. Elas têm uma função adaptativa e são importantes para nossa sobrevivência. Existem emoções básicas porque são universais são elas, alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e nojo. A raiva é uma resposta emocional natural ao ser humano, que acontece pela frustração, injustiça ou ameaça, mobilizando o indivíduo a uma resposta de confronto ou fuga. A raiva desadaptativa pode trazer prejuízos à saúde física e mental, bem como, prejuízos na vivência social do indivíduo. É importante aprender a gerenciar a raiva de forma saudável, desenvolvendo habilidades técnicas e mudança de perspectiva.Artigo Científico Acesso fechado O impacto do bullying na adolescência(2023-06-22) PERIN, Ana Gabrielle Abe; MARTINS, Izabela BorbaEste trabalho tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre a influência do bullying na adolescência, abordando suas diferentes formas, consequências e possíveis soluções. O objetivo é fornecer uma visão abrangente desse problema, considerando seu impacto no desenvolvimento psicossocial dos jovens. A partir de uma revisão bibliográfica e análise de dados, foi possível identificar que o bullying tem efeitos negativos na saúde mental, bem-estar emocional, socialização e desempenho acadêmico dos adolescentes. É crucial destacar a importância da implementação de estratégias de intervenção e prevenção efetivas, envolvendo pais, educadores e a sociedade como um todo, para criar ambientes seguros e saudáveis para os jovens. É necessário promover a conscientização sobre o bullying e seus impactos, bem como a identificação precoce dessas situações. O bullying muitas vezes é erroneamente visto como piadas ou brincadeiras inofensivas, mas é fundamental compreender que, quando causa dano e prejudica alguém, trata-se de ofensas sérias que não devem ser toleradas. É importante enfatizar a necessidade de combater o bullying, proporcionando suporte e recursos adequados para as vítimas, além de promover a conscientização sobre os efeitos prejudiciais desse comportamento. É igualmente importante abordar a questão com os agressores, buscando compreender as causas subjacentes do seu comportamento e oferecendo intervenções que visem mudanças positivas. Ao criar um ambiente escolar e social que seja acolhedor e inclusivo, é possível proporcionar um desenvolvimento saudável e positivo para os adolescentes. Além disso, é relevante ressaltar que o bullying não se limita apenas ao ambiente escolar, podendo ocorrer também nas redes sociais e em outros espaços. Por tanto, é essencial estimular a construção de relações saudáveis entre os jovens, baseadas no diálogo, no respeito mútuo e na cooperação. Outro ponto a ser destacado é o papel dos adultos no combate ao bullying. Os pais e educadores têm a responsabilidade de fornecer apoio emocional e orientação aos adolescentes, além de estarem atentos aos sinais de que algo está errado.Artigo Científico Acesso aberto Psicologia organizacional e do trabalho no âmbito do recrutamento e seleção(2023-06-25) POLATO, Gabrielle ZelaO objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil, desde a fase industrial até chegar na consolidação. Tratando do psicólogo no ambiente corporativo, suas atividades com ênfase no processo de recrutamento e seleção. Evidenciando clima e cultura organizacional, descrição de cargos e salários e como coincide com a assertividade na contratação, visando as formas de contribuição do Psicólogo Organizacional e do Trabalho. Os resultados indicam que a psicologia organizacional e do trabalho traz benefícios significativos para o processo de recrutamento e seleção, como a análise de competências e habilidades, avaliação da personalidade e características de cada candidato. Através de referências bibliográficas, pode-se observar que a maneira humanizada do psicólogo condiz com um bom ambiente organizacional. Concluiu-se que a utilização desses conceitos deve ser integrada com as demais práticas dos recursos humanos para fim de melhorias empresariais.Monografia Acesso aberto Escuta psicológica para mães de crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista(2023-06-26) JESUS, Ana Beatriz dos SantosA Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 1% da população global é afetada pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA), um transtorno neurodesenvolvimental caracterizado por déficits em comunicação e interação social. O diagnóstico de TEA em uma criança traz consigo uma série de desafios e repercussões emocionais significativas, particularmente para a mãe, geralmente a principal cuidadora. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo geral evidenciar a importância da escuta psicológica para mães de crianças diagnosticadas com TEA. Os objetivos específicos foram identificar os principais impactos psicológicos enfrentados por essas mães, destacar a importância da rede de apoio social e discutir o papel da escuta psicológica nos processos inerentes à maternidade atípica. Para atingir os objetivos, realizou-se uma revisão bibliográfica qualitativa, coletando-se informações a partir de várias fontes indexadas, incluindo Google Acadêmico, Portal Capes e SCIELO. Dessa forma, como resultado, evidenciou-se que o diagnóstico de uma criança com TEA pode desencadear uma variedade de sentimentos complexos na mãe, incluindo choque, confusão, tristeza e culpa. A escuta psicológica apareceu como uma ferramenta crucial para ajudar essas mães a lidar com tais emoções e a desenvolver estratégias de enfrentamento eficientes. Foi identificado também que a formação de redes de apoio social é fundamental para a resiliência dessas mães. A escuta psicológica pode auxiliar as mães na revisão e reestruturação de suas expectativas em relação à maternidade, crucial para a prevenção de transtornos mentais. O estudo reforça a importância da escuta psicológica como recurso valioso para mães de crianças diagnosticadas com TEA. A escuta psicológica pode auxiliar no autocuidado, na prevenção de transtornos mentais e na melhoria da qualidade de vida dessas mães. Portanto, é essencial o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que promovam a inclusão e o suporte a essas mães, destacando a necessidade de serviços de escuta psicológica e de redes de apoio robustas e acessíveis.Monografia Acesso aberto A cecadência segundo Heidegger e a angústia como o ganhar se a si mesmo(2023-06-27) RIBEIRO, Rafael MeloEste estudo tem como objetivo esclarecer sobre os conceitos de decadência e angústia na obra de Ser e Tempo, elucidar como estes conceitos se relacionam, assim como introduzir conceitos como intencionalidade, o ser-aí, ser-no-mundo, e a existência no pensamento do filósofo alemão do século XX, Martin Heidegger. Heidegger foi um filósofo alemão nascido na cidade de Messkirch em 26 de setembro de 1889 e falecido em 1976 em Freiburg, tendo sido um dos mais influentes filósofos do século XX. A autor tem como principal objetivo filosófico a retomada e uma recolocação da questão sobre o sentido do ser, tendo sua obra Ser e Tempo como principal contribuição de Heidegger para tal questão. A relevância do filósofo se estende por toda a modernidade, e dá base para correntes filosóficas como a hermenêutica, o existencialismo e a desconstrução. Nomes como Michel Foucault, Jacques Derrida, Sartre, Theodor W. Adorno, Hannah Arendt, Simone de Beavouir, Felix Guatarri, Jacques Lacan, entre outros que se influenciam pelo pensamento de Heidegger. Busca-se abordar o modo cotidiano da existência do ser-aí, investigando o porquê da existência se dar de início como decadente, e procura-se esclarecer a angústia como aquela abertura descerradora que possibilita um modo mais próprio da existência do ser-aí. A partir das reflexões, entende-se que são conceitos fundamentais para se pensar a clínica psicoterapêutica de bases fenomenológica-hermenêutica-existencial, tendo uma relevância para se buscar desconstruir certas noções já previamente dadas pela tradição filosófica, assim como liberar potencialidades do ser-aí em busca de apropriar-se de sua condição mais originária.Monografia Acesso aberto Como auxiliar crianças no processo do luto?(2023-06-29) OLIVEIRA, Camila Rosa Sena deGrande parte dos cidadãos que compõem a sociedade ocidental e por conseguinte a cultura desta mesma sociedade, tem comportamento evitativo ou, ao menos, receia falar sobre a morte, mesmo sendo uma experiência universal este assunto é desconfortável. O luto mediante a perda quem se ama é uma dor irreparável com pensamentos e sentimentos assustadores, a vida nesse momento é repensada e tem seu curso direcionado de modo a restabelecer relações, adquire-se nova postura e até mesmo uma nova identidade. Aqui observamos o luto infantil dentro da perspectiva psicanalítica, compreendendo a perda do objeto amado, ou seja, a figura simbólica para a criança enlutada. O luto poderá facilmente ser confundido muitas vezes, com o estado de melancolia e depressão, ambas as situações têm características muito próximas, onde a auto depreciação é aumentada, há diminuição significativa da autoestima, já o lado egóico oscila diminuído e ao mesmo tempo aumentado por sua desvalorização e valorização, o indivíduo não compreende como outro, vive sem ele sendo ele vítima e algoz. Já no luto ocorre o contrário, há a ausência do outro que preenche este ego, o mundo é que fica vazio; o indivíduo busca compreender, como ele viverá sem objeto amado. Mais adiante falaremos de maneira mais específica a respeito dessas diferenças. Mesmo com todo misticismo, tabu e crenças acerca da morte vale lembrar que apesar da perda e os percalços trazidos pelo luto, existe também a possibilidade de transformações, esperança e vida e é neste ponto que adentramos para estabelecer o diálogo, com as crianças a respeito das perdas enquanto morte e o que precede a ela, o luto.Monografia Acesso aberto Witral- Tear Mapuche e seu artesanato como ferramenta terapêutica(2023-06-30) MAQUEHUE, AnandaO presente estudo sobre o Witral- Tear Mapuche como ferramenta terapêutica, tem o objetivo de evidenciar o artesanato indígena possibilitando um resgate de identidade, através de sua cultura, tradições, de seus costumes, de seu artesanato que é uma prática ancestral, que vai desde sustento econômico, passando pelo lugar de pertencimento, ancestralidade, continuidade e divulgação da cultura, chegando até a questão da visibilidade, tão importante para os povos indígenas. A pessoa indígena que não consegue manter costumes tradicionais e práticas de sua cultura por diversas situações que envolvem as consequências do processo da colonização, pode apresentar dificuldade de reconhecer suas raízes, sua ancestralidade, seu lugar de pertencimento, sua identidade como indígena, resultando em adoecimento psíquico. Para a população indígena, e suas diversas etnias e culturas, o artesanato é algo muito presente em seus costumes e tradições fazendo parte de seus trabalhos manuais. A presente revisão narrativa realizou pesquisa bibliográfica explorando os tópicos Psicologia e Saúde mental no contexto indígena; Povo Mapuche: Origem, cosmovisão, cultura, identidade; Witral: o artesanato, o desenvolvimento, a cosmovisão, e a prática do Tecer para o povo Mapuche; Trabalho manual e artesanato indígena; e Arteterapia e o artesanato no witral como ferramentas terapêuticas: correlações de saberes. Estes tópicos, somados, permitem analisar o papel do artesanato e o processo de desenvolvimento no witral como um caminho para o resgate e reconhecimento da identidade indígena e sua resistência. Sendo assim, uma ferramenta terapêutica na promoção da saúde mental e bem-estar.Artigo Científico Acesso aberto Os impactos da intervenção precoce na vida adulta de pessoas com transtornos do desenvolvimento infantil - déficit de atenção com hiperatividade(2023-11) SIQUEIRA, Helen Sampaio; DUARTE, Giovanna Tzeciuk; HOLZ, Nicole LilianEste trabalho é fruto de uma revisão crítico-sistemática da literatura, que teve como objetivo a análise da intervenção precoce no desenvolvimento e na vida adulta de indivíduos diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A pesquisa se concentra na interseção entre práticas educacionais e de saúde, explorando como estratégias interdisciplinares podem moldar o curso de vida desses indivíduos. A revisão da literatura examina a eficácia de intervenções precoces, destacando intervenções educacionais, terapêuticas e médicas. Abordagens pedagógicas específicas e programas de suporte são analisados em relação aos resultados a longo prazo no funcionamento acadêmico e social. Além disso, são explorados os desafios e benefícios da colaboração interdisciplinar entre profissionais de educação e saúde no manejo do TDAH. Os resultados apresentam insights sobre o impacto da intervenção precoce no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, acadêmicas e adaptativas, influenciando positivamente a trajetória de vida na idade adulta. Aspectos como autoestima, relações interpessoais e desempenho profissional são considerados, destacando a importância de abordagens integradas para promover resultados mais abrangentes. Este estudo contribui para a compreensão de como a intervenção precoce pode moldar o curso de vida de indivíduos com neurodivergência e destaca a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para otimizar os resultados a longo prazo. As implicações práticas dessas descobertas são discutidas em termos de orientações para profissionais de saúde e educação, visando melhorar a qualidade de vida e a inclusão social desses na sociedade.Artigo Científico Acesso aberto A terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno de personalidade borderline(2023-11) AVANSI, Isabelle GoisO objetivo geral do estudo foi discutir as contribuições da TCC para o tratamento do TPB e como objetivos específicos, caracterizar a TPB e a TCC, evidenciar as principais técnicas da TCC para o manejo da TPB. Para alcançar os objetivos, realizou-se um estudo narrativo de literatura, assim, foram consultadas as bases da LILACS e MedLine (por meio do portal da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS) e Scientific Electronic Library On Line - SciELO, Google Academic, bem como livros relacionados ao tema. Foram utilizados os seguintes descritores isolados ou combinados: Borderline, Transtorno e Terapia Cognitivo-Comportamental. Foram inclusos artigos dos últimos 10 anos, no idioma português. Alem disso, foram utilizados livros de obras clássicas sem limite temporal. Verificou-se que a TCC é uma das formas de tratamento e de alívio dos sintomas no caso de pacientes com TPB, tendo em vista que as emoções é um fator preponderante para a compreensão dessa condição, pois os pacientes com TPB geralmente têm problemas com subregulação da emoção, uma meta e uma constante da terapia é ensinar habilidades de assertividade. A TCC tem como premissa a alteração crenças do paciente, sendo eficaz no tratamento. Ademais, observou-se que outras terapias fundamentadas na abordagem Cognitiva-Comportamental também são muito eficazes, como a Terapia comportamental-dialética (TCD), a Terapia Focada nos Esquemas (TFE) sendo aprimoradas especificamente para o TPB.Monografia Acesso fechado As consequências da separação dos pais em relação a vida dos filhos(2023-12) APARECIDO, Elisângela Maria; CRUZ, Mare Terezinha da; QUINTILHANO, Sineia Cordeiro doO objetivo desse texto é conscientizar os pais sobre o que seus filhos enfrentam, quando precisam lidar com a separação dos seus progenitores assimcomo apresentar as consequências de um divórcio na vida dos filhos do casal. A pesquisa se caracteriza metodologicamente como revisão bibliográfica. A justificativa se deu devido ao aumento dos divórcios no Brasil no ano de 2021. O problema a ser respondido é a superação das dificuldades pelas quais os filhos passam durante tal processo.Artigo Científico Acesso aberto O absurdismo e o sentido da vida: uma análise hermenêutica a partir do "mito de sísifo" de Albert Camus(2023-12) TORRES, Felipe AugustoEste artigo utiliza o método hermenêutico para explorar a questão do sentido da vida na obra "O Mito de Sísifo" de Albert Camus. De acordo com Camus, a vida humana não possui um sentido prévio, uma vez que os indivíduos são lançados em um mundo vazio. Por meio do mito grego de Sísifo, se estabelece uma analogia com a vida moderna, na qual os sujeitos muitas vezes enfrentam tarefas repetitivas e aparentemente sem sentido. Apesar do absurdo inerente à existência, os seres humanos têm a capacidade de criar seu próprio sentido na vida. Eles podem encontrar significado na ação de confrontar o absurdo, na busca por experiências significativas e na construção de seus próprios valores e objetivos. O mundo pode permanecer em silêncio diante das perguntas existenciais, mas os indivíduos têm a liberdade de escolher como responder a essa falta de sentido. Este estudo examina a filosofia de Camus em relação ao sentido da vida e destaca a importância da liberdade e da responsabilidade pessoal na busca pelo significado em um mundo absurdo. Ao fazer isso, ele contribui para uma compreensão mais profunda das questões existenciais e da filosofia existencialista, oferecendo perspectivas valiosas para aqueles que buscam compreender a natureza da existência humana e o papel da liberdade na criação de significado.Estudo de Caso Acesso aberto Síndrome de Burnout e doenças psicológicas em diferentes áreas profissionais: manifestações e prevalência(2023-12) SITONI, Fernando José Monteiro; FITZ, Bruna DineiaEstudo de caso referente a síndrome Burnout em diferentes profissionaisMonografia Acesso aberto O impacto da pornografia na saúde mental dos adolescentes(2023-12) NEVES, Ana Claudia; IRCH, Rutemara Evaristo dos SantosO presente trabalho de conclusão de curso, apresenta um estudo literário sobre o consumo da pornografia e suas consequências na saúde mental dos adolescentes. O estudo justifica-se pelo avanço da tecnologia e da internet, que tem facilitado o acesso a conteúdo sexuais pornográficos de forma liberal a qual usuário de tecnologia conectado à internet como: celulares, tablets, computadores, notebook e televisores.Artigo Científico Acesso aberto Como as diferenças entre gerações influenciam o ambiente organizacional(2023-12) BORGHI, Sergio Ujie; MACHADO, Paola ChinassoO estudo das gerações sobre o ambiente organizacional tem como objetivo comentar sobre a importância do clima organizacional dentro das empresas, como a diferença entre gerações pode influenciar nesse estado e como a psicologia pode interferir e auxiliar na resolução de possíveis problemas que surjam devido a essas convergências. Os resultados desta pesquisa podem trazer diversos benefícios tanto para os colaboradores quanto para a gerência da empresa, pois o entendimento destes problemas e o alcance de suas soluções podem trazer incontáveis melhorias relacionais no ambiente corporativo. Um maior conhecimento sobre as características de cada geração, as semelhanças e diferenças entre elas facilita no processo de elaboração de métodos dentro do ambiente organizacional que atendam a todos os colaboradores da empresa, variando conforme sua idade e qual geração ele se encaixa.Artigo Científico Acesso aberto Cuidando do luto: o papel do psicólogo nas estratégias de pósvenção para pais de adolescentes que se suicidaram.(2023-12) SILVA, Ana Maria Morais Freire daEste artigo tem como objetivo principal a identificação da importância do papel desempenhado pelo psicólogo nas estratégias de pósvenção aplicadas a pais enlutados de adolescentes que se suicidaram. Por meio de uma revisão bibliográfica, exploram-se as práticas interventivas necessárias para facilitar o processo de luto nesse contexto. O estudo destaca que as intervenções propostas demandam uma carga emocional significativa dos sobreviventes, ressaltando a essencialidade do papel do psicólogo na prestação de acolhimento e atenção cuidadosa. As abordagens sugeridas incluem aconselhamento psicológico, realização de palestras, eventos informativos, oferta de cursos sobre enfrentamento, condução de psicoterapia individual ou em grupo, e a promoção de grupos de apoio destinados a sobreviventes de suicídio. Além disso, reconhece-se a importância da compreensão da singularidade do luto, considerando a dinâmica familiar e o relacionamento prévio, como aspecto crucial para o desempenho efetivo do psicólogo. Por fim, destaca-se a necessidade de conscientização social acerca da pósvenção ao suicídio, destacando e reforçando o valor do trabalho do psicólogo nesse contexto.Artigo Científico Acesso aberto O processo de patologização do luto a partir da perspectiva materna(2023-12) SILVA, João Felioe Santos daO presente trabalho se propõe a refletir sobre os comportamentos sociais que influenciam na vivência do luto e os seus impactos no comportamento do indivíduo frente ao sofrer a partir da perspectiva materna. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica tendo como referencial teórico estudos disponíveis no Periódicos Eletrônicos de Psicologia (Pepsico), na Biblioteca Eletrônica Cientifica Online (Scielo) e em livros didáticos orientados ao tema. Nota-se que o processo de perda está diretamente ligado ao sofrimento psíquico que, embora seja suprimido pela sociedade, se apresenta de forma particular para cada sujeito, no caso de mães que perderam seus filhos, o mais comum é que se vivencie o luto sob grande pressão para uma melhora ágil, fazendo com que se busque soluções dentro da lógica biomédica, assim, patologizando a dor da perda.Artigo Científico Acesso aberto Relação entre o transtorno de personalidade antissocial e a personalidade perversa: análise de caso "maníaco do parque"(2023-12) CAMARGO, Arthur Macedo; GABARDO, Isabella BordignonO presente artigo teve como propósito correlacionar o Transtorno na Personalidade Antissocial e a dita Personalidade Perversa citada por Freud, recorrendo à pesquisa bibliográfica. De forma introdutória, foi-se abordado uma visão geral do diagnóstico perante a sociedade e o conceito de perversão pela perspectiva psicanalítica freudiana. Em seguimento, foi discorrido separadamente cada um dos termos, para que ficasse claro que são distintos entre si - podem ser correlatos, mas não é uma regra - sendo formulado através da associação a artigos científicos e dos critérios diagnósticos encontrados no DSM-V. Em conclusão, para a finalidade de colaborar com o estudo, utiliza-se o caso de Francisco de Assis Pereira, o “Maníaco do Parque” para uma análise e exemplificação da relação que pode existir em um indivíduo que carrega características tanto da Personalidade Perversa quanto do Transtorno de Personalidade Antissocial.Monografia Acesso aberto Como o desenvolvimento da tomada de perspectiva auxilia no desenvolvimento social de adolescentes autistas(2023-12) BRUSTOLIN , CibelleO presente trabalho, tem o intuito de demonstrar que a Tomada de Perspectiva pode auxiliar no desenvolvimento social de adolescentes que fazem parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho mostra um pouco da história do TEA, aspectos clínicos e, por fim, a Tomada de Perspectiva. A partir de uma análise que envolve Análise do Comportamento Aplicada, pois atualmente é a abordagem mais indicada para tratamentos para pessoas TEA, extrai-se que a Tomada de Perspectiva é uma habilidade essencial para o desenvolvimento social e de outras habilidades para o adolescente que faz parte do Transtorno do Espectro Autista.