Arquitetura e Urbanismo
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Navegando Arquitetura e Urbanismo por Assunto "Arquitetura Escolar"
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Monografia Acesso embargado Ambientes que ensinam: Arquitetura escolar com base na metodologia Montessori(2022-06-23) Chapiewski, AlanÉ conformidade entre pensadores, pedagogos e filósofos que a qualidade do ambiente construído influencia diretamente na busca pelo conhecimento. Sendo assim, a presente monografia tem como objetivo desenvolver diretrizes para a elaboração de um anteprojeto arquitetônico de uma escola fundamental I e II, com ênfase na metodologia Montessori. O resultado se dará em um primeiro momento com base em referências teóricas, com intuito de compreender as necessidades e características dos elementos envolvidos, acerca dos temas: acriança e a abordagem Montessori no desenvolvimento social; o ambiente construído e sua influência sobre seus usuários; e a correta escolha do terreno e implantação da edificação para o desenvolvimento das práticas escolares. Posteriormente se dará a análise correlata de edificações, visando compreender e desenvolver técnicas e métodos construtivos que favoreçam a interação do usuário com o meio, assim como um diagnóstico da cidade e suas condicionantes para correta escolha do terreno. Por fim, será apresentado o conceito e partido arquitetônico, paralelo aos estudo preliminares de projeto. Exposto isso, se espera como resultado final, estabelecer diretrizes projetuais para a correta implantação da edificação escolar, assim como para o desenvolvimento do anteprojeto arquitetônico.Monografia Acesso embargado Escola de Educação Infantil Montessori(2022-06-21) Viana, Larissa IsabelA arquitetura possui a função de conectar os usuários ao ambiente. O espaço físico escolar é o local que auxilia no processo de desenvolvimento de ensino e aprendizado das crianças. Dado isso, será abordada a metodologia desenvolvida por Maria Montessori, que teve início no século XX, sua pedagogia defende a importância da autoeducação, permitindo que a criança se desenvolva conforme o seu próprio ritmo, num ambiente preparado que atenda suas necessidades, o oposto da pedagogia tradicional. O arquiteto deve então compreender qual o papel da arquitetura para o aprendizado. Portanto, a presente monografia tem a função de criar diretrizes para desenvolver uma base teórica e projeto arquitetônico de uma instituição de educação infantil na cidade de Joinville. A metodologia utilizada para desenvolver os objetivos específicos, contará com a análise de dados da região, um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, para compreender o método Montessori e o reflexo no ambiente escolar. Serão realizados estudos de caso que auxiliaram no desenvolvimento da presente monografia e diretrizes para o projeto arquitetônico.Artigo Científico Acesso embargado Escola Sustentável(2022-06) Silveira, FilipeEste trabalho apresenta o embasamento para o desenvolvimento do projeto arquitetônico de uma escola de ensino fundamental sustentável. O tema foi escolhido com base nas pautas educacionais do objetivo de desenvolvimento sustentável, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O estudo baseia-se nas teorias pedagógicas que relacionam o ambiente com o aprendizado, e visa oferecer espaços arquitetônicos que demonstre os valores de uma sociedade consciente quanto a sustentabilidade. Para isso, o projeto objetiva materializar a preservação ambiental na construção sustentável da edificação. Considerando o desafio proposto, o conceito arquitetônico propõe a conexão humana com a natureza através da arquitetura biofílica.