Design de Games
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Navegando Design de Games por Assunto "jogos"
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Monografia Acesso aberto A antropofagia oswaldiana em valores nos jogos como instrumento de decolonialidade(2022-06) da Silva, Bruno Moreira; Santos, Caio da Silva; Cocuzzo, Carolina Ferreira; de Lima, Drielle; Arão, Emilly; Candido, Gabriele Prado; Monteiro, Matheus Silva; de Miranda, Weslley Rudson Ferreira; de Oliveira, Willians SilvaO objetivo deste trabalho é apresentar a antropofagia e o movimento antropofágico como forma de decolonialidade e aplicar esses conceitos como base dos valores e game design do jogo desenvolvido. A antropofagia de Oswald de Andrade surge como uma forma de recusa da cópia do eurocentrismo artístico e busca resgatar os valores da cultura nativa, não rejeitando o que vem do exterior, mas assimilando o externo de forma brasileira, relacionando-se diretamente com a ideia de decolonialidade e identidade nacional. A decolonialidade é um movimento que busca desvincular as ideias da colonialidade enraizados em países da América Latina que foram colonizados, de forma a não negar a colonialidade, mas que traga o conhecimento sobre. A experiência desenvolvida como solução para a problemática apresentada se dá através de um jogo digital (Alvora), que valoriza a identidade nacional na sua arte e com as mecânicas principais baseadas no conceito de antropofagia e seus 3 pilares: entendimento, apropriação e ressignificação. Em Alvora, Maria (personagem principal) e um grupo local lutam para sobreviver num Brasil futurista completamente degradado tanto na parte ambiental quanto social e econômica. Durante a aventura, Maria absorve poderes do cenário e dos inimigos para usar à sua maneira. Os cenários e os personagens foram criados com o intuito de enaltecer a identidade nacional.Monografia Acesso aberto Jogos digitais e sua relação com a depressão durante o período da pandemia de covid-19.(2024-06) VIEIRA, Thais Barcellos Maia; COSTA, Lucas Inocêncio da; GONÇALVES, Gabriel Franzoti; PAGNOSSIN, Giovani Cagnotto; SILVA, Jonatas Santos daDurante a pandemia de Covid-19, houve um aumento significativo nos casos de doenças psicológicas devido ao isolamento social, medo de adoecer e incerteza sobre o futuro. Ansiedade, depressão e estresse foram comuns, afetando a saúde mental global. Os jogos digitais emergiram como uma importante forma de entretenimento e até mesmo terapia durante esse período. No entanto, a representação de doenças mentais nos jogos pode reforçar estereótipos e visões estigmatizadas. Este artigo foca na representação da depressão em jogos, especialmente durante a pandemia, com o objetivo de educar, sensibilizar e promover a compreensão e a empatia.