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  • Vídeo Acesso aberto
    Gameplay Jogo Imô
    (2022-06-15) Santos, Wendell Lima; Sakagawa, Diogo Bononi; Santos, Gabriel Peres Souza; Reis, Guilherme Soares; Ruiz, Isabella Soares; Silva, Joziel Ribeiro de Andrade; Pasetchny, Marina Coutinho; Silva, Nelson Fernando Peres Lacerda; Domingues, Paulo Henrique Compri
    Vídeo de gameplay do jogo Imô.
  • Monografia Acesso aberto
    A antropofagia oswaldiana em valores nos jogos como instrumento de decolonialidade
    (2022-06) da Silva, Bruno Moreira; Santos, Caio da Silva; Cocuzzo, Carolina Ferreira; de Lima, Drielle; Arão, Emilly; Candido, Gabriele Prado; Monteiro, Matheus Silva; de Miranda, Weslley Rudson Ferreira; de Oliveira, Willians Silva
    O objetivo deste trabalho é apresentar a antropofagia e o movimento antropofágico como forma de decolonialidade e aplicar esses conceitos como base dos valores e game design do jogo desenvolvido. A antropofagia de Oswald de Andrade surge como uma forma de recusa da cópia do eurocentrismo artístico e busca resgatar os valores da cultura nativa, não rejeitando o que vem do exterior, mas assimilando o externo de forma brasileira, relacionando-se diretamente com a ideia de decolonialidade e identidade nacional. A decolonialidade é um movimento que busca desvincular as ideias da colonialidade enraizados em países da América Latina que foram colonizados, de forma a não negar a colonialidade, mas que traga o conhecimento sobre. A experiência desenvolvida como solução para a problemática apresentada se dá através de um jogo digital (Alvora), que valoriza a identidade nacional na sua arte e com as mecânicas principais baseadas no conceito de antropofagia e seus 3 pilares: entendimento, apropriação e ressignificação. Em Alvora, Maria (personagem principal) e um grupo local lutam para sobreviver num Brasil futurista completamente degradado tanto na parte ambiental quanto social e econômica. Durante a aventura, Maria absorve poderes do cenário e dos inimigos para usar à sua maneira. Os cenários e os personagens foram criados com o intuito de enaltecer a identidade nacional.
  • Paper Acesso aberto
    Jogos metroidvania e a autonomia sentida pelos jogadores
    (2022-06-15) Santos, Wendell Lima; Sakagawa, Diogo Bononi; Santos, Gabriel Peres Souza; Reis, Guilherme Soares; Ruiz, Isabella Soares; Silva, Joziel Ribeiro de Andrade; Pasetchny, Marina Coutinho; Silva, Nelson Fernando Peres Lacerda; Domingues, Paulo Henrique Compri; Anzai, Yugo Yoshimitsu
    Documentação a respeito do jogo Imô, projeto de conclusão de curso do grupo Dano Studios.
  • Monografia Acesso aberto
    Jogos metroidvania e a autonomia sentida pelos jogadores
    (2022-06-15) Santos, Wendell Lima; Sakagawa, Diogo Bononi; Santos, Gabriel Peres Souza; Reis, Guilherme Soares; Ruiz, Isabella Soares; Silva, Joziel Ribeiro de Andrade; Pasetchny, Marina Coutinho; Silva, Nelson Fernando Peres Lacerda; Domingues, Paulo Henrique Compri; Anzai, Yugo Yoshimitsu
    A presente pesquisa estuda e disserta sobre a progressão definida por habilidades presente nos jogos metroidvania e como essa característica marcante está atrelada a autonomia sentida pelos jogadores do subgênero. Analisando separadamente o que define um metroidvania, o funcionamento da progressão baseada em habilidades e o que define autonomia, este estudo propõem e mostra a produção de um jogo com o objetivo de inovar, ao ser um metroidvania cujo as habilidades do jogador não são entregues pelo jogo, mas sim descobertas pelo jogador conforme ele explora o jogo e descobre a existência das habilidades juntamente com as combinações de teclas que as executam. A partir das pesquisas e as soluções desenvolvidas para que a autonomia sentida pelo jogador seja maior do que o comum do gênero, concluiu-se que embora o novo meio de execução das habilidades acrescente a autonomia sentida ao jogar, os jogadores, mesmo gostando de descobrir as habilidades, sentiram falta do jogo também lhes entregar habilidades como é comum no subgênero.