Nutrição
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Navegando Nutrição por Assunto "Acadêmicos nutrição"
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Artigo Científico Acesso fechado Relação entre a motivação para escolha do curso de nutrição, comportamento alimentar e a percepção da imagem corporal entre acadêmicos do curso de nutrição de uma universidade do sul de Santa Cantarina(2022) Konrad, RaquelliObjetivo: O objetivou verificar a relação entre a motivação para escolha do curso de nutrição, comportamento alimentar e a percepção da imagem corporal entre acadêmicos do curso de Nutrição da Universidade do sul de Santa Cantarina. Método: A coleta de dados foi realizada através da plataforma digital online Google Forms®, por meio de um questionário sociodemográfico, um de motivação para a escolha do curso, pela aplicação da construção e fidedignidade teste-reteste de Escalas de Silhuetas Brasileiras para adultos e crianças, e pela aplicação do questionário Disordered Eating Attitude Scale (Deas). Resultados: A maioria dos estudantes de nutrição 64,3% encontram-se eutróficos, 22,2% com sobrepeso e 82,5% mostraram-se insatisfeitos com a imagem corporal. Ao avaliar a pontuação do DEAS e as suas subescalas com relação a Insatisfação ou Satisfação Corporal, observou-se diferença significativa na subescala de comportamentos restritivos e compensatórios, e correlacionado os semestres em que os acadêmicos se encontravam matriculados e a pontuação do DEAS e suas subescalas, observou-se diferença significativa na subescala de sentimentos para comer. As motivações referentes a comportamentos alimentares alterados e transtornos alimentares, tiveram, respectivamente, diferença significativa na subescala relacionada a comportamentos restritivos e compensatórios e na subescala relacionada a sentimentos para comer. Conclusão: Muitos são os motivos envolvidos na escolha de um curso, neste estudo observou-se que o crescimento da área da nutrição e as suas possibilidades são importantes nesta decisão, contudo ficou evidente que problemáticas em torno da alimentação, como transtornos alimentares, podem influenciar diretamente na decisão acerca da graduação.