Especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito
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Artigo Científico Acesso embargado A importância das cooperativas de crédito para o desenvolvimento local(2019) Gregorini, GílioAbstract: This article was developed from the Scientific initiation Project to know the importance of credit unions for local development, with the objective of understanding how it can promote the economic and social development of its Members and their city. He brings a history of the emergence of cooperativism in general and credit Cooperativism in Brazil and worldwide. As for the methodology, the study can be characterized as a documental bibliographical study, where from the analysis it is noted that, the credit cooperatives, through the collective union of the Associates, gain an economic improvement in the sense of expanding their Acquisition capacity of consumer goods and capital goods (production), providing its partners with a return exceeding the cost of opportunity of the invested capital. Cooperativism shows its potential for local development, which has a lot of market to explore and tends to evolve, conquering its own space, defining a new form of work and sustainable local social development.Artigo Científico Acesso fechado Planejamento de marketing em uma cooperativa de crédito(2019) Machado, RobertaEste trabalho teve como objetivo principal o estudo para implantação de um plano de marketing na cooperativa de crédito Cresol no PA de Treviso, para gerar melhorias em seus negócios e ampliar seu quadro social. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a quantitativa, com entrevistas individuais, em forma de questionário, e através das respostas, foi possível perceber que o marketing repassado de pessoa para pessoa, é a forma mais forte de divulgação que a cooperativa possui. O referencial teórico abordou literatura de marketing e estratégias. Foram verificados também os pontos fortes e fracos, bem como as ameaças e oportunidades da cooperativa pela visão dos funcionários. Conclui-se com o estudo, que a cooperativa deve estabelecer métodos mais claros e eficazes para a comunicação com seus associa-dos. Foi sugerido a cooperativa um planejamento de marketing, de acordo com suas necessidades, como forma envolver mais os cooperados atuais e incentivar a entrada de novos asso-ciados.