Programa de Pós-Graduação em Educação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto Alfabetização de crianças da modalidade educação especial matriculadas na rede regular de ensino no município de Gravatal(2014) Mendes, Jacira AmadeuA presente pesquisa aborda o processo de alfabetização de crianças com deficiência matriculadas na rede regular de ensino no município de Gravatal-SC, com o objetivo de conhecer como ocorre o processo de alfabetização dessas crianças matriculadas em duas escolas da rede pública de Gravatal. Os sujeitos da pesquisa são duas crianças que frequentam o Bloco Alfabetizador em turmas do 1º e do 3º ano na rede pública do município de Gravatal, sendo uma escola municipal e outra estadual. Os dados foram coletados através de observação nas escolas/turmas em que as crianças sujeitos da pesquisa estudam e de entrevistas com suas professoras e diretores dessas escolas. O resultado das análises evidencia que os professores e diretores conhecem, em parte, as leis que regulamentam o acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino regular. Os mesmos, também, afirmam que sentem dificuldades para o desenvolvimento das práticas pedagógicas envolvendo crianças com necessidades educacionais especiais, o que dificulta o seu processo de alfabetização pode estar contribuindo com a falta de frequência regular delas às aulas.Dissertação Acesso aberto O capital cultural dos alunos de escolas públicas de classes de alfabetização da região da AMUREL(2015) Oliveira, Mariléte Pinto deO objetivo central desta pesquisa foi identificar o capital cultural das crianças que não acompanham o processo de alfabetização em relação à aprendizagem da leitura e da escrita no 3º ano do ciclo de alfabetização de seis escolas públicas da Região da AMUREL, nos municípios de Laguna na Escola de Educação Básica. Maria Elizabeth Ulysséia Arantes, Tubarão na Escola Escola de Educação Básica. João Teixeira Nunes e na Escola Municipal de Educação Básica Manoel José Antunes, Sangão na Escola de Educação Básica Maria Duarte Vasconcelos, Capivari de Baixo na Escola de Educação Básica Dom Anselmo Pietrulla e Gravatal na Escola de Educação Básica Hercílio Bez. Para tanto, procuramos trabalhar com o referencial teórico de Pierre Bourdieu, sobre capital cultural, que para o autor é um conjunto de recursos e competências disponíveis em matéria de cultura dominante ou legítima e serve para analisar situações de classe. O termo capital incorporado ao termo cultura refere-se à posse de determinadas informações, como os gostos e atividades culturais. E a função da escola no processo de reprodução cultural na sociedade capitalista. Além da pesquisa bibliográfica nas obras de Pierre Bourdieu, desenvolvemos uma pesquisa de campo nas seis escolas públicas, aplicando três formulários junto aos professores-alfabetizadores, com o objetivo de identificar quem são as crianças que não acompanham a turma em relação à aprendizagem da leitura e da escrita e suas especificidades ou deficiências, buscando traçar o seu perfil quanto à trajetória escolar, ao histórico escolar e série/ano de matrículas, à residência, às relações familiares, à situação econômica e social. Esta pesquisa elaborou um perfil dos alunos e de suas famílias a partir do capital cultural, simbólico, social e econômico. A investigação contribuiu para diagnosticar que as crianças e suas famílias estão vulneráveis à sociedade capitalista que continua estigmatizando as classes menos favorecidas e incutindo sua cultura dominante. Constatamos que as crianças com dificuldades na aprendizagem são de famílias que possuem pouco capital cultural e que pertencem a classe menos favorecida.Dissertação Acesso aberto Um estudo sobre o livro alfabetização...uma aventura para a criança e sua inserção nas práticas de alfabetização das escolas públicas do estado de Santa Catarina(2019) Thomaz, Daiane de MedeirosThis work proposes understand aspects of History of literacy in Santa Catarina in the early 1980s. When chosen a history fact to be researched, the historian delimitates a social life event always based on a reference theory that determines selecting facts and history sources to be used in the research. A historical cut depends on the intention by historian, who considers the influence of other events on the history course, what qualifies the historical facts which is the object of the historical science. The of this study is knowing aspects of history of the textbook Alfabetização... uma aventura para a criança (Literacy… an adventure for child),written by Myrian Fonseca Bittencourt, that was adopted by the State of Santa Catarina as official material for children literacy in the early 1980s decade. As specific objectives, there are: analysing the context in which the book Alfabetização... uma aventura para a criança was written; characterizing the book; identifying the method proposed in it and its relation with other literacy methods or teaching and learning process present in that moment; verifying how the book gets in the schools; and analyzing how it was incorporated to the literacy practice in public schools of Santa Catarina. To reach these objectives, a data survey was performed through interview, with the author of the book (2018, who is nowadays with 96 years old); also with two professors who, in the 1980s decade, were part of the literacy team of the Secretary of Education in Tubarão town – SC, and they were responsible by training literacy professors to use the mentioned book in schools; as well as a professor who was trained in that time. The results show that the book Alfabetização... uma aventura para a criança was written in a moment when the State of Santa Catarina had adopted O Barquinho Amarelo (The yellow boat) as textbook (analytical method) to be used in practice for literacy, reading and writing in schools, but literate teachers rejected it. Thereunto, the book arrived the schools of the state network and introduced in classroom as pre-book for O Barquinho amarelo, in a movement for replace the literacy through the booklet Caminho Suave (Smooth path) (analytical method), as it was practiced at schools. In other words, the book by Myrian Fonseca Bittencourt was written in order to be a handbook for the state literacy teachers and facilitate their work with the literacy process and later the use of O barquinho amarelo.Dissertação Acesso aberto A formação do professor alfabetizador de crianças com deficiência na rede pública estadual de ensino de Santa Catarina(2021) Mendes, Rita de Cássia CardosoThe aim of this dissertation is to understand the initial and continuous training of teachers working in the literacy cycle: 1st, 2nd and 3rd year of Elementary School, with children with disabilities, and Global Developmental Disorders - TGD, in public schools of Regional Management of Education - GERED de Tubarão, organ linked to the State Secretariat of Education - SED, in the state of Santa Catarina. It is a bibliographical, documentary and empirical study of an analytic-interpretative nature. Through the application of a questionnaire to teachers of the 1st, 2nd and 3rd years of Elementary School, through Google Forms, teachers were able to answer questions related to their education. In addition to the application of the electronic questionnaire, we adopted another data collection procedure, the SISGESC online system - an electronic school management system that SED uses for information related to the profile of its teachers and students. This research made possible the reflection about the policy of teacher training to act in the literacy of children with disabilities in the public schools of Santa Catarina, specifically the GERED of Tubarão. The analysis allowed us to conclude that, even with initial and continuing training in the area of activity, most of them are not always sufficient and meet the demands of the literacy cycle to literate all children up to eight years of age, especially children with disabilities and / or TGD. The PNAIC training, which deals exclusively with literacy and literacy training for children in the literacy cycle in an inclusive perspective, was unable to reach most of the teachers in the 1st, 2nd and 3rd year of Elementary School in the GERED schools in Tubarão. In a deeper analysis of the SISGESC system, on the Second Teachers, Bilingual Teachers and Interpreter Teachers in Santa Catarina, the state public network currently has a total of 5,469 teachers hired, mostly ACT, to work in the area of Special Education, in the attendance of 13,377 students with disabilities and / or TGD enrolled in 959 school units. Only in Tubarão's GERED, composed of 40 school units, there are 158 Second Teachers, 08 Bilingual Teachers and 03 Teacher Interpreters. Of these, only a Second Teacher is effective. The other teachers are ACT. In the field of training, the majority of teachers in the literacy cycle (62.5%) have a degree in Pedagogy, with completion between 2006 and 2018. Postgraduates (62.5%) in the Specialization modality (62.5% %), held in the period from 2010 to 2016. Graduation and Post-Graduation were funded with own resources (71.4%), and in the areas of expertise, the following emerged: Special Education; Pedagogical Knowledge and Practices of Early Childhood Education, Elementary and Special Education; and, Institutional Psychopedagogy. The data also revealed the fragility of the State of SC regarding issues related to the lack of public tenders for literacy teachers and professionals working in the area of inclusion, as well as the lack of provision of Undergraduate, Graduate and Advanced Courses , free, for the areas of Literacy, Literacy and Inclusion.Dissertação Acesso aberto O perfil dos professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina(2015) Silveira, Camile MartinelliA presente pesquisa teve por objetivo conhecer o perfil dos professores do Ciclo Alfabetizador das Escolas Públicas de Santa Catarina. Os dados foram obtidos na base dos microdados do Censo Escolar 2013, sinopses estatísticas, estes divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e, na base de microdados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A abordagem teórico-metodológica orientadora da pesquisa foi o materialismo histórico-dialético. As análises foram realizadas a partir de duas categorias de conteúdo: Formação de Professores e Condições de Trabalho, criadas a partir dos dados coletados. Os resultados evidenciaram que os professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina, no que diz respeito à formação acadêmica, possuem diferentes níveis, incluindo um pequeno grupo com Ensino Fundamental incompleto, outro grupo com Ensino Médio e a maioria com formação em nível superior. Destes últimos 59,98% com graduação em Pedagogia o que evidencia que boa parte dos professores das classes de alfabetização não tem formação adequada à etapa que está atuando; A formação superior desses professores ocorreu em mais de 300 instituições de ensino diferentes, incluindo faculdades, centros superiores de educação e universidades, implicando em currículos diferentes e, consequentemente, uma formação inicial diferente. Referente a formação continuada, embora os dados indiquem que mais da metade dos professores realizaram algum tipo de curso, quer seja Lato, Stricto Sensu ou em cursos de extensão, é expressivo o número de professores que ainda não realizaram uma única formação continuada, mesmo atuando há mais de dez anos como professora. Além disso, os dados evidenciam que há predominância feminina nas salas de sala, desinteresse pelo ingresso nos cursos de licenciatura haja vista a idade das professoras falta de políticas públicas que visem à valorização da profissão do magistério como plano de cargos e salários atraente. A infraestrutura das escolas não atende as necessidades básicas para assegurar um trabalho pedagógico de qualidade e, somando se a isto há excessiva carga horária de trabalho para os professores.Dissertação Acesso fechado POLÍTICA CURRICULAR DE ALFABETIZAÇÃO EM SANTA CATARINA: SUA OBJETIVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA(2023-10-20) Oliveira, Marizete deEsta dissertação insere-se na linha de pesquisa Educação, História e Política, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Está vinculada ao grupo de estudos e pesquisas em Políticas Públicas para Educação Básica, História, Alfabetização e Letramento (GEPPHALE). O estudo investiga como se dá a aquisição da leitura e da escrita no ciclo alfabetizador por meio de práticas pedagógicas, sob o viés da Teoria Histórico-Cultural, e a partir do que dispõe a Política Curricular Catarinense para o Ciclo Alfabetizador. A questão-problema que norteia a pesquisa é: as práticas pedagógicas, desenvolvidas por professores do ciclo alfabetizador do ensino fundamental, estão em conformidade com a Política Curricular de Alfabetização do Estado de Santa Catarina? O objetivo geral é analisar a materialização da Política Curricular de Alfabetização, em Santa Catarina, em práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do ciclo alfabetizador do ensino fundamental – tais como relatadas por eles – verificando sua conformidade ou não com os pressupostos teórico-metodológicos dessa política, bem como identificando pontos de fragilidade e possibilidades de superação. Os sujeitos integrantes da pesquisa são professoras que atuam em turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental – anos iniciais, pertencentes à rede pública estadual de educação, especificamente à Coordenadoria Regional de Educação de Tubarão – Estado de Santa Catarina. Os instrumentos de coleta de dados foram três: revisão bibliográfica, análise documental e formulário de pesquisa estruturado. O processo analítico baseou-se em autores que fundamentam a Teoria Histórico-Cultural e pesquisadores da área de linguagens que têm contribuído com estudos sobre o processo de alfabetização nessa perspectiva teórica – bem como pesquisadores da área de políticas educacionais e de currículo alinhados com as políticas curriculares de alfabetização. Os resultados apontaram que o arcabouço teórico do currículo catarinense é de conhecimento das professoras, contudo ainda é possível perceber uma prática pedagógica baseada no ecletismo pedagógico e com poucas evidências em relação à apropriação, pelas docentes, dos pressupostos teóricos que sustentam a política curricular catarinense. Em síntese, podemos concluir que a Teoria Histórico-Cultural é reconhecida como fundamento da proposta curricular de Santa Catarina, oferecendo uma base sólida para a melhoria da qualidade da educação escolar, porém esses pressupostos teórico-metodológicos ainda não ressoam de forma efetiva no âmbito da práxis pedagógica.Dissertação Acesso aberto As práticas pedagógicas de alfabetização realizadas nos três primeiros anos do ensino fundamental nas escolas da rede pública da Região Sul de santa Catarina - AMUREL(2013) Furghestti, Mara Luciane da SilvaEste trabalho apresenta os resultados da pesquisa intitulada ¿As práticas pedagógicas de alfabetização realizadas nos três primeiros anos do ensino fundamental nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina ¿ AMUREL¿, vinculada ao projeto ¿Alfabetização com letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina¿, financiado pela APES/OBEDUC. Teve por objetivo geral conhecer as práticas pedagógicas realizadas nos três primeiros anos do ensino fundamental e analisar por que elas não possibilitam a alfabetização com letramento para todas as crianças. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas localizadas em doismunicípios da região da AMUREL, no sul de Santa Catarina, campos da pesquisa do OBEDUC, nas turmas do bloco alfabetizador (1º ao 3º ano). Os dados coletados através de observação em sala de aula, entrevistas informais com as professoras, fotografias e documentos foram analisados a partir da perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e da concepção de alfabetização e de letramento definida por Soares (2010, 2011) e por Cagliari (2009), além da contribuição de outros autores que discutem essas questões dentro da mesma perspectiva teórica. Os resultados da pesquisa possibilitaram perceber que as práticas pedagógicas realizadas nas turmas do bloco alfabetizador privilegiam o trabalho de alfabetização, com ênfase na codificação e decodificação do código alfabético, em detrimento do letramento, e as interações existentes nesse processo, em geral, são caracterizadas pela ajuda ou intervenção da professora aos alunos para facilitar a assimilação desses códigos, bastante distante da interação proposta por Vygotsky no sentido de o professor atuar como mediador entre o conhecimento e o aprendiz.Dissertação Acesso fechado O processo de apropriação da linguagem escrita a partir da teoria histórico-cultural: implicações para/no processo de alfabetização numa perspectiva humanizadora(2021) Ferreira, Tarciana Cecília de SouzaEste estudo será desenvolvido à luz da Teoria Histórico-Cultural, com o propósito de explicar a alfabetização no contexto do desenvolvimento da criança e o papel da linguagem escrita nesse processo. O objeto desta pesquisa é o processo de apropriação da escrita pela criança na perspectiva histórico-cultural e suas implicações para a alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estudo tem como objetivo geral compreender como a criança se apropria da escrita, desde o gesto do bebê até a escrita simbólica, evidenciando as implicações pedagógicas para a alfabetização propriamente dita. Quanto à metodologia, tratase de uma pesquisa documental bibliográfica, de caráter qualitativo, que busca compreender e explicar teoricamente o objeto do estudo, descrevendo e abordando os conceitos sobre a apropriação da escrita pela criança e aqueles relacionados a esse processo, como a infância, a criança, o desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores, as atividades e as idades psicológicas, a pré-história da escrita da criança, os processos de ensino e de aprendizagem, os atos de ler e de escrever e a escrita simbólica a ser dominada na alfabetização. Para a realização deste estudo, traremos as contribuições teóricas de autores como Vigotski, Luria, Leontiev, Elkonin, Mukhina, Arena, Bajard, Mello, Goulart, Freire, Smolka, Foucambert, entre outros. As reflexões finais desta pesquisa mostram que a criança forma todas as funções psíquicas superiores e a função simbólica, tão necessárias para a aprendizagem da escrita, por meio da interação com o outro. Ela aprende a escrever e ler, primeiramente, em atividades coletivas (externas), e, posteriormente, por meio de atividades internas, em que os conhecimentos apropriados se tornam seus. A criança percorre um longo caminho em sua préhistória de desenvolvimento da escrita, passa pelos gestos, garatujas, desenhos, brincadeiras até o período de alfabetização propriamente dita, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, momento em que assimila e se expressa por meio da escrita e da leitura. Ela então domina a escrita convencional. Desta forma, o processo de apropriação da escrita pela criança é um processo de significação de palavras e textos, e não de memorização de letras, sons e sílabas.Dissertação Acesso aberto A utilização dos resultados da Provinha Brasil na rede municipal de ensino em Laguna-SC(2014) Costa, Glauce da SilvaEste trabalho apresenta o resultado da pesquisa sobre o uso dos resultados da Provinha Brasil pela rede municipal de ensino de Laguna-SC. Enquanto avaliação em larga escala, a Provinha Brasil compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Documentos oficiais definem a Provinha Brasil como instrumento de avaliação diagnóstica das habilidades e do nível de alfabetização e letramento iniciais das crianças de oito anos de idade ou do segundo ano do Ensino Fundamental, intrínseca nos elementos e concepção embasada na Matriz de Referência. O MEC, enquanto propositor dessa política de avaliação, diz que o objetivo é a melhoria do processo de aprendizagem e da qualidade da educação. Nesse sentido, faz-se necessária, então, uma análise dos elementos intrínsecos à prática de avaliações em larga escala e uma maior apreciação que mostre de que forma isso acontece. O objetivo desta pesquisa é saber que uso a rede municipal de Laguna-SC faz dos resultados da Provinha Brasil, tanto as escolas na sua prática pedagógica quanto os gestores municipais na proposição de políticas públicas. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionadas cinco escolas da rede municipal de ensino de Laguna-SC como amostra, onde se coletaram dados através de entrevistas semiestruturadas com os gestores municipais e escolares como também com os professores das turmas/anos que realizam a Provinha Brasil. Também houve observação e acompanhamento da aplicação da Provinha Brasil, além da análise de alguns documentos como Projeto Político Pedagógico e ficha de tabulação dos resultados das Provinhas. O estudo mostrou que o uso desse instrumento de avaliação e a utilização dos seus resultados atendem pacificamente às regras desse teste e que a Provinha Brasil é aceita como ferramenta única de dados e informações sobre a realidade das escolas. Não há, no âmbito das escolas, uma organização para a análise coletiva dos resultados da Provinha Brasil e, a partir deles, replanejamento da prática pedagógica, assim como não há, no âmbito da rede, constituição de uma política pública local favorável à concretude do processo de alfabetização tendo os resultados da Provinha Brasil como parâmetro. É preponderante a simples conversa sobre seus resultados, faltando tempo coletivo para a análise e utilização dos resultados na prática pedagógica da escola, incluindo o planejamento e a formação em serviço. Também os gestores municipais não evidenciam ser os resultados da Provinha Brasil a base para a tomada de decisões referente ao processo de ensino e aprendizagem das crianças na etapa da alfabetização.