Aviação Civil
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Aviação Civil por Assunto "Aviação"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Conscientização do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional para entrantes na Aviação(2023-12) AZEVEDO, Ronaldo; LEÒN,, Victoria Bria Castro de; SILVA,, Anderson Adriano daO Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) é o modelo adotado atualmente pela aviação civil internacional para coletar, analisar, mitigar e constantemente monitorar situações potenciais de risco na aviação. O objetivo da presente pesquisa foi testar um modelo de questionário para verificar se os entrantes na aviação têm conhecimento do que é e a importância da aplicação do SGSO na organização. Pela revisão de literatura são apresentados os conceitos e ferramentas por trás do SGSO, além da forte influência e responsabilidade da organização na ocorrência de acidentes. Os entrantes na aviação passam a ser um risco, visto que alguns não dão a devida importância ao SGSO. Conseguir um método simples e eficaz para avaliar se estes receberam o devido treinamento e sugerir melhorias às organizações é um objetivo a ser alcançado. Um questionário contendo doze questões, abertas e fechadas de múltipla escolha, foi aplicado a uma turma de alunos iniciantes do Curso de Aviação Civil da Anhembi Morumbi, unidade Vila Olímpia. Os resultados demonstram que apesar de todos os entrevistados já terem passado por algum tipo de treinamento de SGSO, nenhum obteve 100% dos acertos sobre conhecimentos básicos. Dentre os entrevistados, 70% afirmaram estar aptos para conscientizar um colega de trabalho, desses, 30% não sabem a quem se reportar em caso de necessidade. Após o treinamento, todos os entrevistados acertaram o teste de conhecimentos básicos. O presente trabalho mostrou que o treinamento é uma ferramenta eficaz na conscientização do SGSO aos entrantes na aviação, devendo ser adotado como rotina a todos os envolvidos na organização e o questionário uma fonte de dados crucial para tomada de decisões. Recomenda-se que sejam feitos novos estudos, que avaliem a implementação da cultura do SGSO aos entrantes na aviação, permitindo aperfeiçoar competências de investigação e comunicação da informação, além do desenvolvimento de treinamentos padrões efetivos.Artigo Científico Acesso aberto Gerenciamento de fadiga na aviação e suas tecnologias(2023-12) LIMA, Enrico Alves de; CHINEN, Thiago Coelho; KNOPP, Taís MoralesA fadiga é um sintoma de desgaste físico ou mental resultante de cansaço extremo, influenciada por diversos fatores abordados nesta pesquisa. O propósito central deste trabalho é analisar o gerenciamento de risco associado à fadiga, contextualizando o conceito, seus diferentes tipos, os riscos envolvidos, suas consequências e como impacta a segurança operacional. Os processos de gerenciamento de risco foram apresentados, assim como as tecnologias disponíveis e utilizadas para mitigar esse fenômeno. O estudo inclui comparações entre três modelos de negócio, baseados nos níveis de gerenciamento preconizados pelo RBAC 117 da ANAC. Ao término da pesquisa, foi desenvolvido um vídeo como ferramenta de conscientização sobre a fadiga, destacando o funcionamento do gerenciamento de risco para prevenção e introduzindo uma tecnologia de detecção de fadiga que será implementada na aviação.Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto O gerenciamento de slots na aviação civil brasileira(2022-11-04) Santos, Eduardo Andrade dos; Vasconcelos, Gabriel Leite; Lima, Letícia Oliveira Carneiro; Cruz, Matheus Lameza Leal daO presente trabalho tem como objetivo explicar o funcionamento do sistema de gerenciamento de slots no mundo e fazer uma análise sobre a situação da regulação no setor da aviação civil brasileira, com foco no problema de alocação e concorrência de slots. Inicialmente, contextualiza-se o tema a partir do momento da criação do sistema de gerenciamento de partidas e chegadas em aeroportos congestionados pela IATA, os chamados slots e apresentação de suas características. Em seguida, aborda-se a o início da aplicação do sistema no Brasil, a legislação e suas constantes atualizações, a concorrência existente entre as empresas de transporte aéreo regular e as aeronaves da aviação geral. Por fim, contextualiza-se especificamente sobre o Aeroporto de Congonhas e sua distribuição dos slots para as companhias e aeronaves que ali operam.Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto Influência do 5G na aviação(2022-05) Pereira, Arthur H. Alves; Barbosa, Fábio Tavares; Ramos, Gabriel D. Pereira; Pereira, Ian Viana; Andrade, Leonardo de Paiva; Alves, Lígia Martins; Andrade, Maurício Teixeira; Silva, Pedro Ikki de MacedoCom este trabalho percebemos que diante do avanço da tecnologia um novo fator de risco para a aviação surgiu e esse fator pode ocasionar acidentes catastróficos, essa nova tecnologia 5G que opera na frequência de 3,7 a 4,2 GHz, traz esse grande risco para aviação atual em alguns países, pois a sua frequência causa interferência prejudicial ao rádio altímetro, equipamento que indica a altura da aeronave em relação ao solo, além de fornecer informações críticas para outros sistemas da aeronave, como o sistema de prevenção de colisões de alerta de tráfego (TCAS), o Instrument Landing System (ILS), Ground Proximity Warning System (GPWS)” que utiliza a frequência entre 4,2 a 4,4 GHz. A FAA advertiu que a influência do 5G pode trazer riscos à atividade aeronáutica durante a aproximação e pouso e podendo ocasionar acidentes com graves consequências. Vimos que para a mitigação desse risco é necessário que tanto a tecnologia 5G como a aviação tenham que evoluir juntas, no entanto, a falta de compreensão, cooperação e discussão entre essas duas indústrias no estágio inicial vem dificultando o processo de resolução deste problema. Porém já podemos buscar meios de corrigir essa situação tomando como exemplo a forma que o 5G vem sendo implementado na Europa. Devido ao alto custo, torna-se inviável a alteração dos rádios altímetros das aeronaves que já estão em operação, com isto, a FAA, em uma tentativa de mitigar os riscos associados ao 5G, publicou duas diretrizes de aeronavegabilidade (AD) relacionadas à interferência do sistema nos rádios altímetros das aeronaves. Essas AD ́s exigem restrições operacionais em locais em que exista tal interferência. O mais viável perante este cenário seria realizar alterações nas operações do 5G com reajuste da frequência. De modo geral fatores econômicos são essenciais para estabelecer um ritmo entre a aviação e o 5G, pois nenhuma das empresas querem perder receitas enfrentando barreiras que podem ocasionar falência para as partes. Tanto a FAA e a FCC estão trabalhando juntas para poder sanar os problemas que estão tendo sobre a tecnologia, assim visando um futuro em que toda segurança prevalece sobre os riscos de acidente. Em se tratando de dois instrumentos de progresso para as nações, cujos desenvolvimentos devem sem dúvida, avançar, é necessário que sejam tomadas ações mitigatórias para o problema, evitando proibições que venham a restringir a operação aérea, e muito mais importante, antes que possam ocorrer acidentes com vítimas. Concluímos que mesmo sendo um problema que ainda se encontra na fase inicial já podemos refletir e repensar em soluções, partindo do princípio que tanto a tecnologia das telecomunicações como a aviação surgiram para quebrar distâncias, porém atualmente ambas se encontram em um impasse onde estão visando os lucros e talvez se esquecendo da prevenção de acidentes e segurança operacional. Como resultado, operadores aéreos já cancelaram voos para alguns destinos, devido ao problema que está ocorrendo sobre interferências nas aeronaves e os riscos que isto traz à operação aérea. É preciso que haja muito diálogo para que um acordo seja estabelecido e a tecnologia do 5G avance com segurança para um futuro melhor para ambos os setores. E a humanidade dará mais um passo para um grande avanço sobre a aviação e a telecomunicação.Monografia Acesso aberto O Processo de Verificação de Aeronavegabilidade de Aeronaves Executivas(2023-12) GOMES, Pedro XavierConsiderando a complexidade da aviação e a necessidade de aprimorar a compreensão sobre o processo de verificação de aeronavegabilidade de aeronaves executivas, objetiva-se investigar e analisar os procedimentos e fatores envolvidos nesse processo. Para tanto, procede-se à revisão abrangente da legislação, fornecendo uma visão global das pesquisas já realizadas sobre o tema em questão. Desse modo, observa-se que a verificação de aeronavegabilidade desempenha um papel fundamental na garantia da segurança operacional, o que permite concluir que a compreensão aprofundada desse processo é de grande relevância para a comunidade acadêmica e aos profissionais da aviação.Monografia Acesso aberto RVSM: Minimizando a separação vertical, aprimorando a capacidade e otimizando o espaço aéreo.(2023-12) ANTUNES, Gabriel Vieira da Silva; COLLOCA, Myrella CamargoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda o tema do Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM), que é um padrão estabelecido pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para permitir a redução da separação vertical mínima entre aeronaves em voo de cruzeiro. Antes da implementação do RVSM, as aeronaves precisavam manter uma distância vertical significativa para garantir a segurança no espaço aéreo, resultando em rotas de voo menos eficientes e maior consumo de combustível.