Aviação Civil

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    O Futuro da Aviação Supersônica
    (2023-12) FERNANDES, Adrian Teilon Oliveira; RUIZ, Gustavo dos Santos Battista; OLIVEIRA, Pedro Augusto Rodrigues de; PAIVA, Wagner Zelante
    A Aviação Civil, desde o seu surgimento, moldou a forma como os seres humanos se locomovem, fornecendo maior praticidade, agilidade e menor tempo entre a origem e o destino de um passageiro. Desde a década de 50, houve enorme interesse global na concepção de uma aeronave supersônica, que mudaria de vez toda a dinâmica do transporte aéreo de passageiros. O produto desse interesse veio através de um consórcio franco-britânico, que tornou possível a criação de uma aeronave nas especificações previstas: O Concorde. O Concorde foi um dos responsáveis pela popularização das aeronaves supersônicas para o grande público. Aeronave esta, que operou por quase três décadas realizando rotas ao redor do mundo. Após diversas barreiras físicas e econômicas, além de fatores como queda do mercado aeronáutico e um acidente fatal, o Concorde encerrou suas operações em 2003. Após isso, nenhuma outra aeronave chegou próxima de preencher esta lacuna deixada pelo Concorde. Este trabalho demonstrará o futuro da aviação civil supersônica. Dissertará sobre os principais projetos até hoje apresentados, o nível de progresso de cada um, e abordará com maior destaque o projeto da empresa Boom Technology, que, na data da realização desta pesquisa, possui o maior progresso e maior probabilidade de entrar em operação até o fim da década. E, por fim, citará as principais dificuldades que os projetos passados encontraram e como as futuras aeronaves poderão contornar ou corrigir estes obstáculos.
  • Monografia Acesso fechado
    Boom Supersonic e sua participação na aviação comercial com o Overture
    (2023-12) CARDOZO, Nathan Vieira; PEREIRA, Brenda Alves; SOUZA, Marcos Vinícius Freita; ROCHA, Pedro Augusto Santos; SILVA, Vinícius de Campos Vaz
    A Boom Supersonic é uma empresa aeroespacial, fundada em 2014, que tem como objetivo "tornar o mundo dramaticamente mais acessível" e para alcançar tal feito ela está trabalhando, junto com diversas outras empresas de engenharia, no desenvolvimento de uma nova aeronave comercial supersônica chamada Overture, tal aeronave promete ser o sucessor do Concorde (última e única aeronave supersônica a ser operada por empresa de linha aérea) e trazer de volta as opções para o público de fazer viagens acima da velocidade dos som.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Conscientização do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional para entrantes na Aviação
    (2023-12) AZEVEDO, Ronaldo; LEÒN,, Victoria Bria Castro de; SILVA,, Anderson Adriano da
    O Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) é o modelo adotado atualmente pela aviação civil internacional para coletar, analisar, mitigar e constantemente monitorar situações potenciais de risco na aviação. O objetivo da presente pesquisa foi testar um modelo de questionário para verificar se os entrantes na aviação têm conhecimento do que é e a importância da aplicação do SGSO na organização. Pela revisão de literatura são apresentados os conceitos e ferramentas por trás do SGSO, além da forte influência e responsabilidade da organização na ocorrência de acidentes. Os entrantes na aviação passam a ser um risco, visto que alguns não dão a devida importância ao SGSO. Conseguir um método simples e eficaz para avaliar se estes receberam o devido treinamento e sugerir melhorias às organizações é um objetivo a ser alcançado. Um questionário contendo doze questões, abertas e fechadas de múltipla escolha, foi aplicado a uma turma de alunos iniciantes do Curso de Aviação Civil da Anhembi Morumbi, unidade Vila Olímpia. Os resultados demonstram que apesar de todos os entrevistados já terem passado por algum tipo de treinamento de SGSO, nenhum obteve 100% dos acertos sobre conhecimentos básicos. Dentre os entrevistados, 70% afirmaram estar aptos para conscientizar um colega de trabalho, desses, 30% não sabem a quem se reportar em caso de necessidade. Após o treinamento, todos os entrevistados acertaram o teste de conhecimentos básicos. O presente trabalho mostrou que o treinamento é uma ferramenta eficaz na conscientização do SGSO aos entrantes na aviação, devendo ser adotado como rotina a todos os envolvidos na organização e o questionário uma fonte de dados crucial para tomada de decisões. Recomenda-se que sejam feitos novos estudos, que avaliem a implementação da cultura do SGSO aos entrantes na aviação, permitindo aperfeiçoar competências de investigação e comunicação da informação, além do desenvolvimento de treinamentos padrões efetivos.
  • Monografia Acesso aberto
    Materiais compósitos na Indústria Aeronáutica
    (2023-11) TREVISAN, Diogo Amancio; BELLINI, Leonardo Bellotto; ARAUJO, Lucas Finck Chaves; SILVA, Lucas Berçot da; MATTOS, Luiz Guilherme; OLIVEIRA, Matheus Santos de; SANTOS, Matheus Rodrigues Gomes dos; AMORIM, Natan Pires de
    Este trabalho tem como objetivo analisar o uso de materiais compósitos na indústria aeronáutica e seus efeitos nas aeronaves e no meio ambiente. Os materiais compósitos têm sido amplamente utilizados na construção de aeronaves devido às suas propriedades mecânicas superiores e à sua capacidade de reduzir o peso das estruturas. No entanto, apesar das vantagens, esses materiais também apresentam desvantagens significativas na manutenção de aeronaves, além de impactos ambientais que devem ser considerados. Neste trabalho, serão abordados os principais aspectos relacionados aos materiais compósitos, sua utilização na indústria aeronáutica, seus efeitos nas aeronaves e no meio ambiente, bem como as desvantagens na manutenção das aeronaves e o fator ambiental.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência da tecnologia militar no âmbito da Aviação Civil
    (2023-12) SILVEIRA, Martin Miyahara; SOUZA, Vinicius Menezes Soares de; SILVA, João Orlando Brito da
    A proposta dessa pesquisa é realizar uma análise da influência que a tecnologia militar proporcionou para a atividade da aviação civil com base na evolução e desenvolvimento dos sistemas ao decorrer das décadas. Foram abordadas as inovações realizadas com vistas à controlabilidade e segurança de aeronaves civis, como a tecnologia Fly-By-Wire e o emprego do Head Up Display em operações comerciais. Foram também estudada a história e evolução da motorização a jato ao longo do século XX, assim como a do Identification Friend or Foe, e a sua relação com os transponder atuais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gerenciamento de fadiga na aviação e suas tecnologias
    (2023-12) LIMA, Enrico Alves de; CHINEN, Thiago Coelho; KNOPP, Taís Morales
    A fadiga é um sintoma de desgaste físico ou mental resultante de cansaço extremo, influenciada por diversos fatores abordados nesta pesquisa. O propósito central deste trabalho é analisar o gerenciamento de risco associado à fadiga, contextualizando o conceito, seus diferentes tipos, os riscos envolvidos, suas consequências e como impacta a segurança operacional. Os processos de gerenciamento de risco foram apresentados, assim como as tecnologias disponíveis e utilizadas para mitigar esse fenômeno. O estudo inclui comparações entre três modelos de negócio, baseados nos níveis de gerenciamento preconizados pelo RBAC 117 da ANAC. Ao término da pesquisa, foi desenvolvido um vídeo como ferramenta de conscientização sobre a fadiga, destacando o funcionamento do gerenciamento de risco para prevenção e introduzindo uma tecnologia de detecção de fadiga que será implementada na aviação.
  • Monografia Acesso aberto
    RVSM: Minimizando a separação vertical, aprimorando a capacidade e otimizando o espaço aéreo.
    (2023-12) ANTUNES, Gabriel Vieira da Silva; COLLOCA, Myrella Camargo
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda o tema do Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM), que é um padrão estabelecido pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para permitir a redução da separação vertical mínima entre aeronaves em voo de cruzeiro. Antes da implementação do RVSM, as aeronaves precisavam manter uma distância vertical significativa para garantir a segurança no espaço aéreo, resultando em rotas de voo menos eficientes e maior consumo de combustível.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Falência de Empresa Aérea: O caso da Varig
    (2023-11) BREGOLIN, Isabella Amorim CARMO, Lara Frederico Paoli do MOREIRA, Raphaela Tavares Gruer DELGADO, Sergio Alonso Orderique , Isabella, Lara, Raphaela, Sérgio
    VARIG (Viação Aérea Rio-Grandense) foi fundada em 1927 pelo imigrante alemão Otto Ernet Meyer Lasbastille, a partir de um acordo com a empresa aérea alemã Condor Syndikat, que forneceu aviões e tripulantes. No dia 7 de maio de 1927 foi criada oficialmente a VARIG que logo se tornou uma das principais companhias aéreas do Brasil, operando tanto voos domésticos como internacionais. Ao longo de sua trajetória, conquistou o título de “empresa bandeira”, assim sendo a principal representante do país internacionalmente. Foi uma empresa que se preocupava com o serviço de bordo, sempre prezando pelo luxo e bom atendimento, fazendo o voo ser inesquecível naquele momento. Contudo, a partir da década de 80 a companhia apresentou uma tendência de declínio não conseguindo ser revertida, não conseguindo adaptar-se ativamente às mudanças no setor aéreo, incluindo as grandes concorrências que haviam chegado ao país, resultando em um pedido de recuperação judicial feito em 2005, onde a partir disso, criou-se a Lei 11.101/2005, conhecida como a Lei de Recuperação Judicial e Falências, que estabeleceu procedimentos de maior eficiência para lidar com crises financeiras empresariais, permitindo renegociações de dívidas. Apesar dos esforços legais para a recuperação da VARIG, a empresa não conseguiu superar as dificuldades financeiras, marcando o fim de uma era na aviação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gestão de pessoas: estratégias de capacitação de profissionais no setor da Aviação Civil
    (2023-12) GOULART, Ariel Borges; RUBINI, Giulia Stella; VIEIRA, Nathalia Grisólio
    A aviação civil é uma área em crescimento no Brasil e que há muitas inovações e tecnologias envolvidas. O Brasil está entre os cinco países com a aviação civil mais segura do mundo, fato esse que comprova a essencialidade de um treinamento de qualidade para os profissionais que atuam nessa área. Com isso, o objetivo deste trabalho foi aprofundar a compreensão das estratégias de capacitação de profissionais na aviação civil, além disso, também objetivou-se entender como as iniciativas de gestão de pessoas impactam o desempenho, satisfação e bem-estar dos colaboradores nesse setor específico. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de um Google formulários, com pessoas que atuam na aviação civil em seus mais diversos cargos (como comissários de bordo, pilotos, manutenção, administrativo, entre outros). Com isso, é imprescindível levar em consideração que a área de gestão de pessoas é fundamental em todas as empresas, a fim de haver um bom relacionamento entre a instituição e o funcionário, prezando pelo bem-estar de todos. A partir do resultado da pesquisa, pode-se concluir que, apesar de os colaboradores que responderam o questionário terem recebido treinamentos, é preciso que haja mais vezes e com maior frequência, de maneira presencial e com simulações práticas. Ademais, é fundamental que o setor de Recursos Humanos demonstre sua preocupação com os colaboradores, visando promover tanto a saúde física quanto psicológica, tornando-os cada vez mais preparados para exercer suas funções.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    O gerenciamento de slots na aviação civil brasileira
    (2022-11-04) Santos, Eduardo Andrade dos; Vasconcelos, Gabriel Leite; Lima, Letícia Oliveira Carneiro; Cruz, Matheus Lameza Leal da
    O presente trabalho tem como objetivo explicar o funcionamento do sistema de gerenciamento de slots no mundo e fazer uma análise sobre a situação da regulação no setor da aviação civil brasileira, com foco no problema de alocação e concorrência de slots. Inicialmente, contextualiza-se o tema a partir do momento da criação do sistema de gerenciamento de partidas e chegadas em aeroportos congestionados pela IATA, os chamados slots e apresentação de suas características. Em seguida, aborda-se a o início da aplicação do sistema no Brasil, a legislação e suas constantes atualizações, a concorrência existente entre as empresas de transporte aéreo regular e as aeronaves da aviação geral. Por fim, contextualiza-se especificamente sobre o Aeroporto de Congonhas e sua distribuição dos slots para as companhias e aeronaves que ali operam.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Otimização de rotas e seus benefícios
    (2022-11) Smaili, Abdel Karim; Masili, Alexandre Istvan Nagy; Pellegrini, Caio Arthur Berna; Apelbaum, Felipe Monteiro; Paladini, Isabella Rodrigues; Paiva, Leonardo Carvalho de; Silva, Vinicius Morais Dall'Orto
    Este artigo tem o objetivo de apresentar e difundir informações sobre os avanços na Aviação Civil proporcionados pelo advento da Navegação Baseada no Desempenho (PBN) e os diversos benefícios de sua implementação. Ao longo do trabalho, foi abordado o contraste entre as navegações aéreas, comparando rotas convencionais com rotas PBN, destacando a eficiência e praticidade do PBN.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Transição da navegação convencional à navegação baseada em performance
    (2022-10) Bernardes, Luis Fernando; Lourenço, Pedro Luiz
    Entende-se que a aviação era uma das formas mais rápidas e eficientes de chegar de um ponto a outro. Não é à toa que nas décadas de 1950, 1960 e 1970 tivemos a “Era de Ouro da Aviação Comercial”. Foi nessa época que passamos a ter um avanço significativo na forma de lidar com a navegação aérea. Neste artigo mostrará como foi dado o melhor aproveitamento do espaço aéreo, a forma como as rotas foram encurtados e a evolução da tecnologia utilizada para maior segurança operacional em viagens, tanto de carga quanto de passageiros. O objetivo deste trabalho é apresentar brevemente e explicar os conceitos que orientam a navegação baseada em performance (PBN); assim, levando para uma compreensão de seu impacto na aviação global. Abordar-se-á a história da navegação, uma descrição das tecnologias atuais e uma breve análise de custos para o implantação do GBAS no aeroporto de Gran Canaria, chegando às considerações finais.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Sistema de ar-condicionado: influência na propagação de doenças em aeronaves
    (2022-11-18) Oliveira, Bruno Studer; Scarlato, Gabriel; Brito, Gustavo Soares de; Grando, Matheus Vázquez
    A proposta final deste trabalho é demonstrar e discutir como o sistema de ar -condicionado das aeronaves comerciais modernas impacta na propagação de doenças dentro da cabine de passageiros. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, a partir da qual foram analisadas diversas pesquisas e monografias internacionais sobre o assunto. Inicialmente, esta monografia oferece uma análise breve das diferentes patologias sobre as quais existem registros de possível transmissão a bordo de aeronaves ao longo da história. Então, discorre-se acerca do próprio sistema de ar-condicionado e filtragem de ar que equipa a maioria das aeronaves comerciais atualmente, detalhando seu funcionamento e analisando de maneira mais específica um de seus componentes, que possui grande relevância no que se refere ao tema deste documento: o filtro HEPA. O último capítulo, por sua vez, trata da atuação deste sistema na pandemia de COVID-19, que impulsionou as pesquisas sobre o comportamento de agentes etiológicos dentro de aeronaves, visto que afetou o mundo de maneira extremamente significativa deixando milhares de mortos, impactos socioeconômicos e grande insegurança a respeito do transporte aéreo e seu aspecto sanitário. A análise contida nesta dissertação evidencia que o ambiente interno de uma aeronave comercial, considerando que todos os componentes do sistema de ar-condicionado estejam funcionando corretamente, pode ser comparado a ambientes hospitalares no que diz respeito ao controle de vírus, bactérias e fungos.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Point Merge System: uma inovação na segurança do espaço aéreo
    (2022-11-04) Correa, Caio Acciari; Yokoyama, Daniel Yuji; Souza, Lucas Gonçalves de; Cunha Neto, Manoel Elias da; Santos, Thiago Dourado Felipe dos
    A proposta deste trabalho é realizar uma análise dos resultados da implementação do “Point Merge System” na Terminal São Paulo, para demonstrar como tal sistema pode contribuir para o aumento da eficiência e para o aumento da segurança no espaço aéreo. Para isso, foi analisado de onde surgiu a demanda para a criação desse sistema, além de como se deu a sua implementação no que tange a obstáculos e desafios durante a fase de implementação nas mais diversas estruturas do espaço aéreo. Além disso, os autores realizaram uma pesquisa com pilotos que regularmente operam procedimentos de aproximação na Terminal São Paulo, questionando sobre as consequências da implementação do sistema em busca de constatar se houve um impacto positivo ou negativo na segurança e eficiência das operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Evolução dos motores aeronáuticos visando a economia e sustentabilidade
    (2022-11-11) Viana, Igor Ferreira; Bonelli, Igor Perry Brandão; Maia, Pedro Henrique Silva
    A proposta dessa pesquisa é realizar uma análise da evolução dos motores aeronáuticos com base na construção e desenvolvimento desses motores ao decorrer das décadas, realizando um panorama desde os primeiros motores aeronáuticos até os motores atuais, explicando o princípio de funcionamento e os pontos que foram aprimorados visando a eficiência desses motores. Em seguida, aborda-se sobre os impactos que esses motores provocam no meio ambiente e como a evolução dos motores aeronáuticos diminuíram esses impactos, for fim, analisaremos os combustíveis utilizados atualmente na aviação e a solução para os impactos causados por esses combustíveis.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    EMAS – o novo sistema de segurança implantado no aeroporto de Congonhas
    (2022-06-02) Cardozo, Alessandra Fernandes; Silva, Edson Alves da; Soares, Katilaine Inaille
    O presente artigo aborda uma breve descrição do EMAS, sistema de segurança implementado no Aeroporto de Congonhas. Para isso, a primeira seção direcionou seu foco para a necessidade de evolução da infraestrutura aeroportuária, uma vez que a cada ano aumenta consideravelmente a quantidade de voos no mundo. A segunda seção aborda a excursão de pista e a necessidade de adaptar os aeroportos às tecnologias que podem prevenir a ocorrência de acidentes e incidentes, trazendo maior segurança para os usuários e trabalhadores da aviação civil. A seção três faz uma abordagem ao EMAS foco deste estudo, apontando suas características e a sua importância para a segurança na aviação. O objetivo deste estudo foi analisar e identificar o impacto que a implementação do EMAS pode oferecer aos aeroportos. Para a construção deste estudo foi realizada uma revisão bibliográfica, onde foram utilizadas informações selecionadas em teses, dissertações e artigos científicos em bases de dados especializadas como o Scielo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações. Também foram utilizados documentos e Resoluções da Agência Nacional de Aviação Civil.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Uso do voo simulado na prevenção de acidentes : aplicabilidade no treinamento de piloto privado
    (2022-06-14) Silva, Gabriel Dias; Souza, Gustavo de Marco; Cortez, Lucas; Lourenço, Mariana Satheler Brumbin
    Este trabalho tem como objetivo explicar como com o uso de simuladores de voo podemos ajudar na prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos na formação de pilotos privados. Analisamos os dados coletados pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e concluímos que fatores como tomada de decisão, aplicação de comandos de voo sofrem séria influência em ocorrências em voos de instrução. Nesta perspectiva, coletamos dados por meio de pesquisa de campo para ter uma melhor interpretação de como as pessoas que já realizaram ou ainda estão realizando treinamento de piloto privado sentem quando são colocados em situações de emergência em voo e assim analisar de forma quantitativa qual seria a solução mais adequada, sem afetar os fatores econômicos no treinamento. Com base nesses fatores, elaboramos neste trabalho um manual de boas práticas que apresenta uma proposta de um programa de instrução desenvolvido para o simulador de voo antes do primeiro voo solo do aluno voar. O uso do simulador de voo busca complementar a instrução visual de voo, criando um programa de instrução que auxiliará no treinamento e aprimorará o conhecimento do piloto para o resto de sua carreira, considerando que esta formação é feita no piloto privado sendo a base sua formação, bem como pode afetar a tomada de decisão em diferentes níveis de ensino. Será apresentado nos capítulos de introdução ao treinamento, simulador de voo, ocorrências aeronáuticas na aviação privada e instrucional, o programa instrucional e os resultados da pesquisa que realizamos direcionados a voluntários que estão fazendo ou fizeram os cursos práticos de piloto de avião particular e piloto de avião comercial.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Transporte supersônico: passado, presente e futuro
    (2022-06) Manetta Filho, Alexandre; Souza, Júlio César Umbelino de; Silva, Lucas; Monteiro, Luis Francisco Latapiat
    Considerando o fim do transporte comercial supersônico nos anos 2000, este artigo visa mostrar as possibilidades desse transporte, bem como sua viabilidade, reduzindo os tempos de voo e aumentando a eficiência de voos de longa distância. As novas tecnologias como carenagens para redução do boom sônico, design de asa e motores turbofan com baixa relação de bypass e alta eficiência de combustível estão abrindo novos horizontes para voos comerciais supersônicos, quebrando barreiras aerodinâmicas, regulatórias e econômicas. Assim, observa-se que, apesar deste transporte ter acabado anteriormente, em um futuro próximo os céus estarão cheios de aeronaves supersônicas conectando em altas velocidades os destinos distantes ao redor do globo.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Influência do 5G na aviação
    (2022-05) Pereira, Arthur H. Alves; Barbosa, Fábio Tavares; Ramos, Gabriel D. Pereira; Pereira, Ian Viana; Andrade, Leonardo de Paiva; Alves, Lígia Martins; Andrade, Maurício Teixeira; Silva, Pedro Ikki de Macedo
    Com este trabalho percebemos que diante do avanço da tecnologia um novo fator de risco para a aviação surgiu e esse fator pode ocasionar acidentes catastróficos, essa nova tecnologia 5G que opera na frequência de 3,7 a 4,2 GHz, traz esse grande risco para aviação atual em alguns países, pois a sua frequência causa interferência prejudicial ao rádio altímetro, equipamento que indica a altura da aeronave em relação ao solo, além de fornecer informações críticas para outros sistemas da aeronave, como o sistema de prevenção de colisões de alerta de tráfego (TCAS), o Instrument Landing System (ILS), Ground Proximity Warning System (GPWS)” que utiliza a frequência entre 4,2 a 4,4 GHz. A FAA advertiu que a influência do 5G pode trazer riscos à atividade aeronáutica durante a aproximação e pouso e podendo ocasionar acidentes com graves consequências. Vimos que para a mitigação desse risco é necessário que tanto a tecnologia 5G como a aviação tenham que evoluir juntas, no entanto, a falta de compreensão, cooperação e discussão entre essas duas indústrias no estágio inicial vem dificultando o processo de resolução deste problema. Porém já podemos buscar meios de corrigir essa situação tomando como exemplo a forma que o 5G vem sendo implementado na Europa. Devido ao alto custo, torna-se inviável a alteração dos rádios altímetros das aeronaves que já estão em operação, com isto, a FAA, em uma tentativa de mitigar os riscos associados ao 5G, publicou duas diretrizes de aeronavegabilidade (AD) relacionadas à interferência do sistema nos rádios altímetros das aeronaves. Essas AD ́s exigem restrições operacionais em locais em que exista tal interferência. O mais viável perante este cenário seria realizar alterações nas operações do 5G com reajuste da frequência. De modo geral fatores econômicos são essenciais para estabelecer um ritmo entre a aviação e o 5G, pois nenhuma das empresas querem perder receitas enfrentando barreiras que podem ocasionar falência para as partes. Tanto a FAA e a FCC estão trabalhando juntas para poder sanar os problemas que estão tendo sobre a tecnologia, assim visando um futuro em que toda segurança prevalece sobre os riscos de acidente. Em se tratando de dois instrumentos de progresso para as nações, cujos desenvolvimentos devem sem dúvida, avançar, é necessário que sejam tomadas ações mitigatórias para o problema, evitando proibições que venham a restringir a operação aérea, e muito mais importante, antes que possam ocorrer acidentes com vítimas. Concluímos que mesmo sendo um problema que ainda se encontra na fase inicial já podemos refletir e repensar em soluções, partindo do princípio que tanto a tecnologia das telecomunicações como a aviação surgiram para quebrar distâncias, porém atualmente ambas se encontram em um impasse onde estão visando os lucros e talvez se esquecendo da prevenção de acidentes e segurança operacional. Como resultado, operadores aéreos já cancelaram voos para alguns destinos, devido ao problema que está ocorrendo sobre interferências nas aeronaves e os riscos que isto traz à operação aérea. É preciso que haja muito diálogo para que um acordo seja estabelecido e a tecnologia do 5G avance com segurança para um futuro melhor para ambos os setores. E a humanidade dará mais um passo para um grande avanço sobre a aviação e a telecomunicação.