Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Física por Assunto "Atividade Física"
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Tese Acesso aberto Análise multifatorial do comportamento de risco relacionado à atividade física e indicadores saúde de policiais militares do Estado de Mato Grosso(2021) Ferraz, Almir de FrançaINTRODUÇÃO: O comportamento humano pode ser analisado de forma multifatorial em função de diferentes desfechos associados à saúde e estilo de vida de adultos. OBJETIVO: Identificar e analisar os principais comportamentos multivariados dos componentes da saúde e atividade física de policiais militares no Estado de Mato Grosso/Brasil. METODOLOGIA: A coleta de dados foi realizada por meio da amostra de conveniência baseada no cálculo amostral de cochran, composta por 270 policiais militares das Unidades Policiais Militares operacionais e administrativas da PMMT, utilizando a amostra masculina. Todos os avaliados foram submetidos as medidas antropométricas e análise da composição corporal, indicadores bioquímicos (hemácias, glicemia, leucócitos, cortisol, HDL, LDL e interleucina-6 IL-6) e medidas hemodinâmicas da pressão arterial. Os indicadores relacionados ao estilo e hábitos de vida foram determinados pelo: AUDIT (relacionado ao consumo e grau de dependência ao álcool; protocolo de Fargerström, relacionados aos hábitos tabagista; IPAQ, determina o nível de atividade física; Histórico familiar associados as doenças crônicas (diabetes, hipertensão e câncer); indicador de sono, pelo protocolo de Pittsburgh. Os indicadores de aptidão física foram determinados pelos testes neuromotores (barra fixa, flexão de braço, força abdominal, força de membros superiores e força de preensão manual), além da aptidão cardiorrespiratória pela corrida de doze minutos. A análise dos dados foi realizada pela Técnica de Correlação Matricial, Análise de Componentes Principais e Análise Fatorial Exploratória que formatou a estatística (Software SPSS e R®) referente às dimensões, componentes principais, fatoriais para explicação da associação dos fenômenos e agrupamentos das 50 variáveis, divididos em três dimensões de análises. RESULTADOS: Baseado nas análises encontramos as características dos fatores dos comportamentos principais, que compõe por meio das dimensões por porcentagem estratificada para explicação das interferências na saúde e doenças, com destaque na primeira abordagem: 1. Composição corporal, nutricional e indicadores bioquímicos explicam em 30% o impacto da saúde/doença de PMs, 2. Desempenho Físico com 18%, 3. Metabolismo-saúde 8% e a 4. Aptidão física relacionada à saúde com 6%, que o fator total de explicação resulta em 62% de implicação na saúde e desenvolvimento de doenças. Em outros aspectos relacionados à saúde, qualidade de vida e doenças de PMs, a determinação da porcentagem foi alterada de explicação de cada comportamento, os quais obtivemos os seguintes resultados: 1. Atividade Física e Aspectos de Saúde na Qualidade de Vida explicam em 11% o impacto da saúde/doença de PMs, 2. Aspectos de Fatores de Risco Metabólico com 10%, 3. Prevalência dos aspectos Epidemiológicos e Ambiente de Trabalho em 10%, 4. Aptidão física relacionada à saúde com 8% e a 5. Prevalência de Limitação Física e Emocional com 6%. Implicando na explicação no contexto da saúde e desenvolvimento de doenças no total da dimensão de 47%. Os comportamentos principais de saúde, aptidão física e atividade física dos PMs (PO e PE), são explicados em 78,17% para os policiais do policiamento ostensivo e 76,38% para os policiais do policiamento especializado, no contexto de influência comportamental de manutenção da saúde e desenvolvimento de doenças. O componente que foi destaque, nesse estudo, foi o Componente Principal 1 - PC1 (componente de exercício físico) em ambos os grupos, denominado por características essencialmente voltadas à aptidão física (desempenho físico) que explicou em 38,10% para policiais do policiamento ostensivo e 27,42% para os policiais do policiamento especializado, na questão de interferência da saúde- doença. No agrupamento das multivariaveis, constatou-se que policiais do policiamento especializado tem o perfil mais homogêneo e agrupado que policiais do policiamento ostensivo, esses possuem características distintas em três grupos. A multidimensionalidade do comportamento é uma importante análise para identificação e estratégias para atuação em conjunto com o corpo de profissionais para resultar em melhoria da saúde tornando-os fisicamente ativos para prevenção de doenças, como forma constatar, quais são as manifestações multivariadas que ocorre no nosso corpo. CONCLUSÃO: A análise fatorial destacou que a composição corporal, atividade física e marcadores bioquímicos são componentes influenciadores na manutenção da saúde e doenças de profissionais da Segurança Pública, que alinhados às necessidades da prática de exercícios físicos proporcionam adaptações importantes na diminuição de riscos à saúde desta população.Dissertação Acesso aberto Medida de escola ativa da rede pública estadual de Santa Catarina: contexto e possibilidades(2021-12-21) Santos, ErickA escola brasileira passou por diversos movimentos que se materializaram em uma multiplicidade de propostas pedagógicas. Entre elas, o movimento Escola Nova que defendia uma educação democrática considerando o estudante como centro de toda prática escolar para uma aprendizagem ativa. O termo Escola Ativa (EA) teve sua origem no movimento da Escola Nova e foi revisto nos programas de educação do campo na Colômbia. Atualmente, é utilizado para designar políticas educacionais com foco na promoção da atividade física. Ancorada nos preceitos de justiça social a proposta de EA advoga por uma educação que permita o desenvolvimento das liberdades dos sujeitos, buscando a mobilização e fortalecimento da comunidade em prol da saúde. EA é aquela que se organiza comunitariamente e está comprometida em garantir atividades físicas no cotidiano escolar e uma educação que contribua para a adoção de um estilo de vida ativo. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar os níveis de escola ativa da rede pública estadual de Santa Catarina e refletir sobre aspectos a tornar o ambiente mais ativo. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa de cunho descritivo. Foi utilizado a metodologia de medição de nível de EA juntamente com o Instrumento de Sondagem Telefônica propostos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que possibilitaram a realização da pesquisa em duas etapas distintas: i) Mapeamento das Escolas da Rede Pública Estadual de Jaraguá do Sul; ii) Mapeamento das Escolas Estaduais do Estado de Santa Catarina. Na primeira etapa do estudo no município de Jaraguá do Sul e região, foi realizado um estudo censitário nas escolas da rede pública estadual. Participaram da amostra todas as escolas que compreendem a 24ª Coordenadoria Regional de Educação de Jaraguá do Sul dispostas nos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá. A participação no estudo foi garantida através de uma carta convite enviada eletronicamente aos 29 gestores. Na carta constava o link do Instrumento de Sondagem a ser respondido pela ferramenta G-Suite Google Forms. A segunda etapa da pesquisa foi definida pela aplicação do Instrumento de Sondagem através de entrevistas telefônicas aos gestores das escolas estaduais de Santa Catarina. Já na segunda etapa, foram realizadas 483 entrevistas em escolas que ofertam ensino regular, distribuídas em 126 que oferecem Anos Iniciais, 197 Anos Finais e 160 que ofertam o Ensino Médio. Os resultados demonstram que um percentual expressivo de escolas apresenta baixos índices de escola ativa entre todas as modalidades de ensino. Para análise estatística utilizou-se o teste de Kruskal Wallis para verificar as diferenças entre as modalidades de ensino (p=0,198) e o teste Qui-Quadrado para análise entre as mesorregiões ((p= 0,008). A pesquisa demonstrou que as diferentes modalidades de ensino não influenciam diretamente nas concepções de Escola Ativa, porém, as diferentes regiões do Estado são determinantes dela. As conclusões inferidas apontam para um longo caminho para as escolas se tornarem mais ativas e evocam mais pesquisas que sejam capazes de elucidar as razões pelas quais as escolas de determinadas regiões terem mais facilidade fomentar o movimento no espaço escolar. A ampliação de políticas públicas de acesso e incentivo a prática da Atividade Física para os estudantes das escolas catarinenses, bem como a formação de uma rede colaborativa, são possíveis caminhos apontados nesse estudo.