Engenharia de Produção
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Navegando Engenharia de Produção por Assunto "Porto de Santos"
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Artigo Científico Acesso aberto Aplicação da metodologia lean manufacturing em um terminal de granéis líquidos(2022-06-09) Cichetto, Camila; Silva, Gabriel; Pereira, Isabelle; Thorlay, SilvioO objetivo deste trabalho foi avaliar a metodologia Lean Manufacturing, e a sua implantação e aplicação dentro do setor portuário, mais especificamente em um terminal de graneis líquidos, situado no porto de Santos – SP. A empresa do estudo de caso decidiu que precisaria aplicar essa metodologia para identificar quais as atividades que não agregavam valor ao cliente e, principalmente, transformar a forma de gerenciar o negócio auxiliando atingir os objetivos da empresa e aumentar a satisfação do cliente. Para melhor compreensão do estudo, foi realizado uma revisão bibliográfica do que é a metodologia Lean, como ela funciona, o que aborda, quais suas principais ferramentas e como elas foram aplicadas na implantação da metodologia na empresa e os resultados obtidos.Artigo Científico Acesso aberto Dimensionamento de um terminal intermediário para redução de gargalos logísticos no transporte de grãos do Porto de Santos(2022-12-07) Silva, Anderson; Canto, Antonio; Mendonça, LucasO transporte ferroviário tem se mostrado eficiente ao longo dos anos em países que investem em sua infraestrutura. O Brasil historicamente não tem evoluído nesse segmento tendo uma representação percentual de transporte ferroviário menor do que países com dimensões territoriais semelhantes, porém recentemente houve um grande investimento da iniciativa privada no setor que incentivou o crescimento do transporte de grãos por modal ferroviário nos últimos anos. Contudo, ainda existem muitas oportunidades de melhorias, devido aos inúmeros gargalos logísticos existentes hoje no setor ferroviário. O objetivo deste estudo foi dimensionar a capacidade em toneladas e volume de um terminal que atenderá a demanda exposta pela Empresa 1. Para isso foi elaborada uma base de cálculos para fundamentar o projeto, que resultaram em um volume de 223.500 m³, baseado nas necessidades e complexidades do Porto de Santos. Segundo o que foi dimensionado para a capacidade portuária e ciclo de carga e descarga, foi possível determinar que 891 caminhões sairiam de circulação no trajeto Rondonópolis – Santos, consequência do aumento do transporte de cargas ferroviárias, resultando em indicadores positivos nas áreas ambientais, sociais e econômicas.