Ciências Aeronáuticas
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Navegando Ciências Aeronáuticas por Assunto "Acidentes"
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Monografia Acesso aberto Acidentes aéreos: fatores humanos como fator contribuinte(2021-06-21) Nakahara, Jorge LuizDesde o início, a aviação tem feito um grande número de vítimas em acidentes. Além de fatores de ordem humana também existem fatores materiais, relacionados com a deficiência de projetos, fabricação, como os fatores operacionais que se relaciona na causa de acidentes na aviação. A presente pesquisa objetivando identificar os fatores humanos como causa de acidentes aéreos, buscou investigar as causas dos acidentes aéreos e os órgãos responsáveis, pautada em documentos, relatórios e pesquisas anteriores disponíveis em acervo no CENIPA e o SIPAER. Demonstrou-se, os fatores humanos mais presentes em situações de acidentes aéreos abordando os pontos fisiológicos e psicológicos. Ao analisar os resultados obtidos na pesquisa, destaca-se problemas maiores com o emocional, cansaço, fadiga e desatenção. E, para diminuir estes índices, sugere-se uma atenção especial e melhorias aos programas de treinamento já existentes como por exemplo o SMS (Safety Management System) e SGSO (Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional), que visa à gestão da segurança, mitigando riscos em todos os setores das organizações, promovendo e garantindo níveis aceitáveis de riscos e aplicando programas de melhoria continuada, aumentando a cada processo os níveis de segurança. Tal razão abrange a melhoria das condições de trabalho dos pilotos e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida e a produtividade desses profissionais. A investigação das causas do acidente e determinante para apurar os riscos e fatores, com intuito de responsabilizar os culpados, e realizar as adequações necessárias quanto aos procedimentos e normas vigentes existentes. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática da literatura, sendo um estudo exploratório, realizado por meio de pesquisa bibliográfica já publicada sobre o tema utilizando cruzamento das informações obtidas por meio das pesquisas, índices, registros atualizados pelas autoridades do sobre a aplicabilidade de políticas preventivas em acidentes aéreosMonografia Acesso aberto Análise dos Fatores Associados aos Acidentes Aéreos e a Segurança de Voo(2022-11-29) Rockenbach, Matias RobertoO objetivo da presente pesquisa é analisar fatores e particularidades que determinam a sua ocorrência dos acidentes aéreos visando as considerações que abrangem a segurança de voo. A metodologia adotada pela presente pesquisa é uma revisão bibliográfica, onde foi realizada a análise de diferentes publicações, artigos, teses, entre diferentes documentos que deram sustentação para a presente pesquisa, e foi determinado a consideração os autores mais qualificados dentro do meio acadêmico. Os resultados apresentados e analisados demonstram que o sistema da aviação é um agrupamento de fatores complexos e que precisam ser geridos de diferentes formas, sendo assim, para garantir a segurança e otimização do setor da aviação a análise das ocorrências de acidentes e as técnicas de gestão são instrumentos fundamentais para aprimorar e melhorar a segurança do voo ao longo do tempo.Monografia Acesso aberto Fadiga de voo e sua relação com os problemas de acidentes e incidentes aeronáuticos(2019) Castro, Henrique afonsoThis research proposes a discussion about the contributions of studies on fatigue and its relationship with aeronautical accidents and incidents, especially regarding the main causes of fatigue and its possible consequences on the operational safety of the flight, in order to understand the need to adopt measures. effective in managing the risk of fatigue by preventing or even avoiding possible tragic facts. The overall objective was to analyze the possible consequences that crew fatigue may have on the operational safety of the flight. It was adopted as methodology, in relation to the objective, the descriptive research, with qualitative approach. As for data collection, it is a bibliographic and documentary research. From the analysis of the data, it was verified that the crew fatigue can bring possible consequences for the operational safety of the flight, because, in the state of fatigue, many factors can contribute to accidents, minor, serious or even fatal, such as long days during the day, multi-day schedules, morning or early take-off, late night take-offs, long stops during the flight, work routine that requires the performance of various functions. Therefore quality of life programs and flight safety protocols must be followed to ensure greater travel safety. Keywords: Fatigue. Crew. Accidents Flight safety.Monografia Acesso fechado A importância do CRM para o gerenciamento eficaz em situações de estresse no cockpit(2022-11-29) Roveda Mendes, RamonA presente pesquisa tem com objetivo geral de Compreender e analisar fatores humanos que representam riscos à segurança operacional na aviação, garantindo e preservando a integridade humana. O método de pesquisa utilizado foi descritiva, de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, por meio de livros, artigos científicos, monografias, entre outros. Sendo que o principal objetivo desta monografia está embasado nas práticas e métodos da utilização do CRM nas empresas aéreas, destacando como é fundamental o conhecimento dos tripulantes relacionado ao mesmo, no que diz respeito aos acidentes aéreos causados pela ausência desse treinamento. Após a análise do mesmo e identificação dos principais problemas constatou-se que como é importante a prática do CRM no gerenciamento eficaz em situações de estresse no cockpit na modernidade atual, que a capacitação e o treinamento da tripulação se faz necessário.Monografia Acesso aberto Monomotores versus bimotores. Quais as vantagens e desvantagens operacionais destas classes de aeronaves leves a pistão na aviação geral?(2016) Santana, Carlos André Neves deThis research aimed to find the advantages and disadvantages of single-engine aircraft and light twin-engine piston in its use in general aviation. It is characterized as an exploratory research with bibliographic and documentary procedure and approach both qualitative and quantitative. The materials were analyzed information released by cenipa for this research, and also, books, websites, and various documents on legislation, everything that could be obtained and covering the aviation piston. For data analysis a careful observation of the same was carried out, making comparisons between two aircraft models which are widely used in the country, tupi and cessna 172 sp, representing the light single-engine aircraft piston and seneca i representing the light twin-engine piston. When analyzing the results we come to the understanding that the search aircraft classes do not compete but complement each other, fulfilling both important task in the development of the country.Monografia Acesso aberto Perda de controle em voo em aeronaves comerciais(2019) Zoschke, Hamilton LinharesThe main purpose of this job is to bring important knowledge, related to the Loss of Control in Flight event, specifically in comercial aircraft, to those interested in this issue and to aviation professionals.Monografia Acesso aberto Segurança do vôo: o gerenciamento do fator humano pelas empresas aéreas(2016) Pedroso, Carlos Eduardo LinassiO presente trabalho trata da análise do gerenciamento do fator humano pelas empresas aéreas, na redução de acidentes que afetam a segurança. tem como objetivo, entender a importância do gerenciamento do fator humano pela empresa aérea para diminuir os fatores de risco. Justifica-se o trabalho por entender que os acidentes com aeronaves devem ser vistos, baseados em uma teoria científica que pretenda analisar o entendimento das ações do ser humano, que é, sem dúvida, uma das principais causas, ou seja, sem a ação do homem haveria poucos acidentes aéreos, Ele é, também, o único capaz de gerenciar os sistemas e diminuir as catástrofes. Quanto ao tipo de pesquisa adotado, é bibliográfica, realizada com base em material publicado em livros, revistas, jornais e arquivos. A análise dos dados foi feita por meio de estudo teórico. Buscou-se conceitos e informações sobre a temática com autores renomados. Ao analisar os resultados obtidos com a pesquisa, conclui-se que questões relacionadas aos Fatores Humanos contribuem para acidentes com aeronaves. Contudo, é imprescindível ter consciência dos limites físicos e psicológicos do indivíduo. Existe a necessidade de gerenciamento da mecânica, através de um controle rigoroso, além do treinamento para pilotos e demais profissionais que atuam com aeronaves.Monografia Acesso aberto Segurança Operacional em Aeronaves de Pequeno Porte da Aviação Civil Brasileira: Uso do Checklist(2020) Scariot, Pedro Afonso MartinelliThis work aims to analyze if aeronautical accidents or incidents of small airplanes can be related to the non-use or misuse of the checklist, and what are the ways to make pilots aware of checklist use. The research is characterized as exploratory, with documental procedures, and qualitative as well as quantitative approach, analyzing accidents reports from official websites of CENIPA/SERIPA and ANAC. After analyzing the statistical data, it was possible to observe that there have already been some accidents reported in Brazil, where the checklist was a contributing factor of the case. Some pilots abdicate their responsibilities and knowledge and stop using the checklist, as well as, in some cases, the accumulation of tasks during the flight made them forget some essential items. As a result, it is necessary to make pilots aware of the importance of checklist use, to ensure that the operational safety of the flight remains always in a higher level.Monografia Acesso aberto Segurança operacional na instrução de voo civil no Brasil(2022-11-29) Ozelame, André LuizEsta pesquisa teve como objetivo geral demonstrar como implantar da maneira mais eficiente o conceito de Segurança Operacional na instrução de voo civil no Brasil. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória, com procedimento bibliográfico e documental, por meio de manuais, livros e artigos diversos. A abordagem utilizada foi qualitativa. A análise de dados foi feita por meio de materiais encontrados na internet e aprofundamento do tema proposto. Observou-se que os fatores contribuintes mais relevantes se associam ao desempenho técnico do ser humano. Conclui-se que a implantação eficiente da segurança operacional na instrução de voo civil no Brasil é principalmente dada pela mudança de atitude, e deve ser trabalhada de forma proativa e preditiva no âmbito da prevenção de acidentes aeronáuticos. Entendeu-se, que ainda é de suma importância a aplicação de um sistema de gerenciamento de riscos, para que, sejam identificados e mitigados os perigos relacionados à atividade aérea, pelo menos em um nível aceitável.Monografia Acesso aberto A segurança operacional na mitigação de acidentes aeronáuticos causados pela carga excessiva de trabalho(2018) Izeppi, Ady WillianThis research aims to present the possible risks caused by the human factor in aeronautical activities. We can say that working hours and restless nights influence the operational safety of aviation. With the search and analysis in the form of an exploratory research with bibliographical and documentary procedures, the factors arising from these worked hours and without due rest by pilots, flight attendants, and air traffic controllers are presented, the four most important being deserve major focus, which are: fatigue, stress, errors and violations. It’s concluded at the end of the research that in the history of accidents and aeronautical incidents, in most of them there is presence of bad judgment of actions and measures in emergency or critical operations. Both stress and fatigue, which are factors that interconnect each other on the part of the crew and controllers, directly influence an occurrence and if there is no perception and actions of preventive and mitigating measures, accidents and incidents may occur, bringing risk and / or fatalities for flight crews and passengers. Keywords: Human factor. Accidents. Incidents. Fatigue.Monografia Acesso embargado Sistema de gerenciamento da segurança operacional: operadores aéreos(2020) Fonseca, Domicio AngeloSegue o envio do TCCMonografia Acesso aberto A utilização das ferramentas de avaliação de risco de voo (FRAT) como auxílio na tomada de decisão no contexto da aviação geral brasileira(2022-11-29) Altoé Neto, RuyAnalisando-se o cenário de ocorrências aeronáuticas (acidentes e incidentes) no âmbito da aviação geral brasileira, tem-se entre os principais fatores contribuintes o julgamento de pilotagem, aplicação de comandos, planejamento de voo, processo decisório, atitude, pouca experiência do piloto e percepção de condições meteorológicas adversas. Todos esses fatores se relacionam diretamente com a tomada de decisão aeronáutica (ADM), e com a deficiente análise e avaliação de riscos associados a operação da aviação geral, antes mesmo de iniciar o voo. Diante da deficiência de métodos de avaliação de riscos, essa monografia tem como objetivo analisar e verificar a aplicação prática das ferramentas de avaliação de risco de voo (FRAT), que propõem um modelo de avaliação qualitativa e quantitativa para melhor identificação do nível de risco das operações no âmbito da aviação geral, aumentando a consciência a cerca dos riscos, e fornecendo base analítica para tratamento e mitigação dos riscos. O método de pesquisa adotado foi o exploratório com base em consultas bibliográfica a respeito do assunto. Como conclusão da pesquisa, tais ferramentas de análise de risco, ainda pouco utilizadas, podem contribuir muito para o aumento da segurança voo, mas devem ser mais bem pesquisadas, elaboradas e adaptadas a cada contexto de operação para que se tornem eficientes e amplamente aplicadas.