Ciências Aeronáuticas
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Navegando Ciências Aeronáuticas por Assunto "Acidentes Aéreos"
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Monografia Acesso aberto Análise dos fatores contribuintes em acidentes: Compreendendo o alto índice de fatalidades nas aeronaves bimotoras leves(2022-11-29) Silva, EduardoEsta monografia teve como objetivo geral analisar as possíveis causas do alto índice de mortalidade em acidentes com aviões bimotores leves, na aviação civil, incluindo os seguintes pontos: apresentação das principais características das aeronaves bimotoras leves registradas no RAB; identificação, através de dados estatísticos, das quantidades e das causas principais dos acidentes que envolveram as aeronaves bimotoras leves; a compreensão da teoria por trás das principais causas de acidentes nos bimotores leves e, a verificação, através da literatura especializada, dos acidentes ocorridos com bimotores leves devido a fatores operacionais e humanos. Tem a característica de uma pesquisa do tipo descritiva, com procedimentos bibliográficos, como consulta em livros, publicações, artigos, sites e vídeos da área aeronáutica; e documentais, como checagem de ofícios de órgãos como a ANAC, CENIPA e FAA, manuais e relatórios. Possui natureza quantitativa e qualitativa, apresentando fatos e informações sobre o tema, em conjunto com a análise de dados estatísticos. Ao final da pesquisa, é aceitável concluir que a falha de motor é um dos principais causadores de acidentes aéreos em bimotores leves que levam a fatalidade. Mas outros fatores são extremamente relevantes para o alto índice de mortes em bimotores, como a indisciplina de voo, a falha na supervisão gerencial, a deficiência no planejamento e a influência de cultura organizacional, quando a mesma não está em harmonia com os ideais de segurança. Com todos esses pontos explicados, somados, é possível o entendimento do alto índice de fatalidade nas aeronaves bimotoras leves.Monografia Acesso aberto A segurança e o controle do voo - a importância do fator humano(2021-11-12) Friedl, Carlos Eduardo DonadioCom o passar dos anos, os avanços tecnológicos viabilizaram o aumento no grau de segurança das aeronaves. No entanto, no âmbito do transporte aéreo, observa-se que grande parte dos acidentes e incidentes aéreos estão associados ao erro humano. Diante do exposto, o desenvolvimento deste trabalho está pautado na identificação dos principais aspectos relacionados ao fator humano, responsáveis por reduzir a segurança no transporte aéreo. Além disso, buscou-se verificar quais são as principais estratégias adotadas pelas organizações e órgãos competentes a fim de reduzir os acidentes e incidentes aéreos. Com relação aos procedimentos metodológicos, este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica exploratória, quantitativa e qualitativa, em que artigos científicos, livros, teses, dissertações e legislações foram utilizados para a coleta de dados. O desenvolvimento desta pesquisa tornou possível verificar que o fator humano representa um dos elementos mais flexíveis e ao mesmo tempo, vulneráveis a influências externas. Dessa forma, constatou-se que essas influências são responsáveis por afetar negativamente no desempenho e na tomada de decisões dos indivíduos durante o exercício da atividade aérea. Além disso, observou-se que essa interferência negativa está interligada principalmente aos aspectos fisiológicos (limitações corpo humano frente à aeronavegação), psicológicos (estresse) e sociais (comunicação e ambiente de trabalho). Por fim, identificou-se que as principais medidas adotadas para reduzir os acidentes e incidentes aéreos estão baseadas nos procedimentos preventivos, que apresentam como principal objetivo a redução da ocorrência de erros originados pelo fator humano.