Ciências Aeronáuticas
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Navegando Ciências Aeronáuticas por Assunto "Acidentes Aeronáuticos"
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Monografia Acesso aberto Airmanship: o profissionalismo como foco da prevenção de acidentes na aviação geral(2022-06-20) Doria, RafaelO foco desta pesquisa foi o Airmanship, qual seja, a habilidade, profissionalismo e disciplina por parte dos pilotos, e como este conceito pode ser utilizado e aprendido por aeronautas para que se tente minimizar o grande índice de acidentes causados por falha humana na Aviação Geral. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo Exploratória, com procedimento Bibliográfico e Documental, através de literatura especializada sobre o assunto, e documentos de fontes oficiais. A abordagem foi de natureza Quantitativa. Foram analisadas as estatísticas de acidentes da Aviação Geral e seus principais fatores contribuintes. Conclui-se, ao final da pesquisa, que o conceito de Airmanship pode ser de vital importância para a prevenção de acidentes aeronáuticos. Mais ainda, que esta postura profissional e disciplinada deve ser seguida por todos os pilotos da Aviação Geral, pois a correta preparação para o voo, a proficiência no tipo de voo que se está pretendendo executar, e a observação das regras e normas vigentes são de extrema importância para que se alcance maior segurança nas operações aéreas e, por consequência, a melhora nos índices de acidentes da Aviação Geral.Monografia Acesso fechado Análise dos processos de prevenção de acidentes aeronáuticos no Brasil(2022-06-20) Barçante, Márcio RicardoO presente trabalho teve como objetivo analisar como o governo federal e as empresas de aviação estão atuando para evitar a ocorrência de acidentes e incidentes aéreos. Para isso, este trabalho possui uma natureza exploratória com procedimento documental e bibliográfico, onde o procedimento bibliográfico permitiu a utilização de material relevante, tomando-se por base o que já foi publicado em relação ao tema abordado. A pesquisa realizada é qualitativa, desta forma, este trabalho apresentou trabalhos científicos associados ao tema. A revisão bibliográfica trata-se de investigação e discussão de conceitos sobre temática, desse modo, a pesquisa conduz a uma relevante averiguação teórica e prática sobre cada uma das referenciadas perspectivas, essencial para o estudo apresentado. Diante do que foi pesquisado, o país tem criado formas para diminuir o risco de acidentes aéreos. Dentre os fatores que levam a essa conclusão está no fato do Brasil está cada vez mais inserido nas normas internacionais através de órgãos que regulamentam os voos em território nacional, com destaque para o SIPAER, por investigar os acidentes aéreos no país. A atuação das empresas de aviação civil também merece ser mencionadas devido aos constantes treinamentos que são realizados, principalmente com os técnicos de manutenção de aeronaves, já que, na maioria dos casos, os acidentes são causados por erros humanos e que devido a esses treinamentos o número de acidentes caiu. O destaque negativo fica por conta das empresas de aviação privada com pequenos jatos e helicópteros cujo mercado vem crescendo nos últimos anos e o número de acidentes desse tipo de transporte está aumentando no Brasil. Dessa forma, é necessário que haja uma maior fiscalização das autoridades competentes.Monografia Acesso aberto Aviões homologados leves: o que dizem os últimos 10 anos de estatísticas de acidentes no Brasil(2022-11-29) Scipioni, Henrique ReimersA presente pesquisa teve como objetivo geral demonstrar o número de acidentes aeronáuticos ocorridos em aviões de pequeno porte homologados no Brasil nos últimos 10 anos. Foi realizada uma pesquisa exploratória, a qual procura conhecer as características de um fenômeno para procurar explicações das causas e consequências de dito fenômeno com ajuda de procedimento bibliográfico e documental por meio de artigos, reportagens, regulamentos e leis. A abordagem utilizada foi qualitativa que como objetivo buscar e compreender um fenômeno em seu ambiente natural, onde ocorrem e do qual faz parte. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos e quadros, analisados de acordo com a fundamentação teórica. Com a ajuda do Painel SIPAER vamos categorizar e entender o que os últimos 10 anos de acidentes nos dizem em relação aos aviões de pequeno porte homologados. Construindo um conhecimento embasado em dados para poder desmitificar o consenso sobre o número de acidentes em pequenos aviões. A investigação de um acidente aéreo por si só, embora não busque responsabilizar os culpados, ela procura evitar que outros acidentes semelhantes ocorram. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que hoje temos como menor índice de ocorrências, nesta ultima década, os bimotores turboélices em primeiro lugar; e de menor índice de acidentes com fatalidades temos os bimotores com motorização a pistão.Monografia Acesso aberto Controle direcional em bimotores leves: performance esperada quando em operação monomotor(2020) Melhado, LeonardoThis main goal of this research is to understand the aspects of directional control and performance expected in light twin-engines, when in single-engine operation, that is, after the failure of one of the engines, and also to make an analysis of the fatal occurrences index in light twin-engines. The research was characterized as exploratory descriptive, using bibliographic and documentary procedures by means of books, manuals, websites, articles, regulations, and data from CENIPA and ANAC. A qualitative and quantitative approach was used. As for the analysis of the data, the accident rates in relation to the data collected were extracted out of the graphs and analyzed according to the theoretical foundation. It is known that this model of aircraft has distinct operating characteristics, when compared to single engines. This approach is necessary to emphasize to the pilot about the approval requirements of this aircraft and to understand the factors that affect the loss of directional control and the performance in flight. Furthermore, there is the fact that it was not found a specific manual at ANAC for the standardization of the course of light piston twin-engines in Brazil. At the end of this work, the problems faced due to power asymmetry were observed, in addition to the importance of VMCA for directional control and VYse to obtain the best performance of the aircraft when in single-engine operation. It was concluded that there is a lack of knowledge and non-compliance with the homologation requirements for light twin-engines. This is a contributing factor to the occurrence of aeronautical incidents and accidents, with a high lethality rate, in situations that present loss of control in flight after an asymmetric situation in which the pilot tried to extract a performance for which this type of aircraft is not able to comply.Monografia Acesso fechado Os Fatores Humanos na Aviação Civil(2020) Junior, Sergio Matta PeresThe work is an analysis of human factors as contributing causes of accidents and incidents in general aviation aircraft. Aiming to conduct a survey of psychological factors in addition to study them and identify them, aiming at adapting this to the goal of flight safety. To this end, the collection of documentation withdrawal CENIPA was used in addition to literature on human factors in aviation accidents and incidents. When analyzing the results obtained from the research, it is concluded that psychological factors has been highlighted in the statistics of accidents and incidents in general aviation aircraft. To lower these rates, the Aviation Psychology has contributed, among other things, training programs, revision of laws and regulations, vision, commitment to aviation safety and aims to improve the working conditions of pilots and, consequently, improving the quality of life and productivity of these professionals.Monografia Acesso embargado Fatores relacionados à comunicação nos acidentes e incidentes aeronáuticos no Brasil no período de 2010 à 2020.(2020) Souza, Thiago Francisco deThe purpose of this research was to identify aeronautical accidents and incidents where communication was the main factor that contributed to the occurrences, the analyzed site was Brazil and the temporal length is between 2010 and 2020. The research can be defined as exploratory with bibliographic and documental analysis procedures, through books, articles, reports, regulation, and laws, with a qualitative and quantitative approach. The data was analyzed by reports compilation into graphic representation and tabs, by means of theoretical foundation. As it was brought to a conclusion, it is possible to understand that the training lack, overusing of technical terms and operational indiscipline makes communication a considerable element for aeronautical accidents and incidents in commercial, general, and agricultural aviation in Brazil.Monografia Acesso aberto A importância do curso superior em ciências aeronáuticas na formação de pilotos: implicações na gestão da segurança operacional e prevenção de acidentes aeronáuticos(2022-11-29) Carvalho Silvestre, Jorge RicardoO presente trabalho teve como objetivo geral apresentar um estudo sobre a importância do curso de Ciências Aeronáuticas no processo de formação dos pilotos e como o curso pode contribuir para o processo de gestão de segurança operacional e prevenção de acidentes. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, artigos, reportagens, regulamentos e leis. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos e quadros, analisados de acordo com a fundamentação teórica. Ao concluir a pesquisa, percebe-se que o fator humano é um dos principais contribuintes para a ocorrência de acidentes e incidentes aeronáuticos e com isso faz-se necessário uma formação mais completa para os pilotos, visando mitigar esse fator.Monografia Acesso aberto PERFORMANCE DE DECOLAGEM E POUSO NA AVIAÇÃO DE PEQUENO PORTE: COMO A FALTA DA ANÁLISE DA PERFORMANCE AFETA SEGURANÇA DE VOO(2023-06-12) GONCALVES, GUILHERMEA presente pesquisa tem como objetivo geral compreender os fatores correlacionados a performance e os fatores humanos que contribuem para as ocorrências de acidentes durante as operações de decolagem e pouso de aeronaves leves no Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, artigos, relatórios, regulamentos e leis que abrangem o escopo da presente pesquisa. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. A análise dos dados foi dada por meio de gráficos, quadros e estudos de casos, e analisados de acordo com a fundamentação teórica. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que o desconhecimento da teoria de voo, a falta de compreensão da performance de pouso e decolagem, unidos a falta de capacidade de interpretação dos manuais de operação das aeronaves, ou até mesmo a cultura de negligenciar a utilização do mesmo tem se mostrado como fatores preponderante de acidentes e incidentes durante as decolagens e pousos de aeronaves leves no Brasil, levantando questões importantes sobre a formação básica dos pilotos e também da formação educacional do Brasil.Monografia Acesso aberto Os perigos de uma comunicação ineficiente entre piloto e copiloto(2022-06-20) Souza Santos, Felipe GadielEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender os fatores humanos contribuintes para a ocorrência de acidentes e incidentes aeronáuticos na aviação civil, priorizando a questão da comunicação entre os tripulantes, para poder entender até que ponto a comunicação entre eles poderia causar um acidente ou incidente, e para isso, objetivos secundários foram definidos, como o conceito do que é comunicação, a importância da comunicação na cabine, a forma como a fadiga afeta a comunicação entre os tripulantes, além do caso do voo AVIANCA 52, em que a comunicação foi fatalmente negligenciada pela tripulação, o que ocasionou a morte de 73 passageiros que estavam abordo da aeronave. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, artigos, reportagens, regulamentos e leis. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que a efetiva comunicação entre os pilotos e de suma importância para a segurança operacional, visto que a troca de informações não é somente verbal, mas também se manifesta em sinais sonoros e luminosos na cabine, sendo assim, a tripulação deve sempre se mantar alerta e usar de um vocabulário de fácil compreensão para a melhor tomada de decisão, principalmente em momentos críticos do voo, como decolagem, pouso e situações de emergência.Monografia Acesso aberto Perigos Inerentes à Fase Inicial de Pilotagem: Aspectos Associados às Ocorrências(2021-11-09) Silva, RomagnoEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender as razões pelas quais pilotos recém-formados integram o maior número de acidente aeronáuticos na aviação geral. A pesquisa se caracterizou como descritiva, na qual se analisaram documentos e relatórios finais para traçar um padrão do nível de experiência de pilotos quando se envolvem em acidentes aéreos. A abordagem foi quantitativa e o desenvolvimento se consolidou por meio de dados levantados diretamente do CENIPA. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos e quadros. Ao finalizar a pesquisa, concluiu-se que o desconhecimento acerca de perigos intrínsecos à aviação geral, a não observância dos limites de segurança, e o excesso de confiança fazem dos fatores humanos uma grande fonte de contribuição para as ocorrências aeronáuticas na aviação geral, afetando fortemente a segurança de voo deste braço da aviação. Percebeu-se que pilotos entre 50h e 350h de experiência em voo transitam por um período incipiente no desempenho da pilotagem chamado de “Zona da Morte”. Tal transição ocasiona um aumento na confiança acerca das habilidades e conhecimentos inerentes à prática da atividade aérea, o que pode comprometer a segurança operacional.Monografia Acesso aberto Prevenção de acidentes aeronáuticos: Aumento da segurança e o crescimento da avição civil(2022-11-29) Carvalho, Felipe Cesar RomeraEsta pesquisa teve como objetivo analisar a importância da prevenção de acidentes aeronáuticos e compreender se com uma prevenção eficaz há um aumento na procura por voos e como consequência um crescimento da aviação civil, apresentação dos órgãos responsáveis pela investigação e os fatores contribuintes mais recorrentes nos acidentes aeronáuticos. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico por meio de livros, artigos e reportagens. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos e quadros, analisados de acordo com a fundamentação teórica. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que é de extrema importância para a aviação civil investir cada vez mais na prevenção de acidentes, pois dessa forma estimula-se o crescimento e a procura por voos, aumentando também a segurança das operações.Monografia Acesso aberto Segurança operacional voltada para a prevenção de acidentes aeronáuticos(2021-11-12) Pena, João ViníciusEsse trabalho tem como objetivo principal evidenciar o sistema de gerenciamento da segurança operacional realizado dentro do complexo aeroportuário e apresentar ferramentas ou mecanismos que auxiliam na prevenção de acidentes aeronáuticos. Um trabalho caracterizado pelo método de pesquisa por meio de livros, artigos, documentários, seminários, entre outros. A análise qualitativa foi feita em cima de relatos usando o método comparativo, já a análise quantitativa foi feita em cima de gráficos, tabelas e dados registrados da própria pesquisa. Ao encerrar a pesquisa, concluiu-se que a implantação de sistema de gerenciamento da segurança operacional e a aplicação de projetos e programas como a gestão de pássaros em aeroportos, a criação de protocolos por tarde dos aeroportos, governos municipais ou estaduais impondo limites e restrições, são aliados na prevenção de novas ocorrências.Monografia Acesso aberto Segurança operacional: uma análise entre os operadores regulares e operadores por demanda(2020) Heinz, LeonardoThis work aimed to analyze how the structuring of the SMS interferes with the operational safety standards practiced by regular and non-regular operators. The methodology was developed through exploratory research, with a theoretical framework based on bibliography and documents, with both a qualitative and quantitative approach, from a theoretical basis assembled from books, articles, academic works, laws and regulations. The research conceptualized the SMS and elucidated its structure in the Brazilian aeronautical environment in regular and non-regular operations. Together, it was explained how the structuring of the SMS works in air modals, and the impact on Operational Safety generated by the system was shown, based on the structure and aeronautical accidents that occurred in these modals. Likewise, the methods for Risk Management and the positions that must exist for the operation of the SMS were described. Data on Aeronautical Accidents involving air operations in Brazil were analyzed, as well as the main factors that led to the occurrences, in order to make the system application transparent and to point out differences between regular and non-regular operators, and the causes of these differences. It was clarified how the regulation affects the air modes, and considerations were made regarding the impact generated by the SMS, which is greater in regular companies compared to non-regular companies, taking into account the main types of occurrences that lead to an accident.Monografia Acesso aberto O uso do SRM (Single-Pilot Resource Management) na aviação(2021-11-09) Greuel Ramon, SashaO mercado aeronáutico hoje conta com um variado número de aeronaves leves para a aviação geral, com muita tecnologia, telas e pilotos automáticos bastante sofisticados, reduzindo assim a carga de trabalho na cabine, tornando-os muito mais seguros. A tecnologia e os computadores vieram para ficar e realmente fazem a diferença. Os sistemas eletrônicos normalmente integram voo, navegação e comunicação, clima, terreno e controles de tráfego. Existem subsistemas com a finalidade de melhorar o status do piloto, a consciência situacional (SA), a tomada de decisão aeronáutica (ADM) e a capacidade de gerenciamento de recursos de um único piloto (SRM - Single-Pilot Resource Management). Dessa forma, o problema desta pesquisa é: como o uso do SRM (Single-Pilot Resource Management) auxilia na gestão e controle da aviação civil? O objetivo geral desta pesquisa é discutir a utilização do SRM (Single-Pilot Resource Management) na aviação. Neste trabalho foram utilizadas as bases Scielo, Portal CAPES e Google Academics para a investigação. As palavras-chave utilizadas na busca são: “Aviação Civil”, “Tecnologia”, “SRM”, “Single-Pilot Resource Management” e “Indústria da Aviação”. O SRM ajuda os pilotos a aprender a executar métodos de coleta de informações, análise e tomada de decisões. Embora o voo seja coordenado por uma única pessoa e não por uma tripulação de bordo, o uso dos recursos disponíveis, como controle de tráfego aéreo (ATC) e estações de serviço automatizado de voo (AFSS), replica os princípios do CRM. É necessário que o piloto tenha um conhecimento profundo de todos os equipamentos e sistemas da aeronave em voo. A falta de conhecimento, como saber se o medidor de pressão do óleo faz uma leitura direta ou usa um sensor, é a diferença entre tomar uma decisão acertada ou ruim que leva a um erro trágico.