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Navegando Design por Assunto "Animação"
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Monografia Acesso aberto Animação educacional “Dia de Pescaria”: incentivo ao desenvolvimento socioemocional do altruísmo(2019) Alves, Andréia SoaresResearch indicates that Brazilian education performs poorly and that this can become a trigger for many problems, such as increased crime. Faced with this scenario is the following problem: How can design contribute to the education of children in order to teach them to be more altruistic? In view of this issue, this project aimed to develop a two - minute educational animation for kindergarten children, aimed at improving the capacity of interaction between people, stimulating the socio - emotional development of altruism. For this, the project was based on the union of three methodologies: Design Thinking, used in the research and analysis stages, Bruno Munari, applied in the graphic part, and Tony White, in the structure and movements of the animation. Thus, the first objective was to understand how social-emotional skills can influence the future of children. During the progress, research and interviews contributed to the understanding and solution of the problem, with which it was possible to characterize the target audience and to define the language of the animation. Finally, a small film was developed that seeks to arouse empathy and improve the perception of the other, stimulating the altruistic actions of respect and love of the neighbor.Monografia Acesso aberto Away for a while: arte conceitual, ilustração final e animações para projeto de jogo digital(2023-06-26) Sant'Anna, Pedro Baiocchi deJogos digitais são um marco cultural, atualmente como uma das indústrias de entretenimento que mais gera atenção, lucro e crescimento. Dentro deste grupo, há um crescimento exponencial de atenção, os jogos independentes, que são conhecidos por criarem experiências únicas, distintas e inovadoras. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo a criação de materiais gráficos de personagens e ambiente, de conceito até arte final, para um projeto de videogame indie de RPG, nomeado “Away for a While”. Para o desenvolvimento foi utilizado a metodologia do Duplo Diamante, que com ela foi possível definir as etapas necessárias de desenvolvimento: análise visual de jogos, criação de concept art, pixel art e por último, animação básica de pixel art. Dentro da metodologia utilizada foi escolhida uma técnica de criação de concept art de Scott Robertson, chamada de P.S.D (2013) (Proporção, Superfície e Detalhe), que facilita as etapas de desenvolvimento futuro. Após uma pesquisa de conceitos relevantes para cada etapa de desenvolvimento, foi feita uma análise de arte de jogos do gênero de RPG e quais características são mais atraentes aos seus usuários. Com as etapas de pesquisa finalizadas, foi possível utilizar todas as informações ofertadas para desenvolver alternativas e ilustrações finalizadas que servirão como guias visuais para futuras adições ao jogo. O material de ilustração dos personagens foi depois transformado em pixel art, que tem aplicação prática e direta para uma engine de jogo.Monografia Acesso aberto As bruxas de Franklin Cascaes: uma animação(2021) Souza, Guilherme OliveiraEstre projeto representa o desenvolvimento de uma animação tradicional digital fazendo uso do design e os princípios de animação, tendo como objetivo reacender a cultura mística por trás da cidade de Florianópolis, conhecida também como Ilha da Magia. Esta animação abordará as Eleições Bruxólicas, um conto de Franklin Cascaes, demonstrando como a bruxa-chefe é eleita. Para representar esse imaginário místico se utilizou de metodologias já consagradas no mundo da animação, juntamente de pesquisas sobre a importância da cultura, design, animação, linguagem visual e dos trabalhos coletados e publicados por Franklin Cascaes, a fim de chegar a um resultado esperado a ser utilizado para apresentar o assunto Ilha da Magia.Monografia Acesso aberto Motion graphics com a temática do feminicídio: uma animação didática para adolescentes(2020) Souza, Hortência Granair deConsidering the fight for women’s right and the disregard for the female sex that is rooted in our society, the following project aims to raise awareness, through a didactic animation with up to 2 minutes and 30 seconds of length, among teenagers between 10 and 14 years old about femicide, a public health and security issue that has been taking on worrying proportions in Brazil. Seeking to promote prevention towards this issue, for this project a new methodology was adapted based on motion graphics and information design methodologies. We also researched about the fields of those methodologies as well as about animation, cognitive load, the situation of femicide in Brazil and human rights, to obtain an educational content and develop a relevant animation for the target audience.