Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "Autismo"
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Artigo Científico Acesso embargado DOIS PINGUINS EM ATYPICAL: a relação entre irmãos sob a ótica do axioma de interação simétrica e complementar da teoria da comunicação na teoria sistêmica familiar(2021-12-08) Oliveira, Marina de; Kuster, Ana Paula SchidolskiObjetivo: O objetivo deste estudo é aprofundar o conhecimento sistêmico, com o foco no axioma de interação simétrica e complementar. Analisando a relação fraternal em um contexto familiar onde um dos irmãos possui diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Materiais e métodos: Assumindo como objeto de estudo a série Atypical (NETFLIX 2017 - 2021) e análise a partir do método comparativo e revisão bibliográfica. Conclusões: Considerou-se que foi possível analisar a relação entre Sam e Casey do seriado Atypical a partir das lentes da Teoria Sistêmica Familiar.Artigo Científico Acesso aberto O papel do diagnóstico precoce de TEA em crianças para o desenvolvimento escolar(2022-12-07) Motta Silva Orlandeli, Gustavo Emanuelle Fernandadéficits persistentes, nas habilidades de interações sociais e na comunicação não verbal que podem afetar significativamente em seu desenvolvimento escolar, buscando maneiras com que ele possa se expressar, as suas necessidades, ideias e pensamentos. O objetivo desta pesquisa é discutir as implicações sobre o diagnóstico precoce em crianças com TEA, e qual a sua importância em todo o processo de desenvolvimento escolar. Para tanto foi realizada uma revisão integrativa de literatura com artigos científicos indexados na plataforma da BVS. Entre os 46 resultados utilizados na revisão final, foi observado que, muitos pais notam traços diferentes apresentados por seus filhos logo nos primeiros anos de vida, buscam por acompanhamento desde cedo, aceitam o laudo e uma ajuda profissional, acompanham todo o processo de inserção no ambiente escolar, onde acaba trazendo benefícios tanto para a criança diagnosticada, por conta da convivência social que a escola possibilita, mas também para os que convivem ao seu redor, quebrando velhos preconceitos e paradigmas a respeito do TEA. Concluindo que, em alguns casos é possível diagnosticar a criança no seu primeiro ano de vida, realizando as intervenções necessárias e aumentando as chances de sucesso nas terapias, podendo trazer uma melhor qualidade de vida para o indivíduo e sua família, além de um significativo avanço no seu desenvolvimento escolar.Artigo Científico Acesso aberto O papel do diagnóstico precoce de TEA em crianças para o desenvolvimento escolar(2022-12) Silva, Emanuelle; Orlandeli, Fernanda; Motta, Gustavo; Hubner, IanO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno caracterizado por uma série de déficits persistentes, nas habilidades de interações sociais e na comunicação não verbal que podem afetar significativamente em seu desenvolvimento escolar, buscando maneiras com que ele possa se expressar, as suas necessidades, ideias e pensamentos. O objetivo desta pesquisa é discutir as implicações sobre o diagnóstico precoce em crianças com TEA, e qual a sua importância em todo o processo de desenvolvimento escolar. Para tanto foi realizada uma revisão integrativa de literatura com artigos científicos indexados na plataforma da BVS. Entre os 46 resultados utilizados na revisão final, foi observado que, muitos pais notam traços diferentes apresentados por seus filhos logo nos primeiros anos de vida, buscam por acompanhamento desde cedo, aceitam o laudo e uma ajuda profissional, acompanham todo o processo de inserção no ambiente escolar, onde acaba trazendo benefícios tanto para a criança diagnosticada, por conta da convivência social que a escola possibilita, mas também para os que convivem ao seu redor, quebrando velhos preconceitos e paradigmas a respeito do TEA. Concluindo que, em alguns casos é possível diagnosticar a criança no seu primeiro ano de vida, realizando as intervenções necessárias e aumentando as chances de sucesso nas terapias, podendo trazer uma melhor qualidade de vida para o indivíduo e sua família, além de um significativo avanço no seu desenvolvimento escolar.Artigo Científico Acesso aberto O papel do diagnóstico precoce de TEA em crianças para o desenvolvimento escolar(2022-12-07) Fernandes, Emanuelle; Orlandeli, Fernanda; Motta, Gustavopossivel diagnosticar a criança no seu primeiro ano de vida, realizando as intervenções necessárias e aumentando as chances de sucesso nas terapias.podendo trazer uma melhor qualidade de vida para o indivíduo e sua família, além de um significativo avanço no seu desenvolvimento escolar.