Publicidade E Propaganda
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Publicidade E Propaganda por Assunto "Análise do discurso"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Análise do discurso(2007) Fortes, Ana Cândida PalanowskiA pesquisa monográfica proposta neste trabalho busca entender melhor a revitalização da imagem do político e ex-vice-presidente norte-americano Albert Gore Júnior, mediante a análise do discurso, avaliando as estratégias utilizadas na construção de sua imagem dentro do campo político, midiático e na esfera mundial de discussões sobre o meio ambiente; bem como os efeitos do documento "Uma Verdade Inconveniente". Para um melhor entendimento a respeito dos termos presentes neste estudo faz-se necessário o esclarecimento a respeito de alguns conceitos como herói, mito e imagem, assim como entender o processo de construção dentro do imaginário coletivo, e também como funciona a relação existente com a política. Entender de que forma acontece a relação entre comunicação, persuasão, poder a sociedade; mídia e política; e discurso político auxilia na formação do pensamento dentro do tema pesquisado, devido a complexidade e constante mutação de alguns aspectos presentes nesta análise.Monografia Acesso aberto De Platão a Zeca Pagodinho(2009) Pinto, Rafael Jorge KrambeckEsta monografia de conclusão de curso tem como objeto de pesquisa os anúncios testemunhais utilizados no contexto publicitário. Analisando a essência do testemunho como transmissor de idéias, buscando outros momentos na história da humanidade onde este recurso foi utilizado, constatou-se que há mais de dois mil anos esta técnica já era utilizada por Platão em seus manuscritos. Este trabalho se propõe a interligar a técnica de Platão com a dos publicitários da modernidade. Outra vertente de análise nos anúncios testemunhais foi o efeito de "real" dos mesmos, conceituando este tipo de efeito com as idéias propostas por Barthes em seu ensaio O Efeito de Real. Por último é feita a análise de um caso específico que se tornou um dos mais polêmicos em matéria de anúncios testemunhais no Brasil. O episódio Zeca Pagodinho que foi garoto-propaganda de duas marcas de cerveja em um espaço muito curto de tempo gerando com isso uma busca, fomentada pela mídia, por sua real preferência. Este tipo de reação da mídia e dos próprios telespectadores do comercial era inédito neste tipo de propaganda até então.Monografia Acesso aberto A publicidade está na moda(2009) Freiberger, PedroNo presente trabalho, é apresentada uma análise discursiva que busca apresentar alguns encaixes discursivos existente entre o discurso publicitário e o discurso da moda