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Monografia Acesso aberto A fé movida pelas ferramentas do marketing(2006) Dalsasso, MonalisaEste trabalho se propôs a analisar a relação entre o marketing, mas especificamente suas ferramentas, preço, produto, promoção e ponto de venda, relacionando-os com a religião, ou seja, através da percepção de como a Igreja Renascer em Cristo utiliza no seu dia a dia o marketing para se manter no mercado.Esta análise se deu através de uma bibliográfica vasta e também da observação empírica. O resultado foi perceber que a Instituição ou Organização "Igreja", por si só, utiliza estas ferramentas naturalmente como algo que sempre fez parte de sua formação.Monografia Acesso aberto Merchandising social na telenovela(2007) Oliveira, KarolineEsta monografia analisa o merchandising social nas telenovelas - inserções de mensagens sócio-educativas no enredo das novelas. Assim como a recepção e a importância que esta estratégia tem para um público específico, mulheres com faixa etária média de 56 anos, donas de casa, casadas, com nível de escolaridade médio a superior e nível socioeconômico AB. Com os resultados de uma pesquisa qualitativa observou-se que tal público acredita que a telenovela serve como um lazer e o merchandising social introduzido nas cenas dita uma conduta sobre questões sociais.Monografia Acesso aberto O corpo, seus movimentos e extensões(2007) Thiesen, Isabela BerlinckEsta pesquisa propõe estudar a obra do Grupo Cena 11 Cia. de Dança e a utilização que o grupo faz de corpos biocibernéticos com próteses e extensões, tais como câmeras, robôs, entre outros. São estudadas, por me de uma análise de seu último espetáculo: Pequenas Frestas de Ficção Sobre Realidade Insistente, quais as relações tecidas entre as próteses e a dança, que funções elas exercem e que conexões estabelecem com o público.Monografia Acesso aberto Interatividade nas relações em comunicação(2007) Silva, Isabel Schmidlin FajardoA comunicação é determinante na formação de uma sociedade. A capacidade dos meios de comunicação está intrinsecamente ligada com a cultura e consequentemente, com o indivíduo que a compõe. Dessa forma, o surgimento de tecnologias, como os meios digitais, transforma o indivíduo, antes receptor passivo, característico de uma cultura de massa, num receptor ativo, característico da cibercultura. A era da informação ou era digital é plural, ao mesmo tempo individual e não tem barreiras, formando um indivíduo frenético, não somente na busca de informação e conhecimento, como produtor de conteúdo. Nesse sentido, busca-se analisar a interatividade proposta pelos meios digitais, das empresas de cosméticos Dove e Nívea, e, compreender como estabelecer relações com este consumidor exigente nas relações comunicativas/interativas. É importante ressaltar que a quantidade de ferramentas disponíveis atualmente, possibilita uma maior interação entre os indivíduos, ultrapassando, então, as barreiras entre o homem e a máquina. Dessa forma, com o auxílio das tecnologias, a tendência dos meios digitais é a possibilidade de aproximar as pessoas, que se apropriam do meio digital para produzir e desenvolver conteúdo. Sendo assim, apesar da construção de uma identidade digital ainda ser muito recente, as empresas analisadas conseguem resultados positivos nesse sentido, pois as respectivas marcas perceberam que a internet fala com nichos de consumidores, levando em consideração o contexto da comunicação, construindo, então, um conjunto de ações que atendam as necessidades específicas, ao mesmo tempo plurais, dos usuários ciberculturaisMonografia Acesso aberto Análise do discurso(2007) Fortes, Ana Cândida PalanowskiA pesquisa monográfica proposta neste trabalho busca entender melhor a revitalização da imagem do político e ex-vice-presidente norte-americano Albert Gore Júnior, mediante a análise do discurso, avaliando as estratégias utilizadas na construção de sua imagem dentro do campo político, midiático e na esfera mundial de discussões sobre o meio ambiente; bem como os efeitos do documento "Uma Verdade Inconveniente". Para um melhor entendimento a respeito dos termos presentes neste estudo faz-se necessário o esclarecimento a respeito de alguns conceitos como herói, mito e imagem, assim como entender o processo de construção dentro do imaginário coletivo, e também como funciona a relação existente com a política. Entender de que forma acontece a relação entre comunicação, persuasão, poder a sociedade; mídia e política; e discurso político auxilia na formação do pensamento dentro do tema pesquisado, devido a complexidade e constante mutação de alguns aspectos presentes nesta análise.Monografia Acesso aberto Desconstrução do mito da 'mulher real' com abordagem de campanhas da Natura e Dove(2007) Jardim, Carolina PeterApresenta um estudo a respeito da desconstrução do mito da "mulher real" criado pelas marcas Dove e Natura, ao utilizar a mulher em algumas campanhas específicas no propósito de fugir da criação e formação de estereótipos (dos chamados padrões estabelecidos) buscando o conceito de que beleza não tem relação à idade, cor, raça, mas sim a auto-estima.Monografia Acesso aberto De Platão a Zeca Pagodinho(2009) Pinto, Rafael Jorge KrambeckEsta monografia de conclusão de curso tem como objeto de pesquisa os anúncios testemunhais utilizados no contexto publicitário. Analisando a essência do testemunho como transmissor de idéias, buscando outros momentos na história da humanidade onde este recurso foi utilizado, constatou-se que há mais de dois mil anos esta técnica já era utilizada por Platão em seus manuscritos. Este trabalho se propõe a interligar a técnica de Platão com a dos publicitários da modernidade. Outra vertente de análise nos anúncios testemunhais foi o efeito de "real" dos mesmos, conceituando este tipo de efeito com as idéias propostas por Barthes em seu ensaio O Efeito de Real. Por último é feita a análise de um caso específico que se tornou um dos mais polêmicos em matéria de anúncios testemunhais no Brasil. O episódio Zeca Pagodinho que foi garoto-propaganda de duas marcas de cerveja em um espaço muito curto de tempo gerando com isso uma busca, fomentada pela mídia, por sua real preferência. Este tipo de reação da mídia e dos próprios telespectadores do comercial era inédito neste tipo de propaganda até então.Monografia Acesso aberto Criança, brinquedo e publicidade(2009) Niehues, Jeanine MeurerEm setembro de 2005, um suposto esquema de manipulação de resultados no futebol era denunciado pela imprensa brasileira. Um árbitro do quadro da FIFA, junto com alguns empresários, foi o protagonista daquilo que ficou conhecido como a "Máfia do Apito". O presente trabalho faz uma análise discursiva e ética da cobertura da imprensa sobre os fatos acontecidos. No processo, são discutidos os fatores econômicos e sociológicos que envolvem o futebol e a mídia no Brasil, trazendo à tona jogos de interesses e disputas por poder, ressaltando elementos já impregnados na sociedade brasileira. Com a ajuda de autores da Sociologia, da Linguística, da Comunicação e da Ética, é mostrado como uma reportagem pode criar uma realidade distorcida para a populaçãoMonografia Acesso aberto A publicidade está na moda(2009) Freiberger, PedroNo presente trabalho, é apresentada uma análise discursiva que busca apresentar alguns encaixes discursivos existente entre o discurso publicitário e o discurso da modaMonografia Acesso aberto A propaganda de medicamentos e seus efeitos colaterais(2009) Silveira, Ramon JoséAs propagandas de medicamento sempre trouxeram uma mensagem de persuasão, iludindo o consumidor com um texto focado na dor. Neste trabalho estudou-se a propaganda de medicamento, abordando sua história, a linguagem publicitária nas mensagens e as estratégias, que neste trabalho focamos no apelo à autoridade, uma característica muito comum. O trabalho analisou a campanha do Mirador, que usou o apelo autoridade para passar sua mensagem. A transformação do medicamento em produto colaborou para o processo de medicalização da sociedade, onde a automedicação é uma herança cultural, passada de pai para filho. Muito é feito para regulamentar as ações de marketing dos laboratórios, porém os grandes detentores das patentes dos medicamentos investem mais emmarketing, do que em pesquisas de novos fármacos e usam diferentes ferramentas para persuadir a sociedade já que controlam o mercado de medicamentos. A criação de mitos para criar uma imagem para o medicamento transforma remédios em marcas e conceitos com ferramentas, como o slogan, que fazem o paciente não questionar-se na hora da dor, e muitas vezes não procuram médicos e muito menos informações sobre o medicamento tomado sem responsabilidadeMonografia Acesso aberto Paisagens sonoras(2010) Souza, Fabio Sung deEste trabalho aborda o som como um elemento essencial para a construção dos sentidos na peça audiovisual da Sony Bravia. Veremos que a trilha da peça possui um conjunto de sonoridades que cria um contexto, e que chamaremos de paisagem sonora. Dentro da questão musical, o trabalho traz a importância da música, não só para a peça em discussão, mas para um âmbito pós-industrial, social e cultural. E, para um melhor embasamento dessa argumentação será feito um levantamento histórico sobre as concepções musicais que envolvem a trilha da peça. Por fim, após esclarecer que atualmente existem diversos paradoxos na sociedade envolvendo concepções de arte, produto e ideologia, veremos que a percepção humana vai além dos sentidosMonografia Acesso aberto O brasileirismo da vale(2010) Oliveira, Renata Luize deEste trabalho de conclusão analisa com método indutivo, o processo de reposicionamento da marca Vale bem como a aplicabilidade de seu discurso nacionalista em suas ações no contexto de crise econômica dos anos de 2008 e 2009. Tal discurso carregado de brasileirismo que se reflete, de forma literal, na reformulação do conjunto Missão, Visão e Valores; no seu conceito; na nova identidade visual, na comunicação bem como no apreço pelo desenvolvimento sustentável. Elementos estes que, somados, anunciam o que vem a ser rotulado de mimetismo com a estatal petrolífera Petrobras e fazendo deste termo, outro ponto a ser analisado na brasilidade da Vale. A partir do contexto histórico vivido pela mineradora brasileira, seus primórdios como estatal são narrados no decorrer do desdobramento conjuntural vivido pelo Brasil, até o momento de sua privatização. O processo de repaginação da empresa multinacional é explanado com as bases teóricas das áreas de comunicação e, posteriormente, seu conceito e postura passam a ser analisados diante o cenário de crise internacional que se reflete sobre o Brasil, suas estatais e sobre a própria ValeMonografia Acesso aberto Vida(2010) Souza, Helena Machado deÉ necessário entender a relação entre comunicação social e educação cultural libertadora, a fim de aperfeiçoar aquela, para que os profissionais destas cumpram funções não só cada vez mais eficientes, como complementares. A apreensão dos conceitos de Comunicação Social, bem como a compreensão dos contextos históricos da Língua Portuguesa e de seus Acordos Ortográficos colabora para a prática da publicidade de forma ética, a qual se preocupa com a educação sociocultural libertadora. Além disso, defender a Língua Portuguesa é importante para o comunicador social luso, visto que essa é a sua principal ferramenta de trabalho Esta monografia objetiva conhecer a possibilidade de uma publicitária ética ser educadora sócio-cultural no contexto do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O objeto de pesquisa é a peça publicitária "Vida: Mensagem de Ano Novo (2008-2009)", do Grupo RBS. Para alcançar o objetivo a que se propõe, este trabalho científico realizou-se através de uma pesquisa exploratória bibliográfica e complementa-se com pesquisas qualitativas, através de entrevistas com questionários abertos, feitas com comunicadores sociais e espectadores do objeto de pesquisa, para, então, concluí-lo, de maneira eficazMonografia Acesso aberto Beleza pixel(2010) Seibel, Anderson LuisDesde seu surgimento, fotografias carregavam junto a si um determinado status de credibilidade, já que devido às características de sua gênese, elas supostamente seriam dotadas de uma incontestável fidelidade ao representarem o que é que fosse fotografado. Imagens fotográficas seriam então detentoras da verdade e perfeitos espelhos da realidade. No entanto, com o surgimento do advento da fotografia digital e com a massiva popularização das capacidades de manipulação da imagem desta nova tecnologia, a fotografia entra em um processo de redefinição conceitual. Agora podemos e devemos desconfiar das fotos. A exatidão, a originalidade e a imparcialidade ao retratar o seu referente se tornam passíveis de contestação. Assim, nesse contexto, as fotografias de mulheres em ensaios sensuais da revista Playboy são também dignas de dúvidas, já que os corpos ali representados não passariam de distorções do real e simulações produzidas digitalmente. Editores munidos de softwares são capazes de modificar e construir corpos por completo, corpos que nada têm de real, são fantasias, possíveis apenas na imaginação e agora também no virtual. Esta monografia pretende analisar as implicações do surgimento da imagem digital para a própria fotografia e para a sociedade, que a todo momento é atingida pela mídia com essas imagens "falsificadas" e pelos ideais nelas impregnadosMonografia Acesso aberto A publicidade na vida e morte do cigarro(2011) Nietsche, André DemétrioO estudo a seguir tem o case da Lei Antifumo como o final anunciado para o cigarro, que foi retratado pela publicidade de formas opostas em um intervalo de um século. Durante sua história o hábito de fumar já foi tido como milagroso, espiritual, medicinal, impulsivo e destrutivo, chegando a um contexto repleto de interesses da indústria, da economia e principalmente por parte da saúde após comprovados os malefícios que culminaram em Leis de combate e a intervenção do hábito, hoje apoiado em campanhas que são premiadas e que influenciam novamente o comportamento em um novo contexto, agora contra o cigarro. Com a industrialização e a multiplicação de marcas, a publicidade vendeu por décadas através de anúncios descabidos de critério e ética. Enganar talvez não seja a palavra correta, pois havia aceitação do fumo, mas levou a uma manipulação comportamental que serviu de colchão enfumaçado onde o descanso são as doenças e o vício, que refletem em milhares de mortes em todo o mundoMonografia Acesso aberto Publicidade sindical(2013) Santos, Naiana Silva dosAtualmente a saúde pública esta associada a atividade física como forma de tratamento e prevenção. Neste cenário, os Profissionais de Educação Física desempenham papel importantíssimo frente a condução de atividades físicas e esportivas e também no que se refere aos cuidados primários a saúde junto a sociedade. Com base nisto, o presente estudo teve como objetivo geral verificar a Inserção do Profissional de Educação Física (PEF) ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da cidade de Florianópolis. Para tanto, um levantamento dos PEF atuantes nos NASF's foi realizado no município de Florianópolis. O estudo pode ser classificado como de natureza aplicada, os objetivos com caráter de investigação descritiva, a abordagem do problema quantitativa e quanto aos procedimentos técnicos se enquadra como pesquisa empírica, descritiva de levantamento. Os participantes da pesquisa foram 9 PEF atuantes nos NASF's da cidade de Florianópolis. O instrumento de pesquisa foi um questionário estruturado, devidamente validado, que aborda em dois tópicos os seguintes temas: dados sociodemográficos e a intervenção dos PEF no NASF. O questionário foi aplicado vislumbrando-se elucidar a inserção PEF no NASF no município de Florianópolis. Os dados foram coletados nos NASF, no período de intervalo de um atendimento a outro a população. Para análise dos dados foram utilizados recursos da estatística descritiva. De forma geral, os resultados obtidos evidenciaram que a cidade Florianópolis possui 45 NASF's, distribuídos por todo o município. Os PEF atuantes nos tem os NASF's como principal atividade profissional e o público predominantemente atendido são adultos e idosos. Constatou-se também que as atividades realizadas têm como objetivo maior a melhoria da qualidade de vida e da aptidão física relacionada a saúde dos indivíduos e para atender as necessidades são planejadas mensalmente e discutidas em reuniões que controlam a eficácia de aplicação das mesmas. Para finalizar, verifica-se com este estudo que a inserção do Profissional de Educação Física é de extrema importância visando à nova estratégia de saúde pública e por este motivo, recomenda-se novos estudos envolvendo uma maior número de NASFs, em diversos municípios para que a área possa dispor destes dados e para que a população torne-se mais instrumentalizada em relação ao assuntoMonografia Acesso aberto Publicidade na internet(2013) Sousa, Vânio Gomes deA publicidade na internet é uma realidade nos dias de hoje. Com isso, este estudo faz uma analise de como se utilizar desse meio de comunicação para fins publicitários e obter sucesso através da inserção de peças publicitárias na plataforma da rede social Facebook. A escolha do tema foi baseada na popularidade significativa que a internet possui enquanto meio de comunicação, nos altos índices de crescimento da publicidade na internet e por se tratar de algo com status de modernidade. A internet promoveu muitas mudanças nos hábitos das pessoas. Essas mudanças de hábitos estão diretamente relacionadas com as relações sociais e também com as novas formas de comércio. Se antes da internet tudo acontecia no mundo real, atualmente muitas coisas acontecem no mundo virtual constituído com a contribuição da internet. No que se refere ao comércio na internet, uma simples peça publicitária (em banner de tamanho reduzido) é capaz de ¿levar¿ o cliente para dentro de uma determinada loja de comércio eletrônico. Para visualizar tais acontecimentos, foi realizado um estudo do caso da Netshoes na rede social Facebook, uma empresa que possui todas as suas atividades comerciais na internet e veicula quase toda a sua publicidade no meio de comunicação internetMonografia Acesso aberto Adesivo família feliz(2013) Silva, Roberto daNeste trabalho é apresentada uma análise do processo de identificação e consumo de um produto no media através de conceitos e funções do Marketing, da Publicidade e da Propaganda, para compreendermos mais sobre o mercado, suas características e aspectos e o consumidor, com suas necessidades e desejos de consumo. É formado um estudo referente à família, que parte desde a percepção de sua origem e imagem na idade média através dos artistas, até sua exposição em mídias atualmente, empregando como referência os comerciais de margarina. O estudo comporta também análise referente a Mídia convencional e no media devido a ligação com as características do objeto de pesquisa adesivo Família Feliz. O adesivo Família Feliz será apresentado através do seu criador, de seus consumidores, da sua história, de relatos e reportagens. Contendo uma pesquisa junto aos seus consumidores e a aplicação de uma entrevista através de um questionário com doze perguntas ao seu criadorMonografia Acesso aberto Design e propaganda como propulsores do consumo(2013) Hawerroth, MarianaA escolha do tema "Design e Propaganda como propulsores do consumo: Omo um case de sucesso". A Publicidade juntamente com o Design foram os propulsores do consumo. A Propaganda vem se tornando uma das áreas com caráteres mais científicos. As empresas começam a estudar o comportamento do consumidor pensando em uma forma mais fácil de atingi-lo Com a segmentação de mercado atingir o consumidor, torna-se, com ajuda de ferramentas e softwares mais preciso. As empresas vem tentando descobrir o que os consumidores necessitam e desejam. As entidades há muito tempo já serão capazes de definir um padrão de consumo, porém, há o fato de haver por parte delas uma falta de respeito e privacidade entrando na vida do consumidor. O ser humano possui uma única meta, ser feliz. O consumidor está sempre querendo a recompensa, compra para sua satisfação e idealização de felicidade. O Design, parte essencial dessa relação, faz-se por acelerar ou condicionar o consumo. Porque se sujar faz bem! Esse é o conceito do case que deu a OMO a repercussão e o enorme sucesso da marcaMonografia Acesso aberto A alma é o negócio da propaganda(2014) Ali, Said IgnácioApesar de não possuir embasamento científico, o ditado "A propaganda é a alma do negócio" é popular e revela a força de uma comunicação. Através da história da publicidade brasileira, pode-se comprovar o porquê de um conceito ser bastante difundido no meio. Somente comunicar, porém, não é mais garantia de conquista do consumidor, visto que ele se reinventa muito rapidamente, com necessidades e desejos diferentes em um curto espaço de tempo. Devido a isso, grandes marcas, como a Red Bull, Coca-cola e Palitos Gina, optam por técnicas pouco convencionais para quem está acostumado às mídias de massa (televisão, rádio, jornal, revista, internet). Neste trabalho são confrontadas, através de uma análise, duas das principais ferramentas de comunicação, publicidade e marketing promocional, a fim de desdobrar ações que mesmo nçao tradicionais, tornam-se eficientes pela criatividade e originalidade de quem as pensou. A presença do profissional como pensador orgânico crítico-criativo tem muita relevância. O processo passa por vivências profissionais, pessoais, bibliografia específica, pesquis de campo e reflexões do realizador da monografia. Sobretudo, além de resgatar aspectos históricos da comunicação de uma marca ou produto, será possível descobrir conceitos que permeiam o título, como alma e negócio, e assim enriquecedor o estudo