Sistemas de Informação
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Monografia Acesso fechado Agente facilitador para o gerenciamento de registros de pensamentos disfuncionais (RPD)(2020) Filho, LaércioÉ eminente o aumento de doenças mentais, como a ansiedade excessiva e a depressão, no contexto vivido atualmente pelo homem. Doenças pandêmicas sem tratamentos existentes, o aumento da disseminação de mensagens falsas em redes sociais, as jornadas de trabalho realizadas ou, até mesmo, o medo exagerado de perder alguma pessoa próxima, são exemplos que podem ser interpretados como fatores geradores de problemas neurológicos graves. A medicina moderna é composta por alternativas variadas de tratamentos para doenças psicológicas, da ingestão de medicamentos psicotrópicos (antidepressivos e ansiolíticos) à realização de terapias individuais ou em grupos. Dentre as terapias existentes, a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tem apresentado respostas bastante positivas no tratamento de tais doenças, indicando uma abstrata e correlata relação entre o pensamento, a emoção e o comportamento de um indivíduo. Para identificar e mapear esses elementos, a principal ferramenta utilizada pela TCC é o registro de pensamentos disfuncionais (RPD). O presente trabalho traz como objetivo principal a criação de um aplicativo para o gerenciamento centralizado de RPDs de pacientes. Para tal, foram utilizados o Enterprise Architect e o Balsamiq para a modelagem e prototipação das telas, e a linguagem de programação Kotlin, para o desenvolvimento da aplicação em si. O resultado obtido trouxe benefícios profissionais para autor, uma vez que foi oportunizado a ele a utilização de ferramentas e tecnologias que estão em destaque no mercado tecnológico.Monografia Acesso aberto Análise comparativa entre ferramentas gratuitas de gestão e automação de processos (BPMS)(2017) Machado, PatrickCom a evolução da maturidade das empresas sobre o gerenciamento de processos de negócio e a evolução da tecnologia da informação, surgem as ferramentas BPMS. No entanto, há diversas alternativas de ferramentas e que têm custo de aquisição. Felizmente há alternativas gratuitas no mercado, resta analisar se estas opções se encaixam nas necessidades da empresa. É esta a problemática que este projeto propõe responder. Inicialmente, foram pré-selecionadas 7 ferramentas. Dentre estas, 3 foram selecionadas para uma análise mais aprofundada, são elas: Sydle BPM Community, Camunda Community e jBPM. Para a análise, foi construído um checklist das características mais relevantes sobre os BPMS, baseado na literatura e na documentação destas 3 ferramentas. Para cada ferramenta e cada característica do checklist foi aferido a conformidade. A conformidade foi verificada tanto através da documentação, quanto através da utilização prática em um modelo de processos BPMN genérico. Os resultados apresentaram alternativas bastante distintas, mas, todas as 3 bastante ricas em funcionalidades. Com os resultados apresentados é possível se faça o julgamento da ferramenta que melhor se adequará ao propósito da empresa.Monografia Acesso aberto Análise de desempenho entre banco de dados relacional e banco de dados orientado a documentos para dados geoespaciais(2015) Joaquim, João Luiz MonteiroCom o aumento do acesso da população a tecnologias de informação e comunicação (TIC), entre eles a internet, também houve um aumento na utilização dos sistemas de informação geográficos para os mais diversos fins, desde aprendizagem escolar até no auxílio nas tomadas de decisões. Para realizar a tarefa de armazenar as informações geradas pela utilização das TIC, é utilizado um software chamado banco de dados, entre eles o mais utilizado o banco de dados relacionais. Entretanto, esse tipo de banco de dados existe algumas desvantagens, entre elas o desempenho na manipulação de grandes volumes de dados, entre elas, o tipo de dado geográfico. Portanto, cria-se uma demanda por alternativas de banco de dados para realizar a manipulação de dados geográficos. Entre as alternativas que surgiram, podem-se destacar os bancos de dados orientado a documentos, entretanto não se têm conhecimento do comportamento desse tipo de banco de dados, na manipulação de dados geoespaciais. Com esse cenário de mudança na área de banco de dados, este trabalho tem como objetivo de analisar quais destes tipos de banco de dados tem melhor desempenho para dados geoespaciais. Para isso, foi desenvolvido um comparativo baseado em um determinado cenário especificado neste trabalho para alcançar este objetivo. Os resultados apresentados pelos testes foram satisfatórios fornecendo informações necessárias para alcançar o objetivo de saber qual tipo de banco de dados tem melhor desempenho para dados geoespaciaisMonografia Acesso aberto Análise de usabilidade de uma ferramenta web de atendimento ao estudante no sistema acadêmico de uma instituição de ensino superior(2014) Costa, Leandro MachadoO sistema de interface humano computador, é o elemento que faz o usuário e seus objetivos se comunicarem. Neste trabalho foi analisado o Saiac On-line, módulo do software acadêmico da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Esse sistema, fica disponível aos acadêmicos para solicitar protocolos sem a necessidade de precisar se deslocar até a universidade. Para realização da pesquisa inicialmente foi desenvolvida uma revisão bibliográfica, a qual apresenta os conceitos de arquitetura da informação e avaliação de usabilidade. Após esta revisão, foi elaborado um questionário de levantamento de perfil de usuário e de satisfação, o qual teve a resposta de 163 acadêmicos de diversos cursos da UNISUL. Na continuação foi realizada uma avaliação seguindo as 10 heurísticas propostas por Nielsen, junto aos acadêmicos da disciplina de "Multimídia e interface humana computador", com a colaboração da professora responsável. A partir dos resultados obtidos pela avaliação heurística e do questionário aplicado, foi desenvolvida uma proposta de alterações nessa interface, com o intuito de atender as diretrzes de usabilidade. Nesse processo de desenvolvimento dos protótipos foi fundamental considerar toda a teoria revisada no levantamento da literatura, os dados obtidos na aplicação do questionário, assim como, os resultados da avaliação heurísticaMonografia Acesso aberto Análise de usabilidade e proposta de melhoria na evolução de enfermagem do prontuário eletrônico do Hospital Regional de São José-SC(2016) Mota, Soranda KaremAtualmente a inclusão digital exige sempre mais a usabilidade com o objetivo de prover a qualidade do software e facilitar o uso de sistemas mais amigáveis ao usuário final. Este trabalho aborda problemas de heurísticas e recomendações de usabilidade no sistema Micromed, utilizado por profissionais do Hospital Regional de São José- SC para a gestão do prontuário de paciente hospitalar. Esse módulo fica disponível aos profissionais de saúde da instituição, com a finalidade de registrar e/ou pesquisar de maneira ágil, tudo sobre o atendimento ao paciente referente à sua saúde. Inicialmente foram realizadas pesquisas bibliográficas para fundamentação teórica desta pesquisa cientifica, a qual apresenta os conceitos de Prontuário Eletrônico, Interação Humano-Computador, Princípios Ergonômicos para IHC e Usabilidade. Após o referencial teórico, foi realizada a avaliação do sistema, seguindo o percurso cognitivo e as 10 heurísticas propostas por Nielsen, para a identificação de não conformidades no prontuário eletrônico do paciente, mais precisamente, no módulo de “evolução de enfermagem”. Como resultado dessa avaliação, aconteceram os registros do resultado da análise do sistema estudado, descrevendo problemas, acertos e soluções encontradas de acordo com as heurísticas e recomendações de usabilidade. A partir desses resultados obtidos pela avaliação, a proposta de melhoria foi desenvolvida, através de protótipos de interface do módulo abordado, com o auxílio da ferramenta Balsamiq Mockups 3.Monografia Acesso fechado Análise de vulnerabilidades de segurança em software de produtos tecnológicos de uma indústria da grande Florianópolis(2022-06-29) Santos, Arthur; Laurence, JosiasO setor denominado segurança da informação, está direcionado à proteção de dados com a intenção de preservar os conteúdos disponíveis nos suportes de informações utilizados por um indivíduo ou uma empresa. Informações sigilosas e de grande valia são procuradas por criminosos a fim de violar informações e desestruturar organizações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo a identificação de vulnerabilidades de segurança em produtos de uma indústria da grande Florianópolis - SC. Para tanto, é apresentado um referencial teórico para embasamento do tema e após, é apresentada os resultados de uma pesquisa em campo desenvolvida. Foi realizado uma abordagem qualitativa para a coleta de dados a fim de buscar a compreensão e descrição das ocorrências encontradas na pesquisa, utilizando o embasamento bibliográfico de autores que abordam o tema sobre segurança da informação. No desenvolvimento do trabalho foi observado quatro vulnerabilidades, sendo elas: SQL injection; autenticação através de script, em uma central telefônica; DoS encontrado no switch e senha sem criptografia encontrado em outro switch. Ao final da pesquisa, conclui-se que os ataques ativos detectados apontam que a empresa analisada não apresenta normas e padrões para testes de vulnerabilidades no processo de desenvolvimento de seus produtos. Sugere-se testes de vulnerabilidade como etapa obrigatória para o lançamento de novos produtos assim como a criação de um setor especializado para tal função. Isso porque mais estudos são necessários para melhor avaliação dos parâmetros de vulnerabilidades da empresa.Monografia Acesso aberto Análise exploratória de dados : estudo de caso da rede de restaurantes Miyoshi(2008) Lemes, Cássius Henrique; Souza, Victor Almeida deThe present study it has for purpose to analyze the data of the customers and d iverse forms of opinion of a company, to discover information and knowledge that assist in the search of strategies of improvement in the attendance and relationship with the customer, with application in the net of Miyoshi restaurants. For in such a way, the work was contextualized with the accurate bibliographical survey on management of relationship with the customer and exploratory analysis of data. As a model of solution proposal it was used the I CONIX methodology. The examination of the results points some measures of improvement with respect to application in the system, with useful information for the company until then unknown.Monografia Acesso aberto Aplicação da integração contínua no desenvolvimento de software(2014) Rocha, Lucas Flach daCom projetos cada vez mais complexos e abrangendo mais funcionalidades, cada tempo ganho em uma determinada etapa do ciclo de vida de desenvolvimento de software, torna-se muito importante. Com o uso da integração contínua, um projeto de software tende a ter mais qualidade do inicio ao fim do seu ciclo de vida, isso porque, a integração contínua faz com que se inicie uma nova construção do projeto sempre que algum artefato tenha alguma alteração ou uma nova versão. Utilizando uma pesquisa exploratória foi possível construir um processo de integração contínua com êxito. Primeiramente utilizou-se o Maven como ferramenta de build automatizado e execução dos testes, passando pelo Git como ferramenta de auxilio ao controle de versões e finalizando com o Jenkins auxiliando todo o processo de integração contínua. Após as etapas de construções dos testes automatizados, da configuração do repositório do projeto, da utilização do Maven para o build automatizado e controle de dependências e da configuração de um servidor de integração contínua junto de uma ferramenta para auxiliar do processo de integração contínua, todos os objetivos foram alcançados. Nesse sentido, foi criado um processo de integração contínua eficaz e de fácil controle. Sempre que alguma mudança é feita no projeto, inicia-se uma nova construção e todos os testes são executados, tudo isso de forma automática. Se algum erro ocorrer, já é possível rastrear o mesmo e efetuar a correção, visando sempre o software em estado funcional em todo o seu ciclo de vidaMonografia Acesso aberto Aplicação da metodologia commonkads para apoio à gestão do conhecimento de uma empresa de telecomunicações(2013) Espindola, Vinícius KoerichNo mundo atual, com a quantidade de informações e dados circulando o conhecimento tem sido utilizado como uma vantagem competitiva para muitas organizações. Em função disso, a aplicação de Gestão do Conhecimento (GC) tem crescido nos últimos anos. Para potencializar as ações de GC é essencial dispor de ferramentas tecnológicas para aumentar a velocidade de transferência do conhecimento e o seu alcance. Este trabalho apresenta uma proposta tecnológica para integração da GC no dia-a-dia de uma empresa de telecomunicações, em especial, na Gerência de Prepostos (GP) desta empresa. A GP possui 500 prepostos e um dos pontos fortes desta gerência é a experiência dos prepostos nas participações de audiências judiciais, porém o conhecimento é compartilhado localmente, sem alcance a todos os níveis da gerência. Opta-se pela metodologia CommonKADS por considerarmos a metodologia mais completa para o nosso trabalho. A metodologia envolve todas as etapas de processo de engenharia de conhecimento, que vão desde o planejamento até a implementação. Chega-se a conclusão de que a proposta de um ambiente tecnológico poderia potencializar o compartilhamento do conhecimento da GPMonografia Acesso aberto Aplicação da modularização na arquitetura e desenvolvimento de um componente de pesquisa baseado em JAVA(2006) Werlang, Luciane Pires; Oliveira, Jefferson Amorim deThis work aims at the application of the Computer Science for analysis, project and implementation of a computational system. The necessity to understand the techniques of creation of modules and development of components, as well as applying the concepts of the software engineering to elaborate a system architecture had been basic to get reuses and reduction in the maintenance costs and development of software. Moreover, to use a development methodology that of support to reuse, to the development of components and that it allows that the same one is adaptable. In the work IBM Rational Unified Process was used (RUP). This methodology was adaptable and served to manage all the process of development of software and the component and of this form to allow the accompaniment of each moment of the development to prevent to jump phases that could at risk put the remain of the project. The application of these techniques, in set with the development process, also resulted in a component of totality reusable research and in a system of maintenance with little redundancy and facilitated maintenance. However, to validate the application of these techniques had been made comparisons between the system with the research functionality implemented internally and the same system using the component to carry through the research. The used criteria had been code-source, size of the application, time of development, cohesion, coupling and reuse. Of this form, with the gotten results some recommendations of use had been suggested.Monografia Acesso aberto Aplicação de redes neurais artificiais para o diagnóstico por imagem tórax(2023-06-13) Adriel Henrique de Mello KirchO objetivo deste projeto é desenvolver uma arquitetura de rede neural artificial, fazendo-se uso das ferramentas Keras e TensorFlow a fim de classificar imagens de raios X do tórax em três categorias diferentes: Normal, Pneumonia e Covid-19. O objetivo central é construir um modelo, uma arquitetura de deep learning com uma acurácia entre 90% e 96% para uma situação realista, para contribuir na obtenção de um diagnóstico preciso e rápido, sendo assim os médicos proporcionarão um tratamento de acordo com o diagnóstico obtido. É importante ressaltar que este projeto de pesquisa não se destina a substituir a atividade médica, mas sim a servir como uma ferramenta adicional para ajudá-los a acelerar o processo de diagnóstico. Ao aproveitar o poder da inteligência artificial, espera-se obter uma alta acurácia para diagnosticar os pacientes e fornecer cuidados médicos mais eficientes e eficazes. Assim, não se trata da substituição do radiologista pelo algoritmo inteligente, mas sim uma ferramenta complementar no diagnóstico por imagem.Monografia Acesso aberto Uma aplicação de um framework BPM para apoiar o uso da metodologia scrum(2012) Morais, Jonas de Liz Santos; Gandolfi, Vinícius NunesA Modelagem de Processos de Negócio (Business Process Modeling) tem como objetivo representar os processos a partir de um conjunto de atividades. Em decorrência disso a automatização dos processos traz como benefício para organização uma melhor gestão dos processos executados em relação ao tempo de execução de cada tarefa. A pesquisa teve como objetivo automatizar os processos de negócio propostos pela metodologia Scrum, através de uma ferramenta BPMS, tendo como meta o monitoramento e a redução de atividades que são executadas no Scrum. Esta é uma pesquisa de natureza aplicada que objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, de estratégia bibliográfica, pois foi elaborada através de material já publicado e analisada de forma qualitativa, obtendo conhecimento através da analise descritiva dos dados abordados. Para a realização desta pesquisa foi necessário o desenvolvimento de uma aplicação web apoiado pela modelagem BPMN (Business Process Modeling Notation), automatizando os processos inclusos na metodologia Scrum, mais especificamente o método Kanban. Para isso, foram implementados determinados processos do Kanban, e suas funcionalidades foram colocadas em um fluxo de trabalho que viabilizou a automatização das tarefas, desta forma, os participantes adquirem autonomia para realizar decisões e ações no encaminhamento das transições efetuadas. Verificou-se que o desenvolvimento deste processo de automatização do método Kanban, obtém agilidade, visualização e otimização de processos, conseguindo detectar gargalos contidos no fluxo de execução.Monografia Acesso aberto Aplicação do MPS.BR no gerenciamento de projetos de uma empresa desenvolvedora de software(2012) Espíndola, Breno de; Wagner, RenatoEste Trabalho de Conclusão de Curso abordou a gerencia de projetos de uma fabrica de software à luz das diretrizes do modelo de qualidade MPS.BR. A empresa estudo de caso ainda não possui os seus processos bem definidos, sendo assim, este trabalho propõe uma série de melhorias no processo de desenvolvimento de software. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o MPS.BR , com ênfase para o nível G, processos de gerência de projetos. Esse assunto também foi complementado com informações do PMBOOK. Adicionalmente foi pesquisado sobre representação de processos de negócios, BPMN. Depois foi realizado o levantamento dos processos de desenvolvimento de software da empresa estudo de caso, com o apoio da notação BPMN. A partir desse estudo foi verificado quais dos 19 resultados esperados do nível G, para a gerência de projetos, era atendido pela fábrica de software. Posteriormente é desenhado um novo modelo de processo utilizando a notação BPMN, de forma a introduzir o restante das recomendações do nível G para gestão de projetos. Durante o desenvolvimento deste estudo percebeu-se que a empresa não possuía nenhuma forma de monitoramento das atividades realizadas. Esse item é de suma importância, pois ele não serve apenas para auxiliar no andamento do projeto em execução, mas sim irá influenciar em todos os projetos futuros, visto que com a documentação dos problemas enfrentados durante o desenvolvimento e das soluções aplicadas, a empresa terá uma base de dados para consultar ao planejar futuros projetos .Monografia Acesso aberto Apoio ao desenvolvimento distribuído de software para trabalho remoto internacional(2019) Porto, Renan de MedeirosComparing Stack Overflow surveys - a famous site in technology that gathers thousands of questions and answers related to the area of information technology - in 2018 and 2019, the possibility of working remotely in software development is increasingly becoming an important criterion for professionals in this area. In 2018, 10% of people stated that the possibility of remote work is the most important criterion in the search for a new job, and by 2019 this percentage increased to 31%. The same research shows that in the United States of America, 12% of developers already work remotely full-time. The objective of this work is to collect the main challenges encountered in the scope of remote work, as well as possible solutions to these problems. The information was collected in 2 surveys, the first aim being to collect the main challenges and the second the objective of collecting the main solutions to the challenges. In view of the results obtained in the 2 surveys, you can create a unified solution proposal where it demonstrates all this information together: the main challenges, their possible solutions, and when possible, tools that can be used as a solution. Thus, a solution proposal and a third survey were constructed, where participants were asked to evaluate the proposed solution, whether or not they agree with it, and their opinions or suggestions.Estudo de Caso Acesso fechado Avaliação do gerenciamento de incidentes de TI em uma indústria de higiene pessoal(2018) Botelho, Angelo GustavoPara que uma empresa possa justificar as necessidades de investimento em TI e melhorar o seu gerenciamento é necessário ter informações sobre os serviços oferecidos. Com isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o gerenciamento de incidentes de TI na Cottonbaby e identificar possibilidades de melhoria no processo atual. Para realização deste trabalho foram estudados os principais conceitos sobre gerenciamento de serviços e incidentes de TI, e sobre o framework ITIL. Durante a execução deste trabalho a Cottonbaby, empresa participante do estudo de caso, foi caracterizada e se levantou como a empresa faz o gerenciamento de incidentes. O processo de gerenciamento de incidentes foi avaliado a luz do ITIL v3 e foram identificadas práticas que não são realizadas na Cottonbaby. A partir destes achados foram apresentadas sugestões de melhoria para o processo de gerenciamento de incidentes. As ações sugeridas foram validadas pela empresa e junto com a gerência se montou um cronograma para futura implantação de todas as melhorias propostas.Monografia Acesso aberto Bibliotecas digitais(2007) Biacchi, Cristian ScheffelAs bibliotecas, nos dias de hoje, comportam uma grande variedade de documentações, livros, revistas e bibliografias, exigindo cada vez mais a necessidade de espaço físico. O armazenamento deste volume intenso de material tem-se tornado um problema para as bibliotecas. O objetivo deste trabalho foi construir um sistema encarregado de armazenar as monografias dos cursos de Sistemas de Informação e Ciências da Computação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Também objetivou fornecer recursos como o cadastramento de arquivos das monografias (com os seus respectivos autores e membros da banca avaliadora) e a busca das mesmas por palavras-chave. Existiu a necessidade da implementação deste trabalho, na medida em que proliferou o surgimento de inúmeras publicações anuais de projetos e, como conseqüência, passou a faltar espaço físico para o armazenamento desses trabalhos, na biblioteca da Universidade. A disponibilidade de recursos da Biblioteca Digital trará vantagens significativas para as pessoas que procuram conhecimentos na área relacionada. O desenvolvimento da interface da Biblioteca Digital, similar ao portal da UNISUL, manterá a familiaridade e a usabilidade na navegação do sistema. Proporcionará a busca simplificada dos trabalhos publicados no ambiente digital, facilitando a localização dos mesmos. O uso de um computador de alta performance, configurado com ferramentas baseadas em software livre, como o MySQL, o PHP, o Apache e o DBDesign, possibilitará a publicação ilimitada de trabalhos de conclusão de curso. Será reduzida a necessidade de espaço físico e serão minimizados os altos investimentos relacionados com a infra-estrutura, proporcionando uma melhor relação de custo-benefício. Além disso, a aplicação deste projeto permitirá acessos simultâneos ao sistema da Biblioteca Digital.Monografia Acesso aberto Bons@i(2010) Silva, Ricardo Pedro daO Karate é uma arte marcial praticada há séculos. Atualmente é difundido e praticado como esporte em diversos países, contando uma sólida organização desportiva. Entretanto, a organização de eventos, como campeonatos, demanda muito tempo e trabalho dos dirigentes, principalmente pelas várias regras de devem ser levadas em consideração, por exemplo na confecção das chaves de competição, como idade, peso e graduação dos atletas. Dificuldade esta que torna-se ainda maior pois nos campeonatos, pelo menos naqueles que foram pesquisados, em nível nacional, os registros são praticamente todos manuais, ou seja, a inscrição dos atletas no campeonato, o sorteio das chaves, a manipulação das chaves e os apontamentos das disputas são na maior parte das vezes feitas com papel e caneta, que inevitavelmente estão fadados à perda e ao esquecimento. Quando muito o computador é utilizado para impressão de formulários ou registro estático das informações. Esta dificuldade se estende ao cotidiano das academias onde não há muita ordem nas matrículas e atualização de dados cadastrais. Visando proporcionar uma nova visão no que concerne a organização de informações das academias e campeonatos de Karate surge o Sistema Bons@i, que pretende proporcionar aos praticantes do Karate uma oportunidade de estarem nseridos no mundo digital através de seu esporte. O Bons@i será um sistema eficaz para a inserção, armazenamento, manipulação e ecuperação de dados, proporcionando aos atletas dentre outras vantagens um histórico de sua vida desportiva. Aos professores/técnicos(Sensei) uma ferramenta poderosa na analise do rendimento de seus atletas, bem como no auxílio na organização de eventos. O processo de desenvolvimento do Bons@i, desde a concepção até a implementação propriamente dita, se deu concomitantemente a esta monografia, para tanto foram necessárias realizar observações e entrevistas informais buscando entender as necessidades do esporte no âmbito computacional, posteriormente foi realizado um estudo de quais tecnologias livres se enquadravam com o propósito do sistema e por fim a construção do sistema buscando atender as necessidades funcionais assim como a documentação necessária ao Trabalho de Conclusão de Curso. Com um ambiente de navegação Web, planejado para ser o mais funcional e usual possível, disponibilizado no endereço www.sistemabonsai.com.br, a proposta do Bons@i é contribuir na organização de eventos relacionados ao karate, bem como integrar os praticantes deste esporte, além de proporcionar uma inclusão digital dos atletas que não tem contato com a Internet, o que certamente fará com que o esporte seja mais organizado, compreendido e mais forte para galgar reconhecimento e notoriedadeMonografia Acesso aberto Business intelligence aplicado ao transporte coletivo(2008) Pereira, Leonardo Brand BiancoO objetivo deste trabalho é apresentar e implementar uma arquitetura de Business Intelligence (BI) em uma empresa de transporte coletivo. O foco nesse segmento empresarial se deve à sua grande importância social e econômica, pois está relacionado ao principal meio de transporte da população dos médios e grandes centros urbanos. A referência bibliográfica concentra-se nos conceitos e nos tipos de sistemas de informação, seguindo pela evolução dos sistemas de apoio gerencial até o conceito de BI e seus principais elementos. Por fim, são apresentados os conceitos de Data Warehouse (DW), sua arquitetura e a ferramenta de On-Line Analytical Processing (OLAP) utilizada. A modelagem do sistema desenvolvido partiu do levantamento de requisitos e da modelagem dimensional do DW. O sistema-protótipo desenvolvido consiste em um DW e na visualização do seus dados através de uma ferramenta OLAP. Utilizou-se na implementação, o banco de dados Microsoft SQL Server 2005 Standard para armazenamento, o Microsoft Analysis Services como servidor OLAP, o Microsoft Integration Services para realizar a extração, transformação e carga do DW e, por fim, o Microsoft Excel 2007 para visualização e análise dos dados. Para validar o sistemaprotótipo, comparou-se a quantidade de passageiros transportados por mês obtida através da ferramenta OLAP, com o mesmo indicador obtido através de uma consulta SQL (Structured Query Language) no banco de dados operacional. O estudo de caso realizado comprovou a aplicabilidade de uma arquitetura de BI em uma empresa de transporte coletivo.Monografia Acesso aberto Business Intelligence aplicado na medicina preventiva(2013) Barbosa, Alan JulianoO presente trabalho foi realizado com o objetivo de desenvolver um Business Intelligence (BI) para medicina preventiva, que atua dentro da Divisão de Promoção a Saúde, de uma Cooperativa de Trabalho Médico, a fim de obter dados reais e analisá-los para auxiliar a empresa a atingir seus objetivos, visão e valores. A criação desse sistema (BI) irá gerar relatórios de forma não rotineira, fornecendo informações de modo mais rápido, claro e seguro, que irão agilizar a tomada de decisão. No trabalho será apresentado também os principais conceitos de BI, as ferramentas utilizadas para a implementação e sua aplicação para a gestão resolver os dilemas da Cooperativa. Por fim, o projeto foi estruturado com base em pesquisas literárias, conhecimento adquirido ao longo do curso e informações coletadas através da base de dados da Cooperativa e irá mostra o resultado final da análise obtida através da medicina preventivaMonografia Acesso aberto Business Intelligence em sistemas de diagnóstico médico por imagem(2014) Rosa, RodrigoO cenário atual é marcado pela presença de grandes centros especializados em medicina diagnóstica por imagem que utilizam sistemas de auxílio ao diagnóstico médico por imagem, como PACS. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de apoio à decisão com dados existentes nesse tipo de sistema. Para tanto, utilizam-se informações do sistema da empresa Pixeon, uma das maiores empresas no segmento. O referencial teórico aborda conceitos da arquitetura de sistemas de Business Intelligence (BI), como Data Warehouse (DW), Modelagem dimensional, ferramentas ETL e OLAP. Também são apresentadas as teorias que envolvem a área da saúde, como conceitos de radiologia e da utilização de sistemas de informação nas áreas médicas. A metodologia ICONIX para levantamento de requisitos e a criação do modelo dimensional do Data Warehouse, fomentam a modelagem do sistema. O protótipo consiste na criação de um Data Warehouse e na extração para visualização em ferramentas analíticas. Utilizaram-se ferramentas como DB Designer Fork 4 e Enterprise Architect para modelagem do sistema; Microsoft SQL Server 2012 para armazenamento do banco de dados operacional e dimensional; Pentaho Data Integration (Kettle) para aplicação dos processos de extração, transformação e carga de dados (ETL), e Microsoft Excel para visualização e análise dos dados. O protótipo foi validado comparando a quantidade de laudos apresentada no Data Warehouse com a quantidade obtida através da consulta SQL realizada diretamente no banco de dados operacional. Observa-se, com o desenvolvimento do protótipo, que é possível aplicar uma arquitetura de Business Intelligence em sistemas de PACS