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  • Resumo
    O pragmatismo dos governos de Tóquio e Seul
    (2023-11) DERZE, Franciely Fernandes
    Este estudo se debruça sobre as tensões diplomáticas de longa data entre o Japão e a Coreia do Sul, explorando-as sob a perspectiva do neorrealismo. A desavença entre esses Estados possui raízes históricas profundas que persistem até os dias atuais. O objetivo deste projeto é compreender o surgimento das divergências diplomáticas entre essas duas nações e analisar como os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial influenciaram a geopolítica da região. O trabalho tem uma abordagem neorrealista, enfatizando a importância da cooperação mútua entre os governos de Tóquio e Seul quando seus interesses convergem. Adicionalmente, ocasionalmente, ocorrem provocações por parte da Coreia do Norte, que realiza exercícios militares na região com o intuito de demonstrar sua força. Considerando a China como a principal aliada do Norte, o cenário se torna ainda mais tenso para os governos japonês e sul-coreano. Este resumo expandido visa analisar e compreender o agravamento das tensões diplomáticas no Leste Asiático e suas implicações.
  • Resumo
    Geopolitica por trás da imigração de luxemburgo
    (2023-11) OLIVEIRA, Bruno Corrêa de
    Luxemburgo um Estado europeu, membro tanto da União Europeia quanto da OCDE, sendo o país membro com a maior porcentagem de imigrantes relativa à população total, constituindo-se cerca de 47% da população. Podemos dividir a historia do fluxo migratório para Luxemburgo em dois períodos: o período do aço e carvão, situado no final do século XIX com a grande maioria dos imigrantes sendo italianos; e, o segundo período no pós-segunda guerra mundial, tendo agora a proeminência do setor bancário, ora com destaque para a presença de portugueses. Este trabalho visa, portanto, como a imigração pode acarretar em um impacto positivo na economia, se utilizando como palco do estudo: o caso de Luxemburgo, e como se ocorreu a integração dos imigrantes na sociedade.
  • Resumo
    A vivência dos acadêmicos da área de saúde, humanização e brincar
    (2023-12) SÁ, Beatriz de Carvalho Monteiro; MARTINHO, Camilla do Nascimento R. Mello; ARAUJO, Caroline Gouveia de; SANTOS, Davi Diego de Jesus; PIVETA, Isabela; SILVA, Katherine Rodrigues da; SILVA, Raissa Viana Ferreira da; SOUZA, Viviane de Melo
    O brincar é uma das atividades mais essenciais na vida de uma criança, sendo necessário para a evolução do desenvolvimento, motor, social, emocional e mental. Através desta atividade sensorial em conjunto com a motora, a criança tem a possibilidade de explorar a dinâmica do corpo e a sua sensibilidade, através dos movimentos corporais e atividades coordenadas. O relacionamento interpessoal de uma criança é de suma importância para o seu desenvolvimento, mesmo que seus primeiros contatos sejam com a figura familiar, a melhor alternativa para uma adequada evolução é com outras crianças, principalmente através do brincar, do lúdico, pois por meio dessa troca de experiências, a evolução traz como resultados o amadurecimento nas diversas áreas do desenvolvimento. Sendo assim é evidente que por meio do brincar a criança aprende a conviver, a lidar com suas emoções, situações de estresse, ansiedade, tendo vivências reais, como fundamentais para a construção de soluções diante das situações que ocorrem em sua rotina. Por meio do brinquedo e as brincadeiras que tornam-se grandes aliados na liberação de todas as situações geradoras de estresse, possibilitando que sua idade mesmo que imatura para lidar com situações adversas e fatores externos que são atípicas para a sua experiência de vida, acaba por trazer uma conforto para o dia difícil, transformando o que poderia ser um problema em possíveis soluções e alivio. Diante disso, nas atividades foram observadas que durante, os comportamentos que evidenciaram maior interação com o profissional, em sua maioria, as crianças, que mostravam uma maior colaboração e interação em grupo, verbalizando os sentimentos tanto bons ou ruins, além de situações do cotidiano, mostraram um comportamento, bem como a expressão de sentimentos através de uma postura e faces relaxadas, sorrindo durante toda a atividade realizada.
  • Resumo
    Investigação da fisiopatologia do dano cognitivo da deficiência de MCAD
    (2023-11) VALENTE, Clara Beltrão; REIS, Kamyla Pereira dos; DONNINI, Caterina; LIMA, Elen; CARDOSO, Evellyn; SOUZA, Leidiane; HIPÓLITO, Vivian; RIBEIRO, Viviane; FERREIRA, Gustavo da Costa; SCHUCK, Patrícia Fernanda; FREITAS, Hércules Rezende
    A deficiência da desidrogenase de acil-CoA de cadeia média (MCAD) é um distúrbio autossômico recessivo que faz parte do grupo dos Distúrbios da Oxidação dos Ácidos Graxos (DOAG). Indivíduos com deficiência de MCAD possuem redução na capacidade de oxidar ácidos graxos de cadeia média, ocasionando o acúmulo dos lipídios e seus derivados no sangue e em tecidos biológicos. Neste trabalho, foram avaliados os níveis de RNAm do gene ACADM em diferentes tecidos e estruturas do cérebro. Dessa forma, os dados da expressão da MCAD foram coletados, agrupados e analisados. Os dados obtidos neste trabalho auxiliarão no melhor entendimento da fisiopatologia da deficiência da MCAD.