Contribuições da abordagem Reggio Emillia para a educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Barroso, Rodrigo Cesar Paes
Orientador
Cardoso, Jorge Alexandre Nogared
Coorientador
Resumo
O presente trabalho consiste numa revisão da literatura sobre a abordagem Reggio Emilia e seus princípios para a educação infantil. Buscou- se, através da pesquisa, delinear sete princípios básicos extraídos da práxis e história da abordagem, fornecendo uma base para pesquisa e discussão para a aplicação na educação infantil. Dentre os preceitos reconhecidos observamos a educação que parte de uma imagem da criança, reconhecendo a participação de todo o contexto sociocultural em sua educação, tanto por professores, quanto ambiente, cidade, pais e comunidade.

Palavras-chave
Reggio Emilia, Educação infantil, Pedagogias alternativas
Citação
Coleções