Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10108
Título: A brinquedoteca como espaço de reflexão dialógica sobre ciência e tecnologia na educação infantil
Autor(es): Felipe, Luciana Flor Correa
Orientador: Will, Daniela Erani Monteiro
Tipo de material: Artigo Científico
Data: 2019
Palavras-chave: Brinquedoteca
Educação infantil
Ciência e tecnologia
Reflexão
Dialógica
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar como a brinquedoteca pode constituir-se num espaço de reflexão dialógica sobre ciência e tecnologia (C&T) na Educação Infantil. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico, com caráter exploratório e descritivo visando obter um amplo conjunto de informações para a definição do quadro conceitual que envolve o objeto de estudo e o esclarecimento da problemática proposta a partir da descrição do fenômeno. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem qualitativa. O resultado principal aponta que a educação infantil e, sobretudo, a brinquedoteca possuem características e peculiaridades que favorecem a reflexão dialógica sobre C&T, pois é nestes locais que estabelecemos a maior parte de nossas relações sociais e é nessa convivência que nos descobrimos e constituímos como seres humanos sociais. Assim, refletir dialogicamente no brincar não significa necessariamente ensinar ciência ou conteúdos a ela inerentes, nem tampouco, introduzir conceitos tecnológicos, significa “brincar com o produto da ciência e da tecnologia” - brinquedo, jogos - e deixar emergir das crianças suas percepções.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AD7_artigo_Pós defesa.pdfArtigo_TCC_Luciana Flor Correa Felipe224.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons