Marketing de relacionamento: sua importância para a fidelização de clientes

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Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Souza, Pâmela Libânia de

Orientador

Braz, Silvio

Coorientador

Resumo

This scientific article presents information and analysis on the importance of relationship marketing in customer loyalty and engagement. In an increasingly connected era, turning new buyers into brand advocates involves a range of engagement strategies. In this sense, developing innovative relationship management strategies can mean the success or failure of the image, message or values that the company wants to convey regarding its digital presence. Social media plays a key role in building a close relationship with customers. In these media, consumers are active and react, interpret, distribute or even block and can respond to stimuli as they see fit. Therefore, relationship marketing strategies should consider the consumer as the center and focus of all their actions. To be able to define an efficient digital presence strategy requires a thorough knowledge of the business and market, so this article addresses strategy suggestions that can contribute to the goal of engaging and building loyalty customers.
Este artigo científico apresenta informações e análises sobre a importância do marketing de relacionamento na fidelização e engajamento de clientes. Em uma era cada vez mais conectada, converter novos compradores em defensores da marca envolve uma série de estratégias de engajamento. Neste sentido, desenvolver estratégias inovadoras de gestão de relacionamento pode significar o sucesso ou fracasso da imagem, mensagem ou valores que a empresa deseja passar quanto a sua presença digital. As mídias sociais ocupam lugar fundamental na criação de um relacionamento aproximado com os clientes. Nestas mídias, os consumidores são ativos e reagem, interpretam, distribuem ou mesmo bloqueiam e podem responder aos estímulos do modo como melhor lhe convier. Por isso, as estratégias de marketing de relacionamento devem considerar o consumidor como o centro e foco de todas as suas ações. Para ser possível definir uma estratégia de presença digital eficiente é necessário um conhecimento aprofundado do negócio e mercado, sendo assim, este artigo aborda sugestões de estratégia que podem contribuir no alcance do objetivo de engajar e fidelizar clientes.

Palavras-chave

Marketing de relacionamento, Fidelização de clientes, Mídias sociais

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