O ensino de química por meio de uma alternativa metodológica: dispositivos móveis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Fernandes, Felipe Citadin

Orientador

Batista, Suzana Cimara

Coorientador

Resumo

This work investigates the potentialities of a methodological alternative for the formal education of chemistry. Considering that, because it is considered by the learning subjects, a discipline with very abstract contents, making it difficult to apply concepts, it is necessary to investigate new teaching techniques that overcome these obstacles. This work presented the use of mobile devices, specifically, educational mobile applications, as a methodology to be developed in the classroom, since the target audience is young and increasingly globalized and updated. It is important to emphasize that this research establishes a relationship between this alternative methodology and the guiding documents of education. The present work also presents aspects about the new profile of educator that education demands, were presented didactic sequences whose resolutions had contributions of the applications that were also researched in this work. In addition, there is an analysis of the graphs obtained through a questionnaire, quantifying the subjects' evaluations regarding the traditional methodology and the proposed methodology investigated. Both the research and the results are the result of a bibliographical research based on different authors of the theme. Therefore, the methodological alternative investigated proved to be effective in overcoming traditional teaching, evidencing potentialities in the teaching of chemistry, considering the documents guiding education. As well as exploring didactic situations that related the use of this methodology as a strategy to solve problems situations, thus making a meaningful learning for the student, since the latter made him protagonist in this process.
Este trabalho buscou investigar as potencialidades de uma alternativa metodológica para o ensino formal da química. Tendo em vista, que por ser considerada pelos sujeitos de aprendizagem, uma disciplina com conteúdos muito abstratos, dificultando a apropriação de conceitos, se faz necessária uma investigação sobre novas técnicas de ensino que superem esses obstáculos. O mesmo apresentou o uso de dispositivos móveis, especificamente, aplicativos educativos de celular, como metodologia a ser desenvolvida em sala de aula, já que o público alvo é jovem e cada vez mais globalizado e atualizado. É relevante ressaltar que essa investigação, estabeleceu relação entre essa metodologia alternativa e os documentos norteadores da educação. O presente trabalho também apresentou aspectos sobre o novo perfil de educador que a educação demanda, foram apresentadas sequencias didáticas cujas resoluções tiveram contribuições dos aplicativos que também foram pesquisados neste trabalho. Além disso, houve uma análise dos gráficos obtidos através de questionário, quantificando as avaliações dos sujeitos quanto à metodologia tradicional e a metodologia proposta investigada. Tanto a pesquisa, quanto os resultados foram frutos de uma pesquisa bibliográfica pautada em diferentes autores pesquisadores do tema. Portanto, a alternativa metodológica investigada mostrou-se eficaz no que diz respeito à superação do ensino tradicional, evidenciando potencialidades no ensino de química, considerando os documentos norteadores da educação. Bem como explorou situações didáticas que relacionaram o uso dessa metodologia como estratégia de resolução de situações problemas, tornando assim uma aprendizagem significativa para o aluno, pois este último tornou-o protagonista neste processo.

Palavras-chave

Metodologia, Dispositivos móveis, Aprendizagem significativa

Citação