Engenharia Civil

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 11 de 11
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Os impactos ocasionados no cronograma em decorrência da contratação de mão de obra não especializada em paredes de concreto
    (2023-12) FONSECA, Luiz Alberto Pereira da ; OLIVEIRA, Alysson Ferreira; GODOY, Rafael da Silva
    A indústria da construção é um dos principais sustentáculos da economia brasileira, impactando todas as camadas sociais, desde a geração de empregos até o avanço de novas tecnologias. Devido à significativa carência habitacional que o país enfrenta, novos métodos estão ganhando destaque no mercado, competindo com os sistemas tradicionais que estão em uso há décadas. Além disso, incentivos governamentais têm contribuído para ampliar a adoção do sistema de construção de paredes de concreto moldadas in loco. Essa abordagem de construção é altamente racionalizada, visando aumentar a eficiência e qualidade, enquanto reduz os custos e desperdícios em um projeto de construção. Neste contexto, este estudo se concentra em uma obra em andamento que adota o sistema construtivo de paredes de concreto moldadas in loco com o uso de formas metálicas. No entanto, esta obra se destaca ao apresentar variações em relação ao método padrão. Com o objetivo de compreender melhor as dificuldades e desafios enfrentados ao longo do processo de construção, foram realizadas observações no campo, incluindo a coleta de dados por meio de acompanhamento de campo. Com base nas informações obtidas, uma análise abrangente permitirá a identificação das falhas ocasionadas no processo, cujas acarretam impacto no cronograma e avanço físico do empreendimento.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A importância do estudo do solo na engenharia civil
    (2023-12) PIRES, Hericlis Lucas
    O objetivo do trabalho é analisar através de revisão bibliográfica a importância dos estudos do solo na engenharia civil. A justificativa mostra que a geologia de engenharia ajuda a garantir um modelo estável e econômico para projetos de construção. A coleta de informações geológicas para o local de um projeto é importante na fase de planejamento, design e construção de um projeto de engenharia. Tratou-se de revisão da literatura, baseando-se na busca de artigos publicados entre 2013 e 2023. As bases de dados utilizadas foram os artigos apresentados para revisão de acordo com a faculdade e SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e google acadêmico. As propriedades e a estrutura do solo exercem uma influência considerável no projeto e na resistência de qualquer fundação e da estrutura que ela suporta. Ao utilizar essas informações, a equipe de projeto é capaz de calcular a capacidade de carga e as pressões de suporte, fundamentais para tomar a decisão final sobre as cargas que podem ser devidamente suportadas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise de planejamento de obras de reforma utilizando metodologia awp e pert/cpm
    (2023-12) BIEZOK, Julia
    Este artigo aborda o desafio contínuo da gestão eficaz de projetos na construção civil, destacando duas metodologias reconhecidas: Advanced Work Packaging (AWP) e Program Evaluation and Review Technique/Critical Path Method (PERT/CPM). Propõe-se uma análise comparativa entre os métodos, afim de observar suas características distintivas e aplicabilidade em obras de reforma. O AWP destaca-se pelo planejamento avançado, enquanto o PERT/CPM concentra-se na investigação crítica do caminho e controle do tempo. A identificação de dependências temporais entre tarefas é crucial para manter a lógica do processo construtivo. O texto ressalta a importância de profissionais competentes na assessoria técnica preventiva para assegurar a precisão nos aspectos materiais, mão-de-obra e gestão da construção. O cronograma é apresentado como uma ferramenta essencial para programar a alocação de recursos, antecipar imprevistos e alterações, sendo compartilhado com clientes para justificar prazos. O estudo realizado em um projeto de reforma demonstra que a programação de uma obra não se limita a uma única abordagem, destacando a necessidade de escolher métodos que atendam às necessidades específicas do projeto. O AWP é benéfico para análise detalhada de espaços, enquanto o PERT/CPM é valioso em situações onde o prazo é prioritário.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise comparativa de custo e produtividade entre extrusora de concreto e mão-de-obra contratada na construção de canais de drenagem no parque solar Serra do Mel
    (2023-12) COSTELLA, Eduardo Francisco Zampieron; DEQUIGIOVANI, Gustavo Ferrari; MACHADO, Guilherme Variza
    A pesquisa busca avaliar as implicações financeiras e operacionais de ambas as abordagens, considerando os custos diretos e indiretos, o tempo de execução, a qualidade da obra e os impactos ambientais. Além disso, a análise comparativa inclui a avaliação de fatores como segurança no canteiro de obras, a eficiência no uso de materiais e recursos, e a capacidade de adaptação às condições locais. A escolha entre uma extrusora de concreto e mão de obra contratada pode ter importantes implicações para a eficiência do projeto de construção de canais de drenagem. Os resultados deste estudo fornecerão informações valiosas para tomadores de decisão e profissionais envolvidos na gestão de projetos de infraestrutura, contribuindo para a otimização dos recursos financeiros. Além disso, esta pesquisa pode servir como um estudo de caso útil para outros projetos de construção em condições semelhantes.
  • Monografia Acesso fechado
    Manual básico: drenagem pluvial
    (2023-08-21) Lentz, Rubens S. Thiago
    Este é um breve manual para profissionais que não estão habituados a matéria possam utilizar para orientar a conseguir elaborar um projeto de drenagem pluvial. Foi utilizado a experiencia do autor para desenvolver este material e o método racional para elaborar um projeto de forma prática. Além das informações do manual do DNIT, no final do manual tem um projeto modelo, constando peças gráficas de implantação da rede, áreas de contribuição, perfil e detalhes.
  • Monografia Acesso fechado
    Estudo de caso: análise de patologia e diagnóstico em edifício de concreto armado em região litorânea de Santa Catarina
    (2023-06-29) Carmo, Rafael Seitz do
    O presente trabalho tem o intuito de apresentar uma análise e diagnóstico das manifestações patológicas encontradas em uma edificação, abordando a importância dos métodos executivos. Assim, teve-se como objetivos específicos vistoriar o imóvel, coletar informações a respeito dos danos observados, diagnosticas, relatar prognósticos e como recuperar. Portanto, conta-se de uma edificação de concreto armado multifamiliar de múltiplos pavimentos, da qual se apresentam danos referentes a eflorescências, infiltrações, falhas em revestimentos cerâmicos e fissuras. Logo, utilizou-se de métodos não destrutivos para coleta de informação dos danos que mais causavam incômodo nos usuários, a partir de registros fotográficos de câmera e drone, além de ser executados testes de percussão. Destes danos, aponta-se como principal causa os erros de controle e execução de obra, além de ser salientado ao longo do estudo as obrigatoriedades normativas quanto a desempenho, manutenção, vida útil e durabilidade. Assim, a análise teve de base revistas científicas, livros e normativas sobre o tema de patologia das construções, a fim de coletar o máximo de informação, chegar a uma causa e solução.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Implantação do BIM como metodologia de ensino nas instituições de graduação do curso em engenharia civil
    (2023-07-07) Bittencourt, Vanessa Carvalho
    O presente trabalho de conclusão de curso propõe o aprimoramento do conhecimento e aplicação do Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção – BIM) como metodologia de ensino nas instituições de graduação em engenharia civil, tendo como modelo aplicação do BIM, a Arizona State University. O BIM é uma tecnologia diferenciada no ambiente profissional, por isso a importância fundamental desta, na graduação. Conhecer a tecnologia vai além da teoria, pois a prática permite o reconhecimento do que de fato será função do engenheiro civil após finalização do curso. No âmbito de uma pesquisa qualitativa, foi realizado um questionário com os docentes da Universidade do Sul de Santa Catarina, onde foram elaboradas perguntas de conhecimento geral e específico sobre o modelo BIM e também perguntas sobre a área de atuação professores, grau de formação e nível de conhecimento em BIM, inclusive com as opiniões e possíveis sugestões de cada professor. O questionário indicou o grande interesse dos docentes em implementar o BIM ao longo da graduação. Desse modo, a aplicação seria a forma mais viável para a compreensão por parte do corpo estudantil, fortalecendo, assim, a grade curricular do curso, ajudando no perfil profissional dos discentes e engrandecendo o nível técnico da instituição
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise comparativa entre dois sistemas estruturais : laje treliçada e laje maciça
    (2022) Leite, Fernando José
    Durante a pandemia do covid-19, devido às restrições de produção e logística, os insumos da construção civil foram impactados com altas significativas no custo. Devido a isso em uma obra em construção no centro de Florianópolis houve a troca do sistema estrutural projetado com lajes maciças para treliçadas com a mesma em andamento. Os insumos que mais impactaram nessa mudança foram as madeiras e o aço. Neste trabalho faz-se uma análise comparativa de dois tipos de sistemas estruturais, as lajes treliçadas e as lajes maciças. Adotando um projeto de um pavimento tipo de uma edificação, estes dois sistemas estruturais serão analisados para gerar dados sobre o processo construtivo e custos dos insumos e mão de obra. Conclui-se que a execução das lajes com treliçadas permite reduzir o tempo de execução e diminuir os custos em relação ao sistema de laje maciça.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Gestão na construção civil: planejamento e controle de obras
    (2022-12) Rabah, Kanaan Silveira
    O presente estudo teve como intuito debater sobre a gestão na construção civil, abordando a importância do planejamento e controle de obras atualmente. Nesse contexto apresenta como problema de pesquisa: qual a importância de usar a gestão correta e a elaboração de um planejamento para execução das obras na construção civil? Como objetivo geral debater a importância da gestão correta e da elaboração de um planejamento para execução das obras na construção. E como objetivos específicos aponta-se abordar o gerenciamento de projetos na construção civil; analisar o planejamento e controle de obras e sua importância nas etapas de construção; e analisar os benefícios e ferramentas de gestão no planejamento e controle de obras na construção civil; elaborar, por meio de estudo de caso, um passo a passo de um planejamento de obras com um cronograma de execução de obras. O estudo de caso foi analisado através do modelo utilizado em uma empresa de grande porte na área de telecomunicações localizada na região de Florianópolis. A pesquisa apresenta como metodologia uma revisão bibliográfica e um estudo de caso, buscando alcançar aos objetivos propostos e explicando como elaborar um planejamento, qual sua importância e vantagens na construção civil. Diante do estudo elaborado, conclui-se que é de extrema importância a gestão de obras na construção civil devendo ser elaborado com eficácia e eficiência para garantir a qualidade da obra executada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância de ferramentas de gestão para o gerenciamento e gestão de obras
    (2022-12-15) Almeida, Gustavo
    O presente trabalho visa discutir a importância da aplicação de ferramentas de gestão, por meio de um cronograma físico-financeiro, para o gerenciamento de obras no sistema construtivo. Na pesquisa, será apresentado um gerenciamento de obras junto com seus cotitativos e as principais etapas do processo construtivo, destacando a importância da qualificação de um gestor para o acompanhamento da obra e o preenchimento da planilha. Será citada a importância do gerenciamento geral e seus cronogramas em uma obra, mão de obra e todo o processo físico/financeiro envolvido no processo construtivo. O estudo traz pontos importantes antes de iniciarmos cada empreendimento, prática que exige muita paciência, precisão e planejamento. O empreendimento que fará parte deste estudo é do tipo corporativo, está localizado na cidade de Tubarão/SC, possuindo 22 pavimentos e 112 salas comerciais. Nesta pesquisa, constatou-se a necessidade de aplicar uma ferramenta de gestão para gerenciar qualquer empreendimento.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Patologia em Estruturas Metálicas: Estudo de Caso em Torres de Linhas de Transmissão
    (2022-06-30) Portes, Cleyton Précoma
    As linhas de transmissão de energia estendem-se por grandes distâncias, onde em sua grande maioria são compostas de estruturas metálicas. Por apresentarem grandes extensões passam por diversos ambientes, dessa forma vários desafios devem ser vencidos, iniciando com o projeto na escolha da série de estrutura a ser aplicada, na fabricação com a utilização de processos automatizados e rigoroso controle de qualidade dos materiais, na etapa de montagem com a utilização das melhores práticas de construção, e por fim na fase de operação e manutenção com inspeções rotineiras. Diante desse cenário neste trabalho vamos apresentar as patologias que essas estruturas estão sujeitas e por final apresentar alguns estudos de casos ocorridos em estruturas metálicas de Linhas de Transmissão de energia como por exemplo as patologias de fabricação, montagem, pintura e corrosão.